Saiba como usar as mídias sociais para seu negócio

Quem não é visto não é lembrado. Já perdemos as contas de quantas vezes ouvimos esta frase. E, se para qualquer negócio ser lembrado é sinônimo de vendas concluídas, é importante estar presente nos locais certos, para o público certo, na hora certa. Uma pesquisa realizada pelo IBGE no ano de 2016 constatou que mais de 60% da população brasileira está conectada à internet, somando aproximadamente 116 milhões de pessoas. Logo concluímos que o meio digital é um bom lugar para se marcar presença, certo? Aqui surge a expressão presença digital.

Ter uma presença digital significa estar presente nas plataformas online e buscar ser um referencial neste espaço, transmitindo domínio e credibilidade na prestação de seu serviço a fim de que isso possa atrair cada vez mais leads e clientes.  Veja agora algumas dicas de manter sua marca e negócio bem posicionados nas mídias sociais e plataformas digitais como um todo para buscar o destaque cada vez maior.

Redes Sociais

As redes sociais são um bom meio de se estar presente na internet. Além do investimento financeiro ser bem menor que propagandas tradicionais, o alcance pode ser mais preciso. No entanto, é preciso ter ciência de alguns pontos sobre elas.

Algumas dicas sobre como usá-las e alimentá-las regularmente são importantes para manter a periodicidade de postagens e trabalhar para que sua marca esteja sempre ativa. Além disto, é preciso se atentar ao fato de que cada rede social tem uma linguagem diferente, e se adaptar a esta linguagem é fundamental para se obter bons resultados naquela plataforma.

 

Facebook

Crie uma fanpage

No Facebook, crie uma fanpage. É importante não usar um perfil pessoal para seu negócio, pois ele pode limitar alguns recursos. Um perfil pessoal é indicado para se comunicar com seus amigos, curtir e compartilhar posts variados etc.

Para negócios, a fan page é a indicada. Através dela, você terá acesso a dados como análise de público, alcance de suas postagens e métricas precisas que devem ser analisadas nas criações de próximos posts. Sem dúvida é um ótimo caminho para quem quer trabalhar as mídias sociais para negócio.

 

Cronograma de postagens

Crie um cronograma de postagens semanais. Evite postar apenas propagandas de seu serviço a fim de que a página não pareça um classificados online de sua empresa. A intenção é criar uma relação de proximidade com o cliente, mesclando posts comerciais com assuntos que podem agregar ao consumidor e que podem leva-lo, indiretamente a consumir o seu produto.

 

Cuide de sua taxa de resposta!

Faça contato! Responda aos comentários e mensagens inbox que vier a receber a medida que as postagens gerarem engajamento. Quanto mais rápido você dar retorno ao cliente, maior será sua taxa de resposta.

 

Impulsione seus posts

Aproximadamente 3% das pessoas que seguem sua fan page no Facebook realmente vêem suas postagens. Em outras palavras, uma parcela muito pequena de sua audiência de fato recebem seus posts.

Impulsionar uma postagem consiste basicamente em pagar um valor para que o Facebook amplie a quantidade de pessoas alcançadas por aquele post e ainda com a vantagem de você segmentar o público que deseja que veja aquela propaganda. A plataforma vai se encarregar de direcionar aquela postagem para aquele público especifico e posicionar sua página em locais onde seu post será visto. Você pode selecionar a idade, sexo, localização e interesses de seu cliente para facilitar o alcance do público alvo. Quanto mais segmentado, maiores as chances de se obter sucesso com seu impulsionamento.

Esta prática é importante para sempre alcançar mais pessoas que tenham o perfil potencial para se tornar seu cliente. Você pode estipular um valor mensal para impulsionar postagens e realizar periodicamente. Veja mais dicas sobre como impulsionar um post aqui.

 

Instagram

Perfil Comercial

O Instagram, por sua vez, é muito mais visual que o Facebook. Talvez não se enquadre em todo tipo de negócio, mas se estamos falando de um serviço cujo aspectos visuais sejam importantes, ele pode ser uma grande ferramenta.

Antes de tudo, transforme seu perfil pessoal em um perfil comercial. Como na rede social anterior, um perfil pessoal não te dá métricas precisas como você pode ter através de um perfil comercial, e pode limitar recursos e dados sobre seu público. Conhecer seu cliente é fundamental para gerar conteúdo.

 

Veicule à sua fanpage

Depois de modificar seu perfil, agora é hora de veiculá-lo à sua página do facebook. Isso mesmo! Tudo o que postar no Instagram poderá ser compartilhado diretamente em sua fanpage. Além disto, ao impulsionar um post em uma das plataformas, automaticamente ele pode ser publicado também na outra, caso as duas estejam relacionadas.  Caso não saiba como fazer isso, você pode aprender rapidamente aqui. 

 

Fique atento às hashtags!

Hashtags nada mais são que palavras-chave que, se usadas corretamente, potencializam os seus posts. Fique atento a elas. Pesquise por empresas que prestam o mesmo serviço que o seu e o tipo de hashtags que costumam usar em seus posts. Tenha referenciais e passe a usar palavras-chave semelhantes para alcançar públicos parecidos e gerar clientes.

 

Utilize os stories

Não se esqueça dos stories! A ferramenta é uma ótima tática pra quem deseja divulgar algo rápido. O aconselhável é postar fotos e vídeos diários, que ficarão disponíveis 24h para o público e depois sairão do ar. Se for algo relevante cuja necessidade é de fixa-lo por mais tempo como uma promoção etc, a postagem pode ser destacada e permanecer fixa por tempo indeterminado. Basta clicar em DESTAQUES ao realizar o post e seguir os passos seguinte.

 

Mantenha um blog ativo

Uma boa dica de marketing digital é manter um blog ativo. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o blog pode ter funcionalidades extremamente eficientes para conquistar clientes. No marketing digital temos a expressão Conteúdo Topo de Funil. Basicamente, são conteúdos que não falam de seu produto de modo a querer vendê-lo. Você vende a informação, a resolução de um problema que em algum momento vai surgir no cotidiano de seu potencial cliente. Assim, você atrairá pessoas que buscam por aquela informação e consequentemente, conhecerão o seu trabalho.

Em seu blog, você pode postar sobre assuntos relevantes para seu nicho de clientes bem como sobre o seu produto. Vendendo a informação, você atrairá novas pessoas para seu negócio. Demais, não é? Então que tal criar um blog e começar a postar?! Leia mais dicas sobre postagens em blog aqui. 

As ferramentas de marketing digital variam muito e são diversas as formas de conquistar sucesso através delas. É importante ressaltar que não há receita de bolo quando o assunto é a internet, pois ela se submete a mudanças quase diariamente. Seguindo estas dicas, sua presença digital será construída gradativamente e aos poucos, se tornará um referencial em seu segmento.

Gostou do conteúdo? Fique atento às novas postagens sobre gestão de negócio e varejo em nosso site. E então, vamos começar a aplicar as dicas agora?