Endomarketing no varejo

Endomarketing no varejo: 3 dicas para melhorar seu ambiente de trabalho!

Com os avanços da internet e os diversos recursos que ela nos trouxe, muito se expandiu o mercado de marketing, que acabou sofrendo ramificações. Hoje, além do marketing tradicional e suas ferramentas – outdoor, flyer, etc. – nos deparamos também com o marketing digital e até com o marketing de conteúdo, dentre outros.

Um conceito geralmente desconhecido, porém, é o endomarketing. Aqui, não visamos apenas propagar uma marca ou simplesmente trazer visibilidade para ela, mas promover o bem-estar interno dos colaboradores.

As ações de endomarketing exigem serem trabalhadas com a mesma intensidade que as ações de marketing, com o foco retirado do externo e voltado ao interno. O objetivo principal é engajar os colaboradores e motivá-los. Veja a seguir, três dicas de endomarketing para sua empresa e descubra como promover a interação e motivação de seus colaboradores.

Jornal Mural

O jornal mural consiste em um painel de informações exposto em um local estratégico de seu negócio. Geralmente, um local onde todos passam diariamente (próximo à folha de ponto, espaço para lanche, etc.). Nele, você pode pensar em um design interativo e chamativo e um conteúdo descontraído: que tal expor a lista de aniversariantes do mês ou ainda, dicas para filmes ou séries?

Uma dica é incentivar os colaboradores a sempre mandarem dicas de conteúdo para o jornal, para que sintam que é um espaço deles, feito por eles e para eles. Isso fará com que fiquem familiarizados com o tipo de conteúdo.

jornal mural

Workplace

É uma plataforma de comunicação interna para empresas desenvolvida pelo Facebook. A rede tem o objetivo de propiciar a interação dos colaboradores, dando voz a todos dentro da empresa e proporcionando ferramentas de comunicação idênticas às usadas no cotidiano da vida fora do trabalho.

O layout da plataforma é igual ao adotado para o Facebook e todas as ações são similares: é possível curtir, reagir, compartilhar e ainda temos o WorkChat (semelhante ao Messenger), para a comunicação instantânea e quem sabe substituir os e-mails corporativos em casos onde não exige formalidade. Qualquer anúncio, mudança etc., podem ser postados na rede e todos poderão interagir com o post dentro de minutos.

Encontros para promover a interação

Promover encontros entre os colaboradores com o único objetivo de incentivar a interação entre eles, é saudável e sem dúvida fundamental para manter o ambiente de trabalho mais dinâmico. Um exemplo é a comemoração dos aniversariantes do mês, que pode ocorrer em um período específico – mensal, bimestral – de acordo com a quantidade de colaboradores envolvidos. Outra dica é organizar palestras de temas variados e que agreguem ao perfil dos colaboradores de forma totalmente interativa. Os temas podem ser sugeridos diretamente pela equipe e após o momento, um rápido coffee break pode servir de momento de bate papo e interação entre todos.

É preciso sempre estimular o bom convívio entre os colaboradores a fim de que o ambiente se torne mais leve e consequentemente todos se sintam mais motivados a trabalhar para os objetivos da empresa. As dicas acima podem entregar resultados imediatos se colocadas em prática regularmente.

E você? Quais das dicas acima já ocorre em seu ambiente corporativo e qual delas pretende aplicar?