Consumidor Infantil: Entenda sua Importância para seu Negócio

  • Investir no mercado infantil é algo positivo para os varejistas, pois se trata de um segmento que movimenta muito dinheiro e com bom crescimento anual.
  • A escolha de bons produtos é uma peça fundamental para a implementação da estratégia, pois isso é o que conectará a marca ao seu público alvo.
  • As estratégias focam principalmente em chamar a atenção de adultos e crianças e gerar atração em ambos para influenciar na decisão de compra.
  • Manter certo foco nos adultos é importante, visto que nem sempre haverá crianças os acompanhando no momento em que eles forem fazer as compras.

 

Muitas lojas do comércio varejista focam a maior parte da sua atenção em itens básicos e alguns outros produtos que não são tão essenciais, mas que o brasileiro consome bastante no seu dia-a-dia. No entanto, muitas vezes, as empresas se esquecem de investir em mercadorias para o consumidor infantil, mesmo que o mercado voltado para este público tenha um alto potencial de retorno e crescimento no número de vendas.

Esse potencial é medido através de pesquisas. De acordo com um levantamento feito pelo Sebrae, o mercado infantil movimenta R$16 bilhões anualmente e cresce 14% ao ano. Cuidar de uma criança exige todo um cuidado e atenção dos pais e isso demanda produtos de todo tipo de segmento. Além disso, à medida que elas crescem, seus gostos pelas coisas vão mudando e é necessário comprar novas roupas e produtos para os filhos.

No entanto, o empreendedor pode se perguntar: “investir em produtos infantis é o segredo para o sucesso?” Bem, a resposta para este questionamento depende do foco do seu empreendimento e também de quais produtos e ações de marketing ele pretende investir. Esse direcionamento é o que ajuda a garantir que as vendas serão boas. Neste texto, iremos nos aprofundar neste assunto e falar como fazer um planejamento adequado para vender mercadorias voltadas para as crianças.

Como Vender Produtos para o Consumidor Infantil

O primeiro aspecto a destacar sobre o público infantil é que se trata de um perfil de consumidor que sofre constantes influências, seja de desenhos animados ou conteúdos na internet voltados para as crianças, como acontece no caso dos influenciadores digitais. Isto cria diversas tendências de consumo que podem se alterar com uma certa regularidade. Mas, ao mesmo tempo, há outras mercadorias que já são amplamente consolidadas.

Disponibilizar um bom mix de produtos é a etapa principal da estratégia, pois isso transmite uma mensagem para o público: que a loja conta com aquilo que ele precisa. Há uma série de mercadorias voltadas para o público infantil que têm uma boa procura. Podemos destacar algumas e suas respectivas categorias.

Brinquedos

Quando se fala em criança, muitas pessoas vão associar automaticamente aos brinquedos. Embora outros tipos de brincadeiras tenham ganhado muito espaço no século 21, os bonecos, bonecas, carrinhos, jogos e outros objetos desse tipo ainda continuam muito populares. E se engana quem pensa que a tendência é que eles se enfraqueçam nos próximos anos com o avanço dos smartphones, computadores e outros aparelhos.

A procura por brinquedos e jogos ainda é muito grande e continua crescendo. Isso é o que mostra o levantamento feito pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico em parceria com a Konduto, que apontou que os brinquedos e jogos registraram alta de 434% no e-commerce durante pandemia, o que mostra a força desse segmento, mesmo em meio a um cenário de crise.

Alimentos

No que diz respeito à alimentação infantil, muito é falado sobre oferecer alimentos saudáveis para as crianças, mas ainda há muito desconhecimento sobre a composição dos alimentos. Uma pesquisa com pais e responsáveis feita pela Alimentando Políticas mostrou o que eles costumam colocar na lancheira de seus filhos:

  • 71% mandam biscoitos e bolachas 
  • 58% enviam bolos e bolinhos 
  • 42% compram salgadinhos para a merendeira
  • 90% optam por mandar sucos industrializados
  • 57% dão bebidas lácteas e achocolatados para o lanche

Isso se reflete no gosto das crianças que, na mesma pesquisa, responderam que preferem como opção de lanches: sucos (81%), refrigerantes (54%), iogurtes ultraprocessados (28%), salgadinhos (61%), frutas (57%), bolos industrializados (55%) e bolachas (41%). Além disso, as crianças procuram bastante por chocolates, balas e outras guloseimas que não podem faltar nos estabelecimentos.

Já para as empresas do comércio varejista, o importante é focar nos produtos que terão retorno garantido. Se houver interesse em oferecer opções mais saudáveis para as crianças, as frutas e algumas opções de suco sem açúcar ou conservantes são uma boa alternativa de venda.

Roupas

O mercado da moda infantil, além de trabalhar com itens básicos para as crianças, ainda possui a vantagem de ter uma demanda que muda constantemente. Afinal, elas crescem muito rápido e, portanto, contar com itens de vestuário, calçados e outros acessórios, levando em consideração cada estação do ano, é uma boa forma de impulsionar as vendas com produtos que sempre terão demanda.

Outros Produtos

Entre outros produtos infantis, podemos citar os cosméticos, como sabonetes, xampus e protetor solar; produtos para saúde bucal, como escovas e cremes dentais; consoles de videogames e outros acessórios para os jogos, como cadeiras, fones, etc, e acessórios de beleza e para cabelos, muito usados pelas meninas. 

Estratégias de Marketing Para o Público Infantil

Em geral, as estratégias de venda voltadas para o público infantil precisam ser direcionadas tanto para a criança quanto para o responsável por ela. A utilização das técnicas de cross merchandising pode ajudar na hora de compor as prateleiras com produtos que possuem alguma relação entre si. Isso favorece uma saída melhor dos itens, pois as pessoas que se interessam por um podem acabar se interessando por levar mais algum outro.

Usar técnicas de visual merchandising pode gerar bons resultados, uma vez que usar embalagens atrativas, dar destaque para produtos que vendem bem e usar imagens ou placas que causem gatilhos de atenção no consumidor são formas de dar um direcionamento para a compra que o cliente está fazendo. Isso é útil sobretudo para as crianças, que tendem a se atrair pelas cores, desenhos e demais estímulos.

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E, por falar em estímulos, não podemos deixar de abordar as técnicas de marketing sensorial, que são excelentes para que o público de modo geral tenha uma dimensão mais clara de como um produto pode ser bom. Oferecer amostras grátis, permitir que o cliente experimente mercadorias possíveis de serem provadas, deixar conferir os sons que uma determinada mercadoria emite (como nos casos dos brinquedos, por exemplo) e deixar tocar nas embalagens são excelentes maneiras de atraí-lo.

No entanto, é preciso destacar que, mesmo que a estratégia precise ser voltada para o público infantil e para os adultos, isso não significa necessariamente estimular o impulso de compra da criança para incentivá-la a pedir que seus responsáveis levem o produto que ela quer. Muitos adultos vão sozinhos fazer compras para crianças, que não necessariamente são suas filhas, mas parentes ou filhos de amigos. Portanto, é preciso disponibilizar itens de acordo com as necessidades de cada um.

O Que Fazer Para Vender Mais Produtos Para o Consumidor Infantil

As lojas que querem engajar o público infantil deve fazê-los perceber que ali irão encontrar um espaço destinado para eles. Portanto, mais do que oferecer boas opções, é preciso destinar corredores ou setores da loja com os produtos preferidos dos pequenos ou que são destinados a eles. Ao juntar essas mercadorias em uma determinada área, ficará mais fácil de identificar outros produtos que possam ser relevantes para eles.

Aproveitar datas comemorativas, como natal, dia das crianças, páscoa e férias escolares, é fundamental para emplacar as vendas durante esses períodos. Criar anúncios e preparar a loja para receber clientes com promoções e decorações são ótimas maneiras de aproveitar os períodos em que o comércio se aquece para também criar um vínculo com o consumidor infantil.

Por fim, aperfeiçoe sua estratégia de venda constantemente. A infância é uma fase que não demora muito para passar e logo aparece uma nova geração com outras demandas, que prefere outros produtos e outras marcas. Portanto, esteja sempre atento às novas tendências desse segmento para garantir que as vendas alcancem bons resultados. Através dos passos citados neste texto, os estabelecimentos encontrarão boas maneiras de orientar suas ações. 

Conclusão

O mercado de produtos infantis movimenta muito dinheiro anualmente e possui um bom percentual de crescimento. Para ter sucesso neste segmento, é necessário investir em produtos que tenham uma boa aceitação entre as crianças e também naqueles que sejam voltados para as necessidades delas.

Quando falamos sobre consumidor infantil, as estratégias de marketing devem ser voltadas não apenas para as crianças, mas também para os adultos, já que são os responsáveis por tomar a decisão de compra e, muitas vezes, vão à loja desacompanhados dos pequenos.

Utilizar estratégias de marketing para gerar atração nos clientes e organizar o estabelecimento juntando os produtos semelhantes em um determinado local, apostando nas marcas favoritas das crianças, criando setores nas lojas destinadas a elas e aproveitando datas comerciais importantes para os pequenos são ações que certamente irão proporcionar um bom retorno para o estabelecimento.

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