Controle Logístico: Como Melhorar as Entregas da Empresa

  • O controle logístico lida com tudo que envolve o transporte de produtos, como: programação da entrega, monitoramento, rastreamento e gestão do estoque.
  • Este processo é importante para garantir que a entrega da mercadoria seja feita com agilidade e com o menor número de erros que causem prejuízos.
  • As empresas estão dependendo cada vez mais do controle logístico para otimizar o seu transporte, pois o frete encarece muito o valor da compra.
  • Organização, boas relações com fornecedores e integração de diferentes setores da empresa são a chave para manter um bom controle logístico.

 

Com o crescimento das vendas digitais, o controle logístico está se tornando uma peça fundamental para as empresas. Isso porque ele contribui com a otimização das entregas de produtos, proporcionando um aumento na satisfação do consumidor e fazendo com que a empresa tenha maior competitividade no setor de atuação, o que naturalmente acaba contribuindo para que ela seja reconhecida pelo bom serviço que desempenha.

O cliente do e-commerce ainda se depara com muitas frustrações durante a sua jornada de compra, sendo que, muitas vezes, esse problema pode estar relacionado com o frete, principalmente por causa do valor da entrega e os longos prazos que pode ter. Otimizar esse processo é muito importante para que as empresas consigam gerar melhores experiências para os seus consumidores, afinal, é isso que aumenta o engajamento deles.

No entanto, nem sempre fica claro para o comerciante qual é a melhor forma de executar este controle, quais as decisões que ele precisa tomar para tornar a entrega mais eficiente, qual é o papel da gestão nesse processo e quais dispositivos podem contribuir para a melhoria da distribuição das mercadorias vendidas e, por isso, conhecer bem cada uma das etapas deste processo é a chave para a sua boa execução.

O Que é o Controle Logístico

A empresa, quando faz o abastecimento do seu estoque ou entrega mercadorias, precisa fazer o acompanhamento de todo o trabalho que envolve o transporte daqueles produtos: programação da entrega, monitoramento do traslado, rastreamento da frota e gestão do estoque da empresa. Esses processos permitem verificar se o processo está sendo bem feito, quais são os possíveis erros e se o serviço está sendo feito com agilidade. 

O foco dessas etapas consiste basicamente em dois pontos, sendo que o primeiro é garantir que a mercadoria fique parada no estoque o menor tempo possível e o segundo é fazer com que o produto chegue até o cliente final da maneira mais rápida possível. Esses objetivos só podem ser alcançados por empresas que fazem um fluxo eficiente de sua logística, pois isso garante a otimização de todo o processo e também a redução de custos.

Através do controle logístico, a empresa também consegue extrair os resultados de suas operações, que indicam se elas estão sendo bem sucedidas ou não. Essas informações são muito importantes para que a marca consiga traçar novas estratégias que gerem melhorias nos serviços, que proporcionem a otimização de todas as etapas ligadas à entrega das mercadorias dos clientes e evitem problemas que impeçam o crescimento dos negócios.

Por Que o Controle Logístico é Importante?

O acompanhamento constante das etapas de entrega ajuda a empresa a identificar possíveis erros que possam ocorrer e que acabam aumentando os gastos com a operação. Quem está acostumado a lidar com isso sabe que diminuir os gastos no transporte é algo muito importante, pois os gastos com combustível, pagamento dos motoristas e a manutenção dos veículos são muito altos e as empresas precisam lidar com esses custos constantemente.

Os processos logísticos muitas vezes indicam tendências de consumo presentes no mercado. Este indicativo é muito importante para a empresa fazer um planejamento para atender a essas demandas e até mesmo para conseguir vender mais produtos. Companhias que ignoram esses indicativos podem ter problemas para conseguir manter um bom fluxo de vendas ou podem acabar perdendo oportunidades de negócio.

A identificação de erros também pode ser um diferencial para tornar a entrega mais dinâmica para o cliente, o que é um dos pontos principais já citados. As empresas que já possuem uma boa infraestrutura e um mapeamento avançado dos serviços de sua frota conseguem oferecer opções de envio mais dinâmicas – e este é um diferencial competitivo muito importante para as comércios varejistas que lidam com esses serviços.

Atualmente, muitas empresas que possuem expertise em serviços de logística usam a tecnologia como aliada para tornar as rotas mais fáceis de serem percorridas através de programas de roteirização, pois eles oferecem monitoramento e rastreamento das frotas, agendamento das entregas e gestão do processo. Empresas que contam com isso conseguem fazer um número maior de fluxos logísticos, deixando a tarefa mais dinâmica.

Como Fazer o Controle Logístico?

Levantamento de Problemas

Para que uma empresa busque soluções, ela precisa saber claramente qual é a dimensão dos problemas de cada setor envolvido nas entregas dos produtos. Se há problemas com insumos e os recursos da empresa, isso também precisa ser apurado para que possa ser resolvido.

Esta etapa é fundamental para as empresas evitarem cometer erros repetitivos e que provocam um aumento nos gastos com a transportação.

Sequência da Produção e Saída dos Itens

Muitas empresas produzem os lotes de seus itens e os deixam armazenados antes da comercialização, mas não estabelecem uma sequência para a saída desses produtos. O resultado é a perda de produtos, problemas com o espaço e prejuízo.

O ideal é que as empresas deem saída para os seus produtos de acordo com a ordem de produção de cada um deles. Isso é um detalhe muito importante, pois dá vazão para mercadorias com prazo de validade mais próximo, ajuda a determinar uma boa forma de organizar o espaço do estoque e aumenta a eficiência da equipe na hora da entrega.

Mantenha Boa Relação com os Fornecedores

Como já citamos, o frete é algo que impacta bastante no valor final de uma compra. É preciso buscar formas de deixá-lo mais barato, pois isso acaba sendo um motivo de desistência dos consumidores no momento da compra.

Algo que pode impactar positivamente nesse aspecto em toda a cadeia produtiva é ter uma boa relação com fornecedores que possam contribuir para este objetivo. As empresas podem ajudar a arrumar soluções diante de alguns riscos ou até mesmo para mercadorias que apresentaram algum problema imprevisto.

Por isso, é muito importante verificar a reputação do fornecedor, pois a redução de custos nesta etapa não pode significar má qualidade no serviço.

Integre os Setores da Empresa

Muitas empresas consideram que o transporte é apenas uma questão de logística e deixam isso sob controle apenas no setor responsável por essa função. Porém, também há outros que, se forem envolvidos na operação, podem contribuir para obter melhorias como, por exemplo, o setor financeiro e o de gestão. 

A empresa pode verificar quais são os seus setores que podem agregar melhorias nas operações e criar metas em comum, envolvendo-os para que a atividade seja otimizada.

Conclusão

Atualmente, um dos grandes problemas que as lojas enfrentam no e-commerce é o frete pois, além da demora, os gastos que elas têm com combustível, pagamento dos motoristas e a manutenção dos veículos eleva bastante o valor final das compras. Isso faz com que muitos clientes abandonem o carrinho de compras na web. Portanto, as companhias devem buscar formas de diminuir este preço e de tornar a entrega mais dinâmica.

Uma vez que ainda há muitas precariedades com a infraestrutura logística, as empresas devem fazer o possível para otimizar todo o processo, buscando envolver diversos de seus setores na detecção de erros e garantir que ele está sendo feito com qualidade e agilidade. Com essas metas em mente, as companhias devem analisar constantemente os seus resultados para saber se correspondem a tudo o que foi almejado.

O trabalho em conjunto de diferentes setores da empresa é uma forma de garantir que o bom controle de todo o processo logístico seja feito, como a programação da entrega, o monitoramento do traslado, o rastreamento da frota e a gestão do estoque da empresa. São esses trabalhos que dão uma boa rotatividade das mercadorias no acervo e garantem que ele possa chegar até o cliente final com o menor número de erros possível.

Fazer o levantamento de possíveis erros e garantir a boa qualidade do serviço é muito importante para que não haja prejuízos com a operação. Também é preciso garantir que ela tenha poucas perdas e, por isso, é importante que as empresas deem prioridade para a saída de produtos de acordo com a sua ordem de produção, para que não haja risco de deterioração pela validade e para que este processo se torne mais eficiente.

As empresas também podem conseguir melhorias se estabelecerem acordos com seus fornecedores, pois, uma vez que elas conseguirem reduzir custos e fazer um planejamento junto a eles, será possível repassar um valor mais baixo para o consumidor final. No entanto, é muito importante lidar com aqueles que sejam de confiança, pois frete mais barato não pode significar perda de qualidade no serviço.

Links Para Leitura

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também