Descubra a importância de investir em um setor de massas

  • As massas são um tipo de alimento extremamente apreciado no Brasil e fácil de ser preparado. Por isso, são indispensáveis para o varejo de alimentos.
  • Há vários tipos de macarrão voltados para determinadas classes sociais e nichos de consumo. Portanto, é preciso conhecer a demanda antes de vender.
  • O macarrão também impulsiona a venda de uma série de outros produtos, uma vez que as receitas são acompanhadas por vários tipos de ingredientes.
  • Para vender massas, a empresa pode explorar as características desse tipo de produto para gerar engajamento no consumidor e influenciar sua compra.

 

Massas são um tipo de alimento simples de ser preparado, versátil, que ajuda a saciar a fome e é rico em carboidratos, ou seja, excelente para dar energia e também para compor as refeições cotidianas.

No dia 25 de outubro, é comemorado o Dia do Macarrão e, por isso, não podemos deixar essa data passar em branco sem falar da importância deste alimento para os lares brasileiros e também para o varejo.

O Macarrão no Varejo Brasileiro

Um levantamento feito pelo Instituto Kantar World Panel e divulgado pela Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massa Alimentícias, Pães & Bolos Industrializados (Abimapi) mostrou que 98,7% dos lares brasileiros consomem macarrão.

A massa mais requisitada é o espaguete, que representa cerca de 60% das vendas desse tipo de alimento.

O Brasil é o terceiro maior consumidor de massas no mundo, atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. Esse é um número impressionante que mostra a importância desse alimento em nossa cultura.

É comum encontrarmos diversas opções de massas secas industrializadas, integrais, congeladas, instantâneas e, atualmente, algumas marcas já apostam até mesmo nas frescas.

E, além dos diversos tipos de qualidades, ainda há diferentes modelos, como talharim, fettuccine, farfalle, nhoque, penne, cabelo de anjo, etc.

E por ser um produto muito querido, hoje em dia já é possível encontrar marcas que produzem massas para determinados segmentos como sem glúten, vegano, low carb, funcional, entre outros.

Isso mostra que o macarrão, além de ser um prato popular, também pode ser apresentado em versões mais sofisticadas, saudáveis e entre outras opções que se adaptam ao paladar do consumidor.

Investir em um setor de massas demanda, sobretudo, atenção à complexidade dos produtos e buscar atender a demanda do consumidor a partir das grandes variedades disponíveis.

A Demanda Pelas Massas

A versatilidade dos produtos acaba gerando demanda por alimentos que são muito diferentes entre si.

O público que prefere massas secas e frescas possui uma faixa etária acima de 50 anos, bem diferente dos que preferem as instantâneas, que gira em torno dos 39 anos.

Além disso, as preferências não variam apenas de acordo com a idade, mas também com a classe social: as frescas são mais consumidas pelas classes A/B enquanto as secas e instantâneas predominam nas classes D/E.

Em todos os públicos levantados, é crescente a tendência de querer preparar pratos com receitas simples, cujo preparo demora cerca de 20 minutos, especialmente na região sudeste do país.

Agora que possuímos um recorte bem definido dos nichos de fabricação de massas e das preferências dos clientes, precisamos entender qual é o melhor tipo de massa para uma empresa vender em seu estabelecimento.

Investindo em Massas

Se o macarrão é um produto de todas as faixas etárias e classes sociais e é tão comum nas mesas de todo o país, resta saber qual é o melhor tipo para ser vendido.

Afinal de contas, muitos podem pensar que qualquer massa poderá ter um acolhimento amplo do público, mas não é bem assim.

O público-alvo de uma empresa é determinante para montar o mix de massas e até mesmo para elaborar as estratégias de marketing em torno dos produtos.

É isso que também irá determinar os nichos que os clientes mais procuram (sem glúten, vegano, low carb, etc) , o que leva as pessoas a comprarem um produto: marca confiável, preço, restrições alimentares, conceito do produto, qualidade, etc.

Por isso, ao avaliar seu público-alvo, a empresa irá verificar se atende consumidores predominantemente de classes sociais mais altas ou baixas e a média de idade das suas personas.

Fatores Econômicos

Empresas que lidam com consumidores que possuem menor poder de compra normalmente precisam lidar com a demanda por marcas confiáveis e preços baixos.

Portanto, nesse caso, vale mais a pena investir em variedades de macarrões mais tradicionais, bem como as marcas mais conhecidas do mercado ou as mais econômicas.

No entanto, se o supermercado atende também o público A/B, investir em massas importadas, artesanais ou feitas com produtos de primeira qualidade pode ser um diferencial importante.

Naturalmente, esses alimentos são mais caros em relação à média das massas mais vendidas no mercado, pois são elaborados com ingredientes que têm um valor mais alto.

No entanto, sempre haverá demanda para esses produtos, seja por pessoas que têm maior poder aquisitivo e buscam produtos mais sofisticados ou por aquelas que não possuem uma renda tão alta, mas querem experimentar algo diferente, preparar uma comida para uma ocasião especial, etc.

Produtos Para Nichos de Consumo

Como já foi mencionado anteriormente, hoje em dia há vários nichos de consumo nos quais o macarrão também pode ser inserido, como low carb, sem glúten e vegano, por exemplo.

A empresa pode fazer um teste com massas que atendam a uma dessas demandas para descobrir se terá bons resultados ou, se já atende um público dentro desses nichos, investir nesses produtos pode agregar ainda mais valor para as vendas.

E se engana quem pensa que os nichos de consumo são coisas exclusivas dos públicos das classes A/B.

Na verdade, hoje em dia, algumas das principais marcas de massas já produzem macarrão sem glúten à base de arroz, semolinas do tipo vegana e massas integrais com mais nutrientes.

Essa grande oferta de produtos reflete no valor desses alimentos, que possui um preço muito competitivo e acessível, o que pode ser atraente inclusive para as pessoas com menor poder aquisitivo.

Produtos Relacionados às Massas

Ter um setor de massas que atenda às demandas do consumidor também motiva as vendas de uma série de outros produtos. Afinal de contas, as pessoas comem macarrão com acompanhamentos.

Muitas vezes, o consumidor que procura este alimento também deseja levar massas e extratos de tomate, carne moída, molhos brancos prontos, azeite e outros tipos de óleo, queijo ralado, manjericão, legumes, cogumelos, etc.

Portanto, este é um tipo de investimento que pode impulsionar a venda de outros produtos, o que o torna um produto estratégico para os estabelecimentos do varejo.

O Que Fazer Para Vender Mais Massas?

O fato de o macarrão ser um produto popular faz com que ele também seja algo relativamente fácil de ser vendido.

O marketing a ser desenvolvido em torno desses produtos pode explorar algumas das características já mencionadas no texto, como:

  • Preço baixo.
  • Alternativas veganas, saudáveis, sem glúten, etc.
  • Opções sofisticadas.
  • Prato versátil e fácil de preparar.

Portanto, ao criar anúncios publicitários ou qualquer outro conteúdo de mídia, tomar essas características como base é uma boa forma de garantir um bom retorno do público.

Uma opção interessante é aproveitar o dia 25 de outubro e compartilhar conteúdos nas redes sociais e no site da empresa com receitas de macarrão para estimular a venda de produtos.

Consultar fornecedores e fabricantes para possíveis estratégias em conjunto também é uma alternativa para criar ações promocionais mais eficientes e lucrativas.

Além do dia anual do macarrão, o brasileiro tradicionalmente gosta de uma boa macarronada aos domingos – é uma oportunidade nova a cada semana!

O próprio estabelecimento pode estar sempre preparado para atender esta demanda do cliente oferecendo todos os tipos de massas e acompanhamentos mais vendidos e organizando-os de forma que estimule as compras por impulso.

Criar promoções e ofertas especiais para quem levar mais de um produto associado ao macarrão e aproveitar as datas especiais para criar ações promocionais também é uma boa ideia.

As possibilidades são inúmeras e o produto permite investir em estratégias de alto potencial econômico. Portanto, é preciso compreender a demanda e investir de forma que agrade o cliente.

Conclusão

É importante investir em um setor de massas, pois este é um alimento de grande protagonismo na cozinha dos brasileiros e altamente consumido nos supermercados.

As massas podem se destacar pelo seu baixo custo, sofisticação, versatilidade e praticidade na hora do preparo e todas essas qualidades devem ser levadas em conta na hora de vendê-las.

O poder de compra dos clientes e os interesses deles são o que a empresa deve levar em conta para montar o seu mix de massas.

Esse perfil de consumo também irá influenciar nos acompanhamentos que poderão ser disponibilizados para a venda. Por isso, é preciso lembrar que macarrão não é tudo igual.

O marketing para vender mais alimentos pode ser pensado em gerar engajamento, proporcionar conveniência e estimular as compras por impulso.

Por isso, fique de olho nas sazonalidades, crie campanhas promocionais em torno do macarrão e faça parcerias com fabricantes e fornecedores para ajudar no planejamento de ações de sucesso.

A demanda é algo que as empresas já possuem. Agora, é preciso apenas caprichar na oferta das massas.

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