Festa Junina: O Que é Preciso Preparar em sua Loja

  • A festa junina é uma ocasião que demanda muita comida, decoração e produtos descartáveis. Portanto, é uma ótima oportunidade para vender mais.
  • Entrar no clima da festa é muito importante, pois isso ajuda a engajar os consumidores a comprar mais, mesmo aqueles que não comemoram.
  • Por isso, é preciso preparar o ambiente da loja com decorações típicas da celebração e organizar os produtos sazonais para dar destaque a eles.
  • Além disso, as ações promocionais são um atrativo a mais para que os clientes não deixem a ocasião passar em branco e decidam levar alguns itens.

 

A festa junina é, sem dúvidas, uma data muito especial e a expectativa em torno dela também se reflete no varejo, isso porque além das comemorações com música, dança e decoração, há também as comidas, que são as grandes estrelas desta época. Esta é uma data altamente consolidada no calendário brasileiro que não dá para deixar passar em branco e, por isso, é preciso que os estabelecimentos do comércio varejista saibam explorar ao máximo o seu potencial comercial.

É preciso entrar no clima e isso exige fazer a escolha correta dos produtos sazonais, dar o destaque correto para eles na loja e fazer uma boa ambientação do ponto de venda. É importante que todos que visitem a loja entrem no clima, afinal, diversas vizinhanças, escolas e instituições celebram esta festa e até mesmo quem não frequenta as quermesses acaba aproveitando para comprar algumas das gostosuras que são servidas nesta ocasião.

Neste momento, vale a pena criar ações promocionais, buscar parcerias e criar boas alternativas de marketing para tentar proporcionar uma boa experiência de compra e, claro, aumentar o número de vendas. Pensando nisso, neste texto, iremos falar mais sobre este assunto para ajudar as empresas e os comerciantes a entrarem no clima de “arraiá” e a conseguir explorar ao máximo o potencial comercial desta festa, que é uma das mais queridas do Brasil.

O Que Vender na Festa Junina?

A festa junina é uma excelente data para o comércio varejista porque é uma época do ano em que vários produtos sazonais vendem mais. São muitas as possibilidades de melhorar os negócios, seja com as comidas, as vestimentas, decorações, brincadeiras, prêmios, etc. As empresas precisam estar atentas às possibilidades que estão ao seu alcance para conseguir fazer bons negócios. Abaixo, vamos falar sobre algumas mercadorias que são sucesso nas quermesses.

Comidas

A fartura nas mesas das barraquinhas de festa junina é tão grande que nós podemos dividir até mesmo por categorias, isso porque há receitas feitas a partir de legumes secos, frescos, carnes, doces, etc. Há opções para todos os gostos, entre as quais nós podemos citar:

  • Amendoim cru, torrado e moído.
  • Milho verde, para pipoca (seja de microondas ou de panela), canjica, canjiquinha, pamonha e curau.
  • Pé de moleque e paçoca.
  • Fubá para fazer bolos.
  • Canela (em pó e em casca), coco ralado, leite de coco e leite condensado.
  • Queijo em peça, pedaço e ralado.
  • Caldos de feijão e mandioca.
  • Leite e manteiga.
  • Maçã, para fazer maçã do amor
  • Broa de milho
  • Abóbora para fazer doce.

Não é exagero dizer que uma festa só é junina quando tem as comidas típicas da festividade. Portanto, os estabelecimentos que vendem alimentos não podem deixar de dar destaque aos ingredientes e comidas que são usados nas comemorações. Sem dúvidas, eles estão entre os itens mais vendidos da ocasião e, portanto, são indispensáveis para as lojas que querem aumentar o faturamento nesta época do ano.

Decoração

Outro detalhe indispensável para a festa é a decoração, que dá todo o clima de “arraiá”. Aliás, esta é uma das características que separa esta celebração das demais e está sempre presente nos festejos abertos ao público. Portanto, investir nela também é uma grande oportunidade de aumentar o faturamento da loja. Entre os produtos para compor o ambiente, nós podemos destacar alguns, como:

  • Chapéu de palha.
  • Bandeirinhas coloridas de papel.
  • Papel crepom ou de seda.
  • Barbante, linhas e cola.

Itens descartáveis

Toda comemoração aberta ao público precisa de itens para servir os alimentos e ajudar os frequentadores da festa a se limparem e manter a higiene do ambiente. São produtos que, mesmo não sendo itens específicos de festa junina, não podem faltar nas gôndolas dos estabelecimentos do comércio varejista. Veja alguns exemplos:

  • Facas, colheres e garfos de plástico.
  • Guardanapos de papel.
  • Pratos de plástico e também de papel.
  • Copos descartáveis (atualmente, há também as opções ecológicas para quem quer diminuir o impacto no meio ambiente)
  • Palitos e espetos de madeira.
  • Potes de plástico e isopor.

Como Preparar o Ambiente de Vendas para a Festa Junina?

A festa junina não é apenas uma data comemorativa. Para onde se olha, é possível ver os ambientes contagiados por ela, tudo fica devidamente decorado para recebê-la e nos estabelecimentos não deve ser diferente. É sempre importante usar as bandeirinhas, fitas e balõezinhos de papel bem coloridos fixados na loja para criar o clima da celebração. Se houver um sistema de áudio tocando músicas típicas, é ainda melhor.

A decoração também pode ser uma forma de dar destaque aos produtos que vendem mais na ocasião. Criar ilhas temáticas com os quitutes e ingredientes utilizados nas receitas servidas na festa pode ser uma boa forma de valorizar esses produtos, principalmente se também estiverem ambientadas, seja com os adornos coloridos que já citamos ou até mesmo simulando uma barraquinha, como aquelas que servem comidas nos festejos. Sem dúvidas, essa é uma excelente forma de conciliar beleza e bons negócios.

Outra ação que ajuda a valorizar os produtos são as degustações de algumas comidas típicas. Embora este não seja um ponto fundamental, é bom para valorizar uma marca que se deseja dar destaque e chamar a atenção do consumidor para algum item que não pode ficar de fora da lista, além de lembrá-lo que algumas receitas que são tão apreciadas nesta ocasião dependem de um ou mais ingredientes para que fiquem perfeitas.

Os detalhes citados anteriormente neste tópico são os mais importantes, mas é claro que sempre é possível ir além na criatividade. Muitos estabelecimentos que querem transmitir uma sensação de carisma através de seus funcionários também podem vesti-los a caráter com os chapéus de palha, tranças no cabelo, camisas xadrez e quadriculadas, além dos rostos pintados imitando os elementos que são tradicionais da cultura caipira.

Como Criar Promoções Para a Festa Junina?

Na hora de dar destaque aos produtos, nada melhor do que chamar a atenção do público através dos preços, afinal, isso ajuda a aquecer as vendas ainda mais. É muito importante consultar fornecedores que trabalhem com uma boa variedade de marcas, seja para oferecer mais opções para o consumidor ou para conseguir melhores preços. A partir disso, é preciso fazer um bom planejamento para que as promoções sejam implementadas na loja.

A promoção deve ser feita em um produto que faça sentido para os clientes, que tenha valor para eles e seja bastante consumido nessa época do ano. Por outro lado, isto também vale para a empresa, pois não há propósito algum em oferecer um desconto em uma mercadoria que não dê o retorno financeiro que ela está buscando. Portanto, é preciso ter um propósito muito bem definido ao invés de sair colocando preços baixos de modo aleatório.

Não é indicado colocar a loja toda em desconto. O ideal é definir quais produtos a empresa quer que tenham uma saída melhor ou quais valem mais a pena colocar à venda por um valor promocional. Então, é preciso pensar nas melhores formas de divulgar essas promoções. Em geral, alternativas offline como panfletos e propagandas são boas alternativas, mas é indispensável que a empresa tenha uma estratégia voltada para as mídias digitais.

Quando a ação de marketing toda estiver muito bem definida, resta lidar com a organização dos produtos dentro do estabelecimento para dar o destaque correto a eles e seus preços promocionais. É importante deixá-los em locais visíveis, perto de outros itens que tenham uma finalidade semelhante. Neste caso, como o assunto é festa junina, é indicado que os produtos para a celebração fiquem próximos para incentivar o cliente a comprar mais coisas.

Conclusão

A festa junina é um período contagiante e que também é excelente para o comércio varejista. Para aproveitar ao máximo, é importante que as lojas entrem no clima com decorações típicas, músicas e trajes, mas que, acima de tudo, contem com os produtos que são indispensáveis nas comemorações em estoque. É preciso dar um bom destaque para eles através de uma organização que os valorize e também com boas ofertas.

Preparar tudo isso pode ser uma operação complexa, por isso é importante definir um planejamento para o marketing desta ocasião para definir quais produtos entrarão em promoção, quais serão os meios de divulgação das ofertas, se haverá outra forma de dar destaque para as mercadorias, como serão as ilhas temáticas com os produtos sazonais e até mesmo se haverá degustação de comidas típicas da celebração.

Com uma organização adequada, boa variedade de produtos, preços competitivos e ambientação característica da festa, o estabelecimento consegue promover uma imagem simpática, cria engajamento no consumidor e consegue atender a todos os públicos, desde aqueles que organizam e participam ativamente das comemorações até os que não vão a nenhuma quermesse, mas que não querem deixar de aproveitar os quitutes da ocasião.

Links Para Leitura

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também