Gestão Financeira: Pilares e Erros a Serem Evitados

  • A gestão é um modo de dar um bom direcionamento para o dinheiro a fim de garantir uma saúde financeira de melhor qualidade para as lojas do varejo.
  • Para que seja eficiente, precisa passar por algumas etapas de organização a fim de estruturar o processo para que ele possa garantir o seu propósito.
  • Algumas falhas podem ser muito comprometedoras para a gestão dos negócios e, por isso, é importante ter um planejamento prévio e respeitá-lo.
  • Além da organização, as empresas devem ter atenção aos recursos que contribuem para a otimização da gestão financeira e usá-los a seu favor.

A gestão financeira está relacionada ao controle que as empresas fazem para garantir a boa organização do seu negócio. Através dela, a companhias conseguem manter um bom direcionamento para o seu dinheiro, o que garante uma saúde financeira melhor para as lojas. A longo prazo, todos os segmentos do negócio podem ser beneficiados por essas ações e, por isso, é necessário tentar implementá-la da melhor maneira possível.

No entanto, sua implementação pode ser um problema para algumas empresas. Isso ocorre porque nem sempre está claro quais são as melhores estratégias que podem ser adotadas dentro do comércio varejista e, por isso, os comerciantes precisam conhecer algumas das melhores práticas adotadas dentro do setor para poderem ter uma boa noção de qual é a melhor estratégia para ajudar a garantir uma gestão eficiente de seus recursos financeiros.

Neste texto, iremos abordar esse assunto de maneira mais profunda, levando em consideração as técnicas e recursos que podem ser úteis para as empresas do comércio varejista para que elas possam fazer uma gestão mais eficiente de seus recursos. Além disso, falaremos também sobre como fazer a otimização de todo o processo para garantir que o serviço seja mais simples de ser executado e gere melhores resultados.

Como Fazer a Gestão Financeira?

Para que a gestão financeira seja eficiente, é necessário que a empresa adote algumas etapas de organização. Afinal, é preciso estruturar previamente todo o processo para que, assim, ele possa garantir o seu propósito. É importante também que as empresas estejam atentas aos recursos de otimização da tarefa pois, com eles, podem conseguir facilitá-la.

Mensure os resultados da empresa

A gestão financeira passa pelo reconhecimento da situação da empresa e isso é detalhado pelo levantamento de dados e informações que são relevantes para fazer o balanço dessa situação. Os números devem ser mantidos de forma organizada para poder facilitar a consulta deles.

A empresa deve buscar constantemente manter esse tipo de controle, pois ele é o que permite averiguar os pontos positivos e negativos que foram levantados, sendo um ponto estratégico para fazer a gestão financeira. Ela pode estabelecer algumas métricas em um determinado período para direcionar o foco e extrair informações que possam ser estratégicas.

Entre algumas informações possíveis de serem levantadas, estão: os lucros, giro de estoque, ticket médio, gastos, impostos, taxas, despesas, etc.

Estabeleça um planejamento

Uma vez que a empresa conhece os seus números, ela precisa começar a manejar melhor aquilo que tem através de um planejamento financeiro adequado. Uma boa forma de fazer isso é estabelecendo metas que estejam de acordo com a realidade econômica da empresa.

Ao estabelecer esse planejamento, a empresa também pode se beneficiar com a definição de quanto deve ser poupado. Isso a ajudará a evitar qualquer tipo de surpresa que poderia encontrar.

Faça gestão de estoque

Um fator que pode causar impactos profundos nas finanças de uma empresa é uma gestão de estoque mal feita, que pode resultar em mercadorias encalhadas ou em muitas quebras. Se a causa desses problemas não for identificada, o resultado pode acabar sendo desastroso para a loja.

Uma gestão de estoque eficiente permite um bom desempenho financeiro. Por isso, é importante garantir que o processo seja feito de modo ordenado. Vale a pena, nessas horas, recorrer ao uso de sistemas de gestão digital para supermercados para garantir que todo o processo seja feito de maneira otimizada.

Atenção ao fluxo de caixa

O bom fluxo de caixa é um indicador importante de uma gestão eficiente. Portanto, fazer o registro correto da entrada e saída de dinheiro ajuda a manter o controle da situação financeira do estabelecimento e também contribui para a elaboração de projetos de manutenção e expansão da empresa.

Invista em tecnologia

É muito importante que a empresa conte com sistemas que facilitem o trabalho de gestão financeira e, para isso, um dos recursos mais indicados é o investimento em tecnologias que auxiliem nesta tarefa de forma automatizada. 

Os sistemas empresariais focados no varejo poderão proporcionar recursos úteis para lidar com o capital de giro, a lucratividade e também para fazer projeções no crescimento do negócio.

Erros na Gestão Financeira

Algumas falhas podem ser muito comprometedoras para a gestão financeira dos estabelecimentos. Uma vez que a meta foi definida, é preciso ter um comprometimento profundo em segui-la passo a passo e ter muito cuidado para não interferir em sua execução de maneira negativa.

Aumento de gastos em períodos lucrativos

Algumas datas comemorativas são períodos especiais de maior lucratividade para o comércio varejista. Porém, infelizmente, muitos comerciantes cometem o erro de aproveitar esses ganhos para gastar com coisas que não estão dentro das metas estipuladas. Isso gera falta de organização e pode comprometer o bom andamento da gestão financeira.

Indefinição entre o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal

Empresários de comércios de diferentes tamanhos, mas especialmente de médias e pequenas empresas, às vezes, não separam de forma clara o que é o dinheiro destinado ao capital de giro e o que faz parte de seu sustento pessoal. Essa indefinição compromete fortemente o planejamento da empresa, pois causa uma indefinição sobre a quantia que será retirada do caixa, o que dificulta o levantamento de lucros e prejuízos.

Além disso, este é um grande fator de desorganização da empresa e deve estar fora de qualquer negócio que se propõe a fazer uma boa gestão financeira. É fundamental para a sobrevivência do negócio separar bem a pessoa física da pessoa jurídica.

Fazer uma precificação inadequada

Colocar preço nos produtos é algo que não deve ser feito por mera especulação ou apenas repetindo os valores praticados pelo concorrente. Os gastos com a compra e conservação da mercadoria devem estar embutidos no valor final dela, junto com a margem de lucro almejada pelo comerciante. Por isso, é necessário ter embasamento para fazer o cálculo de forma correta e estabelecer um preço justo.

Não fazer uma boa gestão financeira  pode interferir na hora de colocar o valor final dos produtos e trazer grandes riscos de prejuízo para a empresa, já que um produto precificado incorretamente pode não cobrir todos os custos com os quais a loja precisa arcar.

Conclusão

A gestão financeira é um processo que dá segurança para os recursos da empresa, mas para que seja eficiente, depende de processos que envolvem a organização de algumas tarefas para garantir que haja um controle maior sobre as finanças e os produtos presentes no acervo da empresa. Tudo isso precisa estar associado a um bom planejamento de metas e ao uso de tecnologias que possibilitem otimizar todo o processo.

Quando a empresa possui metas para sua manutenção e expansão, ela deve medir os resultados que são relevantes para aquilo que estabeleceu. Depois disso, é preciso ter atenção à organização do estoque para não ter quebras ou mal remanejamento do espaço, pois isso pode causar prejuízos para a loja. Junto a isso, também é preciso observar o fluxo de caixa para ver se ele se comporta de uma boa maneira, pois isso é um indicativo importante.

Em seguida, é necessário ter cuidado para não tomar nenhuma decisão que afete negativamente as finanças do estabelecimento, ou seja, não se deve gastar com nada fora do que foi previamente planejado, pois isso faz com que o controle, que é tão importante para a gestão financeira, seja perdido. Uma vez que o processo está sendo feito de maneira desordenada, ele se torna mais suscetível a ter prejuízos.

Os erros que normalmente causam mais impactos negativos para empresa são os gastos de dinheiro imprevistos, a indefinição na quantidade de recursos que o comerciante tira do caixa e a precificação inadequada que faz com que o valor dos produtos não consiga arcar com os custos que o estabelecimento possui. É preciso evitar ao máximo decisões que envolvam as finanças e não estejam planejadas, pois isso certamente trará impactos negativos.

Por ser uma tarefa que depende de um monitoramento constante, é importante que as empresas contem com a tecnologia para facilitar o processo. Os softwares de gestão empresarial voltado para o comércio varejista podem auxiliar nisso, pois proporcionam recursos que são úteis para poder lidar com o capital de giro, com a margem de lucro e também para fazer projeções a respeito do crescimento do negócio.

Links Para Leitura

 

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também