Percepção de Valor: Importância para as Vendas

  • A percepção de valor que o cliente tem não está ligada a questões financeiras, mas sim à avaliação que o consumidor faz daquilo que a empresa oferece.
  • Esses valores são muito subjetivos, portanto, a empresa precisa tentar implementar boas práticas para gerar boas experiências para o cliente.
  • Esta percepção que o cliente possui a respeito de uma empresa, muitas vezes, é um fator determinante na hora de tomar uma decisão de compra.
  • A percepção pode ser melhorada através da melhoria da qualidade dos produtos e serviços, bons preços, ambiente agradável, entre outros fatores.

 

Muitas empresas que atuam no comércio varejista adotam um tipo de estratégia de atração e retenção de clientes que é bastante comum, usando promoções, preços baixos e mega descontos. De fato, uma precificação correta e uma oferta bem feita podem ser muito boas para as vendas, mas é preciso estar atento a uma outra questão que pode afetar os negócios, que é a percepção de valor que o cliente possui sobre determinados produtos.

É importante que as empresas sempre procurem causar no cliente uma boa percepção de valor sobre os produtos, usando estratégias que envolvem elementos que o façam ver que ele está diante de uma coisa que é especial ou que, ao menos, não é insignificante ou irrelevante.

Para isso, a empresa precisa usar alguns recursos que são capazes de influenciar o consumidor de maneira psicológica, mas para conseguir, é preciso ter método.

As empresas que buscam melhorar sua percepção de valor precisam propor muito mais do que apenas boas opções de compra. É importante que o cliente tenha uma visão positiva da marca e faça avaliações positivas dela.

Muitas vezes, isso acaba sendo mais importante do que comprar barato, pois quando um cliente se sente muito satisfeito com a loja, em alguns casos, ele acaba não se importando em pagar um pouco mais caro por algo que ele goste.

Como a Percepção de Valor do Cliente Influencia a Compra?

Quando se trata de comércio varejista, a palavra “valor” está fortemente ligada ao preço das mercadorias, mas neste caso, não é exatamente isso.

Esta percepção está muito mais relacionada à satisfação do cliente do que à parte financeira da negociação. Para que a empresa deixe os seus clientes satisfeitos, é preciso gerar valores positivos que façam com o que o consumidor enxergue diversos pontos positivos na loja em que está consumindo.

Essa percepção é fundamental para a empresa, pois é determinante para o cliente tomar uma decisão de compra. Se o cliente tiver a oportunidade, ele vai dar prioridade para a loja que mais lhe proporcionou uma percepção positiva.

No entanto, é difícil saber o que pode seduzir cada cliente, pois isso depende de uma avaliação individual de acordo com o que agrada a cada consumidor e, por isso, é importante manter boas práticas de venda.

Normalmente, o cliente faz uma relação entre qualidade do produto ou serviço e o benefício que aquilo poderá lhe proporcionar para poder refletir se é algo que possa gerar benefícios para ele.

Para as empresas, é importante ter atenção a diversos aspectos do negócio que normalmente influenciam a compra a fim de proporcionar sensações de segurança, comodidade e excelência no ramo em que ela atua e, por isso, é preciso fazer bons investimentos.

Valor

Tudo com que o cliente tem contato, seja no ponto de vendas ou no e-commerce, pode influenciar em sua percepção e, por isso, é preciso ter atenção a todos os elementos, sejam aqueles que compõem o ambiente, os preços competitivos ou até mesmo as estratégias que a empresa usa para poder se aproximar e reter os seus clientes.

É preciso ter métodos consistentes para conseguir transmitir sensações positivas que conquistem o cliente.

Como Melhorar a Percepção de Valor do Cliente?

Qualidade

Muitas empresas insistem bastante no preço como um diferencial competitivo, mas talvez o primeiro ponto a ser trabalhado, e até mesmo destacado pela a empresa, seja a qualidade dos produtos e serviços que ela oferece. 

A qualidade é o ponto mais importante para influenciar positivamente na percepção de valor do cliente, pois se ele não acha que o que a empresa oferece é bom ou proporcional ao que ela cobra, isso pode influenciar no comportamento do consumidor de modo negativo e, além de ele desistir da compra, existe a possibilidade de ainda avaliar a loja negativamente para outras pessoas, o que acaba sendo prejudicial para a reputação do estabelecimento.

Ao comprar seus insumos ou produtos para compor o estoque, é importante apostar em boas marcas que sejam consolidadas no mercado, além de serem conhecidas e bastante consumidas pelo seu público-alvo.

Bons preços

Ter preços competitivos e interessantes para o consumidor é sempre um ponto positivo para estimular um alto giro de mercadorias.

No entanto, é importante fazer isso de forma responsável, pois fazer promoções com produtos com valores muito baixos também pode fazer alguns consumidores acreditarem que a quantia cobrada em situações normais é muito cara.

Além disso, outro motivo importante para ter cuidado na hora de precificar é a associação entre preço e qualidade que muitos clientes costumam fazer.

Muitas pessoas acreditam que produtos com preços muito baixos são de pior qualidade. É importante conhecer seu público e saber se ele prefere aproveitar promoções e grandes descontos ou se ele considera que a qualidade vale um preço mais alto.

Ambiente

Detalhes como a decoração, iluminação, organização, limpeza e o atendimento são coisas que nem todos os clientes tratam como prioridade, mas que certamente possuem o poder de influenciar positivamente na experiência do consumidor, mesmo que seja de forma subliminar. 

É muito importante utilizar elementos no ambiente que tornem a experiência de compra agradável para o consumidor. Isso também pode ser aplicado ao e-commerce através do uso de bons layouts e designs nas redes sociais e websites da empresa que sejam, ao mesmo tempo, bonitos e eficientes.

Valores e princípios

Muitas tendências de mercado hoje são ditadas por princípios e valores que os clientes normalmente carregam consigo.

É importante ter atenção a essas demandas, pois as empresas que buscam atendê-las conseguem atuar em nichos específicos de público, o que, muitas vezes, acaba por estimular engajamento entre as pessoas que partilham desses interesses.

Esses princípios são individuais e geralmente estão ligados a princípios éticos, responsabilidade social e ambiental ou outros tipos de crença que o consumidor pode apresentar.

São alguns exemplos o veganismo, sustentabilidade, o estilo de vida saudável e pessoas que procuram produtos e ambientes pet-friendly.

Eficiência em todas as etapas da compra

As etapas da compra do cliente não envolvem somente a compra em si, mas também a atração do cliente, a consideração da tomada de decisão, o pagamento, a entrega e um pós-venda que acompanhe o cliente, garanta sua satisfação e também lhe faça sugestões de produtos para levar em uma próxima compra com base no interesse, perfil e comportamento do consumidor.

É preciso pensar em medidas que gerem maior qualidade para todas as etapas da jornada, afinal de contas, o cliente é conquistado na medida em que a relação dele com a empresa se torna satisfatória.

Por isso, é importante ter atenção a todo o processo para garantir que ele se desenvolva da melhor maneira possível a fim de proporcionar conforto e personalização da compra.

Valor

Acrescente valor as compras

As empresas mais antenadas às tendências de mercado já sabem que entregar o melhor ao cliente não significa apenas oferecer os produtos que ele está buscando a preços acessíveis.

Todos os aspectos que abordamos até aqui são complementares de certo modo e o comerciante precisa ponderar sobre as melhores formas de executá-los para proporcionar uma experiência agradável ao cliente.

Este é o caminho para a fidelização de novos consumidores, que gera mais lucro devido à retenção da clientela e, como consequência, menos gastos com campanhas de atração de novos clientes.

Conclusão

A percepção de valor que o cliente possui é um fator determinante para a sua decisão de compra. As empresas precisam ter muita atenção a tudo aquilo que faz parte de sua relação com o consumidor, pois há vários aspectos que podem influenciar a avaliação de quem está comprando.

Afinal, na maioria das vezes, esses critérios são bastante subjetivos e nem sempre é possível saber o que vai, de fato, conquistar o público.

No entanto, algumas coisas acabam sendo diferenciais importantes para um grande número de consumidores e, por isso, é importante apostar em aspectos que podem chamar a atenção, como a qualidade dos serviços e produtos, a aposta em preços competitivos, além de outras ofertas; proporcionar um ambiente bonito, limpo e organizado nas lojas e um bom atendimento que esteja adequado às necessidades de cada pessoa.

As empresas também podem buscar implementar melhorias na percepção do consumidor aderindo a valores que eles já possuem.

É importante buscar qualidade em todas as etapas da jornada de compra do consumidor e lembrar que os esforços de todas as tarefas é para gerar valor nas experiência do cliente a fim de gerar maior engajamento e fidelização, o que contribui para o aumento nos lucros e diminuição no investimento de captação de novos compradores.

 

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