O que não pode faltar no supermercado na Black Friday

  • A Black Friday nos supermercados deve aquecer neste ano, se comparada à de 2021, e a maior demanda será por itens de higiene, carnes e cesta básica.
  • Devido à deflação que estamos vivendo, alguns artigos especiais terão uma demanda maior. Esta é a hora de preparar as vendas de fim de ano.
  • Neste ano, além das festas de fim de ano, também teremos a Copa do Mundo FIFA no Catar, que deve influenciar bastante o comportamento do consumidor.
  • Preparar kits e promoções para vender produtos sazonais e mercadorias encalhadas são boas alternativas para melhorar os negócios neste período.

Existem duas coisas que muita gente não sabe se combinam entre si, que são produtos de supermercados e mercearias e a Black Friday.

Isso se deve à ideia de que os bens duráveis, como os eletrodomésticos e eletroeletrônicos, estão entre os produtos mais cobiçados desta ocasião.

Mas, como sabemos, os itens básicos são muito importantes para o comércio e, se há relevância comercial, também podem ser ótimos produtos para a Black Friday.

Isso também significa que qualquer tipo de comércio varejista também pode usar o engajamento desta data para emplacar as vendas.

Saber fazer isso é o mais importante e, por isso, neste texto iremos dar algumas dicas para as empresas conseguirem se destacar comercialmente.

Procura por Itens Básicos na Black Friday em 2022

É fato que os produtos mais cobiçados para a Black Friday de 2022 são os bens duráveis. É isso o que mostra uma pesquisa da Nielsen.

Só para termos uma pequena noção, os eletrodomésticos são as principais alternativas para 59% dos consumidores e os celulares e tablets foram citados por 57% deles.

Mas sabemos bem que esse não é o foco de atuação de boa parte dos supermercados brasileiros. Então, em que devem investir?

Bem, é preciso lembrar que o Brasil vive um período de grande inflação e isso tem muita influência sobre o preço dos itens básicos e a forma como os consumidores farão suas compras.

De acordo com um levantamento feito pela consultoria Shopper Experience, 69% dos entrevistados querem levar itens de higiene na Black Friday deste ano.

Os produtos desta categoria tiveram uma inflação de 1,56% ao mês e 18,92% ao ano.

Em seguida, o consumidor deve optar pelas carnes, uma tendência que já havia ocorrido em 2021, na qual 56% dos entrevistados disseram ter aproveitado o produto nas ofertas do ano passado.

Neste ano, a ceia deve ser ainda mais farta, uma vez que o levantamento projetou um aumento de 17% nas vendas e isso se deve ao preço desses produtos que, finalmente, deu uma trégua.

Peças para churrasco, como o filé mignon, por exemplo, registraram queda de 7% nos preços. Outros cortes, como fraldinha e picanha, também estão mais baratos.

O empreendedor que investir nesta Black Friday tem chances de alcançar bons resultados, já que muitos brasileiros estão, de fato, atrás de produtos de cesta básica.

Aliás, itens como o café, leite e açúcar foram os que apresentaram o maior aumento no interesse para as ofertas deste ano.

No ano passado, a procura por esses produtos foi de 47% e, para este, o percentual deve chegar a 58%.

Já os itens de limpeza devem fazer parte da preferência de 57% dos consumidores e os refrigerantes de 51% deles.

Resumindo, a lista dos itens que devem ter maior demanda:

  • Itens de higiene
  • Carne
  • Cesta básica
  • Itens de limpeza
  • Refrigerantes

Embora esses sejam alguns dos principais produtos que os consumidores devem comprar neste ano, veremos a seguir que há outras tendências que não podem passar despercebidas pelas lojas do comércio varejista.

Produtos Especiais Ganham Espaço na Black Friday

As promoções deste ano prometem ser melhores do que no ano passado, pois o índice de emprego e a renda do brasileiro melhorou e estamos vivendo um período de deflação de 0,29% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Se em 2021 as vendas foram voltadas especialmente para itens de cesta básica, neste ano as empresas devem ir além.

Estamos falando de um cenário mais favorável ao consumo do que em relação ao ano de 2021 e, junto a isso, 83% dos brasileiros pretendem fazer suas compras no supermercado. Ou seja, esta é uma grande chance para as empresas.

Devido à proximidade entre a Black Friday e as festas de fim de ano, muitas pessoas já podem aproveitar para comprar algumas coisas para essas ocasiões.

É importante se preparar com produtos sazonais e outros que podem ser oferecidos como presentes para o natal, como é o caso dos bombons, doces finos e outros produtos importados.

Esta é a ocasião perfeita para elaborar kits e cestas com produtos para o fim de ano ou até mesmo criar boas promoções para as festividades.

Se o estabelecimento está com produtos encalhados em seu estoque, é hora de aproveitar o momento para fazer liquidações ou mesmo oferecer esses itens como brindes para compras a partir de um determinado valor.

O melhor disso tudo é que essas iniciativas podem ser úteis para fazer o ticket médio da empresa aumentar. De acordo com o mesmo levantamento, este valor deve ser de R$574,87.

O sentimento de otimismo não deve permanecer apenas entre os consumidores, mas também deve contagiar os empresários.

Entre alguns produtos especiais que podem ser vendidos, podemos citar:

  • Panetones
  • Queijos
  • Frutas secas
  • Bombons
  • Amendoins e castanhas
  • Doces, chocolates e biscoitos

No entanto, devemos nos lembrar que, além dos produtos, há também as tendências de consumo para o fim de ano, que devem ser levadas em conta se o objetivo é fazer boas estratégias de marketing e vendas.

O Que Levar em Conta na Preparação?

Apenas 37% dos estabelecimentos estão de fato preparados para a Black Friday. Muitas empresas deixam a reposição do estoque e a preparação das estratégias de vendas para a última hora para, assim, tentar negociar um preço mais baixo com o fornecedor.

Bom, isso não deixa de ser uma estratégia para garantir que o consumidor final também tenha um preço mais baixo, mas é preciso ter cuidado para que a loja não deixe de participar da Black Friday.

E, por falar em preparo, é muito importante lembrar que 2022 é ano de Copa do Mundo e, portanto, todas as estratégias de marketing e venda devem aproveitar para navegar no engajamento da ocasião para tentar aumentar os negócios.

Como já dissemos, os bens duráveis devem estar entre os itens mais cobiçados desta ocasião, mas, mesmo assim, o marketing deve estar focado em tudo aquilo que envolve as reuniões para assistir aos jogos.

As reuniões para assistir às partidas se tornam grandes festas com petiscos, refrescos, pessoas usando adereços com as cores da bandeira brasileira e uma série de outros artigos esportivos, além de produtos licenciados.

Mesmo que as empresas do varejo de alimentos não contemplem toda essa diversidade de produtos, elas ainda podem buscar formas de atender essas demandas proporcionadas pela Copa do Mundo.

E, quando falamos em demanda, não estamos nos referindo apenas ao abastecimento de produtos, mas também à forma de atrair e reter os clientes.

Oferecer aquilo que eles buscam com qualidade, um bom preço e tentando superar as suas expectativas de compra são as principais chaves para gerar a melhor experiência de consumo possível.

Entre alguns produtos ideais para a Copa do Mundo, nós podemos citar: 

  • Itens de churrasco e petiscos
  • Artigos esportivos
  • Produtos licenciados da Copa do Mundo
  • Acessórios e artigos decorativos nas cores da bandeira do Brasil
  • Bens duráveis para acompanhar os jogos (TVs, celulares, notebooks, tablets)

Como podemos ver, não só é possível criar promoções de Black Friday nos supermercados como há uma grande demanda para as empresas que participarão da data.

Com atenção aos produtos mais procurados e às tendências que irão determinar o comportamento do consumidor durante este período, é possível ter um excelente período de vendas.

Conclusão

A Black Friday deste ano promete ser melhor do que a do ano passado, tanto em número de vendas quanto pela demanda de produtos de preço mais elevado.

Enquanto no ano passado a procura por produtos de cesta básica foi mais alta, neste ano os produtos de higiene e até a carne ganharam espaço nas buscas dos consumidores.

Essa melhora serve como um impulso para o otimismo para os empresários, que podem aproveitar a oportunidade para vender muitos produtos para as festas de fim de ano.

A Copa do Mundo FIFA que acontece em 2022 também deverá causar impactos no comportamento dos consumidores, que devem procurar produtos para poder acompanhar os jogos.

As empresas precisam levar em conta os produtos e as tendências de fim de ano na hora de criar o planejamento estratégico para o marketing e para as vendas, pois tudo precisa ocorrer da melhor forma possível.

A Black Friday é um dos períodos de maior venda do ano e, por causa da deflação e do grande engajamento proporcionado pelas festividades, as empresas estão com tudo o que precisam em mãos para criar promoções excelentes.

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