Um dos principais objetivos – ou que pelo menos deveria ser – de qualquer supermercado ou mercearia é aumentar seu lucro e fidelizar o seu cliente. Mas qual é o caminho para atrair clientes e vender mais? A verdade é que existem muitos desafios até que esse objetivo seja alcançado.
Primeiro, é importante pensar em como otimizar todos os processos, desde compras ao financeiro, logística, estoque e planejamento estruturais do seu negócio. Quando você decide atrair mais clientes e gerar mais vendas, é preciso que haja um conhecimento amplo do que acontece tanto internamente, quanto externamente acerca do seu negócio.
É necessário também se adaptar aos novos formatos de atração, e aqui estamos falando sobre a transformação tecnológica que, inevitavelmente, precisará ser implementada em sua estratégia de negócio. Mercearias e mini-supermercados que ainda não aderiram a presença digital em seus negócios, precisam repensar suas estratégias.
E para que você consiga vender cada vez mais e manter todos os seus clientes em seu negócio, separei algumas dicas que podem contribuir muito para o sucesso do seu negócio. Confira!
1. Conheça bem o seu consumidor
Se você não conhecer bem o seu consumidor ou buscar entender o que ele realmente procura, dificilmente conseguirá oferecer um produto ou serviço para retê-lo. Existem algumas estratégias bastantes eficazes que podem indicar como o seu consumidor se comporta e como ele compra.
Observar a interação do seu consumidor com as gôndolas, por exemplo, podem revelar muito sobre seu comportamento e sua experiência de compra. A medida em que são colocadas nova precificação, é possível identificar se essa estratégia está sendo eficaz.
2. Propaganda
Esse é o modo mais antigo de atrair clientes para conhecer seu negócio ou produto. Nos mais tradicionais, sempre houve a presença de folhetos e catálogos com todos os produtos e seus preços, o que ainda hoje surte muito efeito. E algumas mercearias, por menores que sejam, utilizam também dessa estratégia.
Mas para segmentar de forma efetiva todos os seus clientes, é preciso pensar também na presença digital para esses anúncios, como mencionado. Hoje, as mídias sociais ajudam a consolidar negócios por meio de estratégias digitais, o alcance e a visibilidade da sua marca pode te da um retorno sobre propaganda bem mais rápidos do que se imagina.
3. Programas de fidelidade para atrair clientes
Os programas de fidelidades são excelentes formas de tornar sua mercearia ou supermercado mais conhecida, e assim, aumentar cada vez mais suas vendas através da fidelização. Criar ofertas e descontos exclusivos que levem seus clientes a comprarem com você de forma contínua, podem ter um alcance maior de pessoas.
Essa estratégia garante também um estreitamento de relacionamento. Ao criar programas de fidelidade, quando seu cliente tem o incentivo de comprar sempre em seu negócio, são criadas também algumas conexões emocionais, levando-os a se sentirem especiais. Esses programas também fazem com que seu negócio se torne um destino obrigatório.
4. Garanta uma boa experiência do cliente
Para que todas essas dicas anteriores sejam efetivas, é necessário priorizar oferecer uma boa experiência para o seu cliente sempre. Não basta apenas conhecer o seu consumidor ou criar boas ofertas, e não oferecer um serviço ou atendimento de qualidade.
Experiências positivas em um comércio são os principais motivos para que as pessoas retornem e decidam por comprar sempre com você. E isso vai do excelente atendimento de funcionários a até uma boa organização das gôndolas, por exemplo.
5. Mantenha-se atualizado sobre seu estabelecimento
A boa experiência do seu cliente também passa pelo cuidado com cada produto em seu estabelecimento, seja de pequeno ou maior porte, é muito importante estar sempre atualizado sobre todas as mercadorias, bem como prazos de vencimentos ou possíveis rupturas de produtos.
É imprescindível sempre revisar rótulos e preços. Algumas mensagens ou nomes incorretos, e até mesmo produtos vencidos em suas prateleiras, como mencionado anteriormente, podem prejudicar rapidamente a reputação não só da marca do produto, mas também de uma empresa como uma mercearia confiável.
Qual o melhor caminho a seguir para atrair clientes e vender mais?
Não existe outro caminho para vender mais e atrair novos clientes se não houver em seu estabelecimento uma estratégia que antes gere valor para o seu cliente. Isso ajuda não só na fidelização, mas também para tornar sua presença de marca cada vez mais forte, um dos pontos principais de atração de novos clientes.
O que você achou do conteúdo? Se você identificou que sua mercearia ou supermercado precisa aplicar essas dicas, fique atento às diversas outras postagens sobre gestão de negócio e varejo em nosso site para se manter sempre atualizado.