5 Dicas Para Organizar as Prateleiras do Supermercado

Organizar as prateleiras do supermercado consiste em estratégias para não só atrair o consumidor como fazer com que ele adquira determinado produto, desde a abordagem à retenção do cliente no ambiente de compra.

Todo estabelecimento almeja atrair pessoas e convertê-las em clientes, é fato. As ações de divulgação o e enaltecimento da marca variam desde panfletos à um comercial de TV, afinal, como sempre ouvimos a propaganda é a alma do negócio, certo? Bem, correto.

No entanto, a propaganda é somente um dos pilares para atração de clientes e conversão em vendas. O que a maioria de nós não sabemos, é que existe um conjunto de estratégias para não só atrair o consumidor como fazer com que ele adquira determinado produto, desde a abordagem à retenção do cliente no ambiente de compra. Um bom exemplo disto é a organização das prateleiras do supermercado.

Acredite se quiser: nenhum produto está onde está por acaso. Por detrás de seu posicionamento em uma gôndola, existe uma série de estudos e estratégias para determinar sua localização.

E a regra é geral: vale tanto para pequenos estabelecimentos para quanto para grandes hipermercados. Confira agora algumas dicas sobre como organizar as prateleiras do seu supermercado para aumentar sua lucratividade.

Organizar as prateleiras do supermercado por níveis

Estudos revelam que organizar prateleiras de supermercado costuma se dividir em cinco principais níveis: produtos acima da cabeça, na altura dos olhos, à altura da cintura, abaixo da cintura e à altura do chão.

É importante ressaltar que a posição é relacionada à circulação do cliente. As prateleiras são organizadas de acordo com o campo de visão, ou seja, os produtos que estão neste campo, à altura dos olhos, chamam naturalmente mais a atenção.

Aqui, deixamos, portanto, as marcas mais conceituadas e cuja a venda pretende-se realizar com mais frequência. Você sabia que existem fornecedores que chegam a pagar por esta posição?

Acima da cabeça, os produtos de menor destaque preenchem as gôndolas. É o campo de menor notoriedade pelo campo de visão.

Alinhado à cintura e abaixo dela, é recomendado deixar os produtos mais baratos e populares. Essa posição está abaixo do campo de visão do consumidor, porém, por se tratar de marcas e produtos de grande procura, serão procurados e vendidos da mesma forma.

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Organizar as prateleiras de forma vertical e horizontal

Neste modo de organização, os produtos podem ser colocados verticalmente e horizontalmente. Quando optamos por organizá-los de modo vertical, causamos um impacto visual maior para a marca exposta.

Estudos revelam que nossos olhos tendem a visualizar primeiro da esquerda para a direita e de cima para baixo. Deste modo, quando as gôndolas são organizadas de modo vertical, o consumidor tende a notar os produtos à medida que caminham pelo corredor.

O modo horizontal também é indicado, porém, pode dificultar o acesso às prateleiras mais altas por pessoas cuja estatura é mais baixa.

Organizar as prateleiras do supermercado de modo aleatório

Não é recomendável organizar as prateleiras de supermercado de modo aleatório em um estabelecimento por diversos fatores.

Testes afirmam que este modo de organização resulta em quedas nas vendas em função de o consumidor se confundir e gerar sentimento de frustração por não encontrar o que procura. Além disso, pode transmitir a sensação de desorganização ao cliente.

Cross Selling

É importante aproveitar a tática de cross selling. Apesar do termo desconhecido, ele traz resultados bem satisfatórios em curto prazo de tempo.

Já foi ao supermercado comprar um macarrão e se deparou com uma lata de molho de tomate, milho verde dentre vários outros complementos que no fim também acabaram dentro de seu carrinho?

Isto significa que a estratégia de unificar a venda do produto que você pretendia levar com outros produtos adicionais e relacionados a ele, deu certo.

Procure sempre deixar produtos que se complementam próximos uns dos outros, desde que faça sentido. O cliente sempre tende a levá-los também. Você pode ver mais sobre essa tática e exemplos de como aplicá-la clicando aqui.

Aproveite as datas comemorativas!

Festa Junina? Páscoa? Natal? Datas comemorativas são uma grande oportunidade de organização dinâmica e chamativa para as prateleiras e gôndolas de um mercado.

Stands decorados, produtos relacionados entre si (como abordado no tópico acima), etc. são ótimas dicas de como dispor as marcas e fazer com que vendam ainda mais de acordo com as datas sazonais.

Você pode ler mais sobre ideias de decoração em datas sazonais clicando aqui.

E você? Quais dessas dicas já são utilizadas em seu estabelecimento e quais delas pretende colocar em prática?

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