Marketing Regionalizado: Veja as Razões para Aderir

  • O marketing regionalizado é um segmento voltado para compreender características e comportamentos de uma região e oferecer soluções para ela.
  • Para as empresas, é interessante focar em nichos a fim de conseguir maior atração e retenção de clientes. Mas, para isso, é preciso ter uma boa estratégia.
  • O marketing digital ocupa um espaço muito importante neste processo, isso porque as redes têm o potencial de difundir bastante a vitrine virtual das lojas.
  • Hoje, os próprios sites de busca na internet possuem dispositivos que ajudam as empresas a ter bons resultados e que facilitam a pesquisa do cliente.

 

Buscar meios de longo alcance para transmitir os valores de uma marca, mas que, mesmo assim, garantam personalização. É disso que se trata o marketing regionalizado, uma estratégia focada em oferecer soluções de acordo com as características e comportamentos apresentados por consumidores de um ou mais locais em específico, fazendo com que o objetivo da empresa seja melhor voltado para fidelizar e engajar um determinado público.

Uma pesquisa feita pela Epsilon Marketing constatou que 80% dos clientes tendem a comprar de empresas que oferecem um marketing personalizado. Não é apenas o consumidor que se beneficia ao encontrar uma marca com a qual ele se identifica, mas a loja também consegue ter uma referência mais clara de como deve ordenar suas estratégias. Afinal, criar nichos para as campanhas ajuda a priorizar os públicos que são os principais compradores.

Em um mercado em que há vários tipos de nicho em crescimento e com outros surgindo a todo momento, é importante que as empresas busquem fazer suas segmentações e, para tal, a regionalização é um fator chave para uma boa estratégia. Isso cria vínculos e gatilhos emocionais com o consumidor, gerando uma sensação de exclusividade e permitindo captar dados que aumentam a probabilidade de oferecer serviços, produtos e conteúdos mais relevantes.

Neste texto, iremos falar de forma mais aprofundada sobre como esta segmentação pode ajudar as empresas, o que é de fato o marketing regionalizado e qual é o seu papel para estabelecer uma relação com o consumidor, levando em conta a fidelização que ele pode proporcionar e também o engajamento que oferece. Além disso, também é preciso entender o papel do canal digital para a implementação deste tipo de estratégia.

O Que é o Marketing Regionalizado?

De modo convencional, o marketing ocupa um papel de compreender a demanda e criar soluções baseadas no que foi levantado. Quando falamos em regionalização, nos referimos também aos fatores geográficos que influenciam nesses resultados, como os costumes, a cultura e outros fatores locais que acabam sendo determinantes para a decisão de compra como, por exemplo, se o local faz muito calor, se está no litoral, se é uma área urbana ou não, etc.

São muitos os fatores locais que podem mudar completamente os hábitos de compra, pois fatores geográficos, além de mudar os costumes, podem ser determinantes para o aumento ou diminuição na procura de determinados produtos. Isso ocorre porque as condições, problemas e até mesmo a cultura são coisas que variam de um lugar para o outro e têm impactos também na forma como o consumidor interage e define sua busca pelos produtos.

Definir uma estratégia de marketing regionalizado é, portanto, focar em ações de atração e retenção para um determinado público. Isso significa que a empresa passará a definir um objetivo com maior clareza, ajudando a definir as melhores ações a serem tomadas para conquistar o consumidor, mas não quer dizer que outros públicos fora da persona definida não serão atraídos ou que serão ignorados pela marca, e sim que os principais clientes serão priorizados.

O marketing regionalizado depende de uma apuração sobre aquilo que é relevante no perfil e no comportamento do cliente e isso depende de um bom levantamento de dados. Não é uma novidade que hoje o maior tráfego desse tipo de informação está na web, pois é através das interações digitais que os consumidores fazem com a marca que se torna possível levantar algo novo a respeito das pessoas a cada minuto – e é aí que entra o papel do marketing digital.

O Papel do Digital no Marketing Regionalizado

Um levantamento feito pela Leadster apontou que a média de conversão dos sites brasileiros é de 3,81%. Este percentual pode variar de acordo com o setor de cada negócio e também pode apresentar variações nas vendas de acordo com os aparelhos que os clientes utilizam no momento da compra. Como podemos ver, existem diversos fatores que são capazes de provocar mudanças nos resultados e, por isso, uma estratégia bem feita faz toda a diferença.

Se a média de conversões pode aumentar ou diminuir com uma estratégia eficiente e bem aplicada, há boas razões para acreditar que um serviço melhor direcionado e que utiliza bem os recursos digitais disponíveis pode trazer bons resultados. Com a interação frequente dos consumidores e a emissão de dados que é feita a todo momento, é preciso identificar essas informações para fortalecer a identidade da marca e criar maior identificação com o público.

Mas, para que haja uma boa captação de informações, as empresas precisam ser versáteis na sua forma de comunicação para criar maneiras atraentes de se relacionar com o público. Existem vários métodos que podem ser eficientes nesse aspecto, normalmente os mais utilizados são aqueles que consistem em oferecer um benefício para o consumidor em troca da realização de um cadastro, um preenchimento de formulário ou de responder a um questionário.

Os benefícios podem ser os mais diversos possíveis, tudo depende da criatividade da empresa e também da disponibilidade e do interesse do cliente. Entre alguns exemplos, nós podemos citar os brindes, cupons de descontos exclusivos para aqueles que fornecerem as informações desejadas, oferecimento de algum conteúdo que possa interessar os clientes ou até mesmo participação em sorteios de algum prêmio que possa engajar o público.

A Plataforma Busca Cliente

Dentre as ferramentas que mais dinamizam este encontro da marca com o consumidor, a plataforma Busca Cliente se sobressai por ser amplamente utilizada nos maiores sites de busca pela internet, como o Google, Bing e Yahoo. Este recurso é muito importante quando o assunto é marketing regionalizado, pois ele entrega resultados para o buscador com base na localização em que ele se encontra, gerando benefícios para quem vende e quem procura.

Para as empresas, isso significa um aumento significativo no tráfego orgânico, que é responsável pela maior parte dos acessos nos sites. Isso ocorre de maneira segmentada, ou seja, o cliente que está em uma região específica procura um determinado produto e o buscador entrega o que ele quer, mostrando uma loja próxima de sua localização. Isso faz com que as chances de haver uma nova conversão aumentem de forma considerável.

Portanto, podemos destacar que os principais benefícios da utilização deste recurso são:

  • O cliente tem a sua demanda atendida pelo Busca Cliente, que oferecerá o que procura em uma região próxima de onde ele está.
  • As empresas potencializam sua vitrine virtual e os acessos em sua página aumentam de forma orgânica.
  • O crescimento nos acessos também proporciona um maior interesse do público e, consequentemente, mais conversões.
  • Se o cliente tiver uma jornada de compra satisfatória, ele pode passar a contar com a descoberta que ele fez, considerando o benefício de a empresa estar próxima de onde ele está.

É preciso levar em conta que, em meio a um mercado onde surgem novas opções de compra a todo momento, é preciso sempre ter um diferencial competitivo, pois muitas vezes é isso que garante a fidelização do consumidor. Portanto, a regionalização é um nicho que pode ser bastante atrativo e com alto potencial de atrair, reter e engajar clientes. Muitas vezes, é melhor buscar o seu espaço em comércios locais ao invés dos globais.

Conclusão

O marketing regionalizado é voltado para a segmentação do público com base na localização do cliente e, através disso, conhecer as demandas e propor soluções para aquilo que ele busca. Através da apuração das dificuldades, desejos, culturas e comportamentos do consumidor de uma área específica, a empresa foca em criar uma abordagem personalizada e que possui chances maiores de fidelizar mais pessoas.

O papel do marketing digital no desenvolvimento de estratégias é muito importante, não somente pelo fato de a maior parte das pessoas estarem conectadas às redes atualmente, mas também porque através deste recurso é possível entregar conteúdo e oferecer produtos para o consumidor baseado no interesse dele e também de acordo com a região em que ele se encontra. 

Além disso, os canais digitais permitem fazer um levantamento amplo de dados dos consumidores através das interações que eles fazem com a marca. Ao fazer isso, é possível elaborar uma estratégia aprofundada e que terá maior probabilidade de ter aceitação entre o público alvo. Para ter acesso às informações do cliente, é importante não ser invasivo e a melhor maneira de fazer isso é oferecendo benefícios em troca.

Um dos recursos que facilita muito a complementação do marketing digital é a plataforma Busca Cliente, que é utilizada nos sites de pesquisa para facilitar as buscas do consumidor por lojas em regiões próximas que vendem o que ele quer comprar. Ao entregar o que ele procura, a plataforma ajuda não apenas quem está querendo comprar, mas também as empresas, que passam a ter mais acessos no site, maior visitação e, consequentemente, mais vendas.

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