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4 Maneiras de gerar mais Atração no seu Mercado

  • A atração de clientes no varejo depende de um bom planejamento, investimento em logística e infraestrutura e estar em vários canais de venda.
  • O principal foco é gerar boas experiências de venda para reter um público maior, o que, de acordo com pesquisas, gera mais lucro para o comércio.
  • Quando são fidelizados, os clientes não se importam em pagar a mais por um produto ou serviço de qualidade e fazem publicidade gratuita para a marca.
  • Apesar de a implementação de algumas medidas ter custo para o comerciante, o lucro da empresa aumenta e os gastos para atrair fregueses diminuem.

A tarefa de atrair mais clientes para o varejo é algo complexo e vai muito além da criação de simples campanhas publicitárias. Aliás, cumprir esse objetivo é um processo que depende muito mais da qualidade dos produtos e serviços que uma empresa ou comerciante tem para oferecer aos seus clientes do que da publicidade e, por isso, é importante focar em diversas etapas.

Essas etapas consistem em traçar um bom planejamento estratégico e na implementação de logística e infraestrutura adequadas, entre outras coisas capazes de oferecer um bom resultado final, isto é, grande atração e boa taxa de fidelização de clientes. Afinal, esse processo é o que confere a boa qualidade ao serviço ou mercadoria oferecidos.

Agregar qualidade aos produtos e serviços promove uma boa experiência de compra para o consumidor e pode resultar em sua fidelização. Uma pesquisa publicada pela Forbes mostra que conquistar um novo cliente sai cinco vezes mais caro para o varejista do que manter um. Outro dado interessante é que manter uma taxa de retenção de 5% compradores pode aumentar os lucros entre 25% e 95%.

Alguns fatores que explicam a economia da fidelização são a publicidade gratuita que os clientes fazem, o feedback que dão e o fato de não se importarem em pagar um pouco a mais por algo que confiam e gostam. Tudo isso acarreta em diminuição nos gastos com marketing e aumento na atração de novos consumidores. Abaixo, citamos algumas dicas que podem ajudar a alcançar essas vantagens.

1. Variedade de Produtos

Além dos preços baixos, outro aspecto que desperta a atenção do consumidor é a variedade de produtos em uma loja. Uma loja bem abastecida causa a impressão no consumidor de que aquele é um lugar onde ele encontra “de tudo”, o que é bom tanto para atrair pessoas que planejaram suas compras como para aumentar as compras por impulso.

Os consumidores só se motivam a fazer compras por impulso onde há muitos itens que lhes despertem interesse. Além disso, a escassez de produtos transmite uma má reputação sobre o estabelecimento e, se houver um concorrente ao alcance de potenciais clientes, é bem provável que uma grande parcela deles irá optar por comprar na loja que tiver uma variedade maior.

Nessa hora, ter contato com uma boa distribuidora é algo fundamental, já que as empresas que possuem uma grande quantidade de marcas representadas são capazes de abastecer o estabelecimento com uma variedade maior de produtos. Isso também ajuda a diminuir o número de reposições de estoque, o que também facilita a contenção de gastos.

2. Organização do ambiente

Prateleiras e sessões de venda bonitas e bem organizadas são importantes para facilitar a locomoção das pessoas pela loja e a dar destaque para os produtos, o que também é importante para manter a boa reputação da loja como um local que dispõe de bons produtos e que possui um ambiente agradável para vendas.

Além do mais, a criação de ambientes temáticos no varejo ajuda o cliente a ordenar as compras por interesse e também motiva a comprar por impulso, afinal, dois produtos que têm relação entre si podem atrair o interesse do cliente como, por exemplo, pó de café e filtros de papel.

Ambientes organizados também ajudam a diminuir a chance de ocorrerem atritos na hora de vender, pois quando o ponto de vendas não é um local agradável para ficar, o cliente pode querer se apressar para sair dali, o que faz com que ele não veja todos os produtos que estão disponíveis na loja. Em outras palavras, este também é um elemento importante para atrair novos consumidores.

É preciso ser criterioso na hora de organizar o ambiente e, para isso, é importante contar com um profissional de merchandising, já que é ele quem define a melhor forma de dispor os produtos e qual é o espaço mais adequado na loja. Além disso, ele também fica por conta de questões como: reposição, preço correto e visível, observação da rotação de mercadorias e verificação de produtos e embalagens com defeitos.

3. Atendimento personalizado e multicanal

Uma loja que realiza vendas por meio de diversos canais não somente possui mais ferramentas para captar lucro, mas também causa melhor impressão em seus clientes. Uma pesquisa publicada pela Forbes mostrou que as empresas que investem em múltiplas plataformas de venda retém em média 89% de seus consumidores, enquanto as que não o fazem conseguem fidelizar cerca de 33% da clientela.

Uma tendência muito relevante no momento atual é a digitalização das vendas. Uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), feita em março de 2021, mostrou que a transformação digital aumentou 87% no varejo e 74% desse total aumentaram as vendas.

As vendas em múltiplas plataformas ajudam o cliente a personalizar a forma de compra, pois oferecem a ele mais opções de como deseja ser atendido, meios de escolher os produtos e formas de pagamento e de retirada da mercadoria, com a opção de alternar cada uma dessas etapas entre o varejo físico e a web, se preferir.

É interessante que a empresa ou o comerciante explore esses recursos a fim de reduzir a ocorrência de atritos, que são possíveis problemas que podem ocorrer em qualquer etapa da venda e podem causar frustrações ao consumidor no momento da compra. Isso gera uma experiência mais agradável e contribui bastante para atrair e fidelizar clientes.

4. Investimento em Marketing

Uma empresa que deseja aumentar os lucros e conter prejuízos precisa conhecer sobre tendências de consumo, as melhores ferramentas para atrair clientes, criar campanhas de venda e zelar pela reputação da marca. Contar com uma boa equipe de marketing ajuda a agregar valor à marca e a atender as expectativas de um público alvo.

Comércios varejistas que se empenham em atrair cada vez mais clientes devem investir em marketing. Afinal, esta é a principal ferramenta para a criação de dispositivos capazes de chamar a atenção do público e promover boas experiências de compra para os consumidores. Por isso, é importante que também seja aplicado nos diversos canais de venda em que a empresa está presente.

De acordo com uma pesquisa do Think With Google, 67% dos compradores disseram que confirmam online se um item está em estoque antes de comprá-lo, o que mostra que a presença do marketing nos meios digitais é importante para dar mais visibilidade para os negócios e também para atrair visitantes, ligações e vendas. Além disso, os perfis digitais atualizados regularmente podem ter cinco vezes mais visualizações.

Para quem quer investir no marketing digital, a Chuá e a Gofind lançaram uma iniciativa para ajudar empresas a criar e manter seu perfil digital no Google Meu Negócio, sempre atualizando a lista de produtos e estoque com os produtos que as empresas parceiras adquiriram.

Também é possível criar um website com os dados do Google Meu Negócio para aquelas que ainda não possuem um. Além disso, a Chuá indica as empresas parceiras em seu site e também no Google, tudo isso gratuitamente, só é necessário ser parte da nossa cartela de clientes. Para saber mais, clique aqui.

Conclusão

Atrair novos clientes é primordial para os comércios varejistas e é algo que depende muito da qualidade dos produtos e serviços oferecidos. Por isso, fazer um bom planejamento e pensar em logística e infraestrutura é fundamental. Fidelizar as pessoas que compraram na loja também é importante, pois o consumidor fiel divulga a marca e não se importa em pagar mais por produtos e serviços de qualidade.

Outros pontos também merecem atenção: praticar bons preços, oferecer uma boa variedade de produtos e marcas melhora a imagem da loja, motivam as compras por impulso, promovem destaque entre os concorrentes e reduzem os gastos com a reposição de estoque.

Organizar as prateleiras e corredores e criar ambientes temáticos no ponto físico de vendas também promove uma melhor experiência ao consumidor, fazendo-o passar mais tempo na loja e comprar mais. É recomendável contar com a ajuda de um profissional de merchandising nessas questões.

Também é importante colocar a marca em diversas plataformas, além do ponto físico. Empresas que oferecem opções de venda em diferentes canais a seus consumidores retêm quase três vezes mais clientes do que as que optam por não fazê-lo – e os compradores ficam mais satisfeitos, o que é um pré-requisito para decidirem se fidelizar.

Por fim, é necessário pensar no marketing que, quando bem feito, atrai potenciais clientes que podem querer se tornar fiéis à marca. É fundamental que as estratégias também incluam as plataformas digitais, pois a presença das marcas na internet ajudam a dar visibilidade e a despertar o interesse de mais pessoas.

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