3 Motivos Para ter uma Padaria no seu Supermercado

  • O pão é um dos principais alimentos no lar dos consumidores brasileiros. Portanto, ter uma padaria pode gerar aumento no lucro dos supermercados.
  • Além de gerar conveniência para os clientes que querem tudo em um lugar só, a padaria ainda pode ser um diferencial competitivo importante para a marca.
  • A panificação é versátil e há produtos de várias qualidades e sabores, o que pode ser usado para gerar lucro e evitar o desperdício de alimentos.
  • Os pães podem ser usados para promover boas experiências de compra e, assim, é possível fidelizar mais clientes e aumentar o faturamento da empresa.

O pão é um produto muito apreciado pelo brasileiro. Apenas essa afirmação já seria motivo suficiente para descrever a importância ter uma padaria em um supermercado.

Aliás, o fato de o pão ser tão popular fez com que fosse criado um dia especial para ele no calendário. Em 16 de outubro, é celebrado o dia deste que é um dos alimentos que mais faz parte da mesa do brasileiro.

Boa parte dos brasileiros faz o desjejum com um pão pela manhã. De acordo com um levantamento do Sebrae, este número chega a 76%.

Como se isso já não fosse bastante, o número de pessoas que consomem produtos de panificação no país é ainda maior, atingindo a marca de 98%.

Os brasileiros têm o hábito de consumir pão todos os dias. Isso mostra que fabricar pães contribui para que os clientes visitem um estabelecimento diariamente.

Com isso, uma empresa pode, além de vender algo para o cliente todos os dias, ter a oportunidade de oferecer e vender outros produtos além dos pães.

Ou seja, estamos falando de um produto relevante, com uma alta rotatividade e que ainda pode servir de estímulo para vender outras mercadorias.

Além desses pontos, as padarias possuem excelentes diferenciais econômicos que podem ser explorados para aumentar as vendas, a atração de clientes e até mesmo gerar uma economia maior.

Veja a seguir três dicas de como o investimento em uma padaria pode ajudar o seu negócio a se expandir.

A Importância das Padarias 

Antes de listar os motivos para ter uma padaria no estabelecimento, é importante explicar que é um segmento que se tornou um componente estratégico importante para aumentar as vendas no supermercado.

As padarias têm a capacidade de influenciar no comportamento do cliente pelos produtos que oferecem e até mesmo pelo aroma deles.

Isso configura uma excelente estratégia de marketing sensorial e, portanto, é importante escolher o espaço mais adequado na loja para colocar a padaria.

Ao escolher o fundo da loja, por exemplo, o aroma dos pães frescos irá atrair os consumidores, fazendo com que eles passem por vários produtos até chegar lá. Dessa forma, eles conseguem ver muitos itens e podem ser influenciados a comprar mais.

Além disso, padaria pode oferecer boas experiências das seguintes maneiras:

  • Atraindo novos consumidores para a loja
  • Promovendo degustações
  • Criando produtos exclusivos
  • Vendendo alimentos sazonais (como panetones e colombas) para faturar em datas comemorativas
  • Criando promoções ou descontos especiais

Tudo isso tem um grande potencial comercial que as empresas podem utilizar para conquistar novos clientes e estabelecer um vínculo maior com o seu público.

Isso significa um aumento nas fidelizações, o que quer dizer que mais pessoas irão dar prioridade para o seu estabelecimento na hora de fazer as compras, além de sugerir a familiares e amigos que também comprem no mesmo local.

O potencial econômico de uma padaria é bem grande e, para conseguir explorá-lo, é preciso saber como ela pode ser utilizada pelo seu negócio para agregar nas vendas.

3 Razões Para Ter Uma Padaria No Seu Comércio

1- Aumento no Lucro e Redução do Desperdício

Como já dissemos, o pão é um produto que o cliente consome diariamente, pois sua curta durabilidade faz com que as pessoas comprem apenas o que irão comer naquele dia.

Os tipos de pães mais procurados são os artesanais, que 86% dos consumidores levam para casa, enquanto os pães franceses são a preferência de 52% deles.

Isso significa que vender esses produtos pode aumentar bastante o fluxo de clientes na loja e até mesmo atrair novos consumidores que estão em busca de pães fresquinhos todos os dias.

Os pães também podem evitar o desperdício de alimentos nos supermercados, que muitas vezes são descartados por não terem sido vendidos e pela falta de meios de aproveitá-los. 

Boa parte dos alimentos vendidos nos estabelecimentos podem ser utilizados na criação de novos produtos e sabores e isso possibilita diminuir a quantidade de insumos descartados.

Dessa forma, a panificação permite reutilizar frutas, legumes, temperos, farináceos, confeitos, entre outros.

Além disso, os próprios pães podem ser reutilizados para outras finalidades, seja para vender farinhas, fazer torradas , rabanadas, entre outras possibilidades.

Além de diminuir o desperdício, isso também permite um aumento no faturamento, uma vez que a fabricação desses produtos pode gerar mais lucro do que a venda dos ingredientes separadamente.

2- Diferencial Competitivo

Os produtos panificados podem ser um excelente diferencial competitivo por uma boa razão: pães não são todos iguais.

Além de existirem diversas qualidades, há diferentes tipos de pães e tudo isso pode ser explorado pelas empresas para se destacar dos demais concorrentes.

Entre as principais qualidades de pães, nós podemos citar: francês, doce, italiano, de forma, centeio, baguete, bisnaguinha, etc.

Além de ser possível variar o cardápio de ofertas da padaria, a marca também pode fabricar diferentes tipos de pães ao longo dos dias da semana, o que pode melhorar a oferta daqueles que possuem uma demanda menor.

Os pães podem ser utilizados inclusive para agregar valor à marca, uma vez que há opções que são regionais, mais requintadas, populares, sazonais, etc.

A padaria pode definir o seu cardápio para transmitir um valor ao seu cliente e isso é uma das possíveis formas de gerar identificação, engajamento e fidelização.

Essas opções diversificadas podem acabar sendo muito mais atraentes do que os pães industrializados. Afinal, diferentes estabelecimentos vendem, em geral, as mesmas marcas.

Os alimentos industrializados também estão sujeitos a um cardápio limitado, elaborado de acordo com uma demanda que não é igual à de um supermercado. Portanto, vale a pena para este contar com pães voltados especialmente para seu público-alvo.

3- Conveniência Para o Cliente

Para o cliente, é importante ter um único lugar onde ele possa comprar tudo o que precisa e, como já sabemos, o pão é um produto que ele precisará regularmente.

Mas, se o supermercado não tiver uma padaria, o consumidor precisará ir atrás de um concorrente e, com isso, todos os benefícios que já citamos até aqui não serão alcançados.

Mesmo que a empresa não deseje investir alto em uma padaria, ainda é melhor que ela tenha uma que fabrique pelo menos os pães de maior demanda.

Nesse caso, mesmo que o pãozinho não seja o melhor da região, o consumidor poderá optar por levá-lo em algumas ocasiões em que ele, por exemplo, não queira ir até o estabelecimento concorrente.

A conveniência também pode ocorrer de forma inversa, como nas situações em que o cliente visita o seu estabelecimento para comprar pães e aproveita para levar outros produtos que também são de seu interesse.

Os pães também podem impulsionar a venda de outros alimentos, como queijos, frios, manteiga, cafés, achocolatados e até mesmo outras variedades de produtos de panificação.

Isso significa que o fato de o cliente ir diariamente à loja para comprar pães pode estimulá-lo a levar outros itens por conveniência e também por impulso, gerando um aumento no ticket médio.

Para alcançar melhores resultados, coloque perto dos pães alguns produtos que podem acompanhá-los em um belo lanche. Assim, é possível que o próprio estabelecimento sugira um novo item para o cliente por meio da organização de seu espaço.

Contando com um produto que tenha boa demanda, basta saber organizar da melhor maneira o ambiente e o marketing em torno dos pães para garantir que as vendas sejam um sucesso.

Conclusão

Ao montar uma padaria em seu estabelecimento, a empresa começará a produzir um dos alimentos de maior demanda do país.

Os pães possuem excelente potencial econômico: sua versatilidade permite economizar insumos que poderiam ser descartados e sua qualidade e variedade podem ser usadas como diferenciais competitivos.

Ter uma padaria em seu estabelecimento, ainda que seja para produzir pães com uma qualidade não tão alta, pode ser um bom negócio.

Isso porque o pão é um produto capaz de gerar conveniência para o consumidor, que pode aproveitar o fato de já estar na loja para levar os pães que ele precisa.

Esta conveniência também pode gerar consumo por impulso, pois, ao ir comprar pães, o consumidor pode aproveitar para levar outro produto que também seja interessante para ele.

Por sorte, os pães e alimentos agregados são produtos com um potencial de marketing fácil de explorar, pois o simples aroma que eles deixam no ar pode ser muito convidativo para o consumidor.

Aproveite para oferecer degustações e dar destaque para aqueles que são confeitados ou com finalizações bonitas. Este é um bom produto, portanto, ter capricho na hora de vender é o principal diferencial.

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também