Oportunidades de Emprego: Aprenda a usar as redes sociais para divulgar

  • Os brasileiros, de modo geral, são usuários ativos de redes sociais e muitos usam este recurso inclusive para buscar por oportunidades de emprego.
  • Publicar ofertas de emprego em redes sociais pode ser uma boa forma de achar candidatos de forma rápida através de dispositivos de longo alcance.
  • As postagens voltadas para a busca de candidatos devem transmitir confiança, ter um bom layout e passar a mensagem de forma clara e objetiva. 
  • Formas de contato, prazos de envio e todas as informações complementares devem estar escritas de forma clara no anúncio para que não haja dúvidas.

Oportunidades de emprego e redes sociais certamente são duas coisas de grande apelo nos tempos atuais, pois a maior parte dos brasileiros possuem algum perfil na web e muitos estão atrás de uma vaga de trabalho.

O grande alcance proporcionado pela internet, somado à facilidade de interação, faz com que muitas empresas se interessem em divulgar vagas de trabalho nas redes.

Por outro lado, o candidato também pode ser beneficiado ao saber de uma forma cômoda se preenche os requisitos de uma vaga, em alguns casos, sem nem precisar de casa.

No entanto, o simples fato de estar na internet não garante que tudo irá ocorrer da melhor forma possível ou que um novo funcionário será contratado pela empresa em breve.

Deve haver uma clareza na descrição da vaga para que a empresa consiga transmitir aquilo que ela precisa e também para que o candidato consiga saber se é capaz de preencher os requisitos que o empregador está precisando.

Neste texto, iremos falar um pouco mais sobre este assunto para ajudar aqueles que querem usar as redes sociais não apenas para contratar novos funcionários, mas para admitir pessoas com o perfil exato que estão procurando.

Desafios ao Anunciar Oportunidades de Emprego

Entre os países da América Latina, o Brasil é o que tem o maior percentual de pessoas que confiam nas oportunidades de emprego anunciadas pela internet. 

É isso que mostra o levantamento feito pela Page Outsourcing que apontou que 26% dos entrevistados buscam por ofertas de trabalho através de perfis na web.

Os candidatos focam sua atenção em detalhes ligados aos pré-requisitos para saber se são capazes de preencher as vagas.

O que eles mais valorizam na hora de se candidatar a uma vaga é o local de trabalho (51,5%) e o nome do cargo (48,7%).

82% das pessoas que procuram empregos pela web afirmam que procuram se informar sobre a vaga nas redes sociais da empresa, 64% fazem buscas em sites com depoimentos de funcionários e 50% através de contato com os trabalhadores da empresa.

Em geral, essa leitura dos pré-requisitos leva pouco tempo. Isso significa que os candidatos fazem uma análise rápida sobre o perfil e a experiência exigida, além dos benefícios que são oferecidos pela empresa que está contratando.

Alguns problemas no anúncio das oportunidades de emprego podem fazer com que algumas pessoas desistam de concorrer à vaga. Entre alguns casos, nós podemos destacar:

  • 50,5% deixam de se candidatar motivados por informações insuficientes sobre a vaga e as responsabilidades do cargo;
  • 48,8% desistem devido à má reputação da empresa.
  • 40,9% abdicam da candidatura por causa de salários que não atendem às suas expectativas.

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Tanto os fatores que motivam a busca quanto a desistência por uma vaga são pontos importantes que precisam ser levados em consideração para definir um planejamento na hora de criar anúncios nas redes sociais.

Como Criar Anúncios de Oportunidades de Emprego

Para contornar os problemas na hora de criar um anúncio com vagas de emprego, a empresa deve estar ciente do que precisa fazer para garantir que seu objetivo será atingido.

Ela certamente terá um público alvo a quem pretende atingir com a mensagem e, portanto, precisará escolher os meios e a abordagem mais adequados e se precaver contra falhas que possam atrapalhar a atingir sua meta.

Abaixo, listamos alguns tópicos que devem fazer parte de todo planejamento de sucesso na hora de contratar novos funcionários.

Escolha os canais certos 

O portal e os recursos que a empresa vai utilizar para a divulgação da vaga são um fator importante para ser levado em conta.

Empregos em que é preciso um melhor nível técnico, grau de escolaridade e experiência podem ser divulgados em portais mais acessados ou em outras plataformas de acesso mais amplo para atingir o público geral.

Por outro lado, para vagas em que é solicitado um currículo mais extenso, é interessante usar canais segmentados para que a mensagem chegue a um público mais seleto. A plataforma do Linkedin é um bom exemplo.

Se a empresa conhecer grupos, como os de Facebook e Whatsapp, onde há apenas pessoas com interesses semelhantes aos da vaga, também poderá usar esses espaços para atrair pessoas que queiram enviar currículos para análise.

Crie uma imagem que transmita credibilidade

A criação de anúncios bem feitos depende de uma boa presença das empresas na web. Os perfis e sites precisam transmitir credibilidade e fornecer informações completas e que não gerem dúvidas ao candidato.

Para isso, é necessário utilizar um design atraente, com imagens e textos que estimulem no leitor a sensação de que ele está lidando com uma empresa que possui equipes que trabalham de forma criteriosa, inclusive para selecionar novos empregados.

A estética é sempre muito associada ao profissionalismo. Desse modo, um layout sem muito critério pode acabar gerando desconfiança ou não captar atenção do público da forma necessária.

Crie um texto com informações completas

Ser claro na hora de publicar uma vaga é benéfico não apenas para o candidato, mas também para a empresa, que terá mais facilidade em alcançar o público desejado, sem perder tempo com análise de currículos que não atendem os requisitos.

O texto precisa ter informações completas a respeito das funções, local de trabalho, experiência necessária, benefícios oferecidos e tudo o que for relevante para o candidato.

Ter clareza e objetividade é importante, pois o leitor das redes sociais não perde muito tempo analisando o conteúdo minuciosamente. Portanto, se o texto for muito longo e as informações forem incompletas, isso poderá gerar problemas para a empresa.

Ao anunciar, o empregador pode pedir a ajuda do leitor para compartilhar a vaga para o caso de ele não preencher os requisitos exigidos, mas conhecer alguém com o perfil necessário.

Estabeleça normas de envio e contato

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Após a empresa iniciar o processo seletivo, precisará definir quais serão as formas de enviar o currículo e os canais que as pessoas poderão usar para esclarecer alguma dúvida.

Isso serve como uma orientação para que o candidato não fique perdido e saiba qual a melhor forma de interagir com a empresa durante o processo.

Também é uma forma de organizar a interação com o público. Afinal, se não houver clareza, os currículos serão enviados por diferentes meios e a empresa pode não conseguir acessá-los como necessita.

Essa falta de controle pode fazer com que muitos perfis não sejam recebidos, o que significa perda de oportunidades de analisar perfis que podem ser adequados para a vaga.

Deixe todas informações das oportunidades de emprego na postagem 

Todas as informações que são necessárias para que o candidato consiga mandar o que a empresa deseja devem ser detalhadas na postagem de anúncio da vaga.

Isso vale inclusive para a data de encerramento de envio dos currículos, afinal, as postagens podem permanecer na rede eternamente, se não forem apagadas.

Muitas pessoas podem passar desatentas por essa postagem, mesmo após o fim do processo seletivo. Portanto, quando terminar, o mais indicado é que a empresa deixe claro que ele já foi encerrado.

Conclusão

Os brasileiros confiam em anúncios de vagas de emprego que são postados nas redes sociais. O problema surge quando são feitas fora de contexto, com informações incompletas, textos longos e sem prazos ou informações de contato.

Os textos para postagens de processos seletivos devem ser claros e objetivos, além de transmitir credibilidade para a pessoa que está lendo.

A leitura feita pelas redes sociais é sempre muito dinâmica. Por isso, se a empresa não conseguir transmitir as informações mais importantes em poucos tópicos, terá maior dificuldade em atingir seu objetivo.

Isso é ruim não apenas para os candidatos, mas também para a companhia, que pode atingir um número menor de pessoas e ter mais dificuldade em encontrar o perfil solicitado.

Quando a empresa falha no momento de informar dados como formas de contato ou prazo de envio, também poderá ter dificuldade em organizar o recebimento dos currículos e inclusive continuar recebendo após o fim do processo seletivo.

Ao elaborar um anúncio no canal mais adequado e com a linguagem voltada para o público almejado, a empresa removerá algumas das principais dificuldades na hora de contratar. Afinal, o que não falta são pessoas em busca de uma oportunidade de trabalho.

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