Reputação Empresarial: Como Alcançar e Mantê-la

  • A reputação empresarial está ligada à imagem que a empresa constrói ao longo do tempo.
  • Ela depende totalmente da maneira como a empresa lida com o seu público, não apenas consumidores, mas parceiros e fornecedores também.
  • Empresas com uma reputação negativa possuem chances maiores de fracasso. Por isso, zelar por ela é fundamental.

 

Reputação é um conceito muito importante, afinal, uma pessoa só confia em alguém que é digno, isto é, que trata os outros com respeito e que honra suas promessas. No comércio, essa relação não é tão diferente, já que os consumidores, fornecedores e marcas parceiras irão sempre priorizar empresas que cumprem seus acordos, trabalham com produtos de qualidade e buscam manter bons relacionamentos.

Ter uma boa reputação sempre foi algo que as empresas precisaram para se manter, mas agora é necessidade que está aumentando devido à maior circulação de informações, ao fato de que as pessoas estão aprendendo mais sobre questões sociais, éticas e ambientais que antes não eram tão relevantes e também porque as informações sobre cada estabelecimento podem ser facilmente encontradas na internet, o que torna sua imagem pública.

Uma empresa que quer crescer no mercado ou fazer a manutenção de sua posição precisa ter atenção à forma como sua marca é percebida pelas pessoas e organizações com as quais precisa se relacionar. Estamos falando de algo que possui uma relação direta com o volume de vendas que ela obtém e, portanto, podemos dizer que zelar por sua reputação é tão fundamental para o negócio quanto qualquer outra atividade ligada à sua expansão.

O Que é Reputação Empresarial?

Quando pensamos em reputação, relacionamos à imagem que a empresa conseguiu construir ao longo do tempo (não é, portanto, o tipo de imagem que a empresa tenta transmitir). Muito mais do que ações de marketing, se refere à soma de todas as ações tomadas pela marca, que geram impacto e, portanto, é algo que precisa ser solidificado. Por isso, é preciso manter um bom direcionamento das estratégias, afinal, é isso que ajuda a alcançar resultados positivos e negativos.

A percepção dos consumidores e das empresas a respeito de uma marca depende de uma série de fatores que envolvem tudo aquilo que ela expressa, como a boa qualidade dos seus produtos, o relacionamento transparente com o público, a entrega mercadorias de forma honesta conforme o que foi prometido e ter valores éticos e preocupação com causas sociais, além do trato justo aos seus funcionários, parceiros e fornecedores.

Nenhum detalhe é desprezível quando falamos de reputação, pois quando se comete uma falha muito grande em alguma das etapas citadas, a repercussão é muito ruim e a empresa passa a ser mal vista. Quando sua imagem se torna negativa, é difícil fazer acordos, parcerias e até mesmo vender produtos, pois ninguém quer dar prioridade a uma marca que não possui compromisso, que se posiciona publicamente de forma gananciosa e que não valoriza as outras partes das quais ela depende.

Qual é a Importância da Reputação Empresarial?

A expansão de uma marca ou a manutenção do espaço que ela conquistou dependem totalmente de sua reputação. Só é possível estabelecer um relacionamento de confiança com o público se a empresa busca zelar pela reputação que ela possui. Isso também se reflete na participação que a empresa tem no mercado: só conseguirá obter algo maior através da imagem positiva que construiu ao longo dos anos.

Manter uma boa reputação empresarial é, portanto, algo que gera retorno para a marca a médio e longo prazo. Um bom volume de fidelizações de clientes só ocorre em empresas que oferecem bons serviços – isso possui impacto direto no volume de pessoas que irão comprar mais vezes daquele mesmo lugar e também no número de clientes que irão recomendar aquele estabelecimento para outros consumidores em potencial.

Uma credibilidade ruim pode afetar as experiências de compra, o que é determinante para o cliente não comprar mais naquele lugar, priorizar concorrentes e fazer uma propaganda negativa daquela marca. Uma empresa que já possui uma má reputação terá muito mais dificuldade em fechar parcerias e negócios com outras empresas e não há nada que possa salvar uma empresa mal gerida da falência.

O Que é Preciso Para Ter Uma Boa Reputação Empresarial?

A palavra-chave que é comum para todas as empresas que possuem uma boa reputação empresarial é: transparência. Se comprometer a entregar o que foi combinado, evitar qualquer coisa que possa causar equívocos no público e procurar solucionar problemas da melhor maneira possível quando há alguma questão para ser resolvida. Marcas com esse perfil investem em comunicação e buscam oferecer um atendimento humanizado.

Para essas empresas, tudo o que reflete na sua reputação deve ser rigorosamente controlado e, assim, conseguem atingir um alto padrão de qualidade em seus serviços e em todas as áreas em que atua, seja na parte de marketing, vendas, desenvolvimento de produtos, etc. Por causa disso, devem desenvolver políticas para lidar tanto com o seu público quanto com a equipe de funcionários, consolidando valores de forma bem definida.

Como Manter Uma Boa Reputação Empresarial?

Se a empresa ainda é nova no mercado, é preciso ter atenção aos detalhes citados até aqui para garantir uma boa reputação. Mas aquelas que não são bem vistas no mercado ainda podem recuperar seu prestígio, tudo depende de uma mudança de foco na qual o cliente deve ser o centro das suas ações. Quando a marca adotar nova postura, também precisará saber como expressá-la, afinal, é preciso que o público veja com clareza essa mudança.

Quando a empresa conseguir proporcionar um atendimento melhor, prestar um serviço com mais diferenciais competitivos e for capaz de solucionar reclamações e dúvidas do consumidor de modo eficiente, também será necessário criar uma identidade compatível com essa postura. Ter diversos canais de relacionamento com o cliente, buscar trabalhar com os melhores produtos do mercado e ter compromissos sociais e ambientais são ótimas maneiras de criar uma imagem positiva.

Entre alguns pontos importantes para a construção de uma nova imagem, podemos destacar:

  • Manter os valores como uma missão empresarial e evitar tomar qualquer decisão que vá contra eles.
  • Aceitar críticas e reclamações de forma gentil e tentar resolvê-las de forma rápida e que satisfaça o cliente.
  • Usar as reclamações e opiniões como forma de aprimorar o padrão de qualidade da empresa.
  • Manter um marketing ativo, que saiba expressar os valores defendidos e que saiba agir em situações negativas, evitando polêmicas, discussões e interpretações dúbias. 
  • Focar no cliente, levando em conta o perfil e o comportamento dele e interagindo de uma maneira que esteja de acordo com o que ele espera.

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