Produtos Sazonais Para o Inverno

  • O inverno é uma excelente estação para emplacar a venda de produtos que ajudem o consumidor a se aquecer ou até mesmo a amenizar o frio ambiente.
  • É um período do ano em que as lojas precisam saber explorar seu potencial comercial, afinal, vários itens possuem uma melhor saída por causa do frio.
  • Durante o período de frio, vale a pena criar ilhas ambientais nas lojas e organizar corredores com produtos que tenham alguma ligação entre si.
  • Neste texto, separamos alguns itens que têm uma boa saída nesta época do ano e os dividimos por categorias para ajudar a organizar as vendas.

 

Quando o assunto é sazonalidade, muitas pessoas pensam nas famosas datas comemorativas em que o comércio varejista fatura mais, mas também devemos lembrar que as próprias estações do ano são períodos de melhor saída para alguns produtos. Ao falar sobre isso, é impossível não se lembrar do inverno, em que todos começam a pensar o que irão comprar para aguentar o frio forte e até mesmo aquecer um pouco o ambiente.

Esta é, sem dúvida, uma época de alto potencial comercial, na qual uma variedade muito grande de produtos de diferentes segmentos podem ser vendidos para ajudar a se aquecer, como alimentos, bebidas, roupas, aparelhos, entre outros. As empresas podem encontrar várias soluções excelentes para vender mais neste período, mas deve sempre pensar se a mercadoria é adequada para a região em que atende e se terá um bom acolhimento do público.

No entanto, independente das variações na demanda que os comércios podem enfrentar, o mais importante é que eles estejam atentos aos produtos que possuem uma boa saída nessa época, afinal de contas, isso significa aumento nas vendas. Para ajudar, neste texto nós iremos falar de algumas mercadorias de diferentes segmentos para fazer com que até mesmo as vendas se aqueçam neste inverno. Confira abaixo as nossas dicas.

Alimentos

Quando pensamos no frio, a primeira coisa que vem à mente é, na maioria das vezes, a comida. Isso porque as pessoas tendem a comer mais durante o inverno e dão preferência não apenas aos alimentos quentes, como sopas e caldos, mas também àqueles que são mais calóricos e gordurosos como doces, alguns tipos de carne e até mesmo as massas. Determinados tipos de frios também podem ser uma boa pedida.

Entre as possibilidades dessa categoria, os comerciantes não precisam apostar em incorporar grandes inovações ao seu mix de produtos, caso não vejam necessidade nisso. Eles podem investir em itens que já são consolidados no mercado e que possuem uma boa procura por parte dos clientes. Entre alguns exemplos, nós podemos destacar:

  • Sopas em pó.
  • Mix de legumes fatiados e embalados a vácuo, próprios para o preparo rápido de sopas e caldos.
  • Grãos secos como lentilha, ervilha, milho para canjica e canjiquinha, feijões.
  • Massas, especialmente aquelas que acompanham sopas como conchinha, padre nosso, gravatinha, letrinhas, etc.
  • Ingredientes para o preparo de mingaus como milho verde, leite, aveia, canela, etc. 
  • Queijos em peça ou ralados.
  • Carnes, especialmente cortes que sejam ideais para churrasco, para assar no forno ou para desfiar e fatiar, servindo de acompanhamento de outras receitas como vaca atolada, canjas, carne de panela, etc.
  • Fondue doce e salgado.
  • Torradas e croutons para servir como acompanhamentos.

É importante investir nesses produtos especialmente em dias de frio mais intenso. Afinal, é quando a maioria dos clientes estão buscando se aquecer e comer alimentos que dão mais disposição para enfrentar as temperaturas baixas que, além de tudo, desanimam muitas pessoas. É difícil não se animar comendo um prato reforçado servido quentinho.

Bebidas

As bebidas mais adequadas para o inverno, embora tenham uma utilidade parecida com a das comidas, em geral são servidas em ocasiões diferentes. A maior parte delas é servida em lanches rápidos ou em refeições mais leves como os cafés da manhã e da tarde. Entre alguns produtos, nós podemos citar:

  • Café em pó, solúvel ou em cápsulas
  • Achocolatados em pó ou pequenas barras usadas para fazer chocolate quente
  • Mistura pronta para capuccino
  • Chás

Os locais que possuem apenas o espaço de escolha e pagamento de produtos, como os mercados e as vendas, podem se limitar a disponibilizar essas mercadorias para os seus clientes, mas aqueles que servem pedidos podem vender as bebidas já prontas, servidas com salgadinhos, pães, biscoitos, bolos e doces, como ocorre, por exemplo, nos cafés e padarias. Nesta época do ano, a procura por esse tipo de bebida e, consequentemente, pelos lanches, aumenta bastante.

As bebidas quentes são servidas em alguns estabelecimentos como uma cortesia ou degustação. Neste caso, os cafezinhos e chás podem ser usados para incentivar que o cliente prove e se interesse por uma determinada marca ou produto ou para oferecer uma boa experiência de compra ao consumidor, afinal, essas bebidas podem ajudar a relaxar ou dar energia, além de ser algo muito agradável de consumir.

Aparelhos

Preparar a casa para passar os dias mais frios é algo que os consumidores sempre buscam fazer, especialmente porque, na maior parte do Brasil, as casas não são bem adaptadas para lidar com as temperaturas mais rigorosas do inverno. Independente se o comércio funciona em cidades em que a média de graus é mais alta ou mais baixa, os clientes sempre precisam se ajustar de algum modo para lidar com os dias de frio.

Entre os aparelhos que ajudam a aquecer, estão:

  • Chuveiros elétricos e resistências
  • Secadores de cabelo
  • Cafeteiras, torradeiras, sanduicheiras e outros aparelhos que ajudam a diminuir o uso de panelas, que após o uso precisam ser lavadas
  • Torneiras térmicas
  • Aquecedores domésticos
  • Nebulizadores, (embora não sejam usados para aquecer, ajudam bastante em locais onde o clima fica mais seco)

É importante que as lojas estejam atentas a este tipo de utensílio doméstico, pois é possível criar até mesmo ilhas temáticas e corredores com itens semelhantes. Dependendo da mercadoria, também é possível fazer demonstrações de como o produto funciona.

Higiene e Cuidados Pessoais

Nesta época do ano, muitas doenças acabam se propagando por causa dos ambientes mais fechados, motivados pelas quedas na temperatura. Além disso, o frio muitas vezes causa ressecamento de pele, lábios e até mesmo dos cabelos por causa da estiagem do período. Por causa disso, muitos cosméticos, itens de higiene e até produtos que reforçam a imunidade são mais procurados pelos consumidores. 

Entre alguns produtos que têm alta no período, podemos destacar:

  • Hidratantes de pele e labiais (como manteiga de cacau, batom, brilho labial)
  • Lenços de papel, guardanapos, papel higiênico
  • Cremes para o cabelo
  • Máscaras descartáveis
  • Vitamina C e suplementos vitamínicos

Moda e Casa

As pessoas estão sempre buscando se agasalhar, se cobrir e usar tecidos que as ajudem a se manter aquecidas, seja para ficar em ambientes externos ou internos. Tanto o setor de moda quanto o de casa vendem bastante nessa época do ano, o que é muito nítido, afinal, em todo lugar que se vai, é possível ver pessoas usando roupas da cabeça aos pés. Inclusive, há quem ache que as pessoas se vestem melhor no frio.

Entre os destaques destes segmentos, nós podemos citar:

  • Jaquetas, moletons, camisas e camisetas de manga longa, calças, etc
  • Toucas, meias, pantufas, cachecóis, xales
  • Mantas, cobertores e edredons

Produtos de Outras Categorias

Aqui neste tópico, cabe a menção a outros produtos que também são úteis no inverno, mas que não se encaixam em nenhuma das categorias descritas. É importante que a empresa ou comerciante responsável pelo estabelecimento tenha criatividade e capacidade para perceber outros itens que possam fazer a diferença para o consumidor nesta época do ano.

  • Bolsas de água quente.
  • Luvas de borracha para lavagem de louças e limpeza doméstica.
  • Xícaras, potes tipo cumbucas, canecas (tanto para bebidas quanto para sopas).
  • Acessórios para pets como roupas, caminhas, toca, mantas, sapatinho para cachorro, etc.
  • Panela para fondue.
  • Carvão.

Resta às empresas verificar quais são os segmentos e produtos citados acima que possuem melhor acolhimento do público e quais deles são mais adequados para a proposta da loja. Com certeza, grande parte deles é adequada para a maior parte das lojas do comércio varejista e tem tudo para vender bem durante o inverno.

Conclusão

Explorar o potencial comercial dos produtos sazonais de inverno depende, em grande parte, de ter os produtos certos disponíveis para a venda. No Brasil, há lugares onde o frio é mais ou menos intenso e, portanto, o sucesso comercial dos itens mencionados nesta lista também depende de fatores culturais, geográficos e até mesmo sociais. No entanto, é possível perceber que várias mercadorias citadas possuem alta procura em todo o país.

Além de contar com os itens certos, também é importante saber colocá-los à disposição do público, seja através de ilhas temáticas, que colocam juntos aqueles produtos que são usados em uma mesma situação, ou através de um posicionamento adequado nos corredores das lojas. Vale a pena lembrar que aproximar mercadorias que têm ligações entre si é uma ótima maneira de impulsionar a venda de todas.

Neste texto, nós citamos algumas categorias de produtos que são relevantes para o público durante o inverno, como alimentos, bebidas, moda e itens para a casa. Mas é importante ressaltar que o comerciante pode se lembrar de outros itens que estejam presentes no mix de produtos que ele oferece. 

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