- O geomarketing é um recurso que ajuda a verificar as demandas dos clientes de acordo com a região na qual o consumidor está inserido.
- Esta forma de marketing se destaca pela sua facilidade de ser usada, além de sua versatilidade, pois é capaz de abranger pequenas e grandes regiões.
- Com as novas tecnologias, o geomarketing atualmente é capaz de criar estratégias para atração de consumidores de modo ainda mais aprofundado.
- O geomarketing pode ser uma boa forma de aprimorar os serviços, produtos e infraestrutura dos pontos de venda baseado na avaliação dos clientes.
Diversos fatores podem influenciar a compra do consumidor. Isso porque a demanda das pessoas é moldada de acordo com as dores que elas vivenciam em seu cotidiano. Um desses fatores que podem influenciar na aquisição de mercadorias é o fator geográfico, que é justamente o estado, cidade ou bairro em que o cliente mora. É pensando nisso que o mercado trabalha com o conceito de geomarketing, que foca exclusivamente nesta nuance.
Através das decisões baseadas na localização do cliente, a empresa pode descobrir alguns elementos sobre a sua persona, observar as demandas de seu público e oportunidades de mercado, o que ajuda na tomada de decisões que ajudem a empresa a atingir bons resultados. O geomarketing, portanto, consiste não apenas em atuação nas vendas, mas também no planejamento, implementação de metodologia e no suporte para gerar melhorias.
Para entender melhor como funciona este conceito é não basta saber somente a sua definição, também é preciso entender como funciona a estratégia, além de aprender a implementá-la nas lojas do comércio varejista. Neste texto, iremos tocar nesses pontos e também falar de maneira mais aprofundada sobre o benefício do geomarketing para buscar a melhor maneira de implementá-lo dentro das empresas e alcançar melhores resultados de venda.
O Que é Geomarketing?
O geomarketing é o tipo de marketing que foca em mapas e pontos de localização como referência para elaborar estratégias e implementar medidas que contribuam para bons resultados de venda. Ele pode se basear em diferentes níveis de extensão, como bairros, cidades, regiões, etc, podendo abranger qualquer nível que a loja pretenda atender sem que, para isso, precise ficar necessariamente restrita a um determinado espaço.
Ao usar os pontos geográficos como referência, a empresa pode compreender a demanda que possui de maneira aprofundada para, então, poder implementar melhorias em seu negócio, possibilitando aprimoramentos até mesmo nas estratégias de marketing para serem usadas com o público ou conhecer quais regiões têm um potencial maior para a venda de determinados tipos de mercadoria, tornando a tomada de decisões mais rápida e eficiente.
As estratégias aprofundadas ocorrem porque cada região tem índices populacionais, realidades socioeconômicas e demandas que são distintas entre si. Além disso, a atuação da concorrência pode ser um fator muito importante para determinar a forma de trabalho de uma empresa em determinada localidade. Afinal, a visibilidade de cada marca, a proximidade, sua projeção no mercado e a facilidade de memorizá-la são coisas que atraem o consumidor.
As atuais ferramentas de geomarketing permitem levantar informações e observar o comportamento do consumidor através de uma série de variáveis e também possibilita que as empresas cruzem essas mesmas variáveis e as observem de forma fácil. A integração desses dados proporciona uma análise mais aprofundada e, dessa forma, é possível perceber detalhes que seriam mais difíceis de serem notados, se fossem utilizados outros meios de análise que não reunem as informações como o geomarketing faz.
O Que Utilizar nas Estratégias de Geomarketing?
O geomarketing é um conceito que já é usado há várias décadas, mas que também evoluiu muito com o passar dos anos. Isso ocorre porque hoje há maneiras muito mais dinâmicas e eficientes de obter informações sobre uma região, a infraestrutura que ela possui e as demandas dos consumidores daquele local. Graças às novas tecnologias, hoje as empresas podem se conectar com os clientes de uma determinada localidade e montar uma estratégia voltada para ele.
Por isso, as empresas precisam ser ativas na internet, pois é nas redes sociais, como Facebook e Instagram, ou em sites de busca, como o Google, que a personalização do marketing pode ser feita de maneira mais extensa. A interação do público com as páginas da marca é registrada e dá à empresa a chance de conhecer melhor os gostos dos clientes, além de permitir fazer o levantamento de dados de acordo com a região em que cada um dos usuários vive.
Essas estratégias podem ser cruzadas com outras informações, como quais são os produtos mais e menos vendidos em determinadas regiões e estimar faturamento por unidades. Através disso, é possível verificar qual é o mix de produtos mais adequado para aquele ponto de vendas, qual é a faixa de preços mais apropriada para o público consumidor e quais são as estratégias de atração que podem ser mais eficientes para aquela localidade.
A empresa precisa ponderar bem seus objetivos em cada unidade. Além de vender, pode ser que ela precise ter mais visibilidade na região, se destacar dos seus principais concorrentes, verificar se a loja está em local acessível para visitação ou até mesmo analisar melhor se o ponto de vendas naquela região dá lucro para a marca. Fora isso, há fatores externos que podem interferir nesses dados, como a segurança do local, luminosidade, infraestrutura, malha rodoviária, etc.
Como Aplicar o Geomarketing no Varejo?
Check-in
Atualmente, o geomarketing utiliza bastante o sistema de check-ins que as pessoas fazem quando vão a um estabelecimento. Através do aplicativo de rede social ou até mesmo da utilização do Google no aparelho móvel, como tablet, smartphone ou notebook, o GPS identificar o local de onde o cliente está usando a internet e, por fim, irá compartilhar o local de acesso publicamente com outras pessoas que estão interagindo com o perfil dele ou da empresa.
Quando a pessoa compartilha o check-in em uma rede social, isso gera dois impactos, sendo que o primeiro é a divulgação da marca e o outro é analisar o desempenho em uma determinada região através dos compartilhamentos feitos ali, como visitações e avaliações dos clientes sobre os serviços e os produtos que estão disponíveis em determinadas regiões para ver o potencial econômico daquela unidade.
Campanhas segmentadas
Muitos clientes em potencial usam aparelhos que possuem acesso à internet que fornece a sua geolocalização. As empresas precisam aproveitar este recurso para fazer campanhas voltadas para pessoas que estão próximas da região onde o ponto de vendas se encontra. Isso não é algo difícil, pois as próprias redes sociais e sites de busca oferecem a possibilidade de criar anúncios segmentados para pessoas que estão nas redondezas.
Nesses anúncios, além de colocar os produtos em destaque, também é possível colocar promoções e outras informações que possam ser úteis para o consumidor.
Avaliações
As avaliações que os clientes fazem em sites e redes sociais dos estabelecimentos também geram impacto para a marca, pois muitas pessoas consultam esses feedbacks para saber se a loja é boa ou não. Além disso, a opinião dos consumidores também possui outra utilidade para as empresas, que podem verificar quais são as demandas e as melhorias que precisam ser implementadas no ponto de venda.
É importante incentivar que o cliente comente, mas também é preciso ser solícito com os clientes e responder às avaliações do consumidor, pois isso também é parte dos serviços que a empresa presta.
Conclusão
O geomarketing é o tipo de marketing que foca em mapas e pontos de localização como referência para elaborar estratégias e implementar medidas que contribuam para bons resultados de venda. Ao usar os pontos geográficos como referência, a empresa pode compreender a demanda que possui, melhorar estratégias de marketing, conhecer as regiões possuem um potencial maior para a venda de determinados tipos de mercadoria, etc.
Nesse tipo de estratégia, as empresas precisam ser ativas na internet, pois as interações do público com as páginas da marca são registradas e dão a chance de a empresa conhecer melhor os gostos dos clientes, além de permitirem fazer o levantamento de dados de acordo com a região em que cada um dos usuários vive.
Também é possível cruzar a estratégia com outras informações, como quais são os produtos mais e menos vendidos em determinadas regiões e estimar faturamento por unidades. Através disso, é possível verificar qual é o mix de produtos mais adequado para aquele ponto de vendas, qual é a faixa de preços mais apropriada para o público consumidor e quais são as estratégias de atração que podem ser mais eficientes para aquela localidade.
A aplicação do geomarketing no varejo pode ser feita através do compartilhamento de check-in dos clientes para dar maior visibilidade à marca e medir visitas e o comportamento dos consumidores em uma região. Isso também pode ser feito através da avaliação dos visitantes, que precisam ser analisadas e respondidas para gerar melhorias no atendimento e também prestar um bom serviço para quem está escrevendo o comentário.
Além disso, as empresas podem desenvolver campanhas para clientes que estão nas redondezas do ponto de venda, focando em produtos e serviços que estão em destaque naquela unidade. As próprias plataformas de busca e redes sociais permitem que esse tipo de marketing seja feito. Portanto, vale a pena explorar o máximo de recursos possível para garantir que a estratégia da marca seja um sucesso.