- A embalagem é um componente importante para as vendas, pois ela apresenta utilidades não apenas para o comércio, mas também para atração de clientes.
- Para o comércio, ela ajuda na parte de proteção, transporte e identificação da mercadoria, o que assegura a sua entrada no estoque sem nenhum dano.
- Para o cliente, além de identificar o conteúdo do produto e sua marca, também é uma forma de encantá-lo e transmitir os valores que a mercadoria tem.
- A atração que a embalagem promove é uma boa forma de potencializar as vendas, mas ela precisa ser associada a outros gatilhos para chamar atenção.
Um marketing bem feito deve pensar em todos os detalhes que encantam o cliente e o motivam a comprar um produto. Isso vale tanto para a composição do ambiente da loja como para campanhas de publicidade e todos os outros detalhes que envolvem o contato do cliente com a marca, incluindo a embalagem das mercadorias, que desempenha um papel importante na atração – o que pode ser determinante para a decisão de compra.
A embalagem agrega muito valor ao produto, pois muitas vezes o cliente faz um julgamento se o item é bom ou não pela aparência que o rótulo possui. Por isso, é muito importante que as empresas do comércio varejista estejam atentas às características das embalagens de seus produtos para criar um bom visual merchandising. Este também é um aspecto importante para comércios que possuem uma linha própria de produtos.
Mas, se a embalagem é tão importante assim, é preciso haver um critério para considerar o que é um bom ou um mau rótulo, qual as principais funções que ele deve cumprir, o que se destaca aos olhos do cliente e, finalmente, como organizá-las nas gôndolas dos mercados. Neste texto, falaremos sobre todos esses tópicos e também iremos nos aprofundar em assuntos que são pertinentes para entender a função das embalagens nas vendas.
Qual é a Importância da Embalagem?
A embalagem deve, por obrigação, possuir determinados atributos como proteger os produtos de possíveis danos e contaminações, além de identificar as informações que são pertinentes para registrar a entrada dos itens no estoque de uma empresa. Mas os pontos importantes não são apenas esses, pois ela também pode cumprir muitas outras funções a fim de gerar comodidade e atrair a atenção do consumidor.
Entre outros aspectos relevantes, nós também podemos citar:
- Funções básicas: Deve proporcionar proteção e também facilitar a logística em algumas etapas, como o transporte e o armazenamento no estoque da empresa.
- Função econômica: Toda embalagem tem um custo de produção e este valor tem impacto não apenas no valor de aquisição por parte da empresa, mas também no preço final na compra do cliente.
- Funções para o consumo: É necessário cumprir funções de identificação do produto, ou seja, mostrar o que ele é. Caso seja necessário, é preciso fornecer informações nutricionais, gramatura e ingredientes, ou os componentes, se não for um produto alimentar.
- Funções de geração de valor: É preciso mostrar a marca e a identidade visual que ela carrega. Isso envolve o acabamento do rótulo e a qualidade do design e do material da embalagem.
Além das funções básicas da embalagem, também pode haver outros atributos que são complementares aos que foram mencionados, pois ela pode ter valores comerciais com apelo mercadológico, como o apelo sócio-cultural, ambiental, entre outros conceitos que servem principalmente para cativar o público. No entanto, esses aspectos são importantes apenas para os comércios varejistas que pretendem investir em um segmento específico.
Vale destacar que, para outros segmentos, a embalagem pode apresentar mais uma série de outras funções, mas para o comércio varejista, as principais características estão ligadas à sua vida útil. Isso significa que pode ter outros atributos além daqueles que são os mais básicos, aliás, as embalagens mais eficientes são justamente as que são elaboradas levando em conta o seu transporte, armazenamento, consumo, utilização e descarte.
Como é Uma Boa Embalagem?
As embalagens possuem duas funções distintas, uma para o comércio e outra para o consumidor. A primeira diz respeito à parte funcional e técnica, pois uma loja precisará que elas favoreçam um transporte seguro e adequado, uma estocagem e um posicionamento nas gôndolas que otimize o espaço e proteja o produto de possíveis danos. Além disso, deve conter os dados que são relevantes para a loja registrar a entrada da mercadoria.
Já a segunda está ligada às funções de valor, econômicas e para consumo. Uma embalagem diz muita coisa a respeito de um produto e, muitas vezes, isso não se restringe somente ao seu conteúdo e à sua marca. Além disso, o público ao qual ele é destinado pode perceber através da embalagem quais são os princípios que o fabricante carrega (vegano, fitness, ecológico, etc) e qual é a imagem que a empresa possui ou pretende construir com aquela mercadoria.
Essas informações mencionadas nos dois últimos parágrafos são importantes para determinar o que é uma boa embalagem para uma empresa, pois irão orientar o estabelecimento a adquirir um produto e definir a maneira como ele será armazenado e de que forma será posicionado nas gôndolas do mercado. Portanto, isso é algo que cada comércio deve definir de acordo com sua própria proposta e demanda.
A boa embalagem, portanto, possui uma grande capacidade de influenciar na compra do produto – tanto uma empresa como, principalmente, um cliente. Esse é um detalhe que merece muita atenção, pois a embalagem tem capacidade de motivar compras por impulso e mostrar se aquele é um produto convencional, de luxo ou popular. Além disso, a facilidade que o consumidor terá em transportá-la, manuseá-la e descartá-la também impactará em sua experiência de compra.
Como Usar a Embalagem para Vender Mais?
As embalagens são um bom gatilho para atrair a atenção do cliente e isso pode ser bom para incentivar as vendas por impulso ou até mesmo como uma forma de direcionar a compra do cliente para aquele produto. Porém, as empresas que querem apostar neste recurso para atrair consumidores devem estar cientes de que ele é apenas um dos fatores importantes e que deve ser conciliado com outros para aumentar sua eficácia na hora de vender.
Se uma empresa pretende dar destaque para uma embalagem, seu posicionamento na gôndola é algo fundamental para que isso ocorra de uma forma mais eficaz. A referência na hora de colocar um produto na prateleira é sempre a altura dos olhos do cliente que irá passar por ali. Portanto, todos os itens que estiverem no campo periférico da visão sempre terão a atenção menor por parte do consumidor, principalmente acima do nível dos olhos.
Outras maneiras de potencializar a atração que a embalagem pode proporcionar são posicionar anúncios próximos a ela, criar totens promocionais e colocar placas de ofertas com letras maiores e cores mais chamativas, caso o produto esteja em promoção ou tenha uma condição especial para pagamento. Claro que é sempre importante cuidar para que não haja nenhum exagero, mas é preciso analisar o que pode agregar valor à mercadoria.
Se a loja conta com um time de vendedores, eles podem mostrar o produto para o cliente e deixar que a embalagem exerça o poder de atração que possui. Se não for nenhum produto excepcional, que fique afastado do restante do ambiente ou trancado em algum lugar, também é recomendado deixar que o cliente a verifique com as próprias mãos e examine todos os seus detalhes de um ângulo mais próximo.
Conclusão
As embalagens agregam muito valor ao produto. Muitas vezes, o cliente julga se aquele item é bom ou não pela aparência que seu rótulo possui. Elas são um bom gatilho para atrair a atenção do consumidor e isso pode ser positivo para incentivar vendas por impulso ou até mesmo como uma forma de direcionar a atenção do cliente para aquele produto. No entanto, é preciso usar mecanismos adequados para gerar a atração de clientes.
Para o comércio varejista, a embalagem precisa cumprir funções que são relevantes para a empresa e para o cliente, como proteger os produtos de danos e contaminações, identificar as informações que são pertinentes para registrar a entrada no estoque da empresa, agregar valor para as vendas e atrair a atenção do consumidor. Elas devem ser elaboradas levando em conta o transporte, armazenamento, consumo, utilização e descarte.
Uma boa embalagem depende do comércio que está vendendo o produto e do público que ele deseja atingir, mas sua eficiência pode ser medida pela capacidade que ela tem de influenciar nos hábitos do consumidor dentro do estabelecimento, motivando compras por impulso, por exemplo. Além disso, ela também terá impactos na experiência de compra do consumidor e, por isso, deve sempre ser levada em conta.
No entanto, é preciso destacar que, embora a embalagem seja um bom gatilho de atenção, é possível que, sozinha, não traga os impactos desejados pelos comerciantes. Por isso, também precisa estar bem posicionada nas prateleiras e contar com outros dispositivos para chamar a atenção, como anúncios promocionais, totens ou até mesmo contar com as habilidades de negociação dos vendedores para oferecer os produtos ao cliente.