Marketing Personalizado: Como Usá-lo no Varejo

  • O marketing personalizado é uma estratégia que tem o objetivo de criar ações que considerem os gostos, dores e demandas de cada um dos consumidores.
  • A personalização é uma forma de fazer com que haja identificação entre os clientes e a marca, o que ajuda a melhorar a experiência de compra.
  • Para implementá-la, é preciso mapear o comportamento do consumidor no ambiente de vendas e levantar dados que revelem detalhes sobre o seu perfil.
  • Toda estratégia depende de manutenção e, por isso, é preciso acompanhar as tendências de mercado e analisar os resultados de venda de forma constante.

 

O marketing personalizado é uma estratégia que se adequa aos desejos e necessidades do consumidor. No entanto, os meios utilizados pretendem apresentar soluções para as suas dores levando em consideração as características sobre o seu comportamento e perfil de modo geral. Isso é bom para a marca, pois cria uma forte sensação de identificação entre ela e o público e a abordagem comercial soa mais natural, sem parecer marketing de fato.

Manter uma estratégia focada nas características do cliente é importante e existem pesquisas que comprovam isso. Um exemplo foi um levantamento feito pela Epsilon Marketing, que constatou que 80% dos clientes tendem a comprar de empresas que lhes oferecem um marketing personalizado. Para o consumidor, uma marca com valores em comum com ele, uma curadoria de produtos que sejam atraentes e um serviço eficiente tem diferenciais que o fazem querer se fidelizar.

As empresas devem ter em mente que não é apenas a personalização que ajuda a melhorar a experiência do consumidor; o contrário também é verdadeiro: uma pesquisa feita pela PR Newswire mostrou que os clientes se irritam ao receber mensagens publicitárias genéricas. Outro levantamento, feito pela Segment, mostrou que 71% dos consumidores ficam frustrados com uma experiência de compra impessoal. 

Focar em estratégias de fidelização é importante não só para ter melhores resultados, mas também pelo fato de que a evolução rápida e constante das tecnologias digitais permite que as marcas consigam levantar informações sobre os seus clientes de forma massiva e mais aprofundada. Saber quem são as pessoas que consomem da sua loja, do que elas gostam, quais são suas dores e como surpreendê-las é um diferencial competitivo que as empresas precisam ter.

No entanto, para poder utilizar a personalização de uma forma que traga bons impactos para a empresa, não é suficiente saber o conceito desse tipo de estratégia, também é necessário analisar as características de cada negócio para descobrir qual é a melhor maneira de aplicar o marketing. Neste texto, vamos falar sobre a importância deste tema, como as tecnologias digitais podem contribuir para este trabalho e como implementá-lo no comércio varejista.

Qual é a Importância do Marketing Personalizado?

Como já vimos até aqui, o marketing personalizado foca em ações que são mais individualizadas e adequadas ao perfil de cada cliente com o objetivo de melhorar a experiência do público em geral e, consequentemente, aumentar o engajamento com a marca. Esse tipo de abordagem, no entanto, depende de um levantamento de dados adequado, que colete as informações necessárias de acordo com os objetivos estipulados.

Os dados são necessários para criar uma base e segmentar o público-alvo. Assim, é possível separar os clientes em grupos classificados pelo perfil e comportamento de cada um e oferecer soluções que são mais adequadas para eles. Através disso, a empresa também pode adequar seus produtos e serviços de uma forma que esteja mais de acordo com a demanda do seu cliente, o que também pode reduzir o prejuízo e aumentar os lucros.

Esse aumento no faturamento e diminuição nos gastos se devem ao fato de que a empresa passará a investir em coisas que possam ser mais relevantes para o seu público, evitando desperdícios em produtos e serviços que não chamam tanta atenção. Por outro lado, ao oferecer coisas que possuem maior aceitação e demanda entre os consumidores, as chances de o lucro crescer por causa das vendas também aumentarão consideravelmente

Por ser uma estratégia com uma boa perspectiva de mercado, seu retorno financeiro pode contemplar até mesmo os investimentos feitos no marketing e, portanto, as empresas que desejarem investir na personalização devem levar em conta não apenas os gastos que precisarão ser feitos para implementar as novas estratégias, mas também como é possível elevar a qualidade do serviço e consequentemente obter melhores resultados no momento de vender.

No entanto, o sucesso dessas estratégias depende bastante do grau de personalização que as empresas pretendem oferecer. Afinal, se for muito baixo, ainda há o risco de que a campanha pareça ser genérica. É preciso ter muita atenção ao planejamento para evitar esse tipo de erro, afinal, uma boa ação individualizada deve fazer o cliente sentir que não está lidando com algo comercial e, para isso, é preciso saber despertar o seu interesse.

Como Implementar o Marketing Personalizado

A implementação do marketing personalizado é algo que vai variar conforme cada negócio, pois depende do nicho de clientes que as empresas atendem, das marcas com as quais trabalham e do tipo de ação que desejam implementar. Portanto, seria impossível citar todas as estratégias que existem. As lojas que procuram inspirações devem buscar os cases de sucesso em suas respectivas áreas de atuação e trabalhar em cima do que for relevante para elas.

No entanto, o planejamento de qualquer tipo de ação de marketing no varejo possui alguns pontos que são fundamentais para todas. Neste tópico, vamos dar três dicas que irão facilitar a organização e a implementação das estratégias, além de terem a capacidade de aumentar as possibilidades de sucesso de cada uma delas.

Mapeie o comportamento do consumidor 

Todo consumidor tem um padrão de comportamento, tanto nos canais físicos como nos digitais. As empresas devem analisar como isso ocorre em seu ponto de venda e no e-commerce e, ao perceber os hábitos dos clientes, é preciso identificar as ações bem sucedidas e o que precisa melhorar na estratégia. Tudo isso deve ser mapeado para que posteriormente os resultados possam ser avaliados e comparados para orientar a tomada de decisões.

Nos pontos de venda, esses comportamentos podem ser medidos através dos números registrados pelo sistema de gestão para os comércios varejistas ou até mesmo com o uso de sensores nos corredores do estabelecimento para verificar quais são os pontos mais e menos percorridos pelos clientes. Este último dispositivo também permite verificar quais são os produtos que os clientes mais olharam e descobrir seu tempo de permanência no local.

Já no e-commerce, o comportamento pode ser medido por recursos que medem os acessos dos clientes à página, possibilitando ver quais foram os itens mais acessados e quais foram os mais comprados. Essas interações podem ser medidas também nas redes sociais da empresa, permitindo constatar quais abordagens foram mais atraentes para cada público, uma vez que as plataformas mostram os resultados por meio de gráficos com segmentações.

Faça coleta de dados dos clientes

Usar alguns métodos para coletar dados dos clientes é uma estratégia eficiente para fazer o planejamento para um bom marketing personalizado. Ambas as estratégias mencionadas no tópico anterior podem ser usadas para verificar o padrão de comportamento do consumidor dentro do ponto de venda e e-commerce. No entanto, fora desses ambientes também é possível levantar algumas informações através de pesquisas de opinião com os clientes da marca.

As pesquisas de opinião podem levar em conta outras dores e demandas que o cliente pode relatar normalmente em seu cotidiano. Mas, para serem feitas, deve estar claro para o cliente qual é o propósito da pesquisa. Durante o questionário, faça perguntas que sejam genéricas, mas que revelem detalhes sobre o perfil do cliente. O mais importante é não soar invasivo na hora de falar com ele, pois isso pode fazer com que ele recuse a participar.

Uma boa forma de incentivar os clientes a responder os questionários é oferecer alguns benefícios em troca, como cupons de desconto, promoções, brindes e até mesmo a chance de concorrer a algum prêmio. Outra forma de eliminar as barreiras que podem fazer com que eles se recusem a cooperar é deixar bem claro como esses dados serão úteis para gerar melhorias no estabelecimento e explicar como a empresa pretende usá-los.

Atenção Constante às Informações Apuradas

Uma vez que as informações foram coletadas, a empresa terá um excelente recurso a seu dispor para começar a elaborar a sua estratégia. No entanto, a manutenção dela depende de outras análises, já que a demanda do consumidor muda com regularidade e, por isso, é preciso sempre acompanhar as tendências que podem determinar mudanças para o comércio. Ler mídias especializadas, fazer pesquisas com frequência e acompanhar os resultados da loja é fundamental para manter a execução fiel ao planejamento. 

Ao fazer novos levantamentos sobre a clientela, é sempre importante verificar se o fluxo de clientes, a faixa etária e a proporção de frequentadores de cada sexo permanece a mesma, pois caso haja alguma mudança, isso pode indicar uma alteração na demanda. Para as empresas que atuam no e-commerce, ferramentas como o Google Analytics e até as próprias estatísticas fornecidas pelas redes sociais são úteis para mensurar esse tipo de resultado; basta acompanhá-las.

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Embora este seja um trabalho complexo e que demande esforço, com organização, pesquisa e manutenção da estratégia, a probabilidade de ser bem sucedida é grande. Para as empresas, o mais importante é manter o foco nas ações e não improvisar nenhum método, pois isso acabará trazendo impactos negativos para a personalização e, como vimos, boas vendas dependem de um marketing que consiga impressionar os clientes. 

Conclusão

O marketing personalizado é uma estratégia eficiente, pois vai ao encontro de algo que os clientes estão buscando cada vez mais: a identificação com uma marca. Ações que não possuem esse direcionamento e não conversam com o consumidor de forma íntima são muito comuns, mas não prendem a atenção das pessoas e, dessa forma, se tornam algo inconveniente para o público e um esforço feito em vão por parte da empresa.

Além de ser uma estratégia que traz mais benefícios para o consumidor, a personalização pode ser benéfica para a empresa também, que através de ações bem sucedidas pode garantir um lucro mais alto que supere o investimento feito para planejar e adotar este modelo de marketing. Na prática, ela ajuda a oferecer produtos e serviços mais relevantes para os clientes, evitando o desperdício e garantindo um melhor uso dos recursos da empresa.

Entre os benefícios do marketing personalizado, nós podemos destacar:

  • Oferece melhores experiências de compra para o consumidor.
  • Estabelece uma estratégia que tem como foco o bem estar do cliente.
  • Possibilita maior engajamento e fidelização do público.
  • Ajuda a garantir melhor retorno para os investimentos feitos pela empresa.

A implementação do marketing personalizado depende de um mapeamento do comportamento do consumidor, independente dos canais de venda que a loja utiliza. A empresa precisa medir quais são os seus produtos mais vendidos, quais têm uma saída mais fraca, qual é o tempo médio de permanência do consumidor no ambiente (seja ele físico ou digital), quais são os itens e as seções da loja mais consultados pelos visitantes.

É muito importante que a empresa busque coletar dados dos seus clientes para implementar melhorias em suas estratégias. Fazer perguntas para a eles, conhecer as demandas, as dores e o que eles consideram um ponto positivo em um comércio é algo fundamental para atender e até mesmo superar as expectativas que possuem. Para isso, use métodos que sejam eficientes e não soem invasivos para eles. Por exemplo, oferecer benefícios, descontos e brindes pode ser muito útil.

O último passo após garantir que a estratégia foi implementada com sucesso é fazer a manutenção daquilo que foi planejado. Isso significa monitorar os resultados para ver se eles estão se comportando como esperado e observar as possíveis novas tendências de mercado que podem demandar alguns ajustes na estratégia de marketing. Essas mudanças podem se refletir no desempenho das vendas ou nas novidades disponíveis no mercado.

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