Confira Três Dicas de Marketing para o Varejo

  • O marketing para o varejo demanda estratégias específicas que envolvem a valorização da marca e também a presença em vários canais de compra.
  • A valorização da marca muitas vezes vêm através de ações comuns no varejo como criação de promoções, oferecimento de benefícios e descontos.
  • No entanto, as lojas não devem se limitar a isso, pois a imagem também depende da qualidade do ambiente físico e do layout em suas páginas na web.
  • As empresas devem buscar promover valores que sejam compatíveis com o que os clientes buscam a fim de alcançar um melhor engajamento.

O marketing para o varejo é algo necessário para que as lojas consigam conduzir o negócio de acordo com as estratégias que se adaptam melhor ao estilo de vendas delas e principalmente às demandas do consumidor. Esse tipo de recurso não pode ser genérico, afinal o comércio varejista precisa lidar com questões específicas que são próprias dele, e portanto tudo precisa ser especialmente voltado para as suas operações.

Para o varejo o marketing é interessante pelos resultados que ele pode proporcionar, como melhorias na imagem da empresa, o que pode contribuir para a fidelização de clientes e aumentar o número de vendas. Isso tudo pode ser conseguido através de uma série de campanhas que uma marca pode personalizar de acordo com a estrutura que ela possui e também com os objetivos que ela pretende alcançar, podendo investir o quanto quiser.

A melhor forma de alcançar os bons resultados almejados é através do oferecimento de benefícios para os clientes, como descontos, vantagens, promoções, entre outras coisas do gênero. Mas mesmo isso sendo fácil e bem comum entre os comércios varejistas é preciso fazer isso de uma forma responsável para não afetar a saúde financeira da empresa e também para que seja possível direcionar as ações do cliente no momento da compra.

Neste texto vamos nos aprofundar mais neste assunto e falar sobre algumas coisas que podem ajudar as empresas a implementar boas estratégias de acordo com o seu modelo de negócios e como utilizar o marketing para o varejo da melhor maneira. Confira abaixo as nossas dicas para se obter um bom resultado.

1-Atração de Clientes

Quando o cliente já conhece a marca, o desafio seguinte é atraí-lo na tentativa de converter a compra. Para isso é necessário oferecer uma vantagem que mostre o benefício de concluir a compra e uma das principais formas de se fazer isso é através da criação de promoções. No entanto, é importante lembrar que não se trata de apenas abaixar os preços, também é preciso definir quais produtos serão colocados em oferta e em qual período do ano.

Uma loja inteira ou vários produtos colocados em oferta ao mesmo tempo pode confundir o consumidor e também pode não ser muito eficiente na hora de direcionar a compra do cliente. O mais indicado é escolher determinados produtos que possam ter um apelo maior com o público, escolher um bom período para fazer a oferta e criar a promoção. Produtos que esquentam podem ser uma boa opção no inverno, por exemplo.

Mas além das promoções, existem outros benefícios que as lojas podem explorar para atrair um número maior de clientes. Os programas de fidelidade são ótimos para gerar uma retenção de consumidores e gerar engajamento entre eles e talvez a sua maior vantagem para as empresas seja a variedade de opções possíveis que elas podem adotar. Isso porque existem planos bem simples que podem ser usados por qualquer tipo de estabelecimento.

As empresas podem optar por um programa de pontuação simples, e na medida que o cliente conquistar pontos ele pode trocar por benefícios. Também é possível oferecer benefícios em níveis, em que o cliente vai conquistando coisas cada vez melhores à medida em que eles retornam ao estabelecimento. Há também o cashback que é bastante explorado atualmente, que retorna parte do valor da compra ou gera descontos em uma futura negociação.

2-Geração de Valor

O cliente está muito acostumado com preços baixos, promoções e até mesmo outros tipos de vantagens. Embora isso seja muito importante para as marcas conseguirem atrair novos clientes, a marca se diferencia muitas vezes pela percepção que o consumidor possui dela e não tanto pelos serviços e produtos que ela oferece. Por isso, as empresas precisam se questionar pelo que elas querem se destacar e por quais valores elas querem ser reconhecidas.

É claro que para que exista uma boa percepção, a qualidade e o preço dos produtos e serviços devem ser levados em conta, mas as empresas devem ir além disso para gerar bons valores. Além disso, é preciso se preocupar com a identidade da loja, o ambiente dela, sua decoração, layout do site e que sensação a sua parte estética irá provocar no visitante. Lembrando que o ponto de venda e o e-commerce devem ter a mesma identidade.

Além disso, a empresa deve ter um bom posicionamento de marca. Os clientes possuem seus próprios princípios que podem fazer com que ele opte por produtos gourmet, sustentáveis, pet friendly, fitness, veganos, etc. portanto as empresas que possuem uma proposta bem definida conseguem conquistar o consumidor com maior facilidade, pois elas conseguem imprimir a demanda do consumidor nos valores que a marca carrega.

Os valores da empresa são um detalhe muito importante para gerar engajamento no consumidor, quando a empresa consegue conquistar o cliente nesse patamar, ele também passa a recomendar a marca para outras pessoas. Isso significa uma publicidade gratuita, que além de tudo tende a ser muito eficiente, afinal as pessoas costumam a confiar em pessoas que já fizeram compras em uma loja e gostaram do serviços e produtos dela.

3-Presença no Físico e Digital

A jornada de compra do cliente está cada vez mais híbrida, isso significa que as etapas de atração, análise dos produtos, tomada de decisão, pagamento da mercadoria e a retirada dela, estão sendo feitas de forma complementar entre o varejo físico e digital. Portanto, recomenda-se que as empresas busquem maneiras de manter uma presença nos dois canais de vendas para garantir que o consumidor tenha mais comodidade e personalização.

As empresas que têm foco na presença física devem se lembrar que hoje a maior parte das interações acontecem por meios digitais, portanto não ter uma estratégia digital para captação e retenção de clientes certamente traz um impacto negativo para a marca. O contrário também é verdadeiro, pois os pontos de venda são excelentes pontos de experiência e logística, o que é ótimo para que consumidores retirem e experimentem mercadorias.

Se a empresa possui um foco no ponto de vendas, ela pode usar os recursos digitais para gerar atração de consumidores, podendo usar notificações por push baseado na localização da pessoa para que ela tenha informações sobre promoções e produtos disponíveis na loja quando o cliente estiver passando próximo de uma unidade. A loja também pode explorar as avaliações que as pessoas fazem sobre ela na internet para atrair novos clientes.

É importante responder todas as avaliações dos clientes e tentar solucionar as reclamações e dúvidas que eles apresentarem. Manter uma bola relação com eles e ser solícito é uma tarefa não apenas nos meios digitais, mas no físico também. O foco de toda ação de marketing para o varejo deve ser baseado na atração e retenção, portanto é super importante se preocupar com a experiência de compra dos consumidores no estabelecimento.

Conclusão

As melhores maneiras de adotar estratégias de marketing para o varejo são através de ações que valorizam a marca e geram uma boa experiência de compra para o consumidor. Neste texto mencionamos três ações que além de promover percepções positivas sobre a empresa também proporcionam maior comodidade e personalização da jornada do consumidor: oferecimento de benefícios ao consumidor, fortalecimento da identidade e presença em multicanais de venda.

Essas três etapas são importantes, pois a atração de clientes utilizando promoções e outros benefícios são algo fundamental para as empresas aumentarem as vendas e direcionar as compras do consumidor. A geração de valor, no entanto, deve ser mais profunda e precisa transmitir uma boa imagem através de um ambiente no ponto de vendas que transmita uma determinada mensagem, e que converse com os layouts e designs da empresa no digital.

A geração de valor não implica apenas nos preços e na parte estética da empresa, mas também nos princípios que ela carrega. O engajamento do consumidor depende bastante da identificação que ele possui com uma marca, e se ela de alguma forma consegue incorporar esses mesmos valores que o cliente carrega, a fidelização tende a ser mais efetiva e consequentemente eles irão recomendar esses produtos e serviços para outras pessoas.

A presença nos canais de venda físicos e digitais garantem que o cliente possa fazer uma melhor personalização da sua jornada de compra. É muito importante que as pessoas que consomem em uma loja consigam optar pela melhor maneira de analisar, pagar e retirar um produto. A permanência nesses dois ambientes também ajuda a empresa a captar mais clientes e oferecer melhores serviços para o seu público.

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