Como usar o Marketing Multi-Telas no E-commerce

  • Os diversos tipos de aparelhos digitais que há disponíveis tornam necessária a criação de estratégias de marketing personalizadas para cada um deles.
  • Isso acontece porque os sistemas dos aparelhos são diferentes entre si, tornando-os ideais para determinados tipos de ambientes e tarefas cotidianas.
  • Por causa disso, a relação de pessoas diferentes com cada tipo de aparelho é diferente, fazendo com que haja formas ideais de criar conteúdo para elas.
  • O foco das estratégias deve ser baseado no comportamento do consumidor, qualidade do acesso ao site e ao conteúdo que a empresa está produzindo.

 

A versatilidade do e-commerce é uma das principais qualidades que ele possui. Isso porque ele permite que o cliente personalize algumas etapas da sua jornada de compra, possibilitando olhar várias lojas simultaneamente, realizar o pagamento da forma que for mais adequada e receber a mercadoria onde lhe for mais conveniente. Mas é importante lembrar que parte dessa comodidade depende de um bom e-commerce em multi-telas.

É preciso pensar que, mesmo no e-commerce, o cliente pode utilizar diferentes tipos de aparelhos para se aproximar da marca e fazer o checkout. Ele pode até mesmo alternar entre os aparelhos na medida em que avança em sua jornada de compras e, por isso, os sites e demais plataformas das empresas precisam ser adaptados tanto ao formato mobile quanto ao desktop, garantindo uma boa experiência, independente do dispositivo.

No entanto, uma estratégia multi-telas vai além de garantir uma compra satisfatória em diferentes tipos de aparelhos. Também consiste na criação de conteúdo e boas práticas adaptadas para os diferentes tipos de aparelhos pelos quais o cliente acessa a loja e as plataformas da empresa. Neste texto, falaremos quais são as melhores práticas para mobile e desktop e qual a melhor forma de gerar boas experiências para os clientes através deles.

O Que São as Multi-Telas

Não é novidade para ninguém que o mundo hoje conta com diversos tipos de aparelhos com acesso à internet, como tablets, notebooks, smartphones, computadores, etc. Esses dispositivos normalmente são divididos entre o desktop e mobile, sendo que o primeiro é mais comumente utilizado em ambientes domésticos ou de trabalho, enquanto o segundo é utilizado em diferentes contextos, principalmente enquanto as pessoas andam pela rua.

Não são apenas os sistemas dos aparelhos que mudam; a relação que as pessoas têm com eles também. Por ser usado para tarefas profissionais, o desktop é um sistema muito utilizado para consultar conteúdos mais extensos e aprofundados, e isso também se deve às suas dimensões que, em geral, são maiores do que os pequenos aparelhos que comportam a tecnologia mobile, como é o caso dos smartphones, por exemplo.

O mobile é o justo oposto do desktop: por ele ter telas menores, ser usado em ambientes externos durante a correria do dia a dia, não ser um gerenciador de janelas e sim de aplicativos, e muitas vezes depender de sinais de internet que não são tão bons, as pessoas acabam consumindo conteúdos mais diretos, sucintos, sem muita profundidade e que não exijam uma atenção muito profunda ao que está se passando na tela.

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Por causa dessas diferenças, o consumidor tende a utilizar aplicativos e recursos de acordo com o tipo de dispositivo que ele está utilizando. Por exemplo, no mobile o SMS é algo que chama a atenção das pessoas, enquanto no desktop a checagem dos e-mails recebidos é parte da rotina de muitos. Ou seja, as maneiras de chamar a atenção do consumidor irão variar de acordo com o tipo de aparelho que ele utiliza para se conectar à internet, esta personalização é o que entendemos como o marketing multi-telas.

Como Criar um Marketing Multi-Telas

Planejamento baseado no comportamento

As estratégias de marketing precisam ser baseadas na maneira como as pessoas interagem com os aparelhos. O mobile ocupa uma função muito importante neste papel, pois a maior parte das interações que as pessoas fazem atualmente ocorrem nas redes sociais e são feitas através dos aplicativos para smartphones. Portanto, é fundamental estabelecer uma ação de contato com a marca que explore esses canais de comunicação.

O desktop, por sua vez, é muito utilizado para assistir vídeos, séries, fazer estudos, trabalhos, ler textos e e-mails. É, portanto, um sistema em que as pessoas passam muito tempo em frente a ele, o que faz com que seja um meio ideal para estabelecer interações com os consumidores que permitam conhecer de forma mais profunda o perfil deles e, em consequência, criar conteúdo mais aprofundado, baseado nas características do cliente.

Site responsivo

Um dos grandes erros que se pode cometer no marketing multi-telas é não ter um site responsivo, isto é, aquele cuja tela não se adequa à do mobile ou desktop. Se o cliente entra em uma loja e as imagens e textos estão grandes ou pequenos demais para serem visualizadas, o resultado pode ser desastroso. O cliente pode desistir da compra, abandonando o carrinho, e a loja pode perdê-lo para a concorrência.

Além disso, o mesmo conteúdo da plataforma no mobile deve estar presente no desktop e vice-versa. Se ele não for entregue da mesma maneira em todos os aparelhos, isso naturalmente resultará em uma perda de vendas, principalmente entre aqueles clientes que iniciarem a jornada de compra em um aparelho e desejarem concluir em outro.

Qualidade no conteúdo

Vale a pena lembrar que atualmente as empresas não disputam espaço apenas com os concorrentes, mas com todos aqueles que estão inserindo conteúdo na web, até mesmo amigos e parentes. Todas as pessoas estão sendo bombardeadas com mensagens, stories, vídeos e fotos na timeline e é muito difícil conseguir chamar atenção em meio a tanta coisa. É preciso fazer algo marcante que seja estimulante para o consumidor.

Produzir um bom conteúdo não significa fazer algo necessariamente curto, apelativo ou de baixa qualidade, mas sim que consiga ser direto e atrativo ao mesmo tempo, que possua gatilhos que chamem a atenção do cliente. Se o consumidor conseguir ter uma dimensão clara e ilustrada do produto ou serviço, que mostre ao menos suas principais qualidades, as chances de a estratégia ser bem sucedida são consideravelmente mais altas.

Não sobrecarregue o visitante

Independente do mobile ou desktop, o visitante precisa que a sua visita ao site e às redes da loja seja rápida, dinâmica e eficiente. Portanto, não deve ocorrer nenhum tipo de atrito na navegação que cause alguma frustração. Sites com reprodução de vídeos automáticos, imagens pesadas e pop-ups se abrindo são coisas indesejáveis para o consumidor e, além de tudo, deixam a conexão mais lenta, além de atrasar o que ele deseja fazer.

Naturalmente, é desejável que os e-commerces tenham uma identidade bonita e um layout agradável em suas plataformas. Os pop-ups podem ser usados para criar uma newsletter, mas todos os recursos devem ser bem geridos e usados da forma correta para evitar a poluição nos portais. O mais indicado é que os sites e redes da empresa sejam bastante intuitivos e com poucas etapas para acessar as principais páginas como loja, blogs, institucional, etc.

Não tenha um domínio para o mobile

As empresas devem lembrar que, atualmente, a parte mais significativa do tráfego orgânico dos sites vêm através do Google. Portanto, criar um domínio exclusivo para o mobile irá interferir no rankeamento da empresa na plataforma de busca. Além de não ser atrativo para a empresa, isso também pode confundir os consumidores e atrapalhar a experiência deles durante o acesso ao site.

Conclusão

O marketing multi-telas leva em consideração os diferentes tipos de aparelhos digitais que são utilizados pelo consumidor e a relação que o público em geral possui com cada um deles. Através disso, é possível desenvolver uma estratégia personalizada e mais adequada para cada tipo de sistema operacional e para cada situação na qual o consumidor acessa a inernet na sua rotina cotidiana.

A personalização do marketing multi-telas leva em conta que o consumidor usa aparelhos mobile, como os smartphones, em momentos de maior correria, fazendo com que seja difícil para ele consultar conteúdos densos e aprofundados, principalmente pelo fato de que a tela desses aparelhos é menor. Isso, portanto, é mais adequado para um desktop, onde em geral as pessoas passam mais tempo lendo textos, e-mails e vendo vídeos.

Portanto, as boas estratégias devem considerar os tipos de interações que os consumidores exercem em cada tipo de aparelho e apresentar conteúdos impactantes que consigam se destacar do restante. Hoje, as empresas não disputam atenção apenas com as concorrentes, mas também com familiares e amigos dos usuários das redes, que também estão a todo momento fazendo postagens para a web.

Além de ter atenção ao conteúdo produzido, é importante verificar a qualidade do acesso aos sites e às redes da empresa, pois além de ter um carregamento rápido, não podem ser muito poluídas com imagens pesadas, nem ter pop-ups ou vídeos de reprodução automática. Enfim, devem ter um layout simples e intuitivo que facilite para o visitante encontrar as páginas principais e conseguir concluir sua compra de maneira fácil e objetiva.

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