- O perfil de consumo dos clientes descreve informações importantes sobre eles, como seus gostos, vontades e necessidades.
- Estudar esse perfil ajuda o comerciante a direcionar o foco de suas ações para implementar mudanças na rotina de trabalho e conseguir melhores resultados.
- Estratégias baseadas no perfil de consumo podem trazer mais lucro, maior fidelização de clientes, criação de vínculo com eles e diferencial competitivo.
- A pandemia alterou o perfil de consumo dos brasileiros, tornando-os mais exigentes e grandes usuários de e-commerce e das redes sociais.
O perfil de consumo da clientela do negócio é uma informação que todo comércio precisa obter. Com ela, o comerciante conseguirá pensar em formas mais concretas de como trabalhar entregando ao cliente aquilo que ele procura. Será possível descobrir as demandas do público alvo e tomar decisões sobre possíveis mudanças na forma de atendimento que possam tornar o trabalho mais eficiente.
Dessa forma, o cliente sentirá maior identificação com a marca e terá uma experiência de compra mais satisfatória. Geralmente, a pessoa que sai de uma loja com a sensação de ter sido bem atendida faz boas recomendações a seus familiares e amigos e consegue trazer mais pessoas para comprar no mesmo local. Ou seja, o cliente se torna engajado com a marca e faz propaganda espontaneamente sobre ela.
É por isso que descobrir o perfil de consumo dos clientes é tão importante. Trabalhar de forma mais direcionada às demandas dele reduzirá os atritos que poderiam acontecer na jornada de compra e deixará a marca com uma imagem melhor para seus clientes e também para os consumidores em potencial, que poderão se sentir mais atraídos a comprar.
Neste texto, iremos explicar o que é o perfil de consumo, quais fatores o influenciam, por que é importante conhecê-lo e como o comerciante pode levantar as informações que são necessárias para conhecer melhor seu público. Além disso, explicaremos também o grande impacto que a pandemia do coronavírus trouxe e como é o perfil do consumidor atualmente.
O que é o perfil de consumo?
Perfil de consumo do cliente é um retrato de quem é o consumidor e de quais são as suas demandas. Quais são suas preferências? Do que gosta e do que não gosta? É engajado em alguma questão, como meio ambiente, consumo consciente, etc? Quais são seus valores? Prefere comprar no ponto de venda ou pela internet? Todas essas questões são exemplos de aspectos que devem ser considerados na hora de estudar o perfil de consumo.
Este é um conceito que pode ser influenciado por uma série de variáveis. Distribuição de renda, valores pessoais de cada consumidor, crises econômicas, acesso a novas tecnologias, questões sociais, uso de internet e ter acesso à informação são algumas delas.
Pensando nesses pontos, o comerciante conseguirá imaginar o seu público alvo como uma pessoa de verdade, ou seja, de forma concreta, com seus gostos, necessidades e vontades. E, assim, é possível direcionar os esforços da marca para satisfazer esse cliente, fazendo melhorias em todos os detalhes que forem necessários, seja no atendimento, na ambientação do ponto de venda, no e-commerce, etc.
Por que é importante conhecer o perfil de consumo?
Quando a empresa possui um trabalho com um foco mais concreto, fica muito mais fácil identificar o que precisa ser corrigido na rotina do estabelecimento. Além disso, algumas consequências de direcionar os esforços para um determinado perfil de consumo são:
- Aumento do número de vendas, tanto no valor do ticket médio como no número de itens comprados
- Menor ocorrência de atritos nas jornadas de compra
- Melhora na imagem da marca
- Clientes mais satisfeitos e engajados com a marca
- Criação de vínculo com os consumidores
- Maior possibilidade de manter relacionamento com o cliente
Com todos esses benefícios, é bastante provável que o estabelecimento consiga se destacar da concorrência aos olhos de seus clientes. O aumento nos lucros também é esperado quando as estratégias são feitas com base no perfil de consumo.
Como descobrir o perfil de consumo?
Para descobrir o perfil de consumo dos consumidores de um estabelecimento, algumas informações devem ser levantadas. É possível obter esses dados por meio de pesquisas e a internet pode ajudar muito nesse momento. São exemplos de informações importantes:
- Dados pessoais: idade, sexo, estado civil, escolaridade, renda média, profissão.
- Hábitos de consumo: assuntos de interesse, se tem o hábito de comprar pela internet, redes sociais que utiliza, hábitos de lazer.
- Relação com a marca: por que escolheu comprar nessa loja, como conheceu a marca, necessidades do cliente, sugestões, elogios, reclamações.
Algumas dessas informações podem ser obtidas por levantamentos que as próprias redes sociais fazem. Por exemplo, se a sua marca tem uma página no Facebook ou no Instagram, é possível extrair muitos dados pessoais dos clientes do próprio aplicativo, que gera gráficos fáceis de serem analisados.
A influência da pandemia sobre o consumidor
Como já foi citado, muitos fatores podem influenciar no perfil de consumo das pessoas e algo que acabou causando grande impacto para o comportamento dos clientes foi a pandemia causada pelo coronavírus. O consumidor de hoje tem novos hábitos e novas preferências, aos quais os comércios do varejo devem ficar atentos e criar esforços para se adequarem às novas exigências.
Já eram esperadas algumas tendências de mudança no comportamento dos consumidores. Porém, a necessidade de fazer isolamento social que foi criada pela pandemia conseguiu acelerar algumas dessas tendências, transformando o mercado de forma muito rápida. E como muitas dessas mudanças vieram para ficar, é fundamental conhecê-las e se adaptar a elas para prestar um atendimento melhor aos clientes:
Domínio dos meios digitais
O consumidor se apropriou de muitos recursos digitais e hoje utiliza muito mais os aplicativos e sites, tanto para obter informações sobre as marcas e produtos que lhe agradam como para fazer suas compras. Ele pesquisa muito sobre as coisas que são de seu interesse e se acostumou com a rapidez com que os dados chegam até ele.
Por isso, será muito importante para o comércio estar presente em vários canais digitais de vendas. Criar perfis em redes sociais é fundamental para interagir com o público, ter um feedback mais rápido sobre o nível de satisfação dos clientes e conseguir criar campanhas de marketing direcionadas para o público alvo do negócio.
Além disso, é fundamental ter um website. Para causar uma boa impressão, ele deve ser bonito, intuitivo e ter funcionalidades interessantes para o cliente. Algumas dicas são: criar um meio de cadastro que não seja burocrático demais e que tenha poucas etapas, possibilitar guardar itens no carrinho virtual e ter um chat de atendimento disponível para tirar dúvidas.
Novas exigências da clientela
Por ter acesso muito rápido a todas as informações que lhe interessam, o cliente não tem mais interesse por atendimentos demorados. Por isso, pode ser vantajoso para o comércio pensar em estratégias para diminuir o tempo que as pessoas passam nas filas – sejam elas para experimentar roupas, guardar bolsas e pertences ao entrar na loja, receber atendimento ou para pagar pelas compras.
Ele também criou uma afinidade com grandes sites e aplicativos de compras devido ao isolamento social que precisou cumprir. Por isso, o consumidor atual é muito exigente com relação à usabilidade do site ou aplicativo, à forma de se cadastrar para comprar, às formas de pagamento disponíveis e ao tempo de entrega do produto, entre outros aspectos.
É importante estar atento para o que outras empresas já fazem na internet e, então, ganhar inspiração para incorporar boas práticas e excluir aquelas que não têm bons resultados.
Conclusão
Descobrir o perfil de consumo dos clientes de um negócio possibilita ao comerciante trabalhar de forma mais direcionada em seu estabelecimento. Isso acontece porque, de posse dessas informações, ele percebe o que deve ser adaptado na rotina de trabalho para gerar melhorias em todas as etapas da jornada de compra de seus clientes e consegue proporcionar uma experiência de compra mais agradável a eles.
Este conceito sofre influência de diversos aspectos, como os princípios que orientam o consumidor, distribuição de renda e outras questões sociais, crises econômicas, acesso à internet e a informações, entre outros. A pandemia do novo coronavírus também influenciou muito no perfil de consumo e levou as pessoas a se tornaram mais exigentes e a utilizarem muito mais os canais digitais de compra.
É importante conhecer o perfil de consumo do público alvo para conseguir se adaptar às demandas dos clientes. Dessa forma, os resultados para a empresa serão o aumento nas vendas e no lucro, menos atritos nas jornadas de compra, melhora da reputação da empresa, clientes mais satisfeitos e engajados, criação de vínculo e relacionamento com o consumidor e destaque em relação aos concorrentes.
É possível descobrir o perfil de consumo criando pesquisas para os clientes responderem ou aproveitando dados que são gerados por sites e aplicativos como Facebook e Instagram. De qualquer forma, a internet é uma aliada importante no levantamento de dados sobre os clientes. É importante também que a marca esteja presente em diversos canais digitais, possibilitando interagir com o público, obter feedback e criar campanhas de marketing.