Sustentabilidade: Desafios e Dicas Para Melhorar a Imagem da Marca

  • A sustentabilidade é um conceito muito versátil que pode ser usado por comércios varejistas de grande, médio e até mesmo os de pequeno porte.
  • A sustentabilidade ajuda a proporcionar engajamento para as marcas e isso pode fazer com que os clientes estejam dispostos a pagar mais para ajudar o ambiente.
  • Para o estabelecimento, é muito importante a criação de metas, repensar a forma como certos insumos são consumidos, os fornecedores e o destino do lixo.
  • Deixar os valores da marca expostos no site da empresa é de grande valor para os clientes, pois é um modo de garantir o compromisso da empresa com a causa.

A sustentabilidade é um conceito indispensável para o comércio varejista nos dias de hoje. Os consumidores estão cada vez mais atentos a iniciativas ecologicamente corretas, buscando as marcas que trabalham de forma sustentável. Além disso, tendem a se tornar clientes fiéis quando se identificam com as práticas adotadas pelas empresas.

Dessa forma, transformar os negócios em empresas sustentáveis atrairá clientes que se engajam nesse tema, o que pode proporcionar um aumento no número de vendas, além de reduzir impactos negativos que a loja possa causar ao meio ambiente.

Para gerar essa mudança nos estabelecimentos, é preciso adotar algumas ações para melhorar a rotina de trabalho nas lojas e, assim, torná-los mais sustentáveis. Esse tipo de estratégia oferece benefícios até mesmo para as pequenas empresas no ramo do varejo.

Neste texto, iremos explicar como o conceito de sustentabilidade se aplica ao varejo e daremos seis dicas para ajudar os comerciantes a conseguirem se destacar aos olhos de seus clientes em relação a esse aspecto, gerando benefícios e alcançado o engajamento almejado.

A Sustentabilidade no Varejo

Uma pesquisa realizada pela Kearney constatou que a sustentabilidade é um aspecto relevante para mais de 70% dos consumidores. Além disso, a pandemia de COVID-19 fez muitas pessoas levarem esse conceito mais a sério na hora de fazer as compras.

Além disso, 57% dos consumidores declararam que estão dispostos a mudarem os seus hábitos de compra para poder ajudar o meio ambiente e, entre aqueles que consideram a sustentabilidade importante, 72% responderam que pagariam a mais para comprar de marcas que têm a responsabilidade ambiental como um de seus valores.

Esses dados apontam que, para o cliente engajado em questões que envolvem o meio ambiente, os valores sustentáveis são mais relevantes do que o preço das mercadorias. Portanto, atrair e fidelizar esse tipo de consumidor é um ponto positivo para o negócio.

Além disso, a pandemia do novo coronavírus também despertou a atenção das pessoas para questões que envolvem o consumo consciente. Os clientes atualmente se consideram mais ecologicamente conscientes e, por isso, possuem maiores expectativas em relação às marcas das quais eles compram.

Dicas para tornar-se mais sustentável

Pensando nessas questões, apresentamos algumas sugestões de como adotar práticas mais sustentáveis em seu comércio para que, através delas, seja possível atrair e fidelizar clientes engajados na questão ambiental.

Estabeleça metas: defina seus objetivos e explique-os para a sua equipe, afinal, é importante agir de forma integrada para que todos os funcionários sejam responsáveis por minimizarem os impactos. Fale sobre a importância de trabalhar de forma sustentável e defina estratégias a serem seguidas.

Dê o destino correto ao seu lixo: informe-se sobre as diretrizes locais sobre reciclagem e compostagem e pratique-as. Use as lixeiras coloridas no estabelecimento e ajude a garantir que o descarte de cada material seja feito no cesto correto. 

Encontre fornecedores parceiros: 73% dos clientes consideram importante rastrear os produtos. Vender itens de marcas que se preocupem com ecologia é algo que chama a atenção das pessoas que se importam com sustentabilidade. É possível criar uma seção exclusiva para esses produtos no site ou ponto de venda.

Reduza o consumo de papel: este é um insumo muito utilizado no varejo, mas cujo uso pode ser reduzido contando com a tecnologia. Digitalize dados e tarefas feitos à mão e substitua as notas fiscais impressas pelos recibos digitais.

Troque suas embalagens: Os rótulos geram acúmulo de lixo e são feitos de materiais que podem levar muito tempo para se decompor. Opte por aqueles que são sustentáveis: embalagens recicláveis ou compostáveis são boas alternativas e servem tanto para lojas físicas como para e-commerce.

Use boas fontes de energia: substitua lâmpadas incandescentes por aquelas de LED, sensores automáticos e, quando for possível, opte por usar a luz natural. 

Transparência

É muito importante para as empresas que seus clientes conheçam os valores praticados pela marca e saibam quais ações sustentáveis ela pratica e, para isso, deve-se buscar meios de manter os consumidores informados sobre os empreendimentos sustentáveis adotados pela empresa e o impacto positivo gerado por suas iniciativas.

Essas informações podem estar disponíveis no site da empresa ou nos rótulos dos produtos, caso a empresa tenha uma linha própria. No entanto, muitos clientes confiam que as empresas cumprirão seus compromissos com a sustentabilidade, portanto as companhias precisam dar esse retorno.

Exibir os resultados de suas ações em prol da sustentabilidade não é somente uma forma de fazer marketing. Os clientes desejam ver de perto a mudança que está acontecendo, afinal, muitas pessoas que são verdadeiramente engajadas vão procurar saber a realidade por trás das operações de uma marca. 

Ao todo, 65% dos consumidores esperam que as empresas expliquem os benefícios ambientais que elas promovem, portanto, este é um recurso que precisa ser explorado. Uma vez que há um segmento de consumidores atentos a essas questões, uma empresa que quer se adequar a essa proposta precisa demonstrar transparência em suas operações.

Desafios Para a Sustentabilidade no Varejo

Muitas vezes, o cliente está disposto a adotar um consumo mais responsável e menos agressivo ao meio ambiente, no entanto, ele encontra algo no meio do caminho que o desestimula a concluir a compra. O principal obstáculo é o preço: 49% dos consumidores declaram que deixam de levar um produto sustentável por ser muito caro – e isso é agravado pela atual situação econômica que o mundo atravessa.

Além do preço, muitas lojas ainda não levam o fator sustentabilidade em consideração. A pesquisa indica que 22% dos consumidores apontam que os estabelecimentos locais não possuem disponibilidade de produtos que alegam gerar benefícios ambientais.

Entre os entrevistados, 22% disseram que os produtos sustentáveis são menos efetivos do que os convencionais e 9% disseram que não encontraram nenhuma diferença entre eles, o que mostra que é importante ter atenção à qualidade do produto também, especialmente pelo fato deste mercado ser menos consolidado em relação aos itens mais vendidos.

Entre os motivos menos recorrentes, 5% dos entrevistados disseram que não acreditam que os produtos geram de fato algum benefício para o meio ambiente, o que reforça a importância de a empresa ter transparência em suas ações.

Conclusão

A sustentabilidade é mais do que uma tendência; é algo cada vez mais necessário para o comércio. Portanto, as redes do varejo precisam começar a se adaptar a essa nova realidade. E isso se deve não apenas a uma questão ecológica, mas também de demanda, pois os consumidores estão cada vez mais atentos às empresas que promovem benefícios sustentáveis e tendem a se engajar com comércios que possuem esse tipo de iniciativa.

O momento é muito oportuno para investir em sustentabilidade no varejo, uma vez que a pandemia causada pelo novo coronavírus fez com que muitos consumidores repensassem seus hábitos de consumo, visando padrões de compra mais responsáveis. Algumas pessoas estão dispostas a pagar mais caro por um produto sustentável somente para reduzir o impacto ambiental, o que mostra que, para muitos clientes, os valores estão à frente dos preços.

Existem pelo menos seis boas dicas para o comércio varejista que podem ajudar a minimizar os impactos ambientais causados pelas empresas, que são: envolver toda equipe de trabalho em prol da causa; separar e destinar o lixo da empresa de forma correta; encontrar fornecedores que tenham produtos sustentáveis; verificar em quais operações é possível substituir o papel por dados digitalizados e, por fim, usar fontes sustentáveis de energia.

Mas, além de estabelecer medidas ecologicamente corretas, é preciso transmitir os valores e ações da marca para que o cliente reconheça que o trabalho da empresa é sério e promove benefícios, pois isso é o que fará com que ele se torne um cliente engajado daquele estabelecimento. Por isso, é importante destacar as operações sustentáveis em um site ou nos rótulos dos produtos, caso o comércio possua uma linha própria de mercadorias.

No entanto, para que esse comércio se desenvolva, é preciso que as empresas estejam atentas aos principais desafios que os clientes encontram para consumir produtos sustentáveis. O principal deles é o valor alto das mercadorias, mas também há poucas opções de lojas com itens ecologicamente corretos. Muitos clientes alegam problemas com a qualidade dos produtos, que muitas vezes é menos eficiente do que a do equivalente convencional.

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