- Uma pesquisa apontou que as perdas no comércio varejista representam 1,79% do faturamento total, o que é um prejuízo importante para este setor.
- Há dois tipos de perda: as “desconhecidas”, quando o item não consta no acervo, e as “quebras”, quando a mercadoria está imprópria para o consumo.
- Através do engajamento, treinamento da equipe e da realização de inventários de estoque, é possível minimizar os prejuízos dentro dos pontos de venda.
- No entanto, mesmo fazendo a prevenção, é importante definir metas e cobrar da equipe os resultados para que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Em 2021, a 21ª Avaliação de Perdas no Varejo Brasileiro de Supermercados, realizada pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados), apontou que as perdas no comércio varejista corresponderam a 1,79% do faturamento total do setor. Esse número representa tudo aquilo que o comércio deixa de faturar quando um produto, por algum motivo, não pode ser repassado ao consumidor, o que é um grande problema para o estabelecimento.
É muito difícil zerar esse número, no entanto, ainda assim é muito importante para os estabelecimentos buscarem sempre a diminuição deste prejuízo para melhorar a saúde financeira do negócio. Por isso, é muito importante identificar o que as perdas de mercadorias representam em um ponto de venda, a causa por trás de cada uma e o quanto elas estão defasando o faturamento da empresa, pois só assim é possível identificar, corrigir e prevenir o problema.
Medidas como a mobilização de funcionários, o treinamento para a equipe de trabalho e uma boa organização no estoque da loja tornam possível minimizar bastante o problema das perdas de mercadorias e ajudar a garantir que mais produtos possam ser vendidos para o consumidor. Neste texto, iremos falar com mais detalhes sobre esse assunto, veremos quais são os erros que geram este problema e como se prevenir do prejuízo da melhor forma possível.
O Que São as Perdas de Mercadorias?
Quando ocorre alguma coisa que impede que o produto seja vendido para o consumidor final, dizemos que o comércio em questão teve uma perda. Portanto, há diferentes razões para que haja esse problema, mas toda vez que acontece, ele necessariamente representa um prejuízo financeiro para aquele ponto de venda e, por isso, é tão importante notificar e identificar o que aconteceu para que aquela mercadoria não chegasse a ser vendida.
Um dos tipos de perda mais comuns que ocorrem dentro do comércio varejista são as chamadas “perdas desconhecidas”. Esse tipo de prejuízo acontece quando a empresa compra o produto, mas no momento em que um dos funcionários responsáveis foi fazer o inventário de estoque, por alguma razão desconhecida, ele não consegue encontrar o item presente no acervo da loja e também não identifica nenhuma baixa relacionada a ele.
Outro tipo de perda possível de acontecer são as quebras operacionais, que ocorrem quando o produto apresenta algum dano, violação, passou da data de vencimento ou teve qualquer outro tipo de defeito que faz com que ele se torne impróprio para o consumo e, por isso, ele não pode ser repassado para o consumidor. Em relação às perdas desconhecidas, este tipo de problema é mais fácil de identificar, verificar suas causas e de buscar soluções.
Independente do tipo de perda que foi constatado pela empresa, ele deve ser anotado. É importante para o estabelecimento controlar essas informações, pois isso o ajuda a definir uma estratégia para evitar que os problemas se repitam com muita frequência. Portanto, elas devem ser arquivadas de maneira organizada, pois caso sejam ordenadas de maneira confusa, isso pode atrapalhar todo o planejamento para tentar contornar esses prejuízos.
O Que Fazer Para Prevenir Perdas de Mercadorias?
De modo geral, as estratégias cujo foco é a prevenção de perdas de mercadorias associam os procedimentos de rotina do varejo com a capacitação da equipe de atendentes pois, através disso, a empresa consegue criar condições melhores para obter um aumento da eficiência do serviço, o que a ajuda a alcançar as metas de redução do prejuízo.
Para falar desses pontos de maneira mais aprofundada, podemos destacá-los da seguinte maneira:
- Treine a sua equipe: Uma vez que o comerciante está disposto a envolver todo o seu time de funcionários em torno da prevenção das perdas de mercadorias, é importante que ele também promova constantemente um treinamento para eles, para que tenham a capacidade de lidar com qualquer situação que envolva este tipo de problema.
- Defina metas com a equipe: Encontrar e diagnosticar problemas envolvendo as perdas de mercadorias depende exclusivamente da equipe que ficará responsável por, entre outras coisas, fiscalizar o que aconteceu com os produtos. Portanto, esse engajamento deve envolver todos os funcionários da empresa, a fim de que isso seja tratado como prioridade.
- Crie equipes voltadas para a fiscalização: Toda empresa precisa manter uma cultura focada na redução deste tipo de prejuízo, que envolva todos que trabalham para ela. Mas é muito importante que haja um ou alguns funcionários responsáveis por todas as tarefas que envolvam as perdas de mercadorias.
- Faça inventários de estoque: Uma das tarefas de rotina que focam justamente nas perdas de mercadorias são os inventários de estoque que, ao contar e listar todos os produtos do acervo, torna possível conferir se o produto que a empresa acha que possui consta de fato entre os itens que ela tem. Este é um ponto especialmente importante, portanto, não deve ser ignorado pelo estabelecimento.
Erros na Prevenção de Perdas de Mercadorias
Muitos erros cometidos durante as etapas de prevenção de perdas podem fazer com que o problema continue acontecendo e, por isso, o comerciante deve ter atenção a esses sinais. É comum que os estabelecimentos verifiquem rotineiramente as perdas, mas não possuam uma meta para fazer a redução no problema, o que pode atrapalhar a adoção de medidas para controlar a situação e, dessa forma, os prejuízos podem continuar acontecendo.
Assim como a falta de metas, o baixo comprometimento dos funcionários em tentar solucionar esses problemas também pode prejudicar a empresa. É justamente por causa disso que é importante que haja uma equipe inteiramente focada nessa questão, que possua autoridade para atuar na prevenção das perdas de mercadorias e que conte com a cooperação de todos os funcionários, pois é isso que ajuda a transformar a meta em uma prioridade.
Uma vez que a empresa estabeleceu uma meta e desenvolveu uma equipe empenhada em solucionar esse problema, as cobranças de resultados se fazem necessárias, pois caso não haja empenho em diminuir o número de perdas, isso continuará sendo negligenciado dentro do estabelecimento. Caso haja dificuldades em cumprir os objetivos fixados, talvez seja preciso revê-los e adequá-los aos poucos até chegar no ponto almejado.
O comerciante que busca mudar a realidade da sua empresa deve se lembrar que, embora diminuir as perdas de mercadorias seja algo que muitas vezes demande algum esforço, não é nada difícil de ser alcançado se ele conseguir o engajamento de seus funcionários e usar dos métodos de prevenção de maneira correta. Embora seja muito difícil impedir que esses prejuízos ocorram, se o estabelecimento agir continuamente, ele poderá minimizá-los.
Conclusão
Toda vez que, por algum motivo, um estabelecimento não consegue repassar os seus produtos até o consumidor final, o que ocorre é uma perda de mercadoria. Esse é um problema frequente em comércios do varejo que causa prejuízo aos comerciantes. É difícil eliminar sua ocorrência da rotina de trabalho, mas o prejuízo da loja pode ser minimizado através da identificação, prevenção e correção do problema.
Existem dois tipos de perda: o primeiro é a desconhecida, que ocorre sempre que a empresa acha que possui um item, mas ao fazer o inventário de estoque ela não o encontra, e o segundo são as quebras operacionais, que acontecem quando o produto está disponível, mas tem algum problema que o impede de ser vendido. Ambos podem ser prevenidos e corrigidos através da adoção de algumas medidas.
As perdas de mercadoria podem ser minimizadas através de um esforço constante para reduzi-las. O comerciante pode oferecer treinamento da equipe de trabalho para se prevenir contra esses problemas, definir um ou alguns funcionários como responsáveis por lidar com esse tipo de situação, realizar inventários de estoque rotineiramente e definir boas metas. Assim, através dessas ações, esse tipo de situação tende a diminuir muito nos pontos de venda.
É muito comum que uma empresa faça os procedimentos de rotina de forma correta, mas não dê atenção a outros pontos, fazendo com que todo o esforço fique comprometido. Uma vez que a empresa consegue definir claramente as suas metas, é importante que ela confira autoridade para a equipe especializada poder agir e que ela cobre resultados de seus funcionários para garantir que as suas prioridades sejam alcançadas.
Ao fazer os inventários de estoque de rotina, é muito importante fazer um levantamento completo sobre as perdas e apurar as suas causas, pois isso é o que ajuda a empresa a definir um planejamento estratégico adequado para contornar esse tipo de situação. O levantamento de dados também deve prezar pela organização, pois caso seja feito de maneira confusa, isso pode atrapalhar a adoção de medidas para conter os prejuízos.