Como uma Empresa Deve Fazer Pesquisa de Preços?

  • A pesquisa de preços no comércio varejista é uma forma de as empresas conseguirem repassar um preço final mais competitivo para o seu cliente.
  • Mas, para obter um bom resultado, os gestores precisam conhecer a média de preços das mercadorias que são praticadas pelos seus concorrentes.
  • Para conhecer os preços dos concorrentes, há vários métodos possíveis de serem usados. Alguns deles são bem modernos e muito eficientes.
  • É importante recorrer às novas tecnologias para facilitar o processo, pois isso ajuda na precificação e na negociação de produtos com os fornecedores.

A pesquisa de preços que é feita pelos estabelecimentos do comércio varejista é uma forma de ter uma referência sobre o custo real de cada mercadoria. Essa tarefa é de grande importância para as empresas do ramo, pois isso as ajuda a conseguir um preço menor na hora de fazer a reposição de estoque e possibilita o repasse de um preço final mais baixo para o cliente, o que acaba gerando benefícios para toda a cadeia de consumo.

Diante da importância da pesquisa para definir o preço final das mercadorias, é possível dizer que essa tarefa, quando mal executada, pode acarretar prejuízos para o comércio ou pode prejudicar na hora de estabelecer uma precificação competitiva. A partir deste ponto, várias outras etapas de venda podem ser definidas, portanto, este é um recurso que pode ser usado para aumentar os lucros da empresa e atrair um número maior de clientes.

Por isso, é importante para o comerciante saber quais produtos ele deve levar em conta na pesquisa, conhecer quais são os melhores métodos para realizá-la e quais recursos podem ajudar na otimização dessa tarefa. Nesse texto, iremos nos aprofundar um pouco mais neste assunto, considerando a melhor maneira de ajudá-lo neste desafio para que ele possa fazer uma reposição que o ajude a garantir um bom retorno financeiro.

O Que Levar em Conta na Pesquisa de Preços

É muito difícil para um estabelecimento focar sua pesquisa em todos os produtos, pois a variedade muito grande de mercadorias disponíveis no acervo pode tornar essa tarefa impraticável. O ideal é que ele veja quais são os itens mais vendidos de seu comércio, pois essa pode ser uma boa forma de se orientar em seus levantamentos. Se ele tiver dúvidas em como fazer isso, uma forma muito eficiente é o cálculo da curva ABC.

Em geral, os itens mais vendidos de um supermercado são aqueles que o consumidor precisa constantemente e que sempre estão fazendo reposição deles, como alimentos que compõem a cesta básica, além de carnes, frutas, legumes e verduras. A pesquisa também pode levar em conta a marca do item que está buscando, o perfil do seu público alvo e as sazonalidades que eventualmente modificam as tendências do mercado.

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É importante que um comércio dê atenção ao que o cliente busca e o que influencia a decisão de compra dele, pois muitos clientes sabem a faixa de preço do produto que estão buscando de cabeça, especialmente quando quando eles estão entre os mais vendidos do supermercado. Esses detalhes são importantes para que a empresa consiga fazer a reposição por um valor melhor e, assim, conseguir entregar um preço mais competitivo ao seu cliente.

A pesquisa de produtos é uma tarefa que deve ser feita de maneira constante, pois tanto a oferta dos fornecedores quanto a demanda do público tendem a ser atualizadas com frequência. Portanto, o comerciante precisa dar prioridade para esse assunto, pois ele causa impactos diretos nas vendas de seu estabelecimento. Um levantamento semanal das mercadorias é a regularidade indicada para os comércios do varejo.

Formas de Realizar a Pesquisa de Preços

Tradicionalmente, as empresas sempre fizeram levantamentos através de um funcionário que vai até o estabelecimento do concorrente e anota os preços que vê ali. Muitas vezes, esse serviço poderia ser feito por meio de uma observação dos preços em folhetos ou anúncios e hoje também há o advento das divulgações na internet para ajudar a conseguir essas informações.

Esses dados são arquivados pelo estabelecimento e servirão depois como uma referência para estipular uma média de preços e ter um referencial de qual valor seria competitivo para ser adotado dentro do seu próprio ponto de venda. Entre alguns métodos utilizados pelas empresas do comércio varejista, podemos citar:

  • Memorização: É comum que muitos proprietários de empresas menores verifiquem pessoalmente os concorrentes e apenas memorizem os preços dos produtos que eles praticam. No entanto, a eficiência dessa prática é muito baixa, pois sem fazer anotações é difícil mapear todos os produtos relevantes que necessitam de ser pesquisados.
  • Por meio de listas: Por muitos anos, as pesquisas eram feitas tradicionalmente por meio de listas de papel e depois os funcionários anotavam os valores dos produtos do concorrente. Mesmo sendo antigo, esse método ainda pode ser usado e, após a coleta de dados, eles podem ser repassados para o sistema de gestão da empresa. No entanto, por ter várias etapas manuais, está muito sujeita a apresentar erros.
  • Consulta de panfletos e anúncios: Essa é uma prática um pouco mais eficiente, embora não faça o trabalho de forma completa. Ver anúncios do concorrente é uma boa forma de saber os preços que ele está praticando e também pode ser uma boa alternativa para fazer ofertas e promoções melhores do que as dele.
  • Coletor de Dados: Prática semelhante à das listas, este é um método muito eficiente em que o funcionário vai ao concorrente, mas anota o preço dos produtos em um coletor de dados, que possibilita transmitir as informações apuradas e dispensa o uso de papel.

Diferenciais Nas Pesquisas de Preços

Hoje em dia, é cada vez mais necessário que os estabelecimentos do comércio varejista tenham um sistema de gestão digital em seu ponto de venda, pois isso é um grande facilitador, inclusive para as pesquisas de produtos. O próprio software pode calcular o preço final de vários produtos de forma simultânea e automática com base no levantamento feito na concorrência, além de permitir o acesso aos dados apurados de forma dinâmica.

Quando o comerciante pode ver todas as informações sobre os preços da concorrência reunidos em um só lugar, fica muito mais fácil de estipular uma meta dos valores que ele pretende repassar para o consumidor, o que, por sua vez, auxilia na negociação com os fornecedores, pois assim ele saberá se deve buscar algum desconto e qual dos distribuidores oferecem a melhor condição de compra para ele.

Uma vez que as consultas às informações do sistema são otimizadas, torna-se mais fácil para o gestor verificar se os seus produtos estão abaixo, acima ou igual à média de mercado. Todas essas informações, além de ajudarem a chegar no melhor preço para o estabelecimento, ajudam a ter uma melhor compreensão deste segmento de mercado e, por isso, é preciso ter em mãos as ferramentas corretas para lidar com essa questão.

Conclusão

A pesquisa de produtos feita pelos comércios do varejo é uma etapa importante para os negócios, pois ajuda os estabelecimentos a colocar preços finais mais competitivos para as suas mercadorias, o que motiva a pesquisa e negociação com os fornecedores para que seja possível fazer uma reposição com valores mais em conta para a empresa. Isso é fundamental para atrair clientes e aumentar a saída dos itens dos pontos de venda.

No entanto, é muito difícil para qualquer empresa deste segmento conseguir pesquisar todos os produtos de que precisa, pois normalmente a variedade disponível é muito alta, o que torna essa tarefa muito onerosa. O indicado é que o gestor identifique quais são as mercadorias com a melhor saída, pois esses são os itens que dão o melhor retorno e que o cliente costuma saber quanto custam, em média.

Existem vários métodos para fazer as pesquisas de preço nos estabelecimentos dos concorrentes. Alguns podem ter baixa eficiência, como a memorização dos valores de cabeça; outros podem oferecer algum risco, como fazer as anotações em listas de papel; há aqueles que podem ser úteis, mas incompletos, como a análise de panfletos e anúncios; e os que são mais indicados, como o levantamento de informações com o uso de um coletor de dados.

É importante para os estabelecimentos, nos dias atuais, usar novas tecnologias para ajudar a tornar o trabalho mais eficaz, pois os softwares de sistemas de gestão para supermercados permitem armazenar as informações dos concorrentes em um só lugar, tornando a comparação de preços uma tarefa mais simples e também contribuindo para identificar se suas vendas estão abaixo ou acima do valor de mercado.

Independente do método e dos recursos que o estabelecimento optar por usar, a pesquisa de preços de produtos deve ser feita semanalmente, pois a variação na média dos valores das mercadorias e a demanda dos clientes podem sofrer constantes alterações, fazendo com que os levantamentos fiquem defasados rapidamente. Um trabalho bem feito é fundamental para ajudar a garantir que o estabelecimento faça sempre boas vendas.

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