- Toda empresa no e-commerce depende de uma boa imagem e credibilidade para conseguir conquistar a confiança do consumidor na hora da compra.
- A maior parte das boas práticas consiste em demonstrar publicamente que a loja possui uma boa reputação e garante a entrega de produtos e serviços.
- No entanto, também é importante recorrer a mecanismos que deem certeza ao consumidor de que fará uma compra segura e livre de qualquer tipo de fraude.
- Prezar pela reputação da marca não é só uma forma de transmitir segurança, mas também de mostrar que a empresa faz um trabalho de boa qualidade.
Transmitir credibilidade no e-commerce é algo muito importante para as empresas que querem vender na internet. Quando o consumidor está navegando na web e encontra um produto que lhe agrada, ele pode estar diante de uma loja séria, mas pode também estar sujeito a sofrer golpes.
Muitas vezes, por desconfiança, ele pode evitar fazer a compra, e é por isso que principalmente as marcas mais desconhecidas devem trabalhar sua imagem na web.
E essa não é uma preocupação irrelevante. Pesquisas mostram que os brasileiros são os que mais caem em golpes de roubos de dados pessoais e financeiros na web.
Um levantamento feito pela Kaspersky mostra que 19,9% dos usuários de internet no país já tentaram abrir algum link que era, na verdade, uma tentativa de fraude. Devido a essa sensação de insegurança, as empresas devem se preocupar com o bem-estar do seu consumidor.
Ao levar essa preocupação em consideração, a empresa agrega ao seu site um layout melhor elaborado e isso não só transmite segurança, como também denota a boa qualidade de seu serviço.
Portanto, preocupar-se com a credibilidade no e-commerce é algo que gera um grande ganho para a imagem da marca.
Nesse texto, nós iremos nos aprofundar nesse assunto com algumas dicas que podem favorecer o comerciante digital.
Boas Práticas para Ter Credibilidade no E-commerce
Adotando um conjunto de ações, uma empresa pode ser capaz de construir uma boa imagem na internet e também de conquistar a confiança do consumidor.
Todas elas têm funções que são muito importantes para o negócio, por isso, é necessário que o empresário tente adotar o maior número possível dessas práticas.
Afinal, muitas pessoas não sentem confiança em comprar mercadorias pela web e esta é a chave para mudar isso.
Design atraente e informativo
A aparência de um site, a princípio, não diz nada sobre a credibilidade da empresa, mas é algo que pode gerar impacto positivo para o consumidor.
Um design bem feito normalmente é usado por empresas que investem no seu espaço digital, pois desejam deixar seu negócio atraente para o público, justamente porque querem entregar algo de qualidade para o seu consumidor – algo que, à priori, não é uma preocupação de serviços ruins ou fraudulentos.
Nessas horas, é preciso aproveitar esse espaço digital para informar ao público a respeito da história da empresa, princípios, endereços, CNPJ, formas de contato e deixar espaço para registrar as reclamações do cliente.
Ou seja, o site deve ter uma variedade imensa de informações que precisam ser compartilhadas publicamente, pois a imagem que ele transmite está totalmente ligada à credibilidade no e-commerce que empresa possui.

Todo este conteúdo precisa estar visível em todas as páginas da internet que pertencem à empresa, pois ele é essencial para repassar confiança ao público consumidor.
Essa é uma estratégia que pode influenciar não somente na sensação de segurança do cliente, mas também na impressão que ele irá adquirir sobre a loja virtual, pois se ela não for atraente, as chances de ele optar por um serviço ou produto do concorrente serão maiores.
Selo SSL
O cliente pode ter uma garantia de segurança imediata através de um selo que aparece na barra de buscas de um navegador.
O Secure Socket Layer (SSL) é um certificado de segurança que gera um acesso criptografado, o que garante a proteção de dados do visitante, privacidade durante o acesso e conexão segura, representando um ganho enorme em relação às pesquisas tradicionais que, muitas vezes, são defasadas nesses pontos.
Quando uma empresa disponibiliza esse recurso em sua página, é exibido ao cliente um selo de cor verde na barra de pesquisa do navegador e, ao invés do tradicional “http://”, que é o que normalmente aparece nas pesquisas de websites, surgirá a sigla “https://”, sendo que a letra s significa “segurança”.
Dessa forma, além da criptografia, o cliente verá que está fazendo uma conexão segura e ficará mais tranquilo ao fazer a sua aquisição.
Gateways de pagamento
Se as empresas tiverem serviços de débito exclusivos para pessoas jurídicas, o consumidor terá mais confiança em fazer a compra através do e-commerce.
Este é o caso dos gateways de pagamento, que possuem operadoras financeiras que autorizam o pagamento, deixando o processo muito mais seguro. O comerciante pode cogitar diferentes empresas para fazer o serviço e verificar qual delas poderá lhe atender melhor.
Através disso, a empresa será capaz de oferecer outras formas de pagamento que são mais confiáveis em relação a outros meios convencionais (como exemplo destes, o depósito em conta e o boleto bancário, que normalmente são os mesmos recursos utilizados por muitos golpistas e estelionatários para criar fraudes).
Dessa forma, é possível fazer a transação com o consumidor sem que ele se sinta inseguro em fazer a compra que deseja.
Compartilhe avaliações
Se uma loja possui muitas avaliações feitas pelo grande público, compartilhar o que os consumidores disseram sobre os seus serviços e produtos pode ajudar a mostrar que ela presta um atendimento de boa qualidade e possui garantia de entrega da compra.
Além disso, compartilhar esse tipo de valor com outras pessoas pode ser uma ótima forma de publicidade, pois acaba convencendo o cliente a tomar a sua decisão de compra.
Se o empresário está preocupado em publicar resenhas negativas, esse é um bom momento para solucionar o problema oferecendo uma assistência dinâmica que se proponha a solucionar as queixas e dúvidas do cliente da maneira mais rápida e eficiente possível.
Uma interação com essas características proporciona uma experiência de compra mais agradável ao consumidor, o que é algo importante para poder fidelizá-lo.
Explore todos os canais da web

Recursos como o website, redes sociais, avaliações pelo Google ou sites como o Reclame Aqui são capazes de fornecer informações sobre a reputação da empresa.
Por causa disso, é importante que um estabelecimento comercial leve em conta todos os dispositivos disponíveis e encontre formas de explorá-los de uma boa maneira para agregar valor à sua reputação. Afinal, o consumidor pode chegar a uma marca por diferentes caminhos.
Sempre que tiver a oportunidade, a empresa pode encontrar uma forma de compartilhar informações sobre a sua reputação com o público em suas páginas na web e, dessa forma, o consumidor enxergará muitas evidências do bom trabalho que ela faz.
Tendo esses princípios em mente, um estabelecimento comercial nunca deixará margens de dúvidas para que os clientes coloquem em xeque a reputação do negócio.
Conclusão
O brasileiro é o povo que mais cai em golpes de roubos de dados pessoais e financeiros na internet e, pensando nisso, as empresas devem se preocupar em manter uma boa imagem que transmita credibilidade ao seu cliente.
Isso é bom não só para gerar sensação de segurança, mas também para demonstrar que a empresa busca fazer um trabalho de qualidade, o que é algo positivo para impressionar o consumidor e manter a reputação da marca.
É importante que o empresário se preocupe em promover segurança de diversas formas em seu negócio, começando pela identidade visual da marca, que diz muito sobre a preocupação que a empresa possui com a sua imagem.
Nessa etapa, é necessário oferecer não apenas um layout agradável para navegação, mas também publicar informações técnicas sobre a marca e divulgar contatos e informações sobre sua história e objetivos.
Na hora de oferecer um acesso e um pagamento seguros ao público consumidor, é possível disponibilizar no site uma navegação criptografada que garante que a página está livre de qualquer tipo de fraude.
O empresário também pode consultar empresas especializadas para verificar qual é o melhor gateway para atender seus clientes. Dessa forma, ele não precisará depender de opções de débito que estão mais sujeitas a golpes.
O cliente também sente confiança ao saber que outras pessoas já tiveram boas experiências com a marca. Por isso, a empresa pode compartilhar suas avaliações, que mostram que outros consumidores ficaram satisfeitos com os produtos e serviços dela.
Se uma loja teme as críticas negativas em sua página, essa é a hora de buscar estabelecer uma boa relação com os insatisfeitos e se propor a resolver suas queixas e dúvidas.
Uma empresa que quer ter credibilidade no e-commerce precisa se lembrar que essa relação deve ser construída através de todos os canais de comunicação que ela possui com o seu cliente e, portanto, ela não deve se restringir apenas sua página principal, e sim atuar em todas as plataformas que podem dar algum destaque aos produtos e serviços que possui.
Dessa forma, poderá proporcionar uma experiência de compra melhor ao consumidor.