- O fim do ano é o período de maior alta nas vendas e, com este aumento, é preciso usar estratégias para atrair consumidores.
- Boa parte das dicas que oferecemos são tradições da ocasião, como decorar a loja, preparar os produtos e criar promoções.
- No entanto, apenas isso não é o suficiente, pois os negócios são fortemente influenciados pelas atuais tendências de mercado.
- Além desses dois principais pontos, existem outros, inovadores, que podem ser diferenciais competitivos para gerar melhores experiências de consumo.
Quem não ama as festas de fim de ano? Presentes, ceias, família e amigos por perto, é impossível não se deixar contagiar pelo clima desta ocasião.
Aliás, as festas são tão queridas que isso se reflete no comércio no mês de dezembro, pois as festividades fazem com que este seja o principal período de vendas do ano.
A maior parte dos consumidores saem de casa dispostos a gastar mais nesta ocasião e quem já está acostumado a lidar com o comércio sabe muito bem que este é um período que não dá para perder vendas.
Claro, com muitos consumidores querendo preparar as comemorações de fim de ano, a concorrência também se torna mais acirrada, e é por isso que é preciso se esforçar para tentar conquistar o cliente.
Pensando neste desafio para os empreendedores, daremos algumas dicas para fazer com que o melhor período de vendas do ano seja ainda mais especial.
1- Dê Um Bom Direcionamento Para o Marketing
A primeira coisa que se deve levar em conta é que, ao falar sobre fim de ano, não devemos considerar as datas especiais de forma isolada, e há um bom motivo para isso.
Muitas pessoas não conseguem, por exemplo, aproveitar as promoções de Black Friday para comprar os presentes de natal e acabam deixando passar as boas ofertas desta data.
Além disso, em dezembro, muitos trabalhadores e pensionistas recebem o 13º salário ou alguma forma de auxílio governamental. Portanto, muitos consumidores estão preparados com antecedência para comprar o que precisam.
Ou seja, temos uma demanda com a qual o marketing precisa lidar e isso precisa ser feito de forma encantadora para que os clientes tenham em mente que esta é a última oportunidade do ano de comprar o que querem.
É preciso caprichar nas promoções e na divulgação dos produtos mais vendidos ou daqueles que precisam de uma saída melhor para que o cliente perceba que está diante de uma grande oportunidade.
Uma boa ideia é fazer um natal com algumas ofertas de Black Friday ou oferecendo ao cliente algumas boas ofertas e brindes para que ele seja, de fato, o grande presenteado.
Se a loja possui mailing ou clubes de fidelidade, esta é uma boa hora para oferecer cupons de desconto para que mais pessoas se sintam incentivadas a fazer compras.
Mas, se não possui nenhuma das alternativas anteriores, considere se é viável adotá-las em seu modelo de negócio, pois são excelentes formas de aumentar o engajamento e a retenção de consumidores.
Não se esqueça de caprichar nos recursos visuais, como postagens em redes sociais ou publicidade para captar a atenção de possíveis clientes.
Ter uma boa presença em plataformas digitais e offline ajuda a empresa a ser lembrada pelos consumidores.
Tudo isso é capaz de aumentar muito o fluxo de visitação nas lojas. Portanto, ofereça experiências encantadoras na hora da venda para que os consumidores recomendem a marca para outras pessoas.
2- Personalize a Sua Loja
A decoração e ambientação da loja cumprem um papel de marketing importante em todas as sazonalidades do ano, sobretudo no mês de dezembro, cujas festas são as principais.
E nem é preciso falar o quanto as decorações, especialmente as de natal, são muito marcantes, pois elas ditam o tom de comemoração da ocasião e demonstram que esta é uma data especial.
O fato de o fim de ano ser uma época excepcional para os clientes deve se refletir na decoração da empresa, pois isso pode ser usado para demonstrar que as promoções são imperdíveis, justamente para que ninguém saia da loja sem aquilo que busca.
Ou seja, estamos falando de algo muito cativante e que não pode ficar de fora quando o assunto é a busca por mais engajamento dos clientes com a marca.
Isso vale ainda mais para as empresas que lidam com crianças, afinal, os pequenos amam decorações de natal e, principalmente, o Papai Noel.
Além disso, os enfeites para as festividades de fim de ano são, de modo geral, bem chamativos e atraentes, o que pode ser mais um diferencial para chamar a atenção dos clientes, seja na fachada, nas vitrines ou no interior das lojas.
3- Crie Promoções
É claro que existem muitas estratégias para atrair o consumidor, mas todo comerciante experiente sabe que uma das melhores são as promoções. Afinal, todo mundo quer pagar mais barato.
Nessas horas, vale a pena checar o estoque para ver o que há de mercadoria encalhada ou perto do vencimento e aproveitar as datas comemorativas para colocar o preço desses itens mais baixo.
Se a empresa deseja colocar em promoção produtos que não são excedentes, esta é a hora de negociar com o fornecedor para conseguir lotes por valores mais baixos e, assim, possibilitar que o preço final também seja menor.
É fundamental que, além do clima de celebração, também haja boas promoções nas lojas para aumentar o engajamento dos clientes.
4- Faça Sugestão de Presentes
No fim de ano, a tendência é que o fluxo de clientes seja bem maior e muitas pessoas irão até as lojas sem saber o que preparar para as festividades ou sem ideias para presentes.
Que tal facilitar essa tarefa para aqueles que estão perdidos? Isso pode ser feito tanto dentro quanto fora da loja.
A empresa pode fazer recomendações por meio de postagens em suas redes sociais e preparar bem a equipe de vendedores para orientar os clientes em suas compras.
Se possível, monte uma lista com algumas sugestões que possam ajudar o cliente na hora das compras.
Nessas horas, vale a pena destacar as mesmas três categorias que citamos no primeiro tópico do texto, que são os produtos que estão em promoção, que precisam de uma saída melhor ou que são os mais procurados pelo público.
Ao indicar mercadorias, também é possível relacioná-las com outras que possuem alguma semelhança entre si e elaborar alguns kits que motivam compras por impulso.
Uma cesta com produtos finos, kits de churrasco, perfumaria ou quaisquer outros itens genéricos, mas que possuem uma aceitação muito ampla do público, pode favorecer a venda dessas mercadorias.
5- Atendimento Especial Para o Fim de Ano
Estamos falando de uma ocasião especial que irá demandar mais do comércio de um modo geral, tanto na disponibilidade de horários quanto em atendimento.
Não é à toa que, em muitas cidades, as lojas ficam abertas até mais tarde para conseguir receber clientes que não conseguiriam ser atendidos dentro do expediente normal.
No entanto, é preciso que as empresas consultem a legislação do seu município para saber se é permitido ficar aberto até mais tarde. Não esqueça de divulgar o horário alternativo se a empresa prolongar o atendimento.
Mas se tem algo que é necessário e que muitas lojas irão precisar durante este período é de um maior contingente de funcionários para conseguir lidar com o aumento da demanda.
Muitas empresas conseguem preencher essas lacunas abrindo vagas de trabalho temporárias. Dessa forma, não é preciso se preocupar em dispensar os funcionários depois do encerramento do período estipulado.
6- Foco em Múltiplos Canais
Com o avanço das vendas por e-commerce, as plataformas digitais ganharam um novo papel, que é de garantir a personalização da jornada do consumidor.
Não, o ponto de vendas não está obsoleto, mas ele está trabalhando de forma cada vez mais complementar com os recursos digitais e isso pode ser altamente positivo para as vendas.
A primeira vantagem a se destacar é que o cliente poderá escolher a melhor forma de avaliar a marca, consultar os produtos, tomar sua decisão de compra, pagar e retirar a mercadoria.
A segunda é que a empresa pode expandir suas atividades para outros locais que estejam fora do seu alcance de atendimento, caso opere somente no varejo físico.
Ter e-commerce, catálogo de produtos, presença digital por meio de redes sociais e websites, disponibilizar newsletter e outros canais diretos de relação é muito importante para a marca.
É importante fazer manutenção constante desses espaços, não abandoná-los e buscar interagir com o consumidor da maneira mais rápida possível.
7- Disponibilize Diferentes Formas de Pagamento
Um dos principais problemas que impedem os clientes de conseguirem concluir a sua compra é quando não conseguem pagar da forma que desejavam.
Muitas empresas, até hoje, continuam aceitando apenas o dinheiro como forma de pagamento, sendo que cada vez menos pessoas andam com carteira no bolso.
Podemos dizer que, além do dinheiro em espécie, as principais formas de pagamento disponíveis no mercado atualmente são o pix, cartão de crédito e débito.
É indispensável para a empresa que quer aumentar as vendas oferecer duas ou mais formas de pagamento entre as que foram citadas acima.
Isso vale principalmente para as lojas que trabalham com produtos mais caros, uma vez que o cartão de crédito possui a função de parcelar as compras.
Ao disponibilizar as principais formas de pagamento na loja, a empresa irá garantir que o cliente consiga concluir sua compra e pagar da maneira que for mais acessível para ele, proporcionando-lhe conveniência e praticidade.