Aprenda a fazer Cronograma de Compras

  • O cronograma de compras é uma forma que a empresa tem de organizar os seus produtos para saber o momento e a forma ideal de repor o seu estoque.
  • Através disso, também é possível melhorar o giro de estoque e a estocagem de produtos, além de organizar os prazos e as reposições do acervo da loja.
  • Com uma metodologia bem organizada, a empresa é capaz de manter os preços baixos na Black Friday sem ter que arcar com algum prejuízo por isso.
  • Para criar um cronograma, é preciso organizar os produtos de acordo com as suas características e utilizar um software para auxiliar no trabalho.

Estamos no período perfeito para falar sobre a importância do cronograma de compras. A Black Friday vem aí e o estoque precisa estar alinhado com a demanda da empresa, sem falta ou sobra de produtos.

Mas, para isso, é preciso muito planejamento e o cronograma de compras é um recurso que ajuda as empresas a elaborar a sua lista de reposição de produtos através da organização do acervo em alguns grupos.

Essa medida irá ajudar a escolher um mix de produtos que esteja mais alinhado às demandas do consumidor e também irá ajudar a empresa a buscar as formas mais adequadas de pagamento.

Todos esses detalhes farão a diferença na hora de definir os preços dos produtos, de forma que eles sejam atraentes para os consumidores e que a empresa, por sua vez, não tenha nenhum prejuízo causado pelos descontos.

E não para por aí: você vai ver, neste texto, que várias tarefas ligadas à gestão da empresa podem ser cumpridas e contribuir bastante para a melhora dos resultados financeiros na Black Friday.

Como o Cronograma de Compras Pode Ajudar a Empresa?

Quando a empresa monta um cronograma de compras e divide os seus produtos de acordo com a rotatividade de cada um, ela pode melhorar o desempenho do seu negócio das seguintes maneiras:

  • Elaborando estratégias de venda para aumentar o giro no estoque.
  • Melhorando a forma de armazenar produtos e diminuindo os prejuízos com essa tarefa.
  • Identificando as melhores formas e os melhores períodos para fazer as reposições.
  • Definindo contratos com os fornecedores que atendam melhor a demanda da empresa.

Para isso, é preciso ir até o estoque e começar a avaliar os produtos de acordo com a saída que apresentam e identificar se estão tendo uma venda dentro do esperado ou se estão abaixo ou acima.

Neste cronograma, também deve ser levada em consideração a data de validade dos produtos, uma vez que, próximos da data de validade, há uma urgência maior em vendê-los para não haver prejuízos.

O cronograma também irá contribuir para a melhora de outros serviços como, por exemplo, a gestão de estoque, a destinação do espaço exato para os produtos no acervo e a reposição das gôndolas.

Caso a loja ainda não tenha definido a melhor frequência de tempo para a reposição do seu acervo, um cronograma bem controlado poderá ajudar a definir a melhor periodicidade para fazer as compras com os distribuidores.

O Impacto do Cronograma de Compras na Black Friday

Quando a empresa conseguir organizar a compra e o armazenamento dos seus produtos, conseguirá ter mais clareza na hora de definir o preço de cada mercadoria, o que permite definir os valores de venda da maneira mais adequada.

Isso é o que ajudará a empresa a colocar um preço baixo para as suas mercadorias de forma que ainda compense vendê-las, ou seja, sem que ela tenha nenhum tipo de prejuízo.

Para um mês de Black Friday, isso fará toda diferença para as vendas, uma vez que os preços precisam estar abaixo da média para conseguir atrair os clientes.

O desconto maior ou menor irá variar de acordo com a previsão de venda de cada item, sendo que os mais procurados terão que abaixar menos o preço do que aqueles que não possuem uma demanda tão alta.

A previsão pode ser calculada com base em diversos fatores como histórico de vendas ou até mesmo a evolução da economia em relação ao mesmo período do ano anterior.

Com base nessas informações, a empresa pode definir o rumo das suas promoções e também da precificação de seus produtos para este ano.

O preço mais baixo também irá contribuir para o aumento no giro de estoque, o que, por sua vez, também irá influenciar no estabelecimento das metas de vendas.

No fim, várias funções do cronograma de compras trarão impactos direto no desempenho de uma Black Friday bem sucedida. Dessa forma, ainda resta saber o que é necessário levar em conta na hora de elaborar um.

Como Montar um Cronograma?

Agora que nós já entendemos como o cronograma pode ajudar a alavancar um negócio, vamos falar sobre os principais aspectos na hora de elaborar um para a sua empresa.

Defina suas categorias

As categorias compõem a parte principal da organização do cronograma da empresa. São elas que irão definir a metodologia de controle das compras que será utilizada.

Os produtos podem ser divididos em diversas categorias, mas algumas podem ser consideradas fundamentais. Entre elas, é possível destacar:

  • Criar descrições das mercadorias.
  • Contabilizar a quantidade de unidades disponíveis. 
  • Valor dos produtos entre os fornecedores.
  • Preço final de cada item.

É importante lembrar que essas não são as únicas categorias que as empresas podem usar. Dependendo da demanda que a marca possuir, ela pode agregar outras à sua lista, conforme for necessário.

Faça o controle das reposições

Ao fazer o cronograma para planejar as reposições, é importante anotar o prazo de entrega de cada fornecedor para se precaver em relação a possíveis quebras de estoque.

Esse detalhe pode ajudar a controlar a disponibilidade de produtos na prateleira e a se programar com relação às reposições para que nada fique faltando no acervo.

Lembre-se que durante a Black Friday a rotatividade dos produtos tende a aumentar e, sem um bom controle, torna-se difícil organizar as promoções, pois o risco de quebra tende a ser mais alto.

Uma vez que o cliente não encontra o produto que ele deseja, ele pode ter uma má impressão sobre a loja e até optar por fazer a compra em um concorrente.

Esses são alguns pontos que mostram a importância de fazer um controle das reposições que leve em conta o prazo de entrega que a loja pode esperar de cada fornecedor, com base no acordo feito entre as duas partes.

Defina um estoque de segurança para cada produto

Esta é uma ação importante, visto que os produtos terão uma saída maior e a empresa precisa evitar a quebra de estoque durante o período promocional.

Para saber o número exato de produtos que será preciso manter em seu estoque de segurança, é preciso multiplicar a demanda média do produto pelo tempo de entrega dele.

Para as empresas que irão estender o tempo promocional da Black Friday além da sexta-feira, é preciso ter mais atenção ainda a este ponto, pois é provável que a demanda esteja maior na semana em que ocorre o grande dia de vendas.

Embora seja difícil prever o comportamento da demanda durante um período sazonal, é importante ter algumas táticas em mente para não ser surpreendido de forma negativa.

Quais são as formas de criar o cronograma

Não é indicado que as empresas tenham processos manuais para executar tarefas complexas como essas. Afinal, há softwares simples e gratuitos que são bastante acessíveis e que podem contribuir para o bom desempenho das tarefas.

Uma simples tabela no Excel ou no Google Drive já é o suficiente para criar o cronograma desenvolvendo todas as categorias que foram mencionadas até aqui.

Através dessas dicas, a empresa terá aquilo que é necessário para fazer uma boa gestão de serviços na Black Friday e também conseguirá organizar os seus negócios para o restante do ano.

Com preços baixos, estoque alinhado à demanda do consumidor e formas ideais de fazer a reposição de produtos, a empresa tem tudo para conseguir os melhores resultados financeiros possíveis.

Conclusão

O cronograma de compras possui um impacto direto no preço baixo dos produtos, pois é através da organização que a empresa consegue definir o melhor valor para os produtos.

Isso ocorre porque a empresa consegue ajustar a sua oferta com a demanda do cliente e, assim, buscar os melhores preços para a reposição junto aos fornecedores.

E, além de interferir no preço final, o cronograma também pode proporcionar melhorias em uma série de serviços da empresa.

O simples fato de dividir os produtos em categorias consegue ajudar a encontrar formas ideais de armazenamento e reposição, definir preços com base na procura de cada mercadoria e até na negociação com as distribuidoras que as entregam.

Colocando isso em um contexto como o da Black Friday, em que as vendas irão aumentar e os preços irão cair, essa organização prévia por meio do cronograma irá contribuir para o bom desempenho desses serviços.

Por isso, não deixe de classificar os produtos com base nos pontos destacados acima e também não se esqueça de usar softwares para otimizar essas tarefas e diminuir a possibilidade de erros.

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