7 Estratégias de Preço para a Black Friday

Toda empresa tem despesas a serem pagas e uma margem de lucro que deve ser obtida. Tudo isso deve ser levado em conta na precificação dos produtos na Black Friday.

Uma margem de lucro mínima deve ser definida com base no risco da operação de vendas e deve ter um valor que compense a comercialização.

O preço dos produtos não deve extrapolar a média de mercado. Do contrário, não serão atrativos para os consumidores.

Existem diversos critérios e métodos para criar promoções, aumentar o giro de estoque e evitar prejuízos com mercadorias encalhadas.

A Black Friday está se aproximando e é hora de abaixar os preços dos produtos, o que pode ser um grande desafio para muitas empresas.

Antes de fazer essa redução ou copiar o preço dos concorrentes, é preciso entender como a precificação dos produtos deve ser feita para que, em seguida, eles possam de fato ter uma redução.

Confira a partir de agora sete dicas que irão ajudar a criar promoções de forma correta.

1- Atenção aos Detalhes Fundamentais da Precificação

Para saber o quanto é possível abaixar o preço de um produto, a empresa precisa calcular: 

  • O valor gasto com o estoque da mercadoria
  • Os impostos e taxas de cada produto
  • Gastos com armazenamento e conservação
  • Margem de lucro desejada

Esses quatro pontos deverão ser divididos pelos valores unitários do produto para chegar a um preço ideal.

No entanto, até mesmo este preço está sujeito a outras coisas, como a percepção de valor dos consumidores e os preços praticados pela concorrência.

Se o cliente não achar que vale a pena pagar tão alto por uma determinada mercadoria ou perceber que o preço praticado pelos concorrentes possui uma média inferior, irá desistir de levá-lo ou fará a compra em outro local.

É preciso se programar com antecedência para fazer uma pesquisa de mercado que seja capaz de identificar os preços ideais de cada produto para esta Black Friday.

Se a empresa já possui alguns produtos com preços dentro do ideal, ela pode simplesmente reajustar a margem de lucro de alguns deles para aumentar o faturamento com as vendas durante o período promocional.

É preciso se lembrar de organizar esse levantamento com um bom método para não gerar confusões. Criar planilhas e fazer anotações são algumas das melhores formas de fazer isso.

2- Defina a Margem de Lucro de Forma Correta

A margem de lucro é a parte do valor final da qual será retirada um valor para fazer a redução do preço. Isso é algo que deve ser feito individualmente para cada produto.

Para isso, a empresa deve calcular o custo de cada mercadoria e, em seguida, definir a margem que deseja obter de lucro com o item.

A empresa deve encontrar um valor mínimo para a margem de lucro que justifique a comercialização do produto.

Se for desejável, ela pode colocar uma margem de lucro mínima, mas, neste caso, não será possível negociar possíveis descontos com o consumidor. Portanto, é preciso saber se vale realmente a pena fazer isso.

Qualquer estratégia de preço que a empresa fizer dependerá desse valor. Caso ainda haja dúvidas sobre como calculá-lo, vamos explicar uma fórmula bem simples:

  • Custo do produto + margem de lucro desejada = preço final da mercadoria

Para saber mais sobre margem de lucro, não deixe de ler o nosso texto sobre o assunto clicando aqui.

3- Faça o Controle do Capital de Giro

Em uma ação promocional, uma das piores coisas é quando a empresa não consegue lucrar o que é esperado e, muitas vezes, isso acontece por falta de controle do capital de giro.

Antes de iniciar as vendas, é preciso estar preparado para avaliar se a empresa está com um bom fluxo de caixa, se está cumprindo os seus prazos de pagamento e como anda seu giro de estoque.

Não adianta vender muito e terminar com muitas despesas a serem pagas, ruptura de estoque ou mesmo com mercadoria encalhada devido a um abastecimento muito acima do previsto.

É possível tomar algumas medidas para se prevenir em relação aos prejuízos, entre as quais podemos destacar:

  • Negocie os prazos com os fornecedores para que a sua reposição de estoque não seja afetada.
  • Antecipe todos os pagamentos para que, ao final das promoções, seja possível usufruir do dinheiro embolsado.
  • Não abasteça o estoque muito acima de forma excessiva para evitar que a mercadoria fique encalhada.

4- Hora de Definir as Promoções da Black Friday

Infelizmente, muitos estabelecimentos não criam ofertas de verdade durante a Black Friday, mantendo apenas os preços normais ou oferecendo descontos muito baixos e criando anúncios como se fossem ofertas imperdíveis.

Não é nada recomendável fazer isso, pois muitas pessoas estão atentas às variações de preço e, quando perceberem que o preço não mudou ou que a oferta é enganosa, isso pode afetar a reputação da empresa.

Escolha um número limitado de produtos que deverão ser colocados em promoção. Essa estratégia é capaz de valorizar esses itens e direcionar a compra do cliente e para que ele perceba aquilo que está de fato em destaque.

É possível definir preços promocionais da seguinte forma:

  • Desencalhando mercadorias: Abaixe o preço de produtos que estão com uma saída ruim ou perto da data de vencimento. Essa redução evita prejuízos com perdas, furtos ou danos.
  • Negociando com fornecedores: Tente conseguir menores preços com os fornecedores para garantir um preço final mais baixo.
  • Venda casada: Venda produtos por um valor mais baixo se o cliente adquirir mais de uma unidade.

5- Tenha Método Para a Precificação na Black Friday

Ao obter um método para fazer a precificação, a empresa terá aquilo que é necessário não apenas para criar promoções na Black Friday, mas também nas demais ocasiões ao longo do ano.

Veja algumas estratégias que podem contribuir para uma precificação adequada:

Diminua alguns centavos

Esta é uma estratégia muito utilizada pelas empresas e que, de fato, consegue influenciar a percepção do consumidor de que o produto está com um preço mais baixo sendo que, na prática, a redução do valor é mínima.

A maior parte das lojas costuma reduzir um centavo no valor final dos produtos. Dessa forma, o cliente olha apenas os reais a serem pagos, ignorando ou não dando muita atenção para os centavos restantes.

Um exemplo é um produto que, ao invés de custar R$ 8,00, vale R$ 7,99.

Dê destaque para o valor parcelado

No caso dos produtos mais caros, é possível destacar o valor do produto em uma compra feita de forma parcelada.

Ao invés de colocar o valor do produto em, por exemplo, R$ 599,00, a empresa pode destacar que ele pode ser pago em 10 vezes de R$ 59,90.

Oferta relâmpago

Uma boa forma de criar um senso de urgência nos clientes é criando ofertas relâmpago, ou seja, que duram por um período de tempo muito curto.

Isso é bom para induzir compras por impulso e aumentar as buscas pelos produtos ofertados pela loja.

Cobrindo ofertas

Se o cliente apresentar um preço mais baixo praticado por algum concorrente, a empresa pode cobrir a oferta para incentivar que ele leve o produto.

Neste caso, a empresa não precisará abaixar o preço para todos os clientes, apenas para aqueles que pedirem pelo desconto.

Além disso, essa é uma boa forma de garantir o preço mais baixo para o cliente, sem precisar reduzir a margem de lucro em todas as vendas.

6- Mostre o Benefício Para o Cliente

Uma forma de criar promoções de sucesso na Black Friday é mostrar para o cliente, de fato, o quanto ele estará economizando ao fazer as suas compras. Dessa forma, ele terá uma experiência positiva de compra.

Por isso, mostre a ele o preço dos produtos antes das promoções e a comparação com o valor promocional, fazendo-o perceber o benefício do desconto proporcionado.

Se a empresa for a líder em preços no mercado, faça um comparativo com os produtos da concorrência.

Outra estratégia simples, que pode ser praticada por qualquer loja, é colocar um mesmo produto, de várias marcas, um do lado do outro. Assim, o cliente pode fazer a opção por aquele que está mais em conta ou que atende melhor sua demanda.

Para resumir este tópico, podemos concluir da seguinte forma: encontre opções que façam o cliente perceber que fazer esta compra compensa para ele.

7- Comece as Ofertas com Antecedência

Talvez os preços possam precisar de ajustes até a chegada da semana da Black Friday, que é quando os produtos começam, realmente, a ter uma saída mais alta.

Se as promoções ainda não atenderam as expectativas do consumidor, a média de preços do mercado ou o lucro estipulado pela empresa, o ideal é colocar a promoção em prática com antecedência para reformular o que for necessário e, de quebra, atrair mais clientes ao longo deste tempo.

A empresa pode começar as vendas de Black Friday na semana do evento, duas semanas antes ou mesmo aproveitar todo o mês de novembro.

É possível alternar os produtos colocados em promoção e, desta forma, captar a atenção das pessoas que estão atrás de um item específico para os presentes e festas de fim de ano.

Com organização, antecipação e boa metodologia, qualquer negócio, independente do seu tamanho, terá aquilo que é necessário para ter o melhor desempenho possível durante a Black Friday.

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