9 Dicas para Vender mais na Black Friday

  • Para vender mais na Black Friday, a empresa precisa, sobretudo, de bons produtos, parcerias com distribuidores e de uma estratégia de marketing.
  • Contar com bons serviços, como a realização de entregas em domicílio, e disponibilizar muitas formas de pagamento também são bons diferenciais.
  • Para atrair clientes para a loja, comece a campanha de marketing antes do início da Black Friday para captar um número maior de consumidores.
  • As empresas que estiverem mais atentas às suas demandas, às tendências de mercado e às práticas dos concorrentes terão mais facilidade para se destacar.

Durante a Black Friday, os estabelecimentos preparam o mix de produtos, as estratégias de marketing, o ambiente de vendas e garantem preços baixos, tudo isso com uma única finalidade: vender mais.

De acordo com um levantamento feito pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Google Brasil, o número de consumidores que devem ir às compras neste ano é 29% maior do que em 2021.

Os comerciantes já estão atentos, mas nunca é demais lembrar que 2022 é um ano de Copa do Mundo e que este evento deve influenciar o comportamento do consumidor, além, é claro, das festividades de fim de ano.

A oportunidade de fazer negócios é excelente e é por isso que preparamos esse texto, para ajudar as empresas a alcançarem o melhor resultado das vendas neste ano.

1- Faça uma Boa Seleção de Produtos

Para vender mais, é preciso apostar em produtos que tenham uma boa demanda. No contexto da Black Friday, podemos destacar algumas características deles:

  • Possuem uma boa saída ao longo do ano.
  • São uma tendência de consumo momentânea forte.
  • São uma sazonalidade.
  • São bons presentes.
  • Têm um potencial de vendas muito grande para o fim de ano.

Mesmo que todas as lojas mapeiem os produtos com essas características que citamos, cada uma chegará a um resultado diferente, afinal, cada uma atende um perfil de consumidor que é diferente da outra.

Mas uma coisa é certa: investir nesses produtos é a chave para alcançar o sucesso de vendas durante as mega promoções.

Por isso, faça um levantamento sobre a demanda do seu consumidor. Isso pode ser feito através de uma pesquisa respondida por ele ou verificando a saída de mercadorias do seu sistema de gestão para ver quais são as mais vendidas.

Se estiver pensando em apostar em produtos diferentes, converse com o seu fornecedor ou acompanhe o mix do seus concorrentes ou em mídias especializadas para saber o que pode ser bom para o seu consumidor.

2- Foque em Boas Parcerias

Já que falamos em fornecedores, é impossível deixar de destacar a importância que as boas parcerias têm na hora de montar um bom mix de produtos para as vendas.

Uma boa negociação fará com que a empresa não apenas tenha a oferta ideal de produtos para a demanda dos clientes, mas também influenciará no preço dos produtos, pois o valor acertado com o distribuidor é uma das variáveis que interfere no valor final.

7 Estratégias de preço para Black Friday

Aproveite o momento de elaborar seu mix para saber se há alguma forma de compra que tenha um custo-benefício melhor ou se há alguma forma de pagamento mais acessível para o orçamento da empresa.

Todas essas iniciativas irão garantir que o cliente tenha o produto que ele quer e que possa pagar um preço mais baixo por ele.

3- Invista em um bom Marketing

Independente do tamanho da sua empresa, você, com certeza, quer que os clientes saibam que a sua loja está fazendo uma mega promoção de Black Friday. Portanto, você precisa comunicar isso a eles.

A internet hoje é um recurso indispensável na hora de investir em boas estratégias de marketing. Mesmo para as grandes empresas, é preciso ter uma boa presença na web para que o cliente consiga encontrá-las na hora de fazer suas buscas.

Para as pequenas, essa importância é ainda maior. Por isso, é preciso conhecer o seu público-alvo e fazer campanhas bem direcionadas para eles.

Por exemplo, você já se fez perguntas do tipo:

  • Quais são as faixas etárias predominantes dos seus consumidores?
  • Atende mais mulheres ou homens?
  • Quais são os interesses e demandas deles?
  • Faixa de renda?
  • Onde moram?

Esses e outros detalhes podem dar o direcionamento que a sua empresa precisa para conseguir personalizar a estratégia de marketing de acordo com o perfil do cliente.

Foque, pelo menos, nas principais redes sociais para aplicar suas estratégias de marketing e, se achar que vale a pena, até mesmo em mídias offline.

Anúncios em televisão, rádio ou até mesmo os velhos carros de som com ofertas são algumas coisas que ainda podem fazer sentido para muitas marcas.

4- Capriche na Decoração

Uma parte complementar do marketing é a decoração da loja, que transmite informações importantes para o consumidor e que pode influenciar no comportamento dele, gerando mais aconchego e resultando em atração de clientes.

Utilizar banners, etiquetas de ofertas bem chamativas e anúncios atraentes são boas formas de captar a atenção do cliente e direcionar a compra dele.

Além disso, este é o recurso ideal para as empresas que querem embelezar o seu estabelecimento.

Cada item decorativo tem a capacidade de influenciar na compra do cliente de uma determinada forma e, por isso, é preciso fazer um bom planejamento para que a loja fique bem arrumada.

Uma decoração feita de forma desorganizada pode gerar confusão e surtir um efeito negativo. Ao invés de embelezar, pode causar muita poluição visual.

5- Antecipe as Promoções

Ao falarmos de Black Friday, estamos nos referindo a um dos principais períodos de vendas no comércio, o que significa que os clientes esperam por este período e se engajam nas compras.

Existe uma boa forma de explorar ainda mais o potencial desse engajamento, que é iniciar as promoções com antecedência e ir baixando os preços dos produtos de forma gradual.

Aos poucos, a empresa consegue atrair a atenção do cliente e despertar nele o interesse pelos produtos até que, enfim, chegue o grande dia da Black Friday e a loja esteja cheia de boas promoções.

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Com isso, as vendas devem aumentar progressivamente enquanto durarem os anúncios promocionais, especialmente nos dias próximos da Black Friday.

6- Disponibilize Formas de Pagamento

Um dos grandes problemas que muitos consumidores enfrentam na hora de concluir a compra é a falta de opções de pagamento disponíveis. Muitos estabelecimentos, até hoje, aceitam apenas dinheiro em espécie.

É claro que nem sempre é fácil para todas as lojas disponibilizarem formas como o pix, cartão de crédito e débito, carteiras digitais, etc., mas é preciso buscar outras fontes.

Muitas vezes, a falta de formas de pagamento significa perder vendas ou algo até pior, pois o cliente pode ter uma frustração, optar por um concorrente e não voltar mais a comprar naquela loja.

Conheça as principais formas de pagamento disponíveis no mercado e tente encontrar o maior número de opções que são adequadas para o seu comércio. A princípio, este pode ser um investimento custoso, mas garante um bom retorno.

7- Faça Entrega de Produtos

As entregas de produtos oferecem ao cliente a chance de personalizar uma das etapas da jornada de compra, que é a forma de receber o produto, o que acaba sendo uma opção mais cômoda em muitos casos.

Quem lida com o e-commerce já sabe o quanto é importante investir na segurança e na qualidade das compras e nas entregas em domicílio, mas esta também pode ser uma alternativa para o varejo físico.

A personalização da jornada de compra é um conceito que está cada vez mais presente no varejo – é muito importante que o cliente possa escolher a forma como quer retirar a sua compra.

As empresas do varejo físico que optarem por investir em compras online ou apenas nas entregas de produtos em domicílio estarão adotando um importante diferencial competitivo para esta Black Friday.

8- Inove nos Benefícios

As promoções não são apenas importantes: são as atrações principais da Black Friday. Mas essa não precisa ser a única forma de agradar o cliente durante este período.

Oferecer alguns benefícios como brindes, pontos no clube de fidelidade, produtos extras a partir de um determinado valor ou até mesmo descontos em uma próxima compra podem ser algumas das formas de se destacar.

E não é só isso: no caso dos brindes, por exemplo, há uma possibilidade de aumentar a rotatividade do estoque oferecendo mercadorias encalhadas como uma recompensa.

Embora esta pareça ser uma medida que dá pouco lucro, em alguns casos pode compensar mais do que ter prejuízo pela perda ou vencimento do produto.

9- Se Esforce Para Oferecer Boas Experiências

Sua empresa é capaz de encontrar diversas formas de alcançar bons resultados, basta que ela se aprofunde no estudo do comportamento e do perfil do consumidor para elaborar estratégias de marketing e venda.

Esteja atento à demanda do consumidor, às práticas dos concorrentes, inovações do mercado e outras coisas que são capazes de influenciar no desempenho do seu negócio.

Não precisa ter uma mega infraestrutura para ter bons resultados, é muito mais importante ter atenção a esses pontos. Portanto, mantenha o foco e tenha boas vendas!

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