Aprenda Decorar sua Loja para Black Friday

O período da Black Friday deste ano promete aumento nas vendas e, por isso, é preciso criar diferenciais competitivos para atrair mais consumidores.

A decoração das lojas é um ótimo recurso, pois tem a capacidade de embelezar, captar a atenção do cliente e direcionar a compra dele.

Ela deve ser usada para cumprir funções básicas de organização do ambiente, como a limpeza, arrumação de setores e gôndolas e composição do ambiente.

Além disso, também deve cumprir outras funções, como criar uma identidade de marca para as promoções e influenciar o comportamento do cliente.

A decoração no varejo não serve apenas para deixar o local bonito. Também é uma forma de apresentar algo para o cliente que possa ser atraente e incentivar que ele consuma mais.

Nesta Black Friday, as empresas terão uma ótima oportunidade em mãos para decorar suas lojas físicas com um conceito bem definido ao invés de apenas usar balões ou bandeiras para chamar atenção.

Para isso, é preciso levar alguns aspectos em consideração, principalmente aqueles que são capazes de exercer influência sobre o comportamento do consumidor.

A partir disso, podemos definir melhor a organização dos espaços, os itens decorativos que devem ser usados no ponto de vendas e os anúncios que podem ser utilizados para direcionar a compra do cliente.

Veremos neste texto que a decoração tem um papel comercial muito importante e, portanto, as empresas que investirem neste artifício durante a Black Friday terão muito a ganhar.

A Importância da Decoração na Black Friday

A realidade para o comércio em 2022 é que estamos vivendo um momento pós-pandemia, em que o e-commerce ganhou um espaço significativo, mas o ponto de vendas continua tendo grande relevância.

E não é apenas isso: com o fim do isolamento social e a normalização da situação do comércio, o interesse pelas vendas no varejo físico será maior do que em relação aos anos anteriores.

Isso não é uma simples leitura do momento. O levantamento feito pela HiPartners Capital & Work mostrou que o movimento nas lojas em 2022 cresceu 30% em relação ao ano anterior.

Ou seja, este é um momento de ampla concorrência em que as empresas devem aproveitar para criar diferenciais competitivos que possam fazer com que elas se destaquem em relação a seus concorrentes.

No caso da Black Friday, estamos falando de um período promocional e, portanto, é preciso utilizar a decoração não só como uma forma de gerar boas experiências ao consumidor, mas também de destacar as ofertas da loja.

É por isso que a decoração deve ser elaborada com um propósito muito bem definido, pois ela tem o poder estimular sensações no consumidor que podem ser usadas para gerar boas experiências de compra e chamar atenção.

O Papel do Visual Merchandising nas Vendas

Funções básicas

O visual merchandising é um conjunto de técnicas ligadas ao visual do ambiente que servem justamente para causar determinados estímulos no consumidor e pode ser usado de diferentes formas.

Essa estratégia deverá ser usada para alguns pontos fundamentais para todo estabelecimento, como: 

  • Limpeza
  • Organização do espaço
  • Organização e reposição das gôndolas
  • Boa iluminação
  • Boa composição do ambiente

O cliente precisa ter espaço para andar na loja e conseguir enxergar bem todos os produtos e preços.

Para isso, a empresa deverá criar certos padrões de organização que facilitem ao cliente entrar na loja, conseguir ver todos os produtos e preços antes de tomar a sua decisão e, por fim, concluir sua compra.

Funções complementares

O visual merchandising também pode ser utilizado para funções complementares como estimular compras por impulso, direcionar as compras do consumidor e gerar sensações agradáveis, entre várias outras.

Para a Black Friday, a empresa não precisará explorar todo o potencial dessa estratégia, mas deverá definir o seu objetivo com a decoração e preparar a loja de acordo com o que for estabelecido. 

Como esta é uma ocasião de mega promoções, o cliente vai precisar saber:

  • Do que se trata o evento promocional (no caso, a Black Friday)
  • Quais são os produtos que estão em promoção
  • Quais são os benefícios disponíveis (descontos, formas de pagamento, etc.)

Quando a empresa definir esses pontos, será necessário utilizar anúncios, banners e outros itens decorativos que chamem atenção para esses detalhes.

Esses recursos cumprem funções além do embelezamento e fazer uma promoção sem utilizá-los é muito difícil, pois ajudam muito a destacar as ofertas. Portanto, sem eles, o consumidor dificilmente saberá o que é promoção e o que não é.

Se um estabelecimento trabalha com um segmento específico de vendas, ainda poderá encontrar outras funções para a sua decoração.

O Que Não Pode Faltar na Decoração da Black Friday

Defina um direcionamento para a decoração

Como pudemos perceber até aqui, tudo na decoração deve ter algum sentido, pois terá influência sobre o comportamento do consumidor. Dessa forma, a composição do ambiente deve ser montada com alguma finalidade.

Isso significa, por exemplo, que não dá para colocar toda a loja em promoção. Afinal de contas, isso faria com que o cliente ficasse sem um direcionamento para fazer as suas compras.

Também não convém colocar balões e banners por todos os lugares na loja, a menos que eles chamem atenção para algo específico ou estejam ali para tornar o ambiente mais atrativo.

Se possível, divida a loja por ambientes e crie pequenos espaços de respiro para que o cliente possa ter tempo de identificar tudo aquilo que já viu e possa tomar suas decisões.

Crie uma identidade

A decoração faz parte da imagem da loja e isso é parte da identidade que a marca transmite para o consumidor.

Essa identidade fará parte das campanhas publicitárias, de marketing e das próprias redes digitais da empresa. Tudo isso deverá, de alguma forma, carregar a mesma proposta da decoração da loja.

Se você ainda não entendeu, pense no seguinte exemplo: Se você criar uma decoração na Black Friday usando itens nas cores preta, vermelha e branca, significa que essas mesmas cores deverão fazer parte de todas as ações da empresa durante este período. 

Isso precisa ser feito para que haja uma interação entre todas as ações da empresa. Assim, quando o cliente encontrar uma publicidade na internet com essas cores, rapidamente irá associá-las à sua marca.

Aliás, usar essas cores pode ser uma boa opção para as campanhas deste período, afinal, como muitos devem saber, a palavra “black” em português significa “preto”.

Itens para usar na sua decoração

Cada empresa pode identificar diferentes itens para usar em sua decoração, desde que estejam de acordo com a proposta do seu planejamento.

Entretanto, existem alguns itens que são bastante utilizados por várias lojas e que podem ser usados para captar a atenção dos consumidores e deixar a loja mais atraente.

Entre algumas opções, nós podemos citar:

  • Arcos de balões para as entradas da loja
  • Balões pendurados no alto da parte interna dos estabelecimentos
  • Tapete para receber os clientes (de forma geral, utiliza-se vermelho, mas o preto para a Black Friday ou outras cores ligadas à identidade da marca também podem ser boas opções)
  • Etiquetas chamativas para produtos que estão em promoção
  • Banners, anúncios e outros dispositivos de imagem

Mais uma vez, vale lembrar que as cores cumprem um papel muito importante para chamar a atenção do cliente e reforçar a identidade da marca durante a Black Friday.

Em geral, as cores mais utilizadas são o preto para fazer referência à data, o branco para criar um contraste e o vermelho como forma de chamar atenção para as ofertas.

A empresa pode utilizar qualquer item decorativo que achar necessário, desde que ele cause, de fato, um impacto positivo para as mega promoções deste período.

Todas as dicas apresentadas são capazes de ajudar nas campanhas de Black Friday, desde que os estabelecimentos tenham um bom planejamento. Portanto, determine seus objetivos para garantir os melhores resultados desta ocasião.

Conclusão

Neste texto, vimos que a Black Friday nos pontos de venda deverá ser mais movimentada do que em relação aos anos anteriores. Por isso, é preciso criar diferenciais competitivos atrativos – e a decoração possui papel fundamental nisso.

A decoração irá criar uma identidade para a marca na ocasião, o que, por sua vez, irá gerar atração de consumidores e maior engajamento, pois as pessoas perceberão que este é um grande evento e que os preços estão realmente especiais.

Este recurso também possibilitará deixar o ambiente da loja mais aconchegante, limpo e organizado, além de ser uma excelente forma de chamar a atenção dos clientes e direcionar a compra que eles estão fazendo.

Para que seja uma estratégia bem sucedida, a empresa deve fazer um planejamento para que cada peça decorativa em seu ambiente seja escolhida com algum propósito.

Peças colocadas aleatoriamente podem gerar confusão e poluição visual e, portanto, não devem ser utilizadas.

A empresa também deverá, a partir de sua decoração, criar uma identidade que esteja presente em todas as ações de marketing e publicidade e estas devem estar associadas à imagem que ela criou.

Por fim, é preciso apenas selecionar os melhores itens decorativos para a ocasião e que melhor caibam na estratégia da empresa.

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