Ativação de Marca: Como Criar Valor para os Clientes?

  • A ativação de marca é um conceito de criação de valor que usa estratégias de marketing para persuadir o cliente a avançar em sua jornada de compra.
  • Essa estratégia visa criar conexões emocionais com as pessoas como forma de captar novos clientes, divulgar serviços e produtos e aumentar as vendas.
  • É possível recorrer a métodos diversificados, tanto no online quanto no offline, mas é muito importante usar o digital para que haja um diferencial moderno.
  • Para fazer a campanha de ativação de marca, é preciso ter um planejamento bem definido, conhecer os clientes, os competidores e os recursos disponíveis.

 

Uma empresa sempre está buscando formas de fazer com que o cliente em potencial possa avançar cada vez mais em sua jornada de compra até que, por fim, a conversão aconteça. No entanto, a realidade é bem menos simples do que parece, afinal, é algo que demanda muitos esforços e métodos corretos. Mas existe um conceito, que é o de ativação de marca, que foca as estratégias de marketing justamente neste ponto.

Através deste conceito, as empresas tentam fazer o cliente perceber o valor que querem passar para ele. Essa é uma maneira de contribuir para a consolidação de marca em todos os estágios da jornada de compra do consumidor para fazer com que os produtos e serviços sejam reconhecidos, convencer o cliente a experimentar e degustar mercadorias e, principalmente, potencializar o aumento do número de vendas nas lojas.

Para nos aprofundarmos neste assunto, é necessário perceber que o lado emocional do consumidor e a experiência de compra que ele tem com a empresa são dois aspectos muito relevantes para fazer a ativação de marca. No entanto, não basta saber apenas quais são os pontos estratégicos, mas também como aplicá-los a fim de converter um número maior de clientes. É sobre todos esses tópicos que nós iremos tratar a seguir neste texto.

O Que é Ativação de Marca

Para aprofundar no assunto, podemos dizer que a ativação pode ser feita através de um trabalho de marketing que busca formas de interagir com o consumidor, não apenas divulgando produtos, mas mostrando que a empresa possui, além de autoridade, um conceito inovador, e também que oferece algo bom para o cliente. Tudo isso a fim de gerar boas experiências, percepções agradáveis e emoções positivas que geram vínculo com ele.

Não há um único modo certo do marketing proceder para conseguir fazer uma ativação correta de marca. É possível optar por diferentes tipos de estratégias através de ações de marketing feitas em locais públicos, experiências sensoriais, oferecendo benefícios, etc. As possibilidades são as mais variadas possíveis, mas o foco é o impacto emocional que isso causará no consumidor e se isso será o suficiente para motivá-lo a seguir na jornada.

Todo consumidor é motivado por alguma coisa, mesmo que seja de maneira involuntária, para fazer a aquisição de um produto. Todas as pessoas possuem história, valores pessoais, memória afetiva, necessidades e dificuldades. A empresa precisa ter a melhor impressão possível sobre o que pode conquistar o cliente para agir de modo que ofereça algo interessante, que seja capaz de impressioná-lo através de um grande diferencial.  

Quando o trabalho de marketing da empresa atinge o objetivo proposto, isso significa que o cliente reconheceu o valor que aquela marca está apresentando. A ativação de marca é, portanto, um trabalho contínuo de geração de boas experiências para que o cliente chegue ao ponto que é almejado. Por ser algo muito complexo, é preciso que as empresas tracem múltiplas estratégias para proporcionar benefícios ao cliente em todas etapas da sua jornada.

O Que é Importante para a Ativação de Marca?

Não há dúvidas de que fazer boas campanhas de marketing no mercado varejista atual depende de trabalhar com os recursos mais arrojados que estão disponíveis. Com os diversos dispositivos digitais que estão disponíveis hoje em dia, a coleta de dados dos consumidores em potencial se torna um fator relevante para medir a probabilidade de sucesso de cada operação. Portanto, o aumento da eficiência da empresa depende disso.

A tecnologia não é apenas um dispositivo para se obter informações sobre o consumidor, mas também para oferecer uma campanha de ativação que possa impressionar o cliente. Isso porque esse é um bom espaço para criar experiências sensoriais com recursos audiovisuais, realidade aumentada, oferecimento de cupons, campanhas interativas e oferecimento de benefícios para incentivar o cliente a partir para a próxima etapa da jornada de compra. 

Mesmo que os recursos online sejam muito úteis e desejáveis para a ativação de marca, também é possível utilizar métodos offline ou então usá-los de forma complementar com os dispositivos digitais. Algumas possíveis maneiras interessantes de chamar a atenção do consumidor são através da criação de eventos, demonstrações de como funcionam os produtos ou serviços oferecidos, além de, claro, fazer as degustações e dar amostras grátis.

No entanto, é necessário tomar ações cautelosas, especialmente no meio offline, pois é muito fácil escapar do conceito da ativação sem perceber o erro que está cometendo. Recursos convencionais como anúncios publicitários, promoções, captação de novos clientes por meios de ofertas, etc, são coisas que, por mais eficientes que possam ser, não abrangem a complexidade deste tipo de estratégia e, portanto, não se enquadram na proposta.

Como Fazer Ativação de Marca?

Planejamento

Ter objetivos para a ativação de uma marca é necessário para que haja eficiência na estratégia, afinal, todas as ações precisam estar bem orientadas. Se a empresa quer lançar uma marca no mercado, fazer com que os clientes experimentem alguma mercadoria, conhecer uma loja ou aumentar o número de vendas, tudo deve ser estipulado de modo bem claro de acordo com o objetivo.

Conheça o público

Depois de definir o que fazer, é necessário saber para quem vai fazer. Toda empresa possui um público alvo e conhecê-lo bem é muito importante para dar um bom direcionamento para as campanhas de ativação.

A coleta de dados dos consumidores é algo muito importante de ser feito, já que possibilita definir claramente quem é o público alvo da empresa, quais são as demandas que possui e as dores que essas pessoas manifestam.

Conheça a concorrência

Uma vez que a empresa já levantou os dados mais elementares para definir a sua campanha, ela também precisa saber quais são as ações que já foram feitas pelos concorrentes e que foram bem sucedidas. É sempre bom incorporar boas ideias para as iniciativas de marketing, mas também é importante ser autêntico para mostrar um diferencial aos clientes.

Verifique seus recursos

Quando a estratégia for idealizada, é preciso verificar os recursos disponíveis para colocá-la em prática, tanto os financeiros, como os materiais e humanos. Isso quer dizer: quanto de dinheiro será empregado na ativação? O que pode ser usado para implementá-la? A equipe que a empresa possui é suficiente para executar a ação ou é preciso contratar empresas ou profissionais especializados?

Faça o monitoramento dos resultados

Um bom resultado das estratégias de ativação de marca é medido por meio do retorno do investimento que foi feito. Por isso, a empresa deve estar acompanhando este indicador constantemente para saber se a campanha empreendida foi um sucesso.

Neste momento, também é importante investir em recursos que permitam à empresa monitorar o resultado em tempo real. No entanto, o dispositivo usado para fazer essa observação pode variar de acordo com o objetivo inicial da campanha que foi planejada.

Conclusão

A ativação de marca é uma estratégia cujo foco se direciona à criação de valor para a empresa e que utiliza ações de marketing para criar conexões emocionais com o consumidor. Este vínculo tem por objetivo fazer com que o cliente avance em sua jornada de compra até o ponto em que ocorre a conversão. Sendo assim, esta é uma ferramenta que pode ser usada para promover a marca, divulgar produtos e serviços e impulsionar as vendas nas lojas.

Por focar no lado emocional do consumidor e na experiência que a empresa pode oferecer, as ações de marketing devem mostrar que a empresa possui um diferencial. Embora seja possível criar campanhas que utilizem métodos tanto online quanto offline, os recursos digitais são capazes de proporcionar bastante versatilidade, além de serem um diferencial moderno que pode mostrar que a marca está atenta às tendências e, assim, conquistar o consumidor.

As ações de marketing podem ser feitas de diferentes formas, podendo envolver a criação de experiências sensoriais com recursos audiovisuais, realidade aumentada, campanhas interativas e oferecendo cupons e benefícios. No offline, também é possível impressionar os consumidores através da criação de eventos e demonstrações de como funcionam os produtos ou serviços oferecidos, além de claro, fazer as degustações e dar amostras grátis.

Para fazer a ativação de marca, é necessário fazer um bom planejamento considerando o perfil e as demandas do público-alvo. Também é preciso saber quem são seus concorrentes e quais ações de marketing bem sucedidas eles já fizeram, além de mapear bem os recursos disponíveis para fazer as campanhas e levantar o que é preciso para executar as metas. Após colocar em prática, tudo precisa ser monitorado para garantir o seu sucesso.

Links Para Leitura

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também