5 ideias de marketing para o Halloween

  • O Halloween é uma festa que agrada principalmente a crianças e jovens e é uma data marcada por festas, brincadeiras e repleta de produtos sazonais.
  • Para entrar no clima da ocasião, o principal a ser feito é decorar a loja e vender produtos como fantasias, itens decorativos, doces e alimentos para festas.
  • As empresas também podem ir além do básico e oferecer promoções, marketing e opções de pós-venda para gerar boas experiências de compra.
  • O Halloween possui algumas características tradicionais, mas há outras tendências que mudam ao longo dos anos. Por isso, é preciso estar atento.

Dia 31 de outubro ocorre o Halloween ou Dia das Bruxas, uma data que por muitos anos foi ignorada pelo varejo, mas que recentemente tem mostrado bastante o seu potencial econômico. 

O clima lúdico da ocasião proporciona uma grande brincadeira para crianças e jovens e, para o comércio, esta data acaba se tornando um bom momento para vender uma série de produtos de diferentes segmentos.

Os produtos sazonais desta época não costumam ser muito diferentes de outras ocasiões do ano, salvo, é claro, algumas exceções que iremos pontuar neste texto.

O grande desafio é, portanto, pensar no marketing da empresa para engajar os consumidores que irão celebrar a ocasião e despertar neles o desejo de levar mais produtos.

Ideias de Marketing Para o Halloween

Se você é um dos que não entendem o fenômeno por trás da popularização do Halloween e não sabe se vai investir na data, pare e pense nos benefícios que podem ser alcançados.

É verdade que a festa foi importada da cultura americana, mas está cada vez mais caindo na graça dos brasileiros pela alegria que é capaz de proporcionar.

Além disso, não é preciso investir muito para entrar no clima da data, o que pode ajudar a captar clientes que estão entusiasmados sem que, para isso, a empresa precise gastar muito dinheiro.

Veja a seguir as dicas que separamos para ajudar as empresas a conseguirem mais engajamento nesta época do ano e faturar mais durante o Halloween.

1- Personalize sua Loja

A primeira coisa que um cliente irá notar e que o fará distinguir as lojas que estão ou não no clima de Halloween é a decoração. E, acredite, muitos clientes vão optar pelas lojas que estão de acordo com a ocasião.

Isso porque há coisas que são características para a festa: as fantasias, maquiagens, os doces, itens decorativos e outras bebidas e alimentos que também são usados em outras festas.

Todos esses produtos não são coisas muito difíceis de serem encontradas, mas são voltadas para um determinado nicho de consumo cujas vendas aumentam principalmente nesta época do ano.

Por outro lado, as lojas que não estão decoradas acabam transmitindo a sensação de que não estão atentas à data, mesmo que estejam com prateleiras e estoque abastecidos com os produtos para o dia das bruxas.

Portanto, se você quer emplacar vendas neste período do ano, este é um dos principais detalhes a serem observados pela sua empresa.

Se você tem uma loja virtual, também é possível adotar um layout especial com cara de Halloween nas semanas que antecedem o evento e, assim, imprimir a mesma sensação do varejo físico.

Não se esqueça de transmitir de forma divertida o clima de “terror” nas ações de marketing da empresa e também nas ações publicitárias da empresa.

Também pode ser indicado criar uma identidade de marca especial para a ocasião, caso esta seja uma data importante para a loja.

Pense que esses ícones decorativos podem ser uma boa forma de fazer a sua loja captar a atenção dos consumidores e se destacar dos demais concorrentes.

2- Invista em Bons Produtos

Boas estratégias de marketing dependem da oferta de produtos que são adequados para a ocasião. Portanto, é preciso investir nos itens que são os mais procurados pelos consumidores.

O Halloween se destaca por um período em que há uma grande sazonalidade de produtos. Muitos deles são bastante característicos para esta época do ano e não são facilmente encontrados em outras ocasiões.

Os principais são as fantasias, adereços e itens de decoração, que normalmente são temáticas de terror e fantasmas. Mas existem outros temas que não estão relacionados a isso e que também têm uma boa procura.

Esta é uma data lúdica e nem todas as pessoas irão necessariamente usar coisas relacionadas às bruxas, muitas só querem se fantasiar de personagens fictícios ou engraçados.

Em seguida, podemos citar as guloseimas, que fazem parte de uma das principais brincadeiras desta data, em que crianças passam de casa em casa pedindo “doces ou travessuras”.

É comum que os mais jovens comemorem o Halloween com festas temáticas, portanto vender comidas e bebidas voltadas para esses eventos também é importante para obter lucro com a data.

É muito importante conhecer algumas tendências de consumo deste período e até mesmo saber quais são os filmes de terror do momento. Mesmo que você não goste de assisti-los, é preciso saber o que os jovens estão acompanhando.

É claro que as abóboras decorativas, narizes de bruxa, máscaras de caveira e morceguinhos de borracha sempre terão seu lugar na data, mas também há tendências que se atualizam anualmente.

3- Crie Promoções

O Halloween é uma excelente ocasião para criar diferenciais competitivos para a empresa e sabemos bem que uma das formas mais atraentes de engajar o cliente é por meio de descontos nas compras.

Ofertas promocionais, cupons de desconto e outros tipos de vantagens podem ser um incentivo para que até mesmo para pessoas que não pretendem participar das celebrações comprem algumas coisas.

Entre algumas possibilidades, podemos destacar:

  • Compre mais e pague menos: Tipo leve 3 e pague 2.
  • Desconto em mais produtos: Na compra de um outro produto, ganhe um desconto ou item extra.
  • Clube de fidelidade: Dê cupons e crie ofertas para clientes fidelizados pela loja.

Ao utilizar uma promoção ou cupom de desconto válido enquanto durarem as ofertas de Halloween, você estimula a pessoa a consumir algo dentro do prazo estabelecido, ajudando a aumentar a margem de lucro do mês.

Halloween

Para a empresa, resta levantar qual é a melhor forma de oferecer uma promoção e quais precauções devem ser tomadas para não ter nenhum prejuízo.

4- Invista em uma Boa Comunicação

Uma vez que você já cuidou da loja, dos produtos e dos preços, o foco agora deve ser a aproximação com o cliente e o marketing deve manter todo o clima da ocasião.

Além de dar aquele toque de Halloween nas suas publicações, e-mails enviados, postagens em redes sociais e no site da empresa, tente estimular as pessoas a comemorarem o dia e, é claro, comprar seus produtos sazonais para esta época.

Cuide disso não apenas em suas abordagens, mas até mesmo na hora de organizar o espaço da sua loja para que os itens de dia das bruxas tenham um bom destaque em relação aos demais.

Se a sua loja possui uma vitrine, uma boa forma de atrair a atenção dos consumidores é dando destaque para os produtos de Halloween nessa parte da loja.

Se a empresa decidiu oferecer alguma vantagem para a ocasião, dê destaque à divulgação dessa estratégia para que o cliente a conheça e tenha interesse em comprar mais produtos.

5- Foque no Pós-Venda

Você já conseguiu se destacar dos seus concorrentes e captou a atenção dos seus clientes neste Halloween. Agora, o seu objetivo deve ser fazer com que sua marca continue na cabeça deles.

É hora de focar no pós-venda e, para isso, ofereça algo depois da compra para que eles tenham uma boa experiência de consumo e se sintam motivados a voltar à loja mais vezes.

Uma boa maneira de fazer isso é oferecendo brindes personalizados de dia das bruxas ou cupons de desconto válidos para uma próxima compra.

Talvez eles não voltem à sua loja dentro do período de Halloween, mas haverá outras épocas do ano em que poderão se lembrar da satisfação que tiveram ao visitar o seu estabelecimento.

No fim, esta data não possui um objetivo diferente das demais. A única coisa que se destaca de verdade são as características dos produtos e da decoração.

Se você já conseguiu captar a essência da festa e está acompanhando as tendências, significa que você já está pronto para fazer boas vendas nesta ocasião.

Conclusão

Por ser uma data com muitas características únicas, o dia das bruxas é uma ótima oportunidade para os estabelecimentos se destacarem dos seus concorrentes e captarem a atenção dos clientes.

Mas não é possível fazer isso sem antes investir em criar uma boa ambientação na loja e um marketing que ofereça os produtos corretos e consiga comunicar as promoções ao consumidor de forma atraente e eficiente.

Portanto, invista em fantasias, maquiagens, adereços, itens decorativos, doces, comidas e bebidas de festa e não se esqueça de acompanhar quais são as tendências que envolvem histórias, filmes e temáticas de terror.

Lembre-se que o público consumidor que vai celebrar o Halloween está à procura desses itens específicos e, portanto, resta à empresa investir em produtos de qualidade e focar na atração de novos consumidores.

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