10 Dicas Infalíveis de logística para seu Negócio

  • A logística impacta na estocagem, preço dos produtos e distribuição. Por isso, é preciso executá-la da melhor forma para evitar qualquer tipo de prejuízo.
  • As dicas a seguir focam na criação de métodos de organização, otimização de tarefas e uso de tecnologias para amparar os serviços da empresa.
  • Desenvolver cooperação com os fornecedores de produtos na hora de lidar com a logística é algo que pode beneficiar ambas as partes envolvidas.
  • Monitorar fatores internos e externos faz parte da manutenção de qualquer estratégia de logística que a empresa pretende utilizar.

 

Você já parou para pensar em quantas etapas na gestão de um negócio a logística possui influência? Os impactos dela são tão grandes que até as vendas acabam sendo influenciadas por isso.

Desde o fornecimento de produtos, passando pela estocagem, até chegar no preço dos produtos, tudo isso é impactado pela logística e não para por aí.

Para uma empresa ter disponibilidade de mercadorias, para fazer a entrega delas e até mesmo para conseguir fixar prazos adequados com seus consumidores, ela depende de uma boa gestão de seus recursos.

Ou seja, se você quiser comprar um tênis pelo e-commerce, por exemplo, e quiser pagar um preço justo, receber dentro de um período não muito longo e não ter imprevistos, dependerá de como a empresa lida com este serviço.

Uma vez que a logística possui um impacto tão grande sobre o funcionamento das empresas, é indispensável que saibam fazer uma boa execução dela.

Mas, para aqueles que não possuem uma orientação ou estão buscando aprimoramentos, pode ser que surja uma dúvida de como lidar com este serviço da melhor forma.

Bem, este é um assunto tão complexo que não há apenas uma dica a ser sugerida, mas sim várias delas. A seguir, nós iremos falar sobre 10 ideias que podem ajudar 

10 Dicas de logísticas para as empresas

1.Organize os Processos

Os processos da empresa precisam ser muito bem mapeados. As empresas não podem lidar com sua produção sem embasar suas decisões e ações em números, pois a falta de referência causa desorientação.

Há muitos pontos que podem ser analisados por uma companhia. Entre alguns deles, nós podemos citar:

  • O alinhamento entre o estoque e a demanda.
  • Se os clientes estão recebendo aquilo que, de fato, solicitaram.
  • Se a empresa está muito dependente de um único fornecedor.
  • Se as entregas estão sendo feitas nos prazos estabelecidos.

Cada empresa deve mapear os processos de acordo com o seu próprio modelo de negócio. Portanto, essas análises podem variar de acordo com cada estabelecimento.

O mais importante é ter atenção a toda a cadeia de suprimentos e avaliar o fornecimento, o estoque e a venda das mercadorias.

2. Monitore o Estoque

O estoque é algo que demanda atenção constante, pois é preciso repor os produtos no momento certo e na quantidade exata,

Um acervo não pode, de modo algum, ficar muito cheio ou vazio, pois isso significa que a mercadoria está encalhando ou que não há itens para repor as prateleiras, o que gera ruptura.

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O ideal é que o giro seja constante e que a reposição seja feita de acordo com a demanda, e é por isso que fazer o monitoramento é tão importante.

Isso permite constatar não apenas o momento certo de fazer a reposição, mas também como está a demanda de um determinado item.

O cliente precisa encontrar o que procura para que não saia frustrado ou busque a mercadoria que precisa na concorrência.

Por outro lado, se não há saída para aquele produto, é preciso diminuir a quantidade dele em reposições futuras ou até mesmo evitar comprá-lo novamente.

3. Controle o Desempenho dos Fornecedores

Para quem já está habituado ao comércio varejista, fica clara a importância do papel dos fornecedores para o funcionamento do negócio.

Avaliar o desempenho deles é muito importante para saber com quais é possível contar na hora de lidar com situações de rotina e até mesmo nos momentos de grandes desafios.

Entre alguns fatores importantes de serem analisados, podemos citar:

  • Tempo médio de entrega.
  • Taxa de giro das entregas do caminhão.
  • Extravios.
  • Entregas feitas no prazo.
  • Satisfação dos clientes.

Tudo que for importante para a empresa, tanto relacionado ao seu funcionamento interno quanto para o seu abastecimento, deve ser levado em conta na hora de analisar o desempenho dos fornecedores.

Lembre-se que uma falha na distribuição de produtos pode afetar o funcionamento dos demais serviços da empresa, especialmente nos casos em que há vínculo com apenas um fornecedor.

Um bom desempenho significa contar com uma boa parceria para negociar preços, condições de pagamento e prazos para o fornecimento.

4. Tenha Bons Fornecedores Parceiros

Uma empresa possui metas, objetivos para a manutenção da sua eficiência e expansão dos negócios. Portanto, precisa de fornecedores parceiros capazes de acompanhar o seu crescimento.

Se uma empresa deseja escolher um distribuidor parceiro, ela não deve analisar pela fama, mas sim por sua reputação e se está adequado às suas propostas.

Quando ela conta com parceiros que são melhores de negociar e que atendem a sua demanda, consegue implementar uma eficiência maior aos seus serviços.

5. Use a Tecnologia como Aliada

Lidar com tantas métricas e demandas requer um levantamento de dados precisos. Por isso, é indispensável o uso de tecnologias para ajudar na otimização das tarefas.

Toda empresa precisa tomar decisões assertivas baseadas em informações concretas e, para isso, é preciso apurá-las muito bem através de mecanismos que minimizem os erros.

Dados relacionados ao giro e números de produtos do estoque; análise de desempenho do fornecedor; controle e previsão da demanda – tudo isso pode ser medido através de um software de gestão.

Note que todos os pontos beneficiados pela tecnologia foram citados até aqui como elementos chave para a tomada de decisões no varejo. Por isso, as empresas precisam estar atentas às inovações que melhor atendem sua demanda.

6. Ofereça Treinamento Para a Equipe de Trabalho

A equipe de trabalho será a grande responsável por monitorar e operar todas as tarefas relacionadas à logística. Portanto, é preciso ter muito critério ao selecionar e treinar os funcionários.

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As empresas devem oferecer treinamento para que saibam lidar com as demandas do estabelecimento e aprendam a operar as tecnologias que o estabelecimento possui.

Desta forma, as equipes estarão mais aptas a identificar erros, buscar soluções de forma mais rápida e desempenhar o trabalho com mais qualidade, o que diminui os gastos e prejuízos com as operações.

7. Compartilhe o Sistema de Gerenciamento

As empresas podem ter mais facilidade de lidar com a logística se compartilharem o seu sistema de gerenciamento com os seus fornecedores.

Através disso, a distribuidora saberá a quantidade de produtos que deverá entregar, evitando que o estoque fique abastecido em excesso ou que faltem os itens necessários.

Para compartilhar os números de controle, no entanto, é preciso contar com uma tecnologia que permita ao fornecedor ter acesso à base de dados da empresa.

Ao verificar a demanda, o distribuidor pode alinhar a entrega à sua disponibilidade, o que favorece ambas as partes.

8. Terceirize Algumas Etapas, se for Preciso

Se a empresa precisa de serviços que demandam alguma atividade logística em um local fora de suas instalações, como alugar galpões e outras infraestruturas necessárias, a terceirização pode ser uma boa opção.

Nesse caso, o ato de terceirizar é forma de economizar dinheiro com operações que a companhia deverá fazer futuramente.

Além disso, ela também pode usar localizações estratégicas para fazer o aluguel. Desta forma, é possível unir o útil ao agradável e melhorar o desempenho logístico significativamente.

9. Faça um Planejamento Para as Entregas

Se a empresa precisa lidar com entregas, o melhor que ela pode fazer é um planejamento para antecipar os itinerários para que seja possível fazer o máximo de entregas no menor percurso possível.

Nesta etapa, o ideal é otimizar o máximo de tarefas possível. Isso também inclui os casos em que é preciso realizar uma coleta de algum produto que necessita de assistência ou devolução.

Se a empresa não tiver definido claramente quais são suas prioridades na hora de planejar uma entrega, ela pode criar uma lista com os pontos principais. Desta forma, conseguirá diminuir os prejuízos.

10. Faça Gerenciamento de Riscos

Já que o assunto é planejamento, não poderia faltar o gerenciamento de riscos, que é o grande responsável por levar em conta os possíveis prejuízos que a empresa poderá ter com a logística para poder minimizá-los.

Nesta etapa deve-se levar em conta a probabilidade do risco e o impacto dele para a reputação ou mesmo para a segurança dos funcionários.

Entre alguns possíveis prejuízos de acontecer estão os acidentes, roubos de carga, extravios, armazenamento incorreto, multas, atrasos na entrega, etc.

Durante uma operação de entrega, a empresa pode passar por trechos onde o risco de algo acontecer pode ser mais alto ou menor, portanto, avaliar quais são esses pontos ajuda em estratégias preventivas para evitar o prejuízo.

Além disso, avaliar o risco pode ajudar a tomar decisões que evitem a ocorrência de erros e serve como referência para ver se é preciso fazer a manutenção da frota para que ela seja capaz de transportar a carga da melhor forma.

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