5 Dicas Para Faturar com Mercado de Beleza

  • O mercado de beleza é muito importante para a economia nacional, pois o consumidor brasileiro é o 4º que mais compra produtos desse tipo no mundo.
  • Este é um segmento que apresenta inovações com frequência, portanto, é preciso estar atento às tendências do momento para poder faturar mais.
  • Apostar em variedade é fundamental, afinal, os produtos de beleza são feitos de acordo com as características genéticas de cada um dos consumidores.
  • Além disso, as mercadorias deste segmento são feitas sob medida para cada parte do corpo, o que resulta em uma variedade imensa de produtos.

O mercado de beleza no Brasil é, sem dúvidas, muito importante, e vive um bom momento em 2022 devido ao avanço das empresas deste segmento.

Para se ter uma ideia, uma pesquisa feita pelo Euromonitor International apontou que o Brasil é o quarto país do mundo que mais consome itens de beleza, atrás apenas de Estados Unidos, China e Japão.

Na categoria de fragrâncias, os brasileiros ficam atrás apenas dos americanos. Os cuidados com o cabelo, pele e saúde bucal são, de fato, algo que o consumidor daqui geralmente leva bastante em consideração.

E, mesmo com o alto consumo de produtos de beleza, o mercado no Brasil continua avançando ano após ano, com empresas locais se fortalecendo e com um grande investimento de multinacionais.

Entre 2013 e 2018, houve um crescimento de 24,5% no valor de vendas em reais no varejo nacional. E, mesmo com uma queda de 0,3% entre 2014 e 2015, o setor continua forte e visando expansão.

O levantamento do Euromonitor International previu um crescimento de 20,6% até o ano de 2023.

Nos próximos anos, o Brasil deve seguir tendências globais de mercado: este será cada vez mais influenciado por engajamento digital, posicionamentos éticos e criação de itens orgânicos ou in natura.

Embora essas tendências devam se fortalecer principalmente entre as grandes empresas multinacionais, os pequenos fabricantes de produtos de beleza também devem conquistar espaço com esses atributos frente à comunidade à qual estão ligados.

O foco da elaboração das linhas de produtos está cada vez mais direcionado para a personalização de cada mercadoria, para que seja cada vez mais adequada às características genéticas de cada consumidor.

Com tamanha variedade de demandas e com o consumidor cada vez mais consciente do impacto dos produtos para sua saúde, sua estética e para o meio-ambiente, as marcas precisam ter muita atenção ao momento que estamos vivendo para oferecer as soluções mais adequadas.

Neste texto, iremos falar de alguns produtos e conceitos que estão em evidência para que as empresas possam investir neles e aumentar o seu faturamento no mercado de beleza.

 

5 Dicas Para o Mercado de Beleza em 2022

Produtos de beleza não estão associados apenas à estética, mas também à saúde e bem-estar. Por isso, o consumo desse tipo de mercadoria é cada vez mais frequente entre os brasileiros.

Veja a seguir 5 dicas que estão associadas a tendências de mercado que devem aumentar nos próximos tempos.  

1- Variedade no Mercado de Beleza

O mercado de beleza é extremamente diversificado e oferece produtos para a pele, cabelo, dentes, barba, etc.

Além disso, os itens são voltados para pessoas com diferentes características genéticas e cumprem diferentes funções, ou seja, o número de mercadorias é incontável.

As lojas precisam estar atentas ao gosto do público e acompanhar os lançamentos mais populares do segmento. Afinal, as variedades só aumentam a cada ano que passa.

Outro erro muito comum é restringir os produtos de beleza ao público feminino. Afinal, há diversos itens direcionados ao público masculino e também infantil.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtos de Higiene e Limpeza e Afins (Abisa), o mercado men care deverá crescer 30,8% em 2022, faturando cerca de R$ 25,8 bilhões no Brasil, a segunda maior receita de consumo do mundo.

E se engana quem acha que isso se deve apenas à loções de barbear. Hoje, há um mercado de produtos de beleza para homens que oferece opções de cosméticos para cabelo e para a pele, por exemplo.

2- Cuidados com o cabelo

Uma das principais novidades do mercado são os hidratantes capilares que, ao contrário dos métodos convencionais que auxiliavam na reparação dos fios após uso contínuo, agora possuem efeito mais rápido.

Um dos exemplos que mais chamam a atenção dos consumidores são as máscaras de hidratação capilar que, além de dar brilho e maciez aos cabelos secos de forma mais rápida, ainda têm a capacidade de hidratar os fios mais profundamente.

Outra grande aposta da indústria são os cosméticos que fazem a higienização desde a raiz sem agredir os fios, limpando o couro cabeludo de resíduos, sujidades e células mortas. 

Dessa forma, reduzem a oleosidade e, devido a alguns ingredientes da fórmula, também nutrem o cabelo.

3- Skincare

Os produtos de skincare evoluíram bastante nos últimos anos e hoje já é possível encontrar soluções para os tratamentos que podem causar irritação, sensibilidade e ressecamento da pele causado por produtos com retinol e também pelo peelings.

Ao contrário, hoje é possível encontrar opções de hidratantes, protetor solar, máscaras faciais e loções que possuem ação anti-inflamatória e que ajudam na proteção da pele.

Além do avanço das tecnologias dos produtos de skincare básicos, hoje vemos outros tipos de inovações bem mais arrojadas como, por exemplo, as máscaras de LED.

O produto usa luzes de determinadas cores para rejuvenescer a pele e cada tonalidade proporciona um benefício diferente para o rosto do consumidor.

As luzes são aplicadas em uma máscara que se modela de acordo com o rosto da pessoa que está aplicando. Veja alguns benefícios de cada cor:

  • Azul: Bactericida, indicado para o clareamento de pele e tratamento de acnes.
  • Amarelo: Auxilia na produção de colágeno e elastina e tem efeito drenante, ajudando a manter a pele mais firme e eliminando rugas de expressão.
  • Vermelho:  Efeito anti-inflamatório, cicatrizante e estimula a produção de colágeno.
  • Ópera: Combinação entre vermelho e azul (roxo). É anti-inflamatória e bactericida, podendo ser utilizada após outros tratamentos estéticos, como o botox.

A faixa de preço é bastante variada e é possível achar alternativas que custam de R$ 209 mais de R$ 2800.

4- Corpo

Os cuidados com a pele do corpo nem sempre são levados em consideração por todos os consumidores e, por causa disso, alguns comércios não investem tanto nessa linha de produtos.

No entanto, neste segmento têm se destacado os produtos feitos à base de ceramida e ácido hialurônico que são dois componentes que ajudam, sobretudo, a manter a hidratação da pele.

Produtos anti-estresse, que atuam na prevenção do envelhecimento da pele e contribuem para a renovação celular, também estão em alta neste ano.

Os produtos probióticos e prebióticos que já estão presentes em vários segmentos e agora também estão sendo explorados pela indústria de cosméticos.

Esses componentes ajudam no fortalecimento do sistema imunológico, restaurando o microbioma cutâneo, mantendo a hidratação natural da pele e melhorando a absorção de nutrientes.

Empresas que desejam investir neste segmento precisam direcionar as suas ações para um público que se interessa por esse tipo de produto e apostar em mercadorias que estão de acordo com as tendências do momento.

Promover a conscientização sobre a importância dos cosméticos para a saúde e bem-estar do corpo é fundamental para aumentar as vendas.

5- Produtos in natura e veganos no Mercado de Beleza

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Normalmente associado a questões alimentares, o veganismo é um conceito muito amplo e que engloba todas as categorias de produtos disponíveis no mercado.

Aliás, a conscientização a respeito dos impactos dos produtos químicos para a saúde e também sobre ingredientes de origem animal ou testados em bichos está aumentando cada vez mais.

Embora não haja dados sobre o setor no Brasil, uma pesquisa feita pela Nielsen apontou que o mercado Clean Beauty, que evita o uso de produtos sintéticos, aumentou 8,1% nos Estados Unidos em 2021 enquanto o mercado total de beleza cresceu 2%.

Este mesmo levantamento mostrou alguns fatos interessantes sobre a conscientização da origem dos produtos: 

  • 40,2% dos entrevistados acreditam que os ingredientes naturais são os atributos mais importantes dos produtos.
  • 17,6% dos consumidores consideram que respeitam o meio-ambiente.
  • 15,8% utilizam embalagens recicláveis.
  • 7,9%  investem em produtos reutilizáveis.

Esses números, embora sejam de outro país, também podem se comportar de forma semelhante no Brasil, afinal, o consumo ecológico é uma tendência global.

Portanto, investir em produtos de higiene e cuidados pessoais veganos e in natura, como maquiagens e cosméticos, é um diferencial competitivo importante para as empresas.

Conclusão

O mercado de beleza possui crescimento previsto até o ano de 2023 e, para aproveitar esse crescimento para faturar, os varejistas devem apostar em variedades e conceitos éticos de consumo.

No texto, vimos que há grandes inovações para o cabelo, a pele e o corpo. Algumas mercadorias prometem resultados mais imediatos e outras apostam em componentes que não sejam agressivos para a saúde.

O consumidor está muito atento ao que faz bem e ao que gera melhores resultados, portanto, investir no que há de mais moderno e nas tendências mais fortes do momento é fundamental.

Além disso, produtos in natura, veganos e sem uso de componentes sintéticos estão em destaque e são os favoritos de muitos consumidores.

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