6 Cases de Marketing de Experiência para o seu Negócio

Os cases de sucesso de marketing de experiência podem servir como inspiração para determinados modelos de negócio e fornecer insights sobre maneiras mais adequadas de fazer as operações.

Além disso, muitas grandes empresas do comércio varejista estão atuando com pioneirismo e excelência neste ramo e, por isso, é preciso se inspirar nesses exemplos para incorporar as estratégias mais acessíveis ao seu negócio.

É por isso que, neste texto, eu irei te falar um pouco mais sobre os cases de sucesso relacionados ao marketing de experiência.

Afinal de contas, as empresas dependem de conhecer modelos bem executados e que acompanhem as atuais tendências do mercado para poderem pautar as suas referências.

Se você ainda não está por dentro deste conceito, pare um pouquinho a leitura, dê uma lida no nosso texto sobre Marketing de Experiência clicando aqui e volte em seguida para conferir os cases de sucesso. 

Confira abaixo sete exemplos que podem ser aplicados a diferentes segmentos e modelos de negócios.

1- Mahogany

Imagem retirada do site Mahogany

A Mahogany, que é uma empresa que vende perfumes e cosméticos, utilizou em seu estabelecimento uma playlist musical que estava alinhada com a identidade da marca, mas longe de ser algo estático ou monótono.

A playlist ficou repleta de canções mais modernas e direcionadas especialmente para o público feminino, mas a lista não se mantém constante e se altera de acordo com cada período do ano.

Essa mudança que acompanha as sazonalidades garante uma compra mais interessante e envolvente para o cliente.

Para chegar a este resultado, a loja precisou fazer uma pesquisa de mercado feita através das redes sociais da empresa e essas informações foram aplicadas no espaço da loja.

A sonoridade de um ambiente é algo que pode influenciar o comportamento do cliente dentro de um ambiente de vendas. Portanto, quem quer investir nesse recurso deve saber muito bem o que cada sonoridade é capaz de fazer.

2- Saraiva

Imagem retirada do site Minha Biblioteca

Embora pareça ser algo insignificante, ou até mesmo passe despercebido por algumas pessoas, a livraria Saraiva utilizou o marketing de experiência de um modo muito inteligente.

A empresa simplesmente colocou uma iluminação mais adequada para que os clientes tivessem uma leitura mais agradável, além de poltronas e cafezinhos.

Isso porque é algo comum entre os consumidores de livros entrar em locais onde estes são vendidos para folhear e escolher um exemplar com bastante calma, muitas vezes lendo vários capítulos de uma obra.

Isso estimula que o cliente passe mais tempo dentro da livraria, consulte mais livros e opte por levar as obras que mais lhe agradaram, gerando uma experiência de compra ainda mais positiva para o cliente.

Embora este caso dificilmente possa ser aplicado ao comércio mais generalizado, ele mostra que, muitas vezes, as soluções de marketing de experiência estão em coisas banais, mas que fazem toda a diferença para o consumidor.

3-The North Face

A The North Face é uma rede de varejo que vende agasalhos, acessórios e equipamentos para atividades e esportes, especialmente requisitada por aqueles que praticam alpinismo.

A marca preparou uma experiência inusitada, ligada a este conceito que a marca já possui, que envolve uma parede de escalar com duas jaquetas disponíveis em sua parte mais alta.

A brincadeira consistia em escalar a parede em menos de 30 segundos e o cliente que conseguisse cumprir o desafio poderia levar o produto gratuitamente.

A ação proporcionada pela brincadeira envolvia não apenas aqueles que se propuseram a escalar, mas várias outras pessoas que também queriam assistir os corajosos escalando.

Este exemplo da The North Face nos mostra duas coisas. A primeira é que é possível que a marca proporcione uma experiência totalmente ligada ao seu conceito. 

Já a segunda é que ela pode proporcionar uma experiência dinâmica e marcante, que serve não apenas como um pano de fundo para influenciar o comportamento do cliente, mas também para que ele tenha uma interação ativa, divertida e agradável com a empresa.

4- Sprite

Em pleno verão no Rio de Janeiro, a marca de refrigerantes Sprite teve uma ideia que atraiu bastante o público que passeava pelas praias.

A empresa optou por colocar alguns chuveiros para os banhistas, algo que é bem comum nas praias cariocas, mas com a logo da marca estampada, em um design semelhante aos das máquinas de refil de refrigerantes que vemos em algumas redes de fast-foods.

O objetivo da estratégia não era para gerar impactos imediatos, como aumento nas vendas ou interesse pelo produto, mas sim transmitir a mensagem de que a Sprite proporciona refresco.

Proporcionar esse tipo de conveniência ao consumidor é uma forma de fixar a marca em sua memória. Dessa forma, em futuras compras, ele pode considerar adquirir o produto.

Assim como em todos os exemplos citados, o  exemplo de conveniência proporcionado pela Sprite é bastante específico e atrelado ao valor da marca, mas é possível fazer isso com uma infinidade de serviços e até mesmo produtos, como no caso dos brindes.

5- Supermercado Zona Sul

Imagem retirada do Site Gastronomia Carioca

A rede de supermercados Zona Sul é uma das mais populares do Rio de Janeiro e, por causa desse destaque, ela resolveu usar uma estratégia inovadora para conseguir fazer uma entrega mais dinâmica e surpreendente.

Em parceria com a fabricante de bebidas Ambev e a desenvolvedora MyView, o supermercado Zona Sul utilizou drones para fazer as entregas dos clientes que estavam localizados na Barra da Tijuca, o mesmo bairro da unidade que fez o empreendimento.

As entregas foram divididas em dois drones, sendo que um deles entrega as compras por via aérea e o outro se move de forma terrestre.

O sistema funciona de forma autônoma e é feito a partir do monitoramento da distância, fazendo com que as entregas levassem menos de 30 minutos para serem realizadas.

Isso mostra que as inovações tecnológicas podem ser importantes aliados não apenas para criar estratégias mais eficientes, mas também para obter diferenciais competitivos.

6- Coca-Cola

Imagem retirada do site Meio&Mensagem

Este é um exemplo mais antigo, ocorrido em 2011, quando a Coca-Cola criou um quiosque na praia de Copacabana.

Na ocasião, a empresa responsável pelo refrigerante mais popular do mundo não se preocupou apenas em vender sua bebida, mas também em proporcionar uma nova experiência para quem o consumisse.

Então, a marca ofereceu dicas sobre qual era a melhor forma para servir a Coca-Cola perfeita. 

Mas a forma como isso foi feito também foi bastante original: o cliente apertava um botão que iniciava um vídeo. Nele, o criador da Coca-Cola, John Pemberton, ensinava qual era a maneira ideal para consumir a bebida.

Após a exibição, o refrigerante era entregue bem geladinho ao cliente, mais precisamente na temperatura de três graus, assim como foi ensinado no vídeo.

Além disso, o cliente ganhava um copo contour personalizado com a logo da marca, o que aumenta o vínculo entre a empresa e o cliente.

Embora esta seja uma estratégia complexa, tem a capacidade de transformar a experiência trivial de beber um refrigerante em algo mais especial.

Aliás, as empresas que quiserem se espelhar nessa estratégia podem refletir sobre formas mais atraentes de servir os seus produtos ou de apresentar os seus serviços.

Mostrar ao cliente a “forma ideal” de consumi-los fará com que ele perceba que há uma forma de aproveitar o máximo da qualidade que o produto é capaz de proporcionar, criando uma imagem bastante positiva.

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