Mix de Réveillon: Movimente as vendas do seu mercado

  • O mix de Réveillon deve levar em conta os diferentes tipos de festa que são celebrados neste período do ano e oferecer opções para todos.
  • Além de apostar nos produtos certos, também é preciso investir em um marketing para convidar os consumidores a irem à loja e comprar os produtos.
  • Planejar as vendas com antecedência e controlar o fluxo de vendas é importante para garantir que não haja nenhuma ruptura de estoque.
  • Aposte no sistema de gestão para supermercados para controlar o fluxo de vendas no físico e no digital para se destacar nas vendas deste período.

Embora o Natal seja o grande astro das vendas do mês de dezembro, o último mês do ano ainda consegue reunir forças para os negócios durante o Réveillon.

Muitos clientes se preparam com antecedência para a festa e celebram a virada do ano preparando uma boa ceia, mas outros preferem optar por festejar com os amigos, o que abre muitas possibilidades de negócio.

Os comércios que estão atentos à demanda do fim de ano sabem muito bem que esta é uma data que não dá para perder negócio e aqueles que se preocupam com o Réveillon possuem mais chances de agradar o cliente.

Muitos comerciantes já possuem uma boa noção de como preparar as vendas para o fim do ano e do que vender, mas, caso ainda haja alguma dúvida, nesse texto nós iremos dar algumas dicas para aqueles que ainda precisam de ajuda.

Preparando as Vendas

A primeira coisa a ser preparada para o Réveillon é o estoque das lojas, que precisa estar devidamente abastecido, sobretudo com os produtos sazonais desta ocasião.

De acordo com um levantamento da SA Varejo, 65% dos varejistas estão esperando um aumento da venda para este ano, principalmente porque neste ano não haverá nenhuma restrição de saúde por causa da COVID-19.

E a expectativa não poderia ser outra a não ser de uma grande festa. Afinal, seja com a família ou com os amigos, o clima para esta data é sempre de celebração.

Isso significa que o comércio deverá se abastecer tanto com comidas quanto com bebidas para a ocasião, afinal, é preciso agradar os diferentes perfis de consumo que irão aparecer nas lojas.

É preciso fazer uma boa avaliação dos produtos levando em conta quais são os mais vendidos do Réveillon e verificando se o estoque da loja está suficientemente abastecido para a data.

Caso não esteja, é preciso preparar o quanto antes a reposição, sem deixar para a última hora para que não haja nenhum atraso na entrega de produtos e, muito menos, alguma ruptura de estoque.

Selecionando os Produtos

A ceia de ano novo geralmente conta com muitas coisas aproveitadas do Natal e mais algumas receitas para incrementar o cardápio.

É importante que o estabelecimento tenha em seu acervo aves, peixes, castanhas, frutas secas, grãos (especialmente lentilha e arroz), frios, massas, farinha de mandioca, farofa pronta, ingredientes e misturas para sobremesas e bebidas.

E, mais do que escolher os produtos certos, é preciso apostar nas principais marcas, que são aquelas mais conhecidas pelo público, pois a maior parte dos clientes confia mais na qualidade delas.

Aqui na Chuá, nós trabalhamos com as massas da Barilla, com os pescados da Gomes da Costa, os energéticos da Red Bull, os petiscos da Dori e os bolos e panetones da Bauducco e Visconti, além dos fermentos e misturas para sobremesa da Fleischmann.

Com isso, nós podemos garantir que podemos ajudar o seu estabelecimento a proporcionar o melhor para o seu negócio e para o seu cliente nas festas de ano novo.

E, já que estamos falando de produtos para a festa, não se esqueça de itens descartáveis como copos, pratos, talheres e guardanapos, que acabam tendo uma demanda mais alta neste período.

Aposte no Marketing

Se a loja já está com os seus produtos preparados para a venda, é hora de elaborar o marketing para a ocasião, afinal de contas, os cliente precisam saber que a loja pretende oferecer tudo que os compradores precisam para a ceia.

É o momento perfeito para fazer promoções e criar anúncios voltados para a ocasião. Focar em publicações, stories e anúncios para as redes sociais e websites é fundamental. Se achar necessário, a loja também pode apostar em publicidade offline.

Não se esqueça de caprichar no layout e na identidade visual para que o cliente consiga reconhecer com facilidade as ofertas de Réveillon e consiga ver os produtos promocionais com facilidade.

A empresa pode buscar o melhor formato para a promoção que pretende fazer, podendo apostar em publicações com imagens e textos, postagem de vídeos na linha do tempo ou aproveitar os stories, que geralmente têm muitas visualizações.

Aproveite que a busca por produtos sazonais estará maior para organizar as prateleiras de forma que incentive o cliente a fazer compras por impulso.

Crie seções diferenciando cada tipo de produto e deixe aqueles que possuem alguma relação entre si próximos uns dos outros para chamar a atenção e gerar mais conveniência para o cliente.

Atenção às Vendas e às Demandas

Agora que falamos sobre como montar o mix de produtos para o Réveillon, vamos falar sobre as demandas específicas que eles podem ter neste fim de ano e o cuidado que as empresas precisam ter para controlá-los. 

Afinal de contas, um bom mix não é nada sem estratégias de venda eficientes.

Facilite o trabalho da equipe

O período de fim de ano naturalmente conta com uma alta nas vendas. Portanto, é preciso controlar muito bem a entrada e saída de produtos para agendar as reposições no período correto e evitar rupturas.

Se a empresa ainda não possui um sistema de gestão para supermercados, certamente irá precisar de um, pois ele garante este controle de mercadorias de forma automatizada.

Através disso, a empresa conseguirá ver o giro dos produtos e as quebras, o que a ajudará a ter insights e definir estratégias para as vendas.

Outro ponto a ser destacado é o contingente de funcionários na equipe, pois tanto as vendas quanto os serviços que o estabelecimento precisa prestar aumentam muito nesta época do ano.

Se a loja passar por dificuldades, precisará verificar se não será necessário abrir vagas de trabalho temporárias para cumprir as funções que ela necessita.

Omnichannel

Outro fator muito importante para que a empresa não perca vendas é ter uma boa presença nos canais digitais, como os websites e redes sociais.

Boa parte do público irá considerar fazer uma compra enquanto estiver navegando pela internet ou fará buscas por lojas utilizando aplicativos de busca.

Nessas horas, as empresas que não possuem presença digital irão ficar no segundo plano ou sequer serão consideradas pelos clientes.

Além disso, a presença em canais digitais garante outra coisa muito importante para os comércios atuais, que é a personalização da jornada de compra.

As tecnologias digitais permitem cada vez mais que o cliente faça buscas, consulte o catálogo das empresas, faça compras e até mesmo receba o produto em sua própria casa.

Por causa dessa grande versatilidade, os clientes podem optar por diferentes formas de avançar nessa jornada, alternando entre o físico e o digital e, por isso, é importante oferecer essas possibilidades em diferentes canais.

Pense nisso no contexto de ano novo, em que muitas pessoas farão sua ceia às pressas, e no quanto isso pode ser um excelente diferencial competitivo para conquistar o consumidor e gerar boas experiências e fidelizações.

Conclusão

Ao preparar o estabelecimento para as vendas de fim de ano, o comerciante deve levar em conta as diversas nuances da ocasião e pensar em seu mix de produtos de acordo com os diferentes tipos de festas que são realizadas nesta ocasião.

Após pensar nas vendas para quem vai festejar com a família ou com os amigos, é preciso preparar o estoque do comércio para garantir que ele esteja devidamente abastecido e que não haja risco de ruptura.

Quando tudo estiver pronto, invista em um bom marketing para a ocasião para atrair os consumidores para a loja. Nessa hora, é importante não esquecer de anunciar os produtos mais vendidos e os que estão em oferta.

Durante o período de vendas, é importante fazer um bom controle do fluxo de vendas para programar as reposições. Se a empresa ainda não possui um sistema de gestão de supermercados, escolher um para ajudar na realização das tarefas será muito útil.

Por fim, invista em vendas em diferentes canais para alcançar um número maior de clientes e também para proporcionar maior conveniência para eles.

Aí vai o checklist para quem quer fazer as tarefas corretamente:

  • Planeje o mix de produtos
  • Antecipe as reposições
  • Crie ações de marketing
  • Controle o fluxo de vendas
  • Aposte em diferentes canais de compra

Com muita atenção, é possível chegar a outras conclusões mais específicas para o comércio, mas essas dicas mais gerais, com certeza, irão ajudar.

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