- As campanhas de Natal devem levar em conta as características da ocasião, que são a maior procura e os horários especiais de funcionamento das lojas.
- A decoração dos ambientes de venda, sejam eles físicos ou digitais, são alguns dos detalhes mais marcantes desta data e não devem passar batido.
- Destacar os produtos mais procurados e criar promoções são algumas das estratégias fundamentais para vender mais durante esta ocasião.
- Invista em diferenciais competitivos, como vendas em diferentes canais, entregas em domicílio e vantagens para clientes cadastrados e fidelizados.
O natal já está muito próximo e é hora de começar a pensar na campanha para este ano. Afinal, a melhor data para o comércio também requer o planejamento de boas estratégias de vendas.
As empresas que tiveram sucesso durante a Black Friday já estão com um passo à frente para tomar as decisões para o mês de dezembro. Aquelas que fizeram boas vendas no natal passado também podem se beneficiar do que foi feito no ano anterior.
Mas também precisamos lembrar que há muitos ajustes a serem feitos para esta ocasião, pois cada data possui uma peculiaridade e as tendências do mercado estão mudando o tempo inteiro.
Para quem precisa de ajuda, neste texto, nós iremos oferecer algumas dicas para ter boas vendas no natal deste ano.
1. Prepare a Equipe Profissional
Na maior parte dos estabelecimentos, o fluxo de vendas no natal tende a ser bem mais alto do que no restante do ano, os horários de atendimento muitas vezes se estendem e isso demanda muito mais da equipe de atendimento.
Em 2022, a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas prevê que o varejo deve abrir 95 mil vagas temporárias para a época de final de ano.
As principais vagas disponíveis são: vendedor (29%), ajudante (24%), balconista (16%) e entregador (6%).
Esses dados revelam que muitas lojas precisarão admitir e treinar um quadro extra de funcionários e, portanto, é preciso saber se é necessário fazer esses ajustes para o natal.
Não deixe para avaliar esta necessidade na última hora, pois há o risco de a empresa não conseguir dar conta de sua demanda e isso pode ser muito ruim para a retenção de clientes e para alcançar um bom número de vendas.
2. Estimule as Compras nas Lojas
Quando se fala em vender bastante, muitos empreendedores podem pensar imediatamente em fazer promoções, o que é uma excelente alternativa, mas não é a única.
Como este é um período em que muitos clientes estão indo às compras, é importante incentivá-los a levar ainda mais produtos e, para isso, é preciso criar senso de urgência na mente do consumidor.
Para estimular o cliente a levar mais itens do que planejava, é preciso organizar muito bem a loja para que os produtos estejam separados por categorias. Desta forma, na hora da compra, ele pode ver outro item relacionado ao que pretendia levar.
Dê um bom destaque para os produtos promocionais. Se possível, coloque anúncios bem atrativos e posicione as mercadorias mais procuradas ou que precisam de melhor saída em um local de bom destaque.
Uma vez que a loja estiver bem organizada, resta caprichar nas promoções e vantagens para o consumidor levar mais produtos. Entre algumas opções, nós podemos citar:
- Ofertas do tipo leve 3 e pague 2
- Ofereça brindes ou vantagens na próxima compra a partir de um determinado valor
- Cupons de desconto para clientes com cadastro ou membros do clube de fidelidade
- Crie kits e cestas de produtos de natal
A depender do modelo de cada negócio, é possível criar diversos tipos de vantagens para estimular o cliente a comprar mais. Cada empresa é capaz de definir suas próprias ações de acordo com aquilo que for melhor para o seu negócio.
3. Prepare o Ambiente de Vendas
Poucas coisas são mais encantadoras e autênticas do que as decorações de natal que, além de dar todo o charme característico da ocasião, ainda possuem brilhos, luzes e cores que são muito atrativos.
Isso pode fazer toda a diferença no início do ano, principalmente entre as pessoas que passam frequentemente pela loja sem reparar muito na sua vitrine ou em seu interior.
As decorações, além de chamar a atenção, ajudam no engajamento, fazendo com que o cliente tenha a percepção de que a loja está realmente empenhada nas promoções de natal, o que pode ser um atrativo a mais para ele entrar e conferir os preços.
Mas, quando falamos de ambiente de compras, é preciso lembrar que o ambiente físico não é o único – também é preciso ter atenção às páginas digitais.
Criar uma identidade visual para os sites e as redes sociais durante o Natal pode ter efeitos semelhantes à decoração da loja física para captar a atenção do cliente.
Por isso, criar uma logomarca específica, usar cores características da ocasião (como o vermelho, verde e dourado) e utilizar ícones da ocasião, como bolas, Papai Noel, renas, etc, são alguns atrativos possíveis.
Os banners também podem ajudar a compor o ambiente de vendas, tanto físico quanto digital.
4. Invista em Múltiplas Plataformas
Com o avanço do e-commerce, o varejo atualmente trabalha com o conceito de personalização da jornada de compra, que consiste em permitir que o cliente interaja com a marca tanto pelo físico como pelo digital.
A jornada de compra abrange as etapas de aproximação entre o consumidor e a marca, consulta de produtos, tomada de decisão, pagamento e a retirada do produto.
Ao disponibilizá-las entre o físico e o digital, o consumidor pode optar por alternar entre os dois canais para concluir a compra da maneira que for melhor para ele.
Através disso, ele pode tomar a decisão de comprar algo pela internet ou ter orientações sobre sua compra pela web e, desta forma, terá mais praticidade e conveniência.
Muitas empresas optam pelo e-commerce ou marketplace para manter a sua loja e conseguir captar mais clientes e atender uma área mais ampla em relação aos pontos físicos.
Cada empresa pode chegar a uma conclusão diferente sobre o que é melhor para o seu negócio, mas o importante é investir nas plataformas corretas para captar mais clientes.
5. Faça Entregas
Oferecer para o consumidor a opção de ter o produto que ele comprou entregue em domicílio é um importante diferencial competitivo para gerar alta satisfação.
Além disso, esse serviço está dentro do conceito de personificação da jornada de compra que nós mencionamos no tópico anterior.
Mas tenha atenção, pois boa parte dos clientes tem a expectativa de receber a sua compra antes do dia do Natal. Portanto, é preciso fixar bem o prazo de entrega para que não haja nenhuma surpresa.
Aproveite esse sistema para oferecer cupons de desconto, frete grátis ou benefícios em uma próxima compra, pois esses recursos são excelentes para ajudar a reter mais clientes e gerar boas experiências de compra.
Verifique possíveis soluções para diminuir o valor do frete para evitar desistências e ofereça a opção de o cliente retirar o produto na loja para que ele tenha ao seu alcance a solução de retirada mais rápida do produto.
6. Direcione as Compras do Cliente
Muitos clientes costumam ir às lojas sem muita ideia do que comprar e alguns estão com tanta pressa para decidir o que querem levar que acabam não tendo muito critério na hora de escolher.
A equipe de atendimento e a própria loja precisam estar preparadas para lidar com esta demanda. Portanto, prepare listas, organize as prateleiras e monte kits para ajudar o cliente a tomar a sua decisão.
O direcionamento de compras pode levar em conta os produtos de melhor preço, os mais vendidos ou aqueles que precisam de mais rotatividade.
Cada produto irá demandar uma estratégia específica, afinal, uma empresa não deve, por exemplo, vender um produto que não irá satisfazer a demanda do cliente apenas porque precisa dar saída para aquela mercadoria.
É preciso elaborar estratégias focadas na satisfação do consumidor. Dessa forma, é possível criar boas iniciativas como:
- Fazer promoções
- Criar kits de produtos divididos por temas genéricos
- Dar destaque para determinadas mercadorias nas vitrines, prateleiras ou ilhas
- Orientar a compra do cliente com base naquilo que ele está procurando
7. Encante os Clientes
Agora que a empresa já cuidou dos produtos, marketing e decoração, resta focar na excelência dos serviços para encantar os seus clientes.
Não se esqueça de manter o ambiente de vendas sempre bem organizado e limpo, dando boa visibilidade para a loja e produtos de modo geral.
Um diferencial muito bom para este momento é focar no pós-venda e estabelecer contato com o consumidor para saber como está a satisfação dele com o produto, se há alguma reclamação e se precisa de alguma orientação.
Não se esqueça de trabalhar aspectos que facilitem o trabalho da equipe profissional da loja, pois isso irá melhorar a qualidade do serviço.
Garanta a organização do estoque, dos produtos nas prateleiras e a arrumação dos corredores para que qualquer problema eventual possa ser rapidamente identificado e solucionado.
Com os produtos ideais, preços justos e serviços bem desempenhados, as lojas terão tudo o que é preciso para ter o melhor Natal possível.