Se você já possui experiência com o comércio varejista, sabe que um ponto de venda organizado é importante para melhorar a experiência de compras do cliente e também para uma série de outras atividades da loja.
Afinal de contas, ninguém gosta de ir a um lugar desorganizado, onde a organização causa um clima ruim que passa a impressão de que as coisas estão fora de lugar, sujas e sem espaço para os clientes verem e caminharem pela loja.
Você pode até ter um time de vendas muito bom, mas quando o cliente não se sente à vontade no lugar, não há nada que o convença a comprar ali, pois, em muitos casos, ele não quer nem entrar no local.
Mas é claro que não podemos falar de organização como se fosse uma tarefa simples para todos os comerciantes, afinal, a desorganização pode ser fruto de uma série de fatores.
Mas, para a sorte daqueles que querem deixar o seu ponto de vendas bem arrumadinho, a organização também pode ser feita diante de uma série de fatores.
Nesse texto, separamos algumas dicas para ajudar quem está passando por dificuldades com esta tarefa e, independente do grau de organização que sua empresa precisa, certamente irá conseguir se beneficiar do que iremos ensinar a seguir.
Como ter um ponto de venda organizado?
1- Organizando o Espaço da Loja
Antes de falar da parte interna da loja, não poderíamos deixar de destacar a importância da fachada do estabelecimento e também das vitrines. Afinal, elas possuem um papel fundamental na atração de clientes.
Pode ser que, por exemplo, uma loja faça uma boa divulgação digital, use bem as redes sociais ou até mesmo publicidades offline, mas na hora que os clientes passam em frente a ela, sequer conseguem identificar qual estabelecimento é aquele.
Se a frente da loja está encoberta, sem identificação, mal iluminada ou com outras coisas que atrapalham a visão do cliente, já é um grande problema que atrapalha o cliente de comprar ali.
Isso sem falar nos problemas que o desestimulam entrar, como a falta de acessibilidade na entrada, vitrines sem nenhum padrão de organização e falta de produtos interessantes em destaque, entre outros.
É importante destacar que é preciso ter cuidado com a forma como os produtos vão ser destacados na vitrine ou em anúncios na fachada.
Coloque alguns itens de forma ordenada, mas não polua o ambiente com muitas coisas de modo que fique confuso e ininteligível para quem está passando pela rua.
Garanta que a entrada esteja visível, que a loja esteja bem identificada, fácil de entrar e com produtos ou anúncios em destaque que sejam atraentes para os clientes.
2- Organize as Gôndolas e Corredores
Se o seu estabelecimento já cuidou de tudo isso, resta a parte interna, cuja organização deve ser feita em setores ou em corredores padronizados e divididos por temas.
Coloque produtos que tenham alguma correlação entre si de forma próxima, pois isso, além de facilitar a compra do cliente, também contribui para que ele consuma produtos por impulso.
Por exemplo, se o consumidor quer comprar um pacote de macarrão, pode ser que ele se interesse por uma lata de molho de tomate, mas tenha se esquecido disso. Portanto, colocá-los juntos irá contribuir para que ele leve mais coisas.
Se você tem alguma dúvida de como os produtos devem ser posicionados nas prateleiras, existe um método bem fácil de ser usado e que, ainda por cima, ajuda a aumentar as vendas. Veja só:
- Acima da Cabeça: É o espaço menos notado pelo cliente, portanto, preencha-o com produtos menos vendidos.
- Na altura dos olhos: Esse é o local que o cliente visualiza melhor, o que faz dele a área mais nobre. Coloque os melhores produtos ou aqueles que você quer dar mais destaque.
- No nível ou abaixo da cintura: Esta também é uma área menos notada, mas mais fácil de encontrar produtos, especialmente os de maior procura ou aqueles que são mais baratos.
Tenha atenção aos pontos estratégicos do estabelecimento para dar mais destaque para alguns produtos. É possível até utilizar a iluminação do ambiente para valorizar certos espaços.
Alguns locais costumam criar ilhas temáticas onde é possível dar destaque para alguma categoria de mercadorias.
Muitos também colocam alguns produtos de conveniência perto do caixa para incentivar o cliente a levar mais um produto como, por exemplo, doces, água, refrigerantes e salgadinhos.
3- Faça uma Boa Gestão de Estoque
De nada vai adiantar ter feito os dois primeiros passos do texto se o estabelecimento não fizer uma boa gestão de estoque.
Afinal, um controle ruim faz com que a reposição dos produtos fique confusa e, muitas vezes, o cliente não encontra o que precisa. Dessa forma, o comerciante pode perder espaço no acervo por causa de mercadorias encalhadas.
É preciso se prevenir quanto às reposições, o que pode ser feito de duas formas: antecipando-as ou abastecendo com uma quantidade maior de produtos para evitar ruptura.
Porém, a empresa precisa ter o fluxo de saída dos produtos bem mapeados. Caso contrário, se pedir uma carga alta para um produto que vende pouco, poderá ter problemas com mercadorias encalhadas.
Algumas empresas abastecem seu acervo de um modo muito irregular. Isso é muito ruim porque o cliente não vai encontrar aquilo que precisa e uma das alternativas que ele pode optar é procurar em um concorrente.
Isso sem falar na impressão negativa que essa prática pode causar nos clientes: a longo prazo, cria uma fama negativa para a marca e, portanto, essa é uma etapa fundamental para a organização.
4- Treine a Equipe
Para organizar o seu estabelecimento, você vai precisar de uma equipe de funcionários para te ajudar e, para isso, eles precisam saber exatamente o que precisarão fazer para organizar o ponto de vendas.
E, além de colocar todo o estabelecimento em ordem, também é preciso preparar o time de vendas para prestar o melhor atendimento possível para o cliente.
Os atendentes são responsáveis por indicar os produtos, mostrar os locais de cada mercadoria e apontar as melhores soluções para os clientes. Portanto, esta também é uma parte fundamental da organização do ponto de vendas.
Também são eles que irão identificar as falhas na organização do espaço, no estoque e nas gôndolas do supermercado.
Embora esse ponto não seja sobre a organização física do espaço de vendas, é claro que a loja será organizada por pessoas, que precisam estar bem informadas sobre o que devem fazer.
Isso também acarretará pontos positivos no atendimento ao cliente, o que é fundamental para que ele tenha uma boa experiência de consumo. Portanto, não dá para ignorar esta etapa.
5- Use Tecnologia
Recapitulando tudo o que já foi dito, se você quer saber o melhor espaço para posicionar os produtos da loja, fazer uma boa gestão de estoque e encontrar falhas nos seus serviços, é preciso usar tecnologias que te ajudem.
O sistema de gestão para supermercados é um software que pode ajudar o empreendedor a ter vários insights sobre o funcionamento do seu negócio a partir do registro de entrada e saída de produtos.
Com ele, você poderá fazer um cálculo muito preciso sobre o seu fluxo de vendas, o que ajudará a perceber se o produto está tendo a saída esperada, se é preciso antecipar a reposição ou se, pelo contrário, está sendo reposto em excesso.
Isso também ajudará a empresa a identificar o melhor lugar do estabelecimento para que um produto possa vender mais, se sua precificação está adequada ou até mesmo identificar se é necessário ou não para o seu mix.
Existem diversos outros problemas ligados à organização do estabelecimento que um bom controle da entrada e saída de mercadorias pode ajudar a solucionar.
Para isso, conte com a tecnologia e evite fazer esses serviços manualmente, pois, neste caso, estão sujeitos à ocorrência de falhas e obtenção de dados imprecisos.
Você pode, através da sua dedução, encontrar várias soluções para a organização do seu estabelecimento. Para isso, lembre-se de começar pelas partes mais genéricas e superficiais e de se aprofundar em cada uma delas.
Lembre-se que nem sempre você irá resolver tudo na primeira tentativa. O importante é ter um olhar rigoroso contínuo sobre todas as operações realizadas.
Conclusão
Um estabelecimento organizado é aquele em que o espaço e os principais serviços conseguem transmitir aconchego, além de bons produtos e serviços para os clientes.
Neste texto, vimos que a organização deve começar desde a parte externa da loja, como a fachada e vitrine, passando pela parte interna, como corredores e gôndolas, até o gerenciamento do estoque e das prateleiras.
Para que tudo isso ocorra da melhor forma possível, é fundamental que os funcionários estejam bem treinados para executar todas as operações.
Além disso, as empresas podem usar alguns recursos para auxiliar nesta tarefa, principalmente os softwares de gestão, que computam a entrada e saída dos produtos e ajudam nos insights sobre a organização do ponto de vendas.