4 Dicas para vender mais na Copa do Mundo

  • A Copa do Mundo é uma grande oportunidade de vender mais e, por isso, as empresas precisam utilizar boas estratégias para poder atrair muitos clientes.
  • Uma das principais dicas é aproveitar este momento contagiante para vender produtos customizados especialmente para este grande evento esportivo.
  • Engajar os clientes com presentes ou ações promocionais também são boas maneiras de proporcionar boas experiências e criar vínculos com eles.
  • Além dos seus produtos, transforme seu ambiente de vendas em um espaço de experiência para que os clientes entrem no clima da Copa do Mundo.

Se, ao falar sobre Copa do Mundo, a primeira coisa que vem à sua cabeça é a palavra “futebol”, pense novamente de forma mais ampla.

É claro que este é o grande protagonista do evento. Porém, mais do que esporte, estamos falando de um grande momento, uma festa que une diversas pessoas que muitas vezes sequer acompanham a bola rolando.

Se você consegue visualizar pessoas vestindo camisas verdes e amarelas, carregando bandeiras do Brasil e estabelecimentos lotados por causa dos jogos, sabe que se trata de uma grande festa.

Aliás, o clima para 2022 não vai ser diferente, pois 70% dos brasileiros já estão acompanhando as notícias sobre a Copa e 90% pretendem assistir as partidas, de acordo com o levantamento feito pela plataforma Gente.

E, assim como em uma celebração, o clima no varejo deve ser contagiante para que tudo contribua com a animação do cliente. 

E isso não é algo muito complicado. Afinal, o setor é responsável pela oferta de alguns produtos bem requisitados para este período e é por isso que é preciso saber as melhores formas de vender para aproveitar este momento.

4 Dicas Para Vender Mais na Copa

As dicas que você vai ver a seguir foram pensadas para serem implementadas em negócios de diferentes tamanhos e com estratégias bastante versáteis.

Isso porque cada loja pode encontrar uma forma ideal de agradar o seu cliente durante a Copa do Mundo. Portanto, o modelo ideal depende da demanda que o público irá apresentar.

Não se preocupe se você não acertar tudo de primeira. Afinal, este é um evento que acontece a cada quatro anos e até mesmo os estabelecimentos que já operaram durante a Copa irão perceber mudanças no perfil e comportamento do seu público em 2022.

O mais importante é explorar ações de grande potencial. Se você já está familiarizado com eventos desse porte, melhor ainda, pois poderá reutilizar estratégias que já fazem sucesso.

Veja como atrair clientes aproveitando este evento tão importante, e mais, utilizando estratégias que englobam diferentes recursos de venda.

1- Venda produtos customizados para a Copa

Assim como nós descrevemos na ilustração que fizemos acima, na Copa todos se vestem e decoram ruas e estabelecimentos com itens que remetem ao torneio, principalmente aqueles com as cores da bandeira do Brasil.

Isso indica algo muito importante para explorar na hora de vender: o engajamento, que significa que há clientes procurando produtos que são feitos exclusivamente para esta ocasião.

E, mesmo que a empresa venda produtos que não tenham nada a ver com a Copa, é o suficiente ter mercadorias com embalagens customizadas, pois isso ajuda a aumentar o engajamento do consumidor com as mercadorias.

Se a empresa também fabrica produtos próprios, é interessante caprichar na criação de produtos customizados: use a criatividade para colocar o verde e o amarelo ou outras temáticas ligadas ao futebol.

É possível destacar alguns produtos que são bastante vendidos nessa época do ano com as características que descrevemos, como:

  • Camisas oficiais da seleção, artigos esportivos e camisas de torcedores nas cores da bandeira do Brasil.
  • Perucas, óculos de brinquedo, cornetas, chapéus, bonés, bandeiras, apitos, etc.
  • Maquiagens, esmaltes, unhas postiças e produtos de manicure.
  • Álbuns de figurinha, chaveiros, cachecóis e outros produtos oficiais licenciados da Copa do Mundo e também da seleção brasileira.

2- Presenteie seus clientes

Aproveitar o clima de Copa para deixar a sua marca em evidência é uma forma de gerar uma boa experiência de compra e ficar no imaginário do cliente.

Um exemplo que podemos dar seria um simples guia impresso com informações sobre o horário das partidas do torneio ou outra coisa que possa ser interessante para o cliente.

Além disso, a empresa pode dar outros presentes mais simples e não tão caros, como apitos, cornetas, copos, garrafinhas de água, canetas, chaveiros, entre outros tipos de produtos.

Também é possível criar campanhas legais usando os gols de uma determinada partida para oferecer vantagens e a empresa pode até ceder um brinde em caso de vitória do Brasil.

Ofereça algo interessante para o cliente se ele levar algum produto associado ao futebol. Dessa forma, a empresa conseguirá atrair as pessoas engajadas com os jogos para o seu estabelecimento.

Lembre-se de manter a proposta de acordo com a ocasião: não dê presentes ou ofereça promoções de forma aleatória. Use a Copa do Mundo em seu favor, pois isso irá estimular mais pessoas.

3- Crie promoções e aumente as vendas

E, já que estamos falando sobre engajamento, não poderíamos deixar de falar das promoções, as grandes queridinhas dos clientes.

Durante todo o ano, elas já ocupam um lugar de destaque nas vendas. Com este período de grande euforia pela Copa do Mundo, seu potencial se torna ainda maior, sobretudo se forem bem feitas.

As promoções podem ser criadas usando um sistema parecido com o que citamos no subtópico sobre presentear os clientes.

Entre alguns tipos de promoção, podemos citar:

  • Promoções relâmpago: que duram por um curto período.
  • Promoção do dia: ofertas que se alteram diariamente.
  • Leve mais e pague menos: ofereça descontos ou produtos extras para quem comprar mais, como “leve 3 e pague 2”.
  • Clube de fidelidade: descontos ou brindes para clientes que aderem ao plano de fidelidade da loja.

As possibilidades são diversas mas, neste caso, não basta ter apenas uma boa criatividade para fazer boas promoções. É preciso calcular possíveis prejuízos.

Estabeleça uma meta financeira com as promoções e monitore seu resultado com uma boa frequência para assegurar que o seu estabelecimento não está tomando prejuízo.

Caso algo ocorra fora do esperado, o melhor a fazer é interromper a ação por um tempo, reformulá-la para corrigir os erros e colocar em prática novamente assim que tudo estiver pronto para ser executado.

4- Transforme os jogos em eventos

Você já pensou nos produtos, nos brindes e nos preços, que tal agora levar em conta o próprio estabelecimento? Sim, o seu espaço pode se tornar um local muito atrativo durante os jogos.

É claro que esta ideia pode não ser tão facilmente aplicável a alguns tipos de loja, mas sempre há meios de deixar o ambiente mais envolvente para os consumidores que estão entretidos com a Copa do Mundo.

É possível transformar qualquer estabelecimento em um local onde as pessoas possam ir e assistir aos jogos enquanto comem ou bebem algo.

As opções para venda podem ser as mais diversas como lanches, churrasco, almoço, etc. Foque em produtos que têm mais a ver com a cara do seu estabelecimento ou inove no cardápio, se achar necessário.

E, como estamos falando em entrar no clima, decore o seu estabelecimento com bandeirinhas e outros enfeites nas cores da bandeira nacional para simbolizar o apoio à seleção durante os jogos. Com certeza, muitos clientes vão gostar da ideia.

O principal objetivo é que a empresa consiga utilizar o evento da Copa do Mundo para atrair mais consumidores. Portanto, use recursos interessantes e que gerem engajamento.

Criar degustações e lançar marcas novas, entre outras ideias, são algumas das inúmeras formas de proporcionar boas experiências e estreitar os vínculos com os seus clientes. Portanto, dê o seu melhor.

Conclusão

É hora de aproveitar o grande engajamento proporcionado pela Copa do Mundo para conseguir vender mais produtos. Mas, para isso, as empresas devem estar preparadas para entrar no clima do evento.

Dessa forma, todo o planejamento deve ser focado em estimular o cliente para que ele tenha mais interesse em comprar produtos e participar de atividades ligadas ao mundial de futebol.

Por isso, foque não apenas em disponibilizar produtos customizados para a Copa, mas também em utilizar sistemas de recompensa que estejam ligados ao evento. É possível até aproveitar o placar dos jogos para fazer isso.

Esse mesmo sistema pode ser utilizado pelas empresas na hora de criar promoções. Neste caso, é preciso apenas tomar cuidado com eventuais prejuízos que o estabelecimento pode ter.

Com uma meta financeira estabelecida e um monitoramento adequado dos resultados obtidos com a promoção, o estabelecimento só precisará garantir que tudo esteja dentro dos conformes e ajustar eventuais problemas que ele possa enfrentar.

Mantenha o foco não apenas nas vendas, mas no estabelecimento como um todo. Ao criar atividades e decorações especiais para a ocasião, a empresa transformará seu ambiente de vendas em um local onde os torcedores possam se reunir.

Que tal transmitir os jogos e comercializar lanches, cafezinhos, churrascos ou outros produtos campeões de venda? As opções são inúmeras, cabe ao estabelecimento identificar qual se adequa melhor ao gosto do seu freguês.

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