Gerenciamento por Categoria: Como Aplicar no seu Comércio

  • O gerenciamento por categorias ajuda as lojas a organizar o ambiente de vendas de acordo com o que é mais interessante para os seus clientes.
  • Essa estratégia possui o objetivo de ajudar a empresa investir um valor menor na compra de produtos e obter o melhor retorno financeiro com a saída deles.
  • Por outro lado, o consumidor também ganha: economiza tempo, encontra produtos com mais facilidade e pode se lembrar de comprar outros itens úteis.
  • Esta estratégia também ajuda as empresas a organizar melhor seu estoque, evitar rupturas e disponibilizar produtos para os clientes da melhor forma.

 

No comércio varejista, a organização é algo que está na base de toda boa estratégia de vendas. Falar sobre a ordenação dos produtos nas gôndolas vai muito além de manter o ambiente com um layout agradável para o cliente.

O gerenciamento por categoria é algo que traz impactos significativos para as vendas, pois é um tipo de gestão que leva em conta as mercadorias que o consumidor procura ou que ele já tem o costume de comprar.

Ao entrar em uma loja, o cliente terá predileção por alguns tipos de produtos, marcas e outros detalhes.

Este mesmo cliente tem um perfil de compras, uma classe social e outros detalhes que, ao conhecê-los, a loja se torna capaz de disponibilizar mais mercadorias voltadas para o seu perfil de consumo.

Além disso, também é possível organizar as gôndolas levando em consideração não apenas o público alvo, mas também as relações entre categorias diferentes de produtos.

Há muitos pontos que orientam o gerenciamento por categoria que devem ser seguidos ao criar um planejamento.

Além disso, quando falamos neste assunto, não podemos apenas levar em conta a organização do estabelecimento, também é preciso apurar e armazenar dados sobre os consumidores e organizar o estoque para lidar com suas demandas.

Nesse texto, iremos falar sobre todos esses assuntos para ajudar as empresas a fazer uma boa gestão.

O Que é Gerenciamento Por Categoria?

O gerenciamento por categoria é um tipo de estratégia que mobiliza diversas operações de uma empresa do comércio varejista.

Envolve verificar o que o cliente busca, analisar a melhor maneira de organizar os produtos nas gôndolas, de forma que estimule o consumidor a comprar mais, e conseguir melhores formas de adquirir essas mercadorias com o fornecedor.

Isso significa buscar formas de gastar menos e lucrar mais.

A organização, no entanto, é o ponto chave dessa estratégia. Os produtos dentro de um estabelecimento devem ser distribuídos de acordo com o percurso que o cliente costuma fazer dentro da loja.

Ou seja, isso serve como orientação para distribuir as mercadorias com maior rotatividade em locais que sejam mais apropriados.

Esses produtos com melhor ou pior saída podem ser distribuídos através de categorias como: rotina, ocasionais e destino (que são os produtos para comércio especializado).

Dentro dessas categorias, haverá subgrupos como pães, carnes, laticínios, grãos, etc. Além disso, os produtos serão de diferentes marcas e, entre elas, algumas terão mais ou menos rotatividade.

Além dessa divisão de grupos e subgrupos, é importante orientar qual é a melhor maneira de dividir as mercadorias em cada corredor, como separar cada sessão nas gôndolas e saber quais itens e marcas atendem melhor a demanda do público consumidor.

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Isso tudo ajudar a vender mais produtos, pode contribuir para a melhoria da gestão de estoque e pode tornar possível a análise de demanda por nicho de clientes.

Ou seja, a empresa terá mais facilidade para verificar a saída de cada marca ou tipo de item de acordo com a classe econômica, sexo, faixa etária e outros dados do consumidor.

Ao constatar o que cada público procura mais na hora de comprar, também é possível melhorar o gerenciamento por categoria.

Objetivos do Gerenciamento por Categoria

Como podemos ver até aqui, o gerenciamento por categoria é uma estratégia que passa por várias etapas até chegar ao cliente e, em cada uma delas, haverá objetivos diferentes.

Isso envolve a melhora dos serviços, a diminuição dos gastos e o aumento dos lucros. 

Diminuição dos gastos

Quando falamos de categorias, nos referimos aos grupos de produtos que formam cada seção de um supermercado. Esta mesma divisão pode ser usada na hora de adquirir produtos junto aos fornecedores, pois comprar itens em grande escala ajuda a obter preços menores.

Esse valor mais baixo além de gerar economia para a empresa na hora da reposição do estoque, também pode ser repassado para o consumidor final, o que ajuda a loja a se tornar mais competitiva.

Organização

O mesmo agrupamento usado na hora de repor o estoque deve ser utilizado na hora de organizá-lo e disponibilizar os produtos ao público.

Nas prateleiras, os itens devem naturalmente serem separados em grupos, isso é uma forma de ajudar o cliente a encontrar o produto que ele precisa, apresentar mercadorias semelhantes e até mesmo outras mercadorias que ele ainda não conhecia.

Isso estimula compras por impulso, vendas casadas e estimula boas experiências.

Boas experiências

As boas experiências são estimuladas quando há um encantamento do cliente em relação aos produtos e serviços disponibilizados, portanto, ao oferecer bons preços e facilitar a busca daquilo que o consumidor procura, ele terá uma satisfação maior, e esse é o maior objetivo da empresa quando o assunto é vender.

Aumentar vendas

Quando há esta satisfação, ela gera engajamento, retenção de clientes e faz com que os consumidores divulguem a loja para outras pessoas.

Ou seja, além de aumentar o faturamento com as fidelizações, ainda diminui o custo com a atração de novos clientes, pois isso será feito gratuitamente por aqueles que já são fregueses.

Como Fazer o Gerenciamento por Categoria

Defina as categorias

Só é possível conhecer o que o cliente quer conhecendo o perfil e a demanda deles, é preciso fazer uma pesquisa de mercado levando em conta o que deve ser oferecido para eles. Em seguida verifique quais categorias é possível de ser criadas e quais subdivisões podem ser criadas a partir delas.

Para montar o mix de cada categoria leve em conta o espaço que há disponível para cada grupo, as variedades disponíveis para cada um deles, a faixa de preços, se os produtos são bem ofertados pelos concorrentes, se há boa demanda do público e se há boa disponibilidade entre os fornecedores .

O mais indicado é que não haja variedades em excesso nas prateleiras para não abarrotar o estoque e nem rupturas no abastecimento das gôndolas.

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A relevância de cada categoria está ligada à rotatividade dos produtos e o lucro que ele proporciona, portanto isso precisa ser medido constantemente para fazer aprimoramentos.

Escolha os produtos das categorias

Todo produto tem uma categoria onde há outras mercadorias semelhantes ou agregadas a ele, ou seja, que pode ser consumido junto.

É possível pensar em inúmeras combinações, a mais adequada irá depender daquilo que a empresa quer transmitir ao seu cliente, ou do comportamento que ela pretende estimular.

Defina os objetivos

Para definir os objetivos, é preciso visar boas vendas, mas também proporcionar qualidade para o cliente.

O ideal é contemplar todos os públicos independente da classe econômica, definir o planejamento das reposições para que não haja escassez dos itens, posicionar os itens nas gôndolas de forma que proporcione conforto para que o cliente não tenha atritos ao buscar pelo que procura.

Entre os objetivos é possível estimular compras por impulso, vendas casadas, transmitir uma imagem, induzir o cliente a percorrer outras áreas da loja, etc.

Monitore a operação

A partir do momento em que a estratégia está sendo executada, é importante verificar constantemente a reposição das gôndolas e a checagem do estoque.

Para que isso seja feito da melhor maneira, o ideal é definir uma equipe responsável por cada ação e horários para cada operação. Desta forma é possível garantir que nunca haja rupturas e checar se o espaço para cada categoria está adequado ou não.

Este ponto precisa de uma atenção especial, pois é o controle rigoroso do estoque e da reposição das gôndolas que irá conferir a organização necessária e indicar o que precisa de melhorias.

Avalie os resultados

Após ter definido as metas e avaliado todas as operações, resta verificar se tudo ocorreu conforme o planejado e analisar se há algo que precisa ser ajustado.

Você verá que o próprio desempenho da estratégia irá indicar o que é preciso ser melhorado, basta ter atenção e cuidado ao que está sendo feito para tomar as melhores decisões.

Conclusão

Embora pareça complexo, o gerenciamento por categoria pode oferecer benefícios para diversas etapas dos serviços das empresas do comércio varejista.

Fazer essa gestão pode ajudar a diminuir os gastos com produtos, melhorar a experiência de compra dos clientes e aumentar os lucros com as vendas.

Tudo depende do estabelecimento de metas, atenção à demanda do cliente, organização adequada do ambiente, controle rigoroso da reposição do estoque e das gôndolas e avaliação das vendas.

Ao cumprir essas etapas, a empresa conseguirá não apenas executar o planejamento, mas também implementar as melhorias que forem necessárias.

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