Energia Elétrica: Dicas Para Economizar

  • A energia elétrica é responsável por uma das despesas mais caras das empresas do comércio varejista e sua economia é algo muito visado por elas.
  • Embora algumas ações para economizar demandem gastos, o valor poupado na conta de luz a longo prazo é capaz de superar os investimentos feitos.
  • Para obter bons resultados, é preciso garantir a manutenção dos aparelhos da empresa e também à qualidade do sistema de iluminação do ambiente.
  • As tecnologias modernas trazem diversas inovações que podem oferecer uma economia maior para as empresas que querem diminuir os gastos com a luz.

 

A energia elétrica é um recurso indispensável para os estabelecimentos, pois toda a iluminação, parte do armazenamento dos produtos e o funcionamento de diversas tecnologias dependem da sua utilização. Não é à toa que os gastos com luz costumam ser muito altos. As despesas com a eletricidade geralmente são umas das maiores para as lojas do comércio varejista, ao lado dos pagamentos da equipe de funcionários, e por isso é preciso aprender a economizar.

Há muitos métodos que podem ajudar a poupar na conta de luz, mas também é preciso apostar em equipamentos econômicos e investir em tecnologias que ajudem a diminuir os gastos. As formas de economizar são bem variadas e podem ser facilmente adequadas à realidade de cada estabelecimento. Com o dinheiro restante, é possível implementar melhorias no estabelecimento, inclusive algumas que podem gerar ainda mais economia.

Há muitas medidas que podem ser tomadas para evitar o desperdício, mas é claro que também é preciso ter atenção para que a economia não afete o bom funcionamento da loja. Não é indicado que a empresa opte por medidas que comprometam ou diminuam drasticamente a qualidade de suas operações e nem aquelas que possam causar prejuízos financeiros. Neste texto, vamos falar sobre este assunto de forma mais profunda para ajudar as empresas a tomarem boas decisões.

A Importância de Economizar Energia

Em um estabelecimento, a energia elétrica desempenha diversas funções. Além da iluminação básica e necessária para o funcionamento, a iluminação cumpre uma função de segurança para os clientes e funcionários e, caso seja feita de forma inadequada, as lojas podem ser penalizadas pela fiscalização, o que pode gerar multas. As empresas precisam pensar em um projeto que atenda a esta demanda e que também leve em conta o fator econômico para não passarem por isso.

Mas a maior parte das despesas normalmente se deve aos aparelhos de fabricação, como é o caso dos equipamentos de panificação nas padarias, e principalmente aqueles para a conservação de produtos, como os refrigeradores, freezers e expositores. Neste segundo caso, duas preocupações são importantes: se o equipamento é econômico (afinal, ele demanda energia de forma contínua) e se cumpre bem a função de conservar os produtos.

A qualidade do equipamento e o ano em que ele foi produzido são fatores determinantes para obter uma economia significativa. Muitas empresas, especialmente as que possuem uma infraestrutura menor, tendem a economizar na hora de comprar o maquinário para auxiliar nas funções da loja, mas na hora de utilizá-los, acabam tendo um prejuízo muito maior do que teriam se tivessem optado por investir em recursos de boa qualidade.

Como podemos ver, os dispositivos elétricos e as máquinas obsoletas ou de baixa qualidade podem ser os grandes vilões na hora de garantir uma boa economia na conta de energia e, por isso, é muito importante estar disposto a investir em equipamentos modernos e, principalmente, de boa qualidade. Mas ainda resta saber quais são esses recursos e quais são os aspectos que as empresas precisam prestar atenção na hora de investir.

Como Economizar Energia

Faça manutenção ou invista no maquinário 

Com o passar do tempo, os equipamentos podem precisar de manutenção para continuarem funcionando perfeitamente. Com o uso, as máquinas começam a apresentar problemas simples, mas que podem impactar na conservação e na fabricação dos alimentos. Além disso, a partir dessas falhas menores, outras maiores podem aparecer, o que vai demandar reparos mais complexos e, como consequência, mais caros.

Pode ser melhor para a empresa fazer manutenções preventivas do que se preocupar com isso apenas quando o maquinário já funciona com defeitos. Além disso, investir nesse tipo de assistência aumenta a vida útil dos equipamentos da loja e evita que eles apresentem defeitos irreversíveis.

Em alguns casos, o mais indicado é fazer a substituição das máquinas das lojas, principalmente quando são muito antigas e consomem muita energia. Muitos aparelhos hoje já são desenvolvidos para serem mais econômicos. Dessa forma, há muitos investimentos que podem ser feitos que vão gerar uma economia maior a longo prazo.

Se os equipamentos de refrigeração da loja ainda são controlados manualmente, o ideal é buscar soluções de automatização para minimizar as chances de ocorrer erros e, consequentemente, uma má conservação dos produtos que pode gerar prejuízos para o estabelecimento.

Busque soluções econômicas

Muitos estabelecimentos mais antigos possuem condutores de energia com cargas fora dos padrões, o que aumenta consideravelmente o consumo de luz. Quando isso ocorre, o mais indicado é chamar o técnico para avaliar o local, verificar a melhor distribuição de equipamentos e, caso seja necessário, é possível fazer uma revisão do local também.

Caso a empresa ainda não tenha uma parte elétrica definida em seu projeto, é importante que a economia de energia seja levada em conta na hora de elaborar o planejamento.

Utilize melhores formas de iluminação

As soluções para iluminação mais econômicas e com melhor vida útil maior são através das lâmpadas de LED. Esse tipo de iluminação, por ser mais potente, também oferece maior segurança para todos que estão no estabelecimento, além de dar melhor visibilidade durante os períodos noturnos e nublados.

Os estabelecimentos também podem usar sensores de luz em locais onde não há constante presença de pessoas. Dessa forma, as luzes se apagarão quando ninguém passar por aquele ponto da loja. Também é possível utilizar sistemas que controlam o período em que as lâmpadas ficarão acesas, o que evita desperdícios em horários nos quais a iluminação elétrica não é necessária.

Além disso, locais que possuem boa iluminação natural podem usar a luz do sol durante a maior parte do dia. É indicado que sejam utilizadas janelas com proteções para evitar que o calor fique muito intenso dentro do estabelecimento.

Evite desperdícios de energia elétrica

Faça o máximo possível para controlar o desperdício de energia utilizando boas políticas de uso da eletricidade na empresa e, se for preciso, coloque avisos para orientar as pessoas a desligar o que for necessário. Além das luzes e outros aparelhos, vale destacar que um dos vilões da conta de energia é o ar-condicionado. Portanto, faça uso moderado e, na hora de comprar, opte por aparelhos mais modernos que tenham classificação A de economia.

Através de boas práticas e investimentos adequados, é possível minimizar bastante os gastos e evitar despesas desnecessárias. As lojas que estiverem dispostas a adquirir o que há de mais moderno em aparelhos e sistemas elétricos conseguirão potencializar a economia.

Conclusão

Economizar no valor da energia elétrica é necessário, pois ao mesmo tempo que este é um dos principais fatores que encarecem as despesas de um estabelecimento, também é um recurso indispensável para a segurança e para garantir a visibilidade, conservação e a fabricação de produtos. O seu uso impede que a empresa seja multada, perca alimentos e sofra com acidentes, o que, na prática, também gera economia em outros segmentos.

Uma boa economia de energia depende da utilização de tecnologias de baixo consumo de força e atenção aos gastos de todos os dispositivos do estabelecimento que usam eletricidade, além de uma boa gestão de todos os recursos. Embora manter uma rede de baixo consumo de luz seja algo que demande alguns investimentos financeiros, o retorno é algo que pode compensar bastante, pois a empresa pode conseguir poupar muito dinheiro.

O ideal é que os estabelecimentos procurem aprimorar seus equipamentos, investindo em peças que ajudem a conter os gastos, diminuir o custo com as manutenções e aumentar sua vida útil. Caso eles já estejam muito obsoletos e fora dos padrões, o melhor é trocá-los por outros aparelhos mais modernos e que tenham uma taxa de consumo de energia menor. Quanto mais funções automatizadas oferecerem, maiores serão os benefícios que eles entregam.

Além dos aparelhos, a iluminação dos imóveis pode utilizar uma alta carga de energia quando seus condutores são obsoletos ou quando a iluminação é feita com lâmpadas incandescentes e fluorescentes. O mais indicado é utilizar iluminação de LED, que consome menos energia, usar sistemas automáticos para acender as luzes ou controlar o tempo em que elas ficam ligadas. Caso haja uma boa iluminação durante o dia, tentar usar o máximo possível da luz solar para dar visibilidade ao ambiente.

Ao pensar nas melhores soluções para conter os gastos, identificar os aparelhos que consomem mais eletricidade, que necessitam de reparos ou até de substituição, e engajar a equipe para que todos se empenhem em tomar atitudes que ajudem a economizar, é possível fazer atingir vários objetivos para diminuir os gastos na conta de luz.

Links Para Leitura

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp

Veja também