Férias Escolares: Dicas para Vender Mais

  • No mês de julho, ocorrem as férias escolares, que impulsionam a venda de diversos produtos, principalmente aqueles que são voltados para as crianças.
  • Há famílias que aproveitam para fazer viagens, mas muitas acabam ficando em casa e, portanto, vender itens para férias e para diversão no lar é fundamental.
  • Além disso, é preciso investir nas estratégias de venda para deixar o ambiente mais atrativo para as crianças e também para seus pais.
  • Selecionar bem os produtos e posicioná-los de forma estratégica nas prateleiras dos estabelecimentos são as etapas principais a serem executadas.

 

O mês de julho é uma época bastante aguardada pelas crianças, quando chegam as férias da escola. Em meio ao descanso e à diversão da garotada, há muitas oportunidades de negócio disponíveis e estar atento a essa demanda pode ajudar a melhorar as vendas durante o mês. Existe um nicho de vendas direcionado para as crianças, tanto as que viajam como aquelas que ficam em casa, que envolve brinquedos, alimentos, eletrônicos e itens de higiene pessoal.

Mas quando falamos de vender mais, não podemos focar somente nos produtos, também é preciso preparar o ambiente e as estratégias de venda que serão utilizadas para engajar os pais e seus filhos na hora da compra e fazer com que eles tenham uma boa percepção de valor da marca. Mais do que um ambiente de negócios, as lojas podem se tornar uma boa opção de lazer para a garotada e podem proporcionar bons momentos em família.

As estratégias voltadas para as compras em família durante o mês de julho podem apresentar características que são mais peculiares. Afinal, na maioria das vezes, os pais querem satisfazer os desejos de seus filhos e, dessa forma, o ponto-chave é atrair o olhar das crianças para que os responsáveis por elas decidam comprar. Por isso, despertar a atenção e usar recursos que possam motivar as compras por impulso é o mais adequado para esta ocasião.

Se você ainda não se convenceu de que esta é uma boa oportunidade para fazer negócios, saber que em julho há estimativa de crescimento para as vendas no varejo é algo que pode te motivar. Esta informação é o que consta na projeção feita pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), que aponta que o aumento esperado para este mês é de cerca de 7,8% em relação ao mesmo período de 2021.

Neste texto, vamos nos aprofundar neste assunto e falar sobre aquilo que é necessário para ter boas vendas nesta época do ano.

Produtos Adequados Para a Ocasião

As férias são o período ideal para vender produtos de banho. Isso envolve os cuidados com a pele, cabelo e até mesmo os itens de hidratação. No entanto, o mês de julho também é um período de muito frio e, por isso, nem sempre essa será uma opção que terá adesão em todos os lugares. É preciso que cada estabelecimento veja a condição do clima de sua região e avalie se faz sentido vender esse tipo de produto durante o recesso escolar.

Caso esteja muito frio para ir à praia ou para a piscina, não desista de investir em produtos para esta ocasião, pois há muitas coisas que as crianças podem fazer para aproveitar o tempo em casa, se divertir e entreter. Além dos brinquedos e jogos, os produtos para computadores, celulares e videogames também estão em alta. Afinal, essas são as opções de entretenimento preferidas de boa parte da garotada e, para as lojas que atendem esse tipo de demanda, as tendências não podem passar em branco.

Outro fator que pode ser levado em conta na hora de montar o mix de produtos é o fluxo de turismo que há na cidade e se isso tem impacto no movimento da loja ao longo do mês. Em caso de aumento nas visitações, é interessante chamar a atenção do público com algumas lembrancinhas, produtos regionalizados ou itens necessários para aproveitar os pontos turísticos do local, pois isso também é algo que pode despertar o interesse do consumidor. 

Além dos produtos de banho, lazer doméstico e turismo, também é preciso ter atenção aos lanchinhos industrializados. Muitos pais preferem optar pela praticidade e investem em refeições rápidas para os filhos para que eles possam ter à sua disposição algo que gostem de comer e também para que os adultos gastem menos tempo preparando o lanche das crianças, pois muitos responsáveis ainda precisam lidar com uma rotina de trabalho neste período.

Entre alguns produtos que podem estar em alta neste período, estão:

  • Piscinas plásticas
  • Itens infantis de banho como sunga, biquinis, maiôs, toalhas, óculos de mergulho, boias, etc
  • Brinquedos de plástico que podem ser usados na água
  • Protetor solar
  • Caixa térmica
  • Churrasqueira elétrica e de carvão
  • Repelentes contra insetos
  • Frutas
  • Bolos industrializados, biscoitos, sucos de caixinha, nuggets de frango, hambúrgueres, batata frita congelada, pães de queijo e cereais matinais
  • Consoles, jogos para videogames e computador, cadeira gamer, mouse gamer, headset
  • Jogos de tabuleiro, quebra-cabeças

Como Aproveitar as Vendas nas Férias de Julho

Se a loja já conta com uma boa variedade de produtos para as crianças, é preciso lembrar de dar um bom destaque para eles na loja. É preciso ter atenção ao organizar a prateleira para fazer isso de uma forma que valorize esses produtos e que consiga deixar em evidência outras mercadorias semelhantes ou que possuem alguma ligação entre si para que o cliente se interesse em levar mais de um item como, por exemplo, cereais matinais e leite, biscoitos, bolos e sucos, etc.

Na hora de elaborar o planejamento, é preciso lembrar que a escolha dos produtos depende tanto dos pais quanto das crianças. Logo, é preciso impressionar dois públicos, de forma que seja possível captar a atenção dos pequenos e, principalmente, convencer os responsáveis por eles a comprar as mercadorias. Oferecer produtos que sejam uma grande tendência entre os pequenos e que sejam práticos é uma boa forma de atrair adultos e crianças.

Os pontos citados nos dois últimos parágrafos são de grande importância para montar uma boa estratégia que ajude a aumentar as vendas nas férias de julho, pois a decisão de compra de uma criança é normalmente impulsiva. Por outro lado, os pais têm um grande desejo por mercadorias que possam facilitar o seu trabalho na hora de cuidar de seus filhos, mas que também proporcionem prazer e diversão para os pequenos, criando bons momentos em família.

É comum ver estabelecimentos que são mais ousados na hora de engajar o público infantil e criam em seu ambiente alguns espaços para que as crianças possam se divertir, brincar, desenhar, ler e ter algumas atrações especialmente voltadas para elas. Isso ajuda a aumentar o tempo de permanência dos clientes na loja e, consequentemente, permite que mais produtos sejam observados, o que pode ser um bom fator para impulsionar as vendas.

Neste período, ainda ocorrem muitas datas comemorativas, além de outras sazonalidades. Em julho, muitas pessoas ainda fazem festas juninas, que são chamadas de “festas julinas”. Neste mês, também ocorre o dia do chocolate (7), o dia da pizza (10) e o dia do amigo (30). É preciso estar atento a essas ocasiões, pois elas são ótimas oportunidades para criar promoções para impulsionar as vendas de alimentos, ingredientes para cozinhar e presentes.

Conclusão

As férias de julho reservam uma boa oportunidade para aumentar as vendas durante este período do ano. Muitas crianças ficam em casa ou viajam com a família, e as duas situações permitem que as empresas consigam dar uma saída melhor a uma série de produtos de diferentes segmentos. Itens para banho, cosméticos, brinquedos, jogos eletrônicos e lanches são algumas das opções que conseguem proporcionar diversão para os filhos e comodidade para os pais.

Os principais tipos de mercadoria para disponibilizar nesta época do ano são aqueles mais adequados para viagens ou para a diversão no lar, com destaque para os videogames e acessórios voltados para os jogadores. Aproveitar as sazonalidades que ocorrem durante o mês de julho também é interessante para impulsionar as vendas por meio da criação de promoções que deem destaque para produtos e alimentos relacionados a essas datas.

Pesquisas mostram que este é um período em que as vendas no comércio tendem a crescer e, por isso, é preciso saber investir não apenas nos produtos corretos para o público, mas também na forma de organizar a loja para receber os clientes. Crianças têm um padrão de consumo impulsivo, enquanto os pais querem satisfazê-las e ter mais comodidade na hora de cuidar delas durante as férias. Tudo isso deve ser levado em conta.

Buscar formas de agradar os dois públicos é o principal desafio para montar uma estratégia de vendas bem sucedida para este mês. Por isso, montar seções com produtos que sejam atraentes para as crianças e com itens que possuam alguma relação entre si incentiva os clientes a levar mais produtos. Se for interessante para a empresa, é possível disponibilizar algumas opções de lazer e entretenimento para que as crianças possam se divertir na loja.

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