Mercado Pet: A importância do Setor no seu Negócio

  • O mercado para os pets possui uma forte tendência de crescimento, mesmo em meio a uma crise financeira e após a pandemia causada pelo coronavírus.
  • O principal canal de acesso a esses produtos é por meio dos médios e pequenos petshops, mas o varejo de alimentos também é uma alternativa.
  • Para conseguir faturar com este segmento, é preciso investir nos produtos corretos e ter um bom posicionamento de marca para conquistar os clientes.
  • Os produtos que mais vendem são os alimentos industrializados, mas também é preciso investir em itens de higiene, bem-estar, acessórios e brinquedos.

 

Imagine investir em um setor que fatura bilhões de reais e que se expande a cada ano. Não é difícil notar que o mercado pet está crescendo: a linha de produtos está cada vez mais elaborada, as adoções e compras de bichinhos de estimação aumentaram e os donos estão cada vez mais atentos aos produtos oferecidos aos seus amiguinhos. E isso não é apenas uma impressão; em 2021, este segmento teve um faturamento consolidado de R$51,7 bilhões.

Este número impressionante foi apurado pelo Instituto Pet Brasil (IPB), que estima um crescimento de 14% para este comércio em 2022, o que, ao todo, representa R$58,9 bilhões.

Esse crescimento mostra que, mesmo durante o auge da pandemia e em meio ao momento de inflação que o Brasil vive, as pessoas não deixam de cuidar dos seus bichinhos de estimação, o que evidencia a força que este setor adquire ano após ano.

A pesquisa mostrou que os pet shops médios e pequenos representam a maior parte dos canais de acesso dos clientes aos produtos e serviços para pets, sendo 48,8%. Os varejos alimentares, no entanto, representam 8% e o e-commerce, 5,6%.

Embora pareça pouco, é preciso lembrar que alguns produtos são estratégicos para que esses resultados sejam tão elevados e isso é algo fundamental para os varejistas que querem apostar neste setor.

Neste texto, iremos especificar quais produtos podem fazer a diferença para conquistar o público do mercado pet e como fazer um posicionamento de marca adequado para que o estabelecimento tenha o diferencial competitivo necessário, mas levando em conta aquilo que é necessário para que não perca o seu foco de atuação e nem faça investimentos desnecessários em produtos que não trarão um bom retorno financeiro para a marca.

Por Que Empreender no Mercado Pet?

O mercado hoje é altamente competitivo. Além das grandes empresas já amplamente estabelecidas, vemos agora as vendas por e-commerce crescerem cada vez mais.

Diante deste cenário, fazer algo convencional pode ser pouco atraente para o consumidor ou pode até fazer com que as vendas não sejam exploradas em todo o seu potencial. É preciso apostar em diferenciais competitivos que se destacam aos olhos dos clientes.

É preciso buscar um posicionamento de marca, ou seja, criar ações para fazer com que a marca tenha prioridade no imaginário do consumidor, e uma boa forma de alcançar isso é oferecer produtos que sejam interessantes para eles.

O segmento pet não é uma aposta – pelo contrário, os números deixam claro que é um mercado que cresce cada vez mais e já conta com um bom fluxo de consumo e engajamento por parte dos consumidores.

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No entanto, também podemos ver que o maior canal de acesso dos consumidores aos produtos para os bichinhos de estimação são os pet shops, enquanto o varejo de alimentos e o e-commerce contam com uma adesão bem mais baixa.

Mas isso não quer dizer que empreender neste setor é algo que tende a dar errado. Muito pelo contrário, significa que é preciso tomar boas decisões para que a ação seja um sucesso.

Os produtos para pet, por terem o potencial de trazer um retorno financeiro tão grande, podem ser justamente o diferencial competitivo que um mercado ou supermercado precisam para fazer o posicionamento da marca.

No entanto, não basta colocar alguns sacos de ração em um canto da loja, pois isso não será suficiente para lucrar. É preciso tomar uma série de ações de forma contínua. Isso fará com que os consumidores pensem em procurar mercadorias para seus bichinhos de estimação naquele estabelecimento.

Este mesmo cuidado deve ser tomado em relação ao e-commerce que, embora ainda seja um dos canais de acesso menos utilizados pelos clientes, tem um potencial gigantesco. Não é à toa que, entre os canais que foram levantados na pesquisa, ele é o que mais cresce.

Entre 2020 e 2021, seu faturamento aumentou 48%, indo de R$1,9 bilhão para R$2,8 bilhões. Isso mostra que é preciso investir em produtos e campanhas de marketing que sejam adequadas para o digital.

Como Investir no Mercado Pet?

Uma loja que trabalha com alimentos e produtos diversificados, como é o caso dos mercados e supermercados, precisa mostrar de diversas formas que investe neste segmento, criando ações de marketing com esse foco e destinando um corredor ou uma seção do estabelecimento apenas aos animais de estimação.

Os clientes que buscam esses produtos são muito engajados e conscientes e, por isso, é preciso apresentar algo consistente para eles.

Uma boa campanha depende de um planejamento adequado e de ter os produtos corretos. No varejo de alimentos, não é possível oferecer produtos e serviços iguais aos do pet shop ou das clínicas veterinárias.

Portanto, é preciso focar em itens que são abrangentes ou que possuem uma venda melhor, afinal, não estamos falando de um tipo de comércio que é especializado neste assunto. É preciso evitar investimentos desnecessários em mercadorias que não fazem parte da proposta da loja.

Apenas a categoria de petfoods, que são os alimentos industrializados voltados para pets, conseguiu em 2021 um faturamento de R$33,1 bilhões e, neste ano, deve crescer 16%.

Entre alguns produtos mais vendidos no ano passado, também podemos destacar os de pet care, que são aqueles voltados para o bem-estar e higiene dos animais de estimação, que movimentaram R$3,1 bilhões e possuem o crescimento estimado em 13%.

Fora as categorias de produtos citados, é preciso lembrar que muitas pessoas que criam bichinhos de estimação os consideram como grandes amigos e alguns chegam até a se considerar como “pais de pets”.

Os animais são considerados por seus donos como seres próximos dos humanos e isso se reflete no tratamento que eles recebem. Contar com uma série de acessórios e brinquedos legais para que os mascotinhos possam se divertir também pode ser interessante para alcançar bons resultados.

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Oferecer uma boa variedade de marcas, manter os setores bem abastecidos, organizados de uma maneira agradável e com uma boa disposição de imagens que remetem aos pets, será o suficiente para que os comércios varejistas que não são especializados neste segmento, mas que desejam investir nele, consigam ter o diferencial competitivo de que precisam. Com foco e um bom planejamento, o sucesso nas vendas começará a aparecer.

Conclusão

O mercado pet cresce cada vez mais a cada ano que se passa e, apesar da crise financeira e da pandemia do coronavírus, seu avanço não foi contido.

Alguns setores, como o e-commerce, foram valorizados com esse crescimento. Embora o varejo de alimentos não seja o principal canal de acesso a esse tipo de produto, há muitos produtos com boa saída que podem ser disponibilizados em lojas que não são especializadas neste segmento.

Para o varejo não especializado em produtos para os bichinhos de estimação, o foco deve ser a venda de produtos genéricos como os petfoods e itens de higiene e bem-estar, além de acessórios e brinquedos.

Algumas dessas mercadorias são responsáveis pela maior parte do faturamento deste segmento, portanto, apostar nelas é uma ótima forma de ter um diferencial competitivo e ingressar nesse mercado que fatura bilhões de reais a cada ano.

No entanto, é preciso ir além de oferecer produtos. É necessário ter um posicionamento de marca que ajude o consumidor a se lembrar de que aquela loja é um bom lugar para comprar produtos para seu pet.

Isso depende de uma boa organização dos setores do estabelecimento e do uso de imagens relacionadas ao assunto para estabelecer esta conexão, além de um bom trabalho de marketing que ajudará a divulgar essa proposta da empresa.

Lembre-se de que o público que consome produtos pet é bastante engajado e consciente a respeito do assunto. Portanto, buscar oferecer uma boa qualidade e variedade é essencial para poder se destacar.

O principal objetivo é que a loja consiga refletir, através do seu marketing e ambiente de vendas, os mesmos valores que este público carrega no seu dia a dia ao tentar oferecer o que há de melhor para os seus bichinhos de estimação.

No entanto, os estabelecimentos que não são especializados no segmento precisam manter o foco na sua atuação, afinal, os seus concorrentes não são os pet shops, nem as clínicas veterinárias.

Tentar focar em muitas categorias de mercadorias para os animais de estimação pode fazer com que a loja invista em produtos que não são do seu segmento, tenha gastos desnecessários e acabe afastando os clientes que estão interessados em comprar outras coisas.

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