Ponta de Gôndola: Aprenda a Usar de Forma Estratégica

  • A ponta de gôndola é um lugar de destaque nos ambientes de venda que fica ao final das prateleiras e de frente para os corredores principais das lojas.
  • É um local de grande visibilidade e ideal para expor produtos aos quais é preciso dar uma saída melhor e também para mercadorias a preços promocionais.
  • Para explorar o máximo de seu potencial econômico, é preciso utilizá-la com algum propósito definido e, principalmente, de uma forma bem ordenada.
  • Existem diversas maneiras de organizar as pontas de gôndolas. É importante fazer isso de forma coerente para que o ambiente não fique bagunçado.

 

Todo estabelecimento procura o melhor posicionamento dos produtos para dar o destaque correto a cada um. Isso é feito de acordo com o setor, altura na prateleira e local da loja mais adequado para cada item. A ponta de gôndola, que é a parte da frente, onde normalmente ficam os caixas e corredores principais, é um ponto que chama muita atenção do cliente, além de normalmente ficar em locais onde passam muitas pessoas.

Por causa disso, pode ser usada para dar evidência para determinados produtos, que podem ser de segmentos diferentes, não necessariamente na mesma categoria de produtos que está presente naquela sessão. Essa versatilidade permite que a ponta de gôndola seja usada de formas diferentes, inclusive para implementar estratégias de venda. Desta forma, é possível melhorar os negócios, valorizar as mercadorias destacadas naquele espaço e chamar a atenção do cliente.

Mas, mesmo sendo uma área nobre e bem visada, a ponta de gôndola também requer alguns cuidados para ser usada de uma maneira adequada. Afinal, usá-la sem fazer um planejamento adequado pode impactar de uma maneira negativa ou que não seja útil para o estabelecimento. Neste texto, iremos falar sobre as melhores maneiras de explorar esse recurso e mostrar como as estratégias de venda podem ser usadas para valorizar este espaço.

Importância da Ponta de Gôndola

Imagine que pelos corredores principais de um supermercado passe alguns consumidores interessados em cosméticos, itens de higiene e coisas do gênero, eles procurariam em cada sessão para ver onde estão as prateleiras com os produtos que eles procuram. Se a empresa tivesse, por exemplo, querendo vender mais garrafas de azeite, esses hipotéticos clientes dificilmente passariam pela sessão onde estão os óleos e provavelmente não levariam esta mercadoria, pois não é o que eles buscam.

Agora imagine esse mesmo exemplo, mas dessa vez enquanto o cliente passeia pelo corredor principal, ele se depara com uma garrafa de azeite na ponta de gôndola por um bom preço, em frente a um setor que ele não iria passar por ele. O cliente além optar por adquirir este produto, ainda consulta outros relacionados a ele e no final decide comprar mercadorias que ele se interessou ou que ele não lembrava que precisava levar.

Pense também que este mesmo lugar onde foi colocado uma mercadoria que o cliente não pensava em levar, também pode ser usado para divulgar promoções, destacar alguns dos produtos que estão presentes naquela sessão, e até mesmo para colocar itens decorativos ou outros tipos de gatilhos de atenção que estimule uma ação do consumidor dentro do estabelecimento. As possibilidades na ponta de gôndola são muitas.

 

Ou seja, o estabelecimento pode usar esse espaço para dar maior rotatividade para mercadorias encalhadas, utilizá-lo para compor estratégias de marketing e estimular compras por impulso. Outra vantagem das pontas de gôndola é que os comércios varejistas normalmente contam com mais de uma delas espalhadas em seu ambiente de vendas e por isso elas podem explorar cada uma de diferentes formas, levando em conta o fluxo de movimento de cada parte da loja.

Como Usar a Ponta de Gôndola

É muito importante que os estabelecimentos que querem aumentar as vendas explorem o potencial da ponta de gôndola com algum objetivo comercial bem definido. Os produtos podem ser posicionados naquele local para dar maior rotatividade no estoque, fazer liquidações, destacar promoções, chamar atenção do consumidor para a categoria de produtos de cada setor, vender mercadorias que não se enquadram nas demais sessões da loja, etc.

Como já destacamos, também é possível utilizar mais de uma estratégia, no entanto, ao fazer isso é importante que haja uma coerência entre elas para que não haja nenhuma bagunça. Usar muitos métodos para chamar atenção em uma única ponta de gôndola ou posicionar os produtos ao longo do estabelecimento sem um método coerente, pode acabar não surtindo o efeito esperado, além do fato de que o consumidor pode estranhar a desorganização do local.

Lembre-se que o espaço das pontas de gôndola não são tão extensos quanto o restante das prateleiras, portanto aglutinar um número muito grande de produtos em um só lugar, ou organizá-los de forma que não seja coerente pode gerar bagunça. Muitos consumidores passam desatentos por diversos setores da loja e para captar a atenção deles é preciso que a mercadoria esteja devidamente destacada e, caso ela esteja amontoada junto a outras, muitos clientes não irão notá-las.

O mais indicado é que ao arrumar as prateleiras, o estabelecimento opte por organizá-las utilizando cross merchindising, separando-os em temas ou com itens que possuam alguma correlação, entre alguns exemplos, nós podemos destacar:

  • Disponibilizar apenas um produto.
  • Disponibilizar o mesmo produto, alternando apenas entre as marcas, sabores, aromas, variedades, etc.
  • Disponibilizar poucos produtos, mas que pode incentivar compras por impulso pela relação que eles possuem entre si: mostarda e ketchup; arroz e feijão; sabão em pó e amaciante, etc.

Dicas Para a Ponta de Gôndola

Agora que entendemos o potencial da ponta de gôndola e qual é a utilidade que ela pode ter para as vendas, iremos ver como ela pode ser explorada.

Escolha bons produtos

Após definir para quais finalidades as pontas de gôndola serão usadas, é preciso escolher produtos que estejam de acordo com o que foi decidido. A princípio, não há uma mercadoria que se deve ou não colocar naquele espaço, tudo vai de acordo com aquilo que foi previamente estabelecido pela empresa, o mais importante é que a organização seja feita de forma coesa e respeite aquilo que foi planejado.

Use gatilhos de atenção

Nesta área na qual estamos destacando, vale muito a pena deixar em evidência os produtos que possuem embalagens bonitas, itens com anúncios promocionais, detalhes decorativos como banners ou totens para valorizar uma mercadoria, qualquer outro tipo de dispositivo que chame a atenção do consumidor e desperte o desejo dele por determinados itens ou até mesmo ajude a direcionar a compra que ele está fazendo.

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Coloque produtos encalhados

A mercadoria parada é um grande problema para as lojas do varejo, pois ela ocupa espaço no estoque da loja, muitas vezes acaba sofrendo com roubos e perdas e fora o fato de que ela não gera lucro nenhum para a empresa, pelo contrário, em geral acaba causando até prejuízos. Uma forma de aumentar a rotatividade é colocando esses itens encalhados em áreas mais valorizadas no estabelecimento, o que pode fazer com que as vendas aumentem.

Coloque produtos perto da data de vencimento

E já que o assunto é dar destaques para promoções e buscar dar maior rotatividade para os produtos, colocar as mercadorias próximas da data de vencimento nas pontas de gôndola podem ser uma ótima alternativa para vender esses itens e evitar prejuízos com a perda deles. Buscar dar destaque para esses itens através de anúncios promocionais atrativos podem ajudar a facilitar a saída deles. Se por um lado o lucro é menor, por outro é possível recuperar o investimento feito na aquisição.

Conclusão

A ponta de gôndola é uma parte de destaque nas lojas do comércio varejista, pois ela geralmente fica em um local privilegiado, que é de frente para os corredores principais dos estabelecimentos. Por causa disso, ela se torna um local ideal para chamar a atenção do público para determinados produtos, o que também favorece o crescimento das vendas, aumento na rotatividade de mercadorias, direcionamento da compra do consumidor, etc.

Para que ela seja explorada da melhor forma, a empresa deve definir qual é o seu objetivo ao posicionar seus produtos neste espaço. Em seguida, é preciso seguir a risca o que foi estipulado zelando para que tudo seja posicionado de forma organizada, caso contrário a estratégia pode ficar confusa e isso pode acabar transmitindo uma sensação de bagunça para o consumidor, e ao invés de destacar mercadorias, ela poderá passar despercebida.

A organização da ponta de gôndola pode ser feita de diversas maneiras, seja através do uso de embalagens bonitas para gerar atração, gatilhos de atenção, decorações e anúncios promocionais. A empresa pode disponibilizar apenas um produto nas prateleiras, ou a mesma mercadoria com diferentes marcas e tipos, ou até mesmo colocar poucos itens que tenham alguma relação entre si. O ideal é que sejam poucas coisas para que o local não fique abarrotado, pois isso pode prejudicar o foco do cliente.

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