Trade Marketing: O Diferencial que todo Varejista Precisa ter

  • O trade marketing é um método de vendas que consiste em dar destaque a determinados produtos de forma estratégica a fim de torná-los mais atrativos.
  • Através disso, a empresa consegue captar mais a atenção do público, oferecer melhores experiências e dar um direcionamento para a compra do seu cliente.
  • As ações de trade marketing consistem em explorar as vantagens dos produtos, dar mais visibilidade a eles e permitir que os clientes os explorem.
  • Ao usar este método de vendas, a empresa, o produtor e os fornecedores podem ser beneficiados através do aumento de vendas das mercadorias.

 

Muitas vezes, no comércio varejista, as empresas buscam dar determinado destaque para a sua marca para que ela, de alguma forma, fique sempre na frente na hora em que o cliente toma a sua decisão de compra. É nisso que foca o trade marketing.

Esta estratégia é algo bem antigo e muito explorado nos supermercados justamente pela eficiência que é capaz de proporcionar.

Quando a empresa busca dar destaque a determinadas marcas, ela consegue, junto ao seu fornecedor, traçar estratégias para aumentar as vendas.

Porém, encontrar uma forma correta de expor e dar destaque aos produtos exige o uso de métodos que sejam comprovadamente eficientes e, neste texto, nós vamos falar de alguns que podem ajudar a melhorar os negócios.

O Que é Trade Marketing?

O trade marketing é uma estratégia que busca a melhor forma de expor o produto. Isso pode ser útil para aumentar as vendas e o reconhecimento da marca e contribuir para que um certo item seja encontrado pelo cliente com mais facilidade.

Expor um produto de uma maneira adequada é um fator muito importante para influenciar na decisão de compra do consumidor, pois isso afeta diretamente a percepção que ele tem sobre o item.

Existem diferentes formas de melhorar a exposição. Pode ser posicionando o produto em um lugar de destaque, usando um rótulo chamativo ou até fazendo com que o cliente reconheça a mercadoria pela sua qualidade.

Por causa da sua grande complexidade, a empresa pode usar até mais de uma estratégia de trade marketing e há, inclusive, profissionais especializados nesse tipo de assunto.

Objetivos do Trade Marketing

Toda empresa busca impulsionar suas vendas e obter mais lucro. Mas, além disso, há uma série de operações que precisam ser constantemente trabalhadas para que seja possível atingir bons resultados e o trade marketing pode contribuir com isso.

Por envolver outras marcas no método, traçar parcerias com produtores e fornecedores é uma etapa importante do processo, seja para construir estratégias ou para garantir vantagens na etapa de repasse para o consumidor final.

Essas empresas, por sua vez, buscam grandes comércios para conseguirem consolidar a sua marca e, assim, alcançar bons resultados.

Nós já mencionamos alguns benefícios do trade marketing. Agora, iremos conhecer melhor as repercussões da estratégia para os negócios.

Consolidação e Fortalecimento da Marca

Muitas pessoas conseguem passar pelas seções de um estabelecimento e localizar o que buscam de forma imediata, mesmo em meio a tantos outros produtos.

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Isso acontece porque algumas marcas se destacam entre os consumidores por já serem conhecidas pela sua qualidade, design das embalagens e preço justo.

É importante lembrar que criar uma boa opinião sobre um produto é algo que leva tempo, pois o consumidor precisa conhecer e se acostumar com aquilo que está comprando.

Em seguida, a marca precisa afirmar a sua presença de mercado para que não seja esquecida e, dessa forma, consiga se sobressair em meio aos seus concorrentes.

Ao fazer trade marketing, a empresa diz ao seu cliente que está em destaque pelas vantagens e utilidades que oferece ou que aquela mercadoria é uma novidade ou inovação em relação às demais.

Exposição dos Produtos

Muitas vezes, o trade marketing pode ser útil para coisas menos complexas, como simplesmente dizer ao cliente que a empresa tem aquele produto em seu acervo.

Essa abordagem, no entanto, não se trata de colocar os itens na prateleira de forma avulsa, pois o melhor lugar para posicionar os produtos varia de acordo com o tipo, marca, categoria e preço de cada um.

Para buscar um diferencial competitivo, muitas marcas buscam oferecer amostras grátis para influenciar na decisão do consumidor. Afinal, a degustação pode ser o incentivo que ele precisa para fazer sua escolha.

Aceitação do Público

O trade marketing, muitas vezes, é usado para fazer com que o consumidor tenha um contato mais próximo com o produto. Ele pode conhecer uma nova marca, experimentá-la pela primeira vez ou usar algo que ainda não tem o costume de comprar.

Em muitos casos, a aceitação dos clientes em relação a uma determinada mercadoria pode variar de acordo com região, estabelecimento e perfil de consumo dos clientes.

Por causa dessas nuances da adesão dos clientes a alguns produtos, a empresa, em alguns casos, precisa checar se um item terá boas vendas em suas lojas.

Isso ajuda a investir nas mercadorias ideais e na quantidade certa de cada uma delas, além de direcionar o melhor espaço para expor cada produto.

Como Implementar o Trade Marketing

Até aqui, conseguimos compreender melhor o que é o trade marketing e como ele pode ajudar. Mas ainda resta saber como ele pode ser usado na prática. Veja algumas ações que podem ser adotadas.

Amostras grátis

Algo muito atrativo para o cliente é quando ele entra em um estabelecimento que está oferecendo degustações ou amostras grátis de um produto.

Não é por acaso que esse tipo de estratégia é muito explorada, pois, além de proporcionar uma experiência agradável, também é uma boa maneira de deixar uma marca em evidência.

Isso pode ser um ótimo incentivo para que o consumidor opte por levar aquele item ou se lembre dele para priorizá-lo em uma próxima compra.

Uso de merchandising

Chamar atenção para uma marca utilizando totens, banners e displays no ponto de venda é uma ótima maneira de orientar a compra de um cliente, especialmente se o produto for um lançamento.

Recursos de imagem atraentes são bons gatilhos de atenção e, muitas vezes, são capazes de influenciar na decisão de compra em favor de um produto que o consumidor não havia planejado levar.

Valorização de boas embalagens

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Muitas embalagens, por si só, já cumprem a função de chamar a atenção dos clientes por causa do seu design diferenciado e atrativo.

A empresa pode explorar essa vantagem e dar mais destaque para esses produtos como forma de alavancar as vendas.

Benefícios do Trade Marketing

Vantagens para lojas, produtores e fornecedores

Ao executar o trade marketing, a empresa, necessariamente, deverá estabelecer bons vínculos com os produtores ou fornecedores para tentar alavancar a venda de determinadas marcas.

Essa parceria pode ajudar a alcançar melhores resultados e também pode contribuir para iniciativas futuras com o objetivo de alcançar melhores resultados.

O laço entre a empresa e o fornecedor acaba se consolidando, já que todos se beneficiam com a venda de um produto, ainda que seja o caso de destacar apenas uma marca.

Se o cliente tiver contato com um produto interessante, isso contribui para uma boa experiência e pode, consequentemente, resultar em fidelização.

Geração de valor

Ao oferecer um produto que seja relevante para o consumidor, principalmente de uma forma que seja atraente para ele, a empresa está mostrando que possui bons itens no seu acervo.

Este valor pode vir acompanhado de outras coisas, como preços justos, produtos que não são facilmente encontrados em outros estabelecimentos, etc.

São detalhes como esses que geram diferenciais competitivos para a empresa, fazendo com que ela se destaque do restante da concorrência.

Boas experiências

Quando uma empresa oferece um produto que agrada o cliente ou alguma degustação que o agrade, consegue gerar nele o desejo de consumo. No fim, ela ganha mais do que boas vendas.

Ao conseguir atender as expectativas do público consumidor, a empresa mantém ações efetivas para gerar boas experiências ao consumidor.

Isso é algo importantíssimo para ter um bom engajamento da clientela. Afinal, quando o consumidor está satisfeito, a chance de ele priorizar aquele estabelecimento e comprar ali novamente se torna maior.

Com isso, a empresa consegue gerar mais fidelizações, o que significa que aquele cliente gastará mais no local e também poderá indicá-lo para as pessoas que compõem seu círculo social, o que significa divulgação gratuita da marca.

Conclusão

O trade marketing é um método antigo e não tão complicado de ser executado. Por meio da exposição dos produtos de forma estratégica, o negócio tende a ser beneficiado com o aumento de vendas.

Ao explorar recursos como as amostras grátis, o uso de merchandising e o destaque para as boas embalagens, a empresa consegue melhorar a percepção do cliente sobre um determinado produto e gerar demanda por ele.

O resultado disso é o crescimento da demanda, o que tende a beneficiar não apenas a empresa, mas também os produtores e fornecedores da mercadoria destacada.

Ao oferecer algo que seja útil para o cliente, a loja contribui para que ele tenha uma boa experiência de compra, o que acaba gerando engajamento por parte de quem compra e, como consequência, aumenta as fidelizações.

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