O Segredo para ter um Supermercado Inovador

  • A integração entre o varejo físico e digital é o principal mecanismo de inovação e está cada vez mais presente nos serviços dos supermercados.
  • Isso significa que a empresa deve não apenas usar a tecnologia para otimizar suas tarefas, mas também ter presença tanto no comércio físico quanto digital.
  • As novas tecnologias podem ser muito úteis para coletar dados e implementar melhorias na experiência de compra dos clientes nos pontos de venda.
  • A inovação pode ser útil para diminuir os gastos com a atração e também com a retenção de clientes, o que contribui para o crescimento das vendas.

No dia 19 de outubro, é celebrado o Dia da Inovação e este é um conceito que pode ser muito útil para as marcas e para o comércio de um modo geral.

Ser inovador é um valor e também é uma tendência constante do comércio, sobretudo no tempo em que vivemos, no qual as novas tecnologias ganham cada vez mais espaço.

As inovações podem, em muitos casos, ser um diferencial competitivo e uma solução para a saúde financeira do comércio. Afinal, a obsolescência é a razão de muitas crises nos estabelecimentos.

Investir em inovação pode parecer algo difícil ou restrito apenas a grandes comércios. Mas, na verdade, existem diferentes tipos de medidas que podem ser tomadas para modernizar o estabelecimento e a marca.

Mas em quais inovações investir? Como fazer isso da forma menos problemática possível? Quais são as tecnologias capazes de ajudar os estabelecimentos? É sobre isso que falaremos a seguir.

O Varejo é Cada Vez Mais Phygital 

Os canais digitais estão ganhando muito espaço entre os consumidores, sobretudo depois da pandemia, quando houve o grande salto de vendas pelo e-commerce.

No entanto, ter presença digital não significa investir apenas em vendas pela internet ou abrir mão dos pontos de venda. Aliás, este ainda tem um espaço muito importante na preferência do consumidor.

Muitas etapas da jornada de compra são feitas pela internet e, para a empresa que quer acompanhar as tendências de mercado, é importante buscar esse espaço no meio virtual.

Essa integração de canais é chamada de phygital, um conceito que acaba fazendo parte de uma série de serviços da empresa, como veremos ao longo do texto.

Seu cliente pode conhecer sua marca e produtos e tomar uma decisão a partir daquilo que sua loja posta na internet. Portanto, mesmo que manter um e-commerce esteja fora de cogitação, tenha ao menos um perfil ou uma página na web.

Se o cliente fizer uma pesquisa em buscadores ou em redes sociais por comércios que também tenham o foco de atuação da sua empresa, poderá encontrar concorrentes e considerar fazer uma compra com eles.

Portanto, divulgue as principais informações sobre a sua marca na web como o endereço, produtos, horário de funcionamento e mantenha um responsável pelo atendimento virtual para interagir com os clientes.

Além disso, quanto mais etapas a empresa permitir que seu cliente personalize entre o físico e o digital, maior é a tendência de proporcionar a ele conveniência e boas experiências de compra.

Vale lembrar que esses espaços podem ser utilizados para fazer estratégias de marketing, engajar o consumidor e até mesmo vender produtos. Portanto, possuem um grande potencial lucrativo.

Os PDVs Demandam Soluções Tecnológicas 

Os pontos de venda estão bem longe de serem obsoletos. No entanto, o cliente atualmente possui alternativas para evitar eventuais atritos que poderia, eventualmente, encontrar em uma loja física.

As filas enormes, a dificuldade de se deslocar até o estabelecimento (seja por causa de um clima chuvoso, horário ou dificuldade em acessar o local, por exemplo) e a falta de um produto podem fazer os clientes desistirem da compra.

Nessa horas, contar com soluções tecnológicas e inovações para minimizar esses atritos pode estimular o cliente a levar o produto que ele quer e, por isso, é importante conhecer quais ferramentas estão disponíveis. 

Aplicativos de entrega e fidelidade

Hoje, muitas empresas já contam com aplicativos próprios para reduzir o tempo de espera por um produto e também para oferecer descontos para clientes fidelizados.

Se a empresa não tiver condições de desenvolver um aplicativo próprio, verifique a possibilidade de utilizar aplicativos de entrega de produtos para reduzir as filas e diminuir as desistências de compras.

Opções de self-checkout

Como as filas são um dos principais problemas na hora de concluir a compra, é importante buscar opções de self-checkout para evitar que o cliente tenha que passar por determinadas frustrações.

As compras online já são um recurso muito explorado e, por serem bastante acessíveis, tornam-se uma alternativa viável para a maior parte das empresas.

Disponibilizar máquinas de autoatendimento nos estabelecimentos também é uma solução que alguns supermercados já adotaram como forma de diminuir filas.

Aprimorando as Experiências com Inovação

As inovações tecnológicas permitiram um aprimoramento na experiência de compra do cliente nunca antes visto. Isso se deve, principalmente, à coleta de dados dos consumidores.

Se a empresa tem o costume de fazer pesquisas com os seus consumidores, utiliza ferramentas para mapear acessos nos sites e redes sociais e faz coleta de informações no ponto de venda, já está dando passos importantes para conhecer sua persona.

A persona é justamente o que irá orientar a empresa para criar campanhas de marketing e venda de uma forma personalizada de acordo com os principais perfis de consumo da loja.

Isso irá garantir métodos de comunicação, criação de promoções, elaboração do mix de produtos, sugestão de mercadorias e padrões de venda mais inovadores e eficazes, o que pode gerar mais lucro e maior retenção de clientes.

Tenha um Software de Gestão

Quando o assunto é tecnologia para inovação nos serviços do varejo, não podemos deixar de falar no papel dessas ferramentas para a gestão das empresas.

Ter um software de gestão é fundamental para todo varejo que lida com uma variedade muito grande de produtos e essa ferramenta ajuda a automatizar o controle do acervo.

Além de simplificar uma tarefa que é bastante trabalhosa, o sistema ajuda a avaliar uma série de fatores que são importantes para o funcionamento da empresa.

Entre eles, podemos destacar a demanda dos produtos, gestão de estoque, possíveis rupturas, quebras, previsão de demandas e rastreamento de mercadorias, entre outros.

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O gerenciamento e uma série de serviços da loja podem ser beneficiados com a adoção de um sistema de gestão. Afinal, as tarefas mais complexas só têm a ganhar com a automatização.

Estratégias de Pós-Vendas

O overdelivery não é algo novo. Na verdade, sempre foi comum que no comércio as empresas buscassem superar as expectativas dos clientes no momento da compra.

No entanto, essas estratégias estão passando por atualizações para fazer com que o cliente sempre esteja pensando na próxima compra que irá fazer.

Por isso, além de impressionar pela limpeza, organização, eficiência e agilidade nos serviços, tente sempre oferecer algo que estimule o cliente a voltar novamente ao estabelecimento.

Oferecer descontos em uma próxima compra, um brinde a partir de determinados valores ou até mesmo produtos com base no interesse do cliente são ótimas maneiras de impressioná-lo.

As empresas podem utilizar uma lista de mailing para oferecer benefícios ou mesmo os seus próprios aplicativos para estimular os clientes a fazer uma nova compra.

Além de estimular o consumo, isso também pode gerar um aumento no engajamento e nas fidelizações, o que contribui para que os clientes retornem ao estabelecimento mais vezes e indiquem a marca para outras pessoas.

Da mesma forma que a tecnologia permite um maior alcance para as empresas, também possibilita que os clientes divulguem a marca para mais pessoas e comprem com mais facilidade.

Essa é uma boa forma de investir menos para atrair e reter um número maior de clientes. Portanto, não deixe de investir em inovação e de continuar acompanhando novas tendências de mercado.

Conclusão

Quando o assunto é inovação, a principal tendência de mercado atualmente é a integração do varejo físico com os dispositivos digitais.

Isso pode ser útil não apenas para as vendas da empresa, mas também para o desempenho de uma série de outros serviços e para proporcionar melhores experiências de compra para os clientes.

Existem vários graus de investimento em tecnologia. O fundamental é ter presença em sites e redes sociais para que os clientes conheçam e se relacionem com a marca.

Já no campo de otimização de serviços, a empresa pode ter atenção às tarefas mais complexas ou àquelas que demandam maior eficiência e agilidade.

No caso dos supermercados, uma das demandas mais frequentes está relacionada ao gerenciamento do estabelecimento, que pode ser facilitado através de um sistema de gestão.

Esse tipo de software favorece uma série de insights importantes sobre o desempenho do negócio que podem ajudar a ajustar a oferta de acordo com a demanda.

E, por falar em demanda, é possível também aprimorar os serviços para reduzir filas e diminuir potenciais frustrações com pagamentos e entrega dos produtos.

Por isso, é interessante utilizar sistemas de autoatendimento e aplicativos de entrega terceirizados ou mesmo da própria marca. Aplicativos próprios possibilitam criar planos de fidelidade para os clientes.

Para as empresas, o ideal é verificar quais são os seus serviços que necessitam de melhorias e investir na automatização das funções que forem convenientes.

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