- Obter dados significa ter informações estratégicas sobre o comportamento e o perfil do consumidor, o que é importante para prever as possíveis demandas.
- Toda a estrutura do ponto de vendas pode ser beneficiada pelo levantamento de dados, que é útil não apenas para a realização de boas vendas.
- Hoje existem uma série de métodos que podem ser usados para captar dados e eles podem utilizar os canais online ou até mesmo offline.
- Para isso, é preciso ter organização e seguir um método consistente de captação, respeitando o planejamento que for previamente estipulado.
Um dos grandes objetivos que os comerciantes possuem é aumentar as vendas e, muitas vezes, a resposta para a questão de como fazer isso está na melhoria da qualidade dos produtos e serviços de acordo com dados.
Quando o assunto é oferecer uma boa experiência de compra ao cliente, é sempre importante pensar em boas formas de tentar não somente atender às suas expectativas, mas também de ir além e, por isso, é importante obter dados deles.
Este assunto não é nenhuma novidade. Aliás, é um tópico bem antigo e que vem adquirindo uma importância cada vez maior para o desenvolvimento de estratégias no varejo.
Isso se deve não apenas à necessidade de entregar algo que agrade o público, mas também ao fato de que hoje o mercado tem cada vez mais ferramentas para levantar informações sobre o cliente em larga escala e de forma acessível até mesmo para os pequenos comércios.
A fim de ter uma noção sobre as mudanças e os hábitos do consumidor, um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) apontou que os investimentos das empresas em transformação digital aumentaram em 21% e a pandemia foi um grande impulsionador deste crescimento.
Atualmente, 90% dos lojistas fazem algum investimento nesse tipo de recurso, o que mostra o destaque desse tipo de informação no mercado atual.
Os impactos dessa mudança não se restringem apenas aos ambientes digitais. O varejo físico precisa se reorganizar para lidar com as novas demandas que estão surgindo.
Dessa forma, esses dados são um recurso que ajuda a melhorar não apenas as vendas, mas também o espaço físico, as estratégias de marketing, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e tudo que é mais relevante na hora de atrair e reter clientes nos pontos de venda.
Neste texto, iremos falar de maneira mais aprofundada sobre os impactos dessas novas mudanças causadas pelas transformações tecnológicas e como os dados podem ajudar a adaptar os pontos de vendas para atender às novas demandas de mercado e, consequentemente, modernizar-se, não apenas funcionando de forma complementar ao e-commerce, mas também mantendo-se relevantes e atrativos para o público consumidor de um modo geral.
Importância dos Dados no Varejo Físico
Toda ação que é implementada no ponto de venda começa por um planejamento para levantar alguns pontos que precisam passar por mudanças ou que precisam ser implementados. Muitas vezes, isso pode não estar diretamente ligado às demandas do consumidor.
Afinal, toda loja precisa de uma estrutura operacional mínima e tudo aquilo que for necessário para que ela se mantenha deve ser estipulado ao levantar os objetivos.
Quando as metas forem apuradas, é preciso implementar as ações voltadas para as demandas que os clientes possuem e é nessas horas que os dados coletados começam a ter a sua importância, pois eles ajudarão a prever quais são os tipos de necessidade que os clientes possuem, o que é atraente para eles, como é o seu comportamento dentro do ponto de vendas e refletir como essas informações podem ser aplicadas às estratégias.
Entre algumas das possíveis implementações, nós podemos destacar:
- Organização do espaço de vendas para facilitar a circulação de consumidores e deixar o ambiente mais agradável.
- Melhorias no mix de produtos.
- Uso de gatilhos para captar a atenção do consumidor.
- Quais são os pontos mais e menos movimentados dentro do estabelecimento.
- Quais são os melhores espaços para fazer mais campanhas promocionais e colocar os produtos mais importantes.
- Quais espaços precisam de mais atenção para conseguir melhor retorno comercial.
- Viabilizar as melhores formas de pagamento.
E a estratégia não acabará quando o que havia sido planejado se tornar realidade: é preciso continuar monitorando os resultados daquilo que foi implementado.
Nesta hora, os dados continuam cumprindo uma função que é essencial, pois é através das análises e comparações dos resultados que a eficiência das ações executadas podem ser medidas de fato e somente assim é possível verificar se as demandas foram, de fato, atendidas.
Portanto, também podemos concluir que a análise de dados não é algo que deve ser feito apenas em um momento inicial para realizar um planejamento.
Em um mercado varejista onde as demandas e o comportamento do consumidor estão funcionando de maneira cada vez mais fluida, é preciso estar regularmente atento às possíveis alterações que os pontos de vendas podem sofrer para conseguir atender às expectativas do seu público.
Dicas Para Fazer Coleta de Dados no Ponto de Venda
Quando falamos em coletas de dados, quase imediatamente iremos associá-la aos recursos digitais utilizados na web, como as pesquisas, sites de análises de interações, cadastramento de informações do cliente, etc.
Todos esses dispositivos são bons e podem ajudar as empresas a obter resultados necessários, especialmente se elas possuem uma boa presença online, mas também é possível fazer essa captação no próprio varejo físico.
Aliás, para as empresas que possuem canais de vendas offline ou que têm uma boa presença no varejo físico, é inclusive recomendado que façam essa captação no ponto de vendas.
Afinal, o comportamento do cliente em um estabelecimento físico é diferente do digital e, por mais que as demandas possam ser parecidas, criar um planejamento para cada um desses dois ambientes requer a utilização de estratégias diferentes.
Veja como obter dados do comércio presencial:
Método Para Obter Dados
Na hora de definir um planejamento para a captação de dados, é preciso determinar quais serão os critérios, definir quais métodos que vão ser utilizados e respeitar o que foi definido previamente.
Todos esses passos devem ser seguidos, pois se a empresa começa a levantar informações dos clientes de modo aleatório ou pouco objetivo, isso vai impactar negativamente na obtenção de resultados e na organização dos dados obtidos.
É preciso lembrar que todas essas informações se tornarão métricas e estatísticas que irão ajudar a compreender tudo o que for necessário para se atingir os objetivos almejados.
Caso haja alguma imprecisão ou falta de dados, todo o levantamento ficará comprometido e, consequentemente, a implementação de ações para alcançar as metas também será afetada.
Portanto, todo o processo precisa de um método qualificado que seja seguido à risca.
Portanto, as empresas devem não apenas seguir um método, mas escolher um que seja o mais confiável e preciso possível pois, qualquer que seja o resultado que esperam, ele naturalmente dependerá da forma como as informações foram coletadas.
Meça os Resultados
Os sistemas de gestão para supermercados já estão bastante difundidos entre as lojas do comércio varejista. As informações que eles fornecem são estratégicas para os negócios e devem ser levadas em consideração na hora de fazer análises sobre os resultados de uma unidade.
Permitem medir os resultados de modo geral, como verificar a arrecadação e a saída e entrada de produtos, além das quebras que também podem ocorrer eventualmente.
Ao medir esses resultados, os comerciantes podem avaliar o desempenho das vendas em períodos pré-estabelecidos, como em uma determinada faixa de horários, dia da semana ou até mesmo em certos períodos e estações do ano.
Dessa forma, podem avaliar o comportamento do negócio durante datas comemorativas ou em épocas onde há procura maior por produtos específicos no comércio.
Essas comparações de resultados permitem que a empresa tenha um panorama geral sobre a estratégia que traçou.
Na prática, isso pode funcionar como uma espécie de termômetro que é capaz de medir se as ações adotadas por ela estão sendo bem sucedidas ou não.Para as lojas que desejam fazer ajustes nas suas ações comerciais, ter atenção a este tópico é algo indispensável.
Uso de tecnologias
Atualmente, há muitas empresas que já usam as tecnologias digitais dentro do próprio ponto de venda para obter dados sobre os clientes e até mesmo a respeito daquela unidade.
Além dos sistemas de gestão para supermercados, há também outros dispositivos para medir o comportamento dos consumidores dentro de uma loja.
No entanto, muitas empresas hoje já fazem o cadastro de clientes no momento do pagamento, através da utilização das próprias máquinas de cartão.
Embora este método possa ser um pouco invasivo, muitos estabelecimentos oferecem benefícios em troca desse tipo de informação, como prêmios e promoções, entre outras coisas.
Esses dados ajudam a ver informações como poder aquisitivo, preferência por produtos, ticket médio individual, etc.
Há também as empresas que utilizam sensores em seu estabelecimento para fazer mapas de calor. Desta forma, é possível verificar quais são os corredores que possuem mais ou menos movimento, além da média de permanência de pessoas nesses locais.
O mais importante é que os principais processos sejam automatizados, caso seja possível para o comerciante – afinal, é isso que contribui para o levantamento de informações precisas.
Faça Pesquisas de Opinião
Se uma empresa já definiu seus objetivos e o que pretende obter com os dados, ela pode fazer uma pesquisa de opinião. Este recurso pode ser muito vantajoso, especialmente pelo fato de que pode ser feito tanto no ponto de venda quanto pela web.
No entanto, a marca que se dispuser a usá-lo deve lembrar que o cliente precisa saber como será beneficiado se responder ao questionário e, por isso, a proposta deve ser clara para ele.
O questionário deve conter perguntas genéricas e que levem em conta questões referentes ao perfil e comportamento do consumidor, entre outros fatores demográficos que sejam importantes para compreender mais detalhes sobre o público.
Se for necessário, também é possível se aprofundar em outros dados que sejam mais pessoais, tomando cuidado apenas para não ser invasivo ou não esbarrar em um assunto que seja íntimo.
Conclusão
Estratégias eficientes dependem de um mapeamento do comportamento e do perfil do consumidor. O levantamento de dados sempre foi importante e hoje, com os novos métodos para se obter informações aprofundadas em larga escala, é indispensável para um planejamento.
Afinal, o layout da loja, o mix de produtos, os gatilhos para captar atenção e qualquer outra estratégia de marketing precisam focar no que o cliente quer.
Atualizar as demandas é fundamental, pois o mercado varejista está passando por grandes mudanças.
Enquanto o e-commerce ganha cada vez mais espaço, o ponto de venda precisa se destacar por suas características únicas como, por exemplo, a possibilidade de fazer uma boa curadoria de produtos, a capacidade de proporcionar experiências sensoriais ao cliente e sua logística privilegiada que permite levar os itens para casa no ato da compra.
Fazer um bom levantamento de dados permite que a empresa perceba a melhor maneira de agir nesse mercado. Afinal, se o comércio físico possui características que o digital não tem, isso significa que o online e o offline podem trabalhar de maneira complementar.
Caso a empresa tenha uma atuação estritamente focada no ponto de vendas, também poderá usar as informações do cliente para modernizar seus serviços e criar diferenciais competitivos.
No entanto, não há uma única maneira de obter dados e tudo isso passa por um planejamento adequado por parte da empresa. Ter um método significa ter os recursos certos para levantar informações e, sobretudo, respeitar a estratégia proposta pela empresa.
Portanto, uma vez que os objetivos foram apurados, é preciso fazer a captação de forma organizada sem recorrer a meios além dos que foram estipulados, senão os resultados serão afetados.
Para o comerciante, o mais importante é medir os resultados que forem relevantes para o seu estabelecimento e buscar utilizar recursos que otimizem a tarefa.
É preciso estar atento às novas tecnologias que possam facilitar o trabalho e optar por uma forma de usá-las que não seja invasiva para o consumidor. A melhor maneira de fazer isso é oferecendo benefícios para os clientes e contando a eles como os dados serão usados pela loja.