- Os produtos sazonais de verão não se comportam no varejo do mesmo modo que aqueles de outras datas comemorativas ou em diferentes épocas do ano.
- Por causa desse padrão de vendas, é recomendável investir em produtos sazonais de verão, mas sem tirar espaço dos que não são destaque da época.
- Os alimentos e bebidas refrescantes, itens de férias, proteção contra insetos, volta às aulas e prevenção para a chuva são as categorias em destaque.
- Além de produtos, é importante fazer investimentos na estratégia de marketing e em melhorias no ambiente para deixar a compra do cliente mais agradável.
Quando o assunto é verão, você provavelmente pensa em calor, sol, praia, viagem e piscina, certo? Bem, você não está errado, mas eu quero convidar você a ter uma visão mais ampla sobre esse tema.
Estes são alguns dos segmentos que faturam bastante nessa época do ano, mas há outros em questão que também contribuem muito para o aumento das vendas.
Isso acontece porque muitas pessoas não viajam e, além disso, em muitos lugares chove bastante neste período. Assim, além de precisarem trabalhar, uma quantidade grande de trabalhadores permanecem em suas respectivas cidades e cuidam de seus filhos pequenos.
Além disso, há uma proliferação de doenças relativamente alta neste período, principalmente por causa do aumento da reprodução de insetos, como o mosquito aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya. Isso motiva as pessoas a comprar produtos para se protegerem.
Em outras palavras – nem só de sol e praia vive o verão. É preciso ter uma visão mais geral sobre os segmentos possíveis de se investir nessa época do ano para aproveitar melhor as vendas.
Aliás, quando falamos em aproveitar, isso deve ser feito principalmente nesta estação. Uma pesquisa feita pela Opinion Box mostra que 47% dos consumidores gastam mais durante o verão.
Por isso, neste texto, iremos te mostrar alguns segmentos além das férias que faturam alto neste período. Talvez você nem imaginava que alguns deles poderiam ser tão proveitosos.
Características das Vendas no Verão
É fato que alguns produtos apresentam um forte aumento nas vendas durante o verão, mas esse aumento, em geral, não é acompanhado por outras categorias.
O levantamento do Radar Scanntech mostrou que a importância das categorias sazonais de verão no total de vendas é relativamente baixa, se for comparada a outras épocas do ano.
Ao olhar para os últimos três anos, a performance dos produtos sazonais durante o verão foi de 6,6% em 2020, 5,9% em 2021 e 6,2% em 2022.
O índice de vendas da cesta sazonal é o mais baixo, se for comparado com a média anual de vendas, chegando a -6%.
No levantamento do ano passado, as categorias sazonais de verão tiveram uma importância de 1,4% no faturamento total de vendas, sendo o mais baixo entre todas as sazonalidades.
Então eu devo evitar investir em produtos sazonais no verão?
A resposta para essa pergunta é: não. Embora os números pareçam desanimadores, o verão oferece boas perspectivas para as vendas no varejo.
Na pesquisa da Scanntech, foi analisada a movimentação de algumas categorias de produtos em 2022 em relação ao mesmo período de 2021 e quase todas tiveram um aumento no consumo.
Entre elas, nós podemos destacar:
- Mercearia (total da cesta 14%): Itens como biscoitos, chocolates, petiscos e snacks tiveram aumento na venda. Por outro lado, cereais e conservas tiveram queda.
- Mercearia Básica (total da cesta 15%): Produtos como café moído e óleo tiveram aumento no primeiro trimestre. Leite UHT não sofreu alterações. Arroz, arroz saudável e farinha de trigo saudável tiveram queda.
- Limpeza (total da cesta 12%): O sabão em pó, amaciante e sabão líquido tiveram aumento no consumo, enquanto o álcool para limpeza, luvas e balde plástico tiveram queda.
- Perfumaria (total da cesta 8%): Desodorantes, papel higiênico e sabonete sólido tiveram aumento nas vendas. Álcool antisséptico, acessórios para cosmética e repelente tiveram queda.
- Bazar (total da cesta 5%): Itens de papelaria, carvão, lenha e toalha de papel tiveram um aumento nas vendas. Linha de costura marrom, branca e lâmpadas tiveram queda.
- Perecíveis (total da cesta 14%): Ovos, pães de forma, açougue e geladinho tiveram aumento no primeiro trimestre. O sorvete não apresentou alterações. Produtos defumados tiveram queda.
- Bebidas Alcóolicas (total da cesta 0%): Cachaça e whisky tiveram aumento no primeiro semestre, enquanto cerveja, vinho e gin tiveram queda.
- Bebidas Não-Alcóolicas (total da cesta 16%): Refrigerantes, sucos prontos, energéticos, água, bebidas vegetais e isotônicos tiveram aumento nas vendas.
Lembrando que, embora o percentual da cesta total da cesta se refira ao resultado do ano todo, os produtos que nós destacamos são referentes ao valor apenas do primeiro trimestre, que é quando ocorre a maior parte do verão.
Isso não significa que um produto que teve uma alteração positiva ou negativa se comporte deste modo durante o ano inteiro, afinal de contas, produtos refrescantes serão muito mais procurados no período do calor do que na época do frio.
Como investir em Vendas Sazonais no Verão?
Como já vimos, embora o verão não seja uma ocasião sazonal muito forte, alguns produtos são mais procurados nesta época do ano.
Isso significa que, ao contrário de outras épocas do ano, não é preciso investir tão ativamente em produtos sazonais durante os períodos mais quentes.
Por outro lado, o aumento da demanda permite fazer campanhas de marketing e venda para contribuir para o bom desempenho dos produtos.
Tentar dar um clima de verão nas vendas fazendo uso de imagens e anúncios que carreguem este conceito pode ser um bom modo de agradar o cliente.
Isso pode ser eficiente principalmente se vier acompanhado de promoções, degustações e um layout atraente para a loja que valorize o ambiente dos produtos queridinhos dos clientes neste período.
Neste ponto, vale destacar dois conceitos que podem ajudar as empresas a impressionar os seus clientes: visual merchandising e marketing sensorial.
O primeiro vai ajudar a trabalhar a apresentação do ambiente e dos produtos, tornando o espaço e as compras mais interessantes justamente para que o cliente tenha uma noção clara de que a loja está fazendo uma campanha de verão.
O segundo tem o objetivo de fazer com que o cliente tenha uma interação com os produtos, experimente-os ou, ao menos, tenha algum estímulo através dos sentidos do corpo humano para que ele se sinta mais atraído a comprar.
E não estamos falando apenas de degustação. Afinal, quase todas as regiões do Brasil vivem um calor intenso neste período do ano e, por isso, é preciso deixar o ambiente de compras climatizado de forma adequada.
Aliás, este é um detalhe que irá impactar no tempo de permanência de muitos clientes no ambiente de compras. Afinal, o calor intenso é algo muito desagradável que motiva as pessoas a irem para locais mais frescos.
Ou seja, o foco neste período do ano estará predominantemente em torno dos produtos, mas considerar detalhes sobre o ambiente da loja é algo que traz uma grande contribuição para as vendas, já que, dessa forma, o cliente pode se envolver mais com as compras.
Quais Produtos Vender no Varejo Durante o Verão?
A pesquisa do Radar Scanntech avaliou quais foram os produtos sazonais que tiveram as melhores variações de vendas no último verão em relação à média anual.
É impossível afirmar que este resultado irá se manter da mesma forma em 2023, mas o levantamento traz mercadorias que, em geral, tendem a ter um melhor desempenho durante esta época do ano.
Considerando esses resultados, nós podemos destacar os seguintes produtos como as melhores opções para o varejo neste verão:
- Materiais escolares.
- Acessórios de acampamento.
- Repelentes.
- Bronzeadores e protetores.
- Inseticidas.
- Limpadores de piscina.
- Geladinho.
- Sorvete.
- Açaí.
- Picolé.
- Água.
- Isotônicos.
Conclusão
Entre os períodos sazonais que o varejo vive ao longo do ano, não podemos dizer que o verão é o mais forte deles.
Mas, mesmo assim, é uma época do ano em que muitos produtos passam por uma alta na procura e isso deve ser explorado pelas empresas.
Entre os produtos mais desejados, nós podemos destacar bebidas geladas, sobremesas refrescantes, itens de proteção contra a chuva, inseticidas, repelentes e uma série de alimentos ultraprocessados, principalmente aqueles voltados para o público infantil.
É preciso apostar em estratégias de vendas para esses produtos, sem diminuir o espaço dos produtos que não são sazonais.
As melhores alternativas podem ser alcançadas por meio de estratégias de marketing eficientes que ofereçam melhores preços e degustações, entre outros atrativos que possam estimular o consumidor.
Tudo isso deve ser feito sem esquecer do fato que o ambiente da loja deve ser atraente durante este período do ano, não apenas para dar o clima de verão para as vendas, mas também para tornar a compra dos clientes mais agradável.
As lojas, especialmente as menos arejadas ou que recebem muita luz solar, devem tomar precauções em relação à climatização do ambiente para que o calor intenso não atrapalhe os consumidores no momento da compra.
Com o conhecimento necessário para conduzir as vendas neste período e os investimentos adequados, o verão tem tudo para ser uma época positiva para o comércio.